sábado, 28 de julho de 2012

A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES - “E TODOS FICARAM SATISFEITOS”. (Jo 6,12).


XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – B; Cor – Verde; leituras: 2Rs 4,42-44; Sl 144 (145); Ef 4,1-6; Jo 6,1-15.

“E TODOS FICARAM SATISFEITOS”. (Jo 6,12).

Diácono Milton Restivo


Na liturgia deste domingo  começamos a ler e meditar o capítulo 6 do Evangelho segundo João, que se estenderá na liturgia dos próximos dois domingos, onde o evangelista aborda um fato de grande importância e significação na vida pública de Jesus: o milagre da multiplicação dos pães. Esse milagre que Jesus fez é o único que todos os quatro evangelistas são unânimes em narrar.  
Marcos e Mateus transmitem até duas versões do mesmo fato (Mt 14,13-21; 15,32-39; Mc 6,30-44; 8,1-10). A diferença entre João e os demais evangelhos, os sinóticos, porém, está em que João não apenas narra o episódio em si, mas reflete longamente sobre o seu significado, exatamente a sua transparência. É por isso que, se João dedica quinze versículos à narração do fato, estende-se por mais cinquenta versículos discutindo, refletindo e aprofundando o “sinal”.
O capítulo 6 de João, na sua totalidade, traz dois sinais ou milagres: a multiplicação dos pães (Jo 6,1-15) e a caminhada de Jesus sobre as águas (Jo 6,16-21). Em seguida, traz o longo diálogo sobre o Pão da Vida (Jo 6,22-71) que versa sobre a Eucaristia.

João não narra a instituição da Eucaristia na última ceia de Jesus com os seus discípulos, como o fazem Mateus (26,26-29), Marcos (14,22-24) e Lucas (22,19-20) que, por ter sido discípulo de Paulo, segue a instituição paulina contida em 1Cor 11,23-26.
João situa o fato perto da festa de Páscoa (Jo 6,4). O enfoque central é o confronto entre a antiga Páscoa do Êxodo e a nova Páscoa do Cordeiro de Deus, que se realiza em Jesus. O diálogo sobre o pão da vida vai esclarecer a nova Páscoa que se concretiza em Jesus.
Em sua narrativa João faz questão de deixar clara a popularidade que Jesus já gozava no meio do povo que o seguiam onde quer que fosse, não importando as necessidades que o povo passaria por isso, conforme narra Marcos: “Eles não tinham tempo de comer, ou descanso” (Mc 6,31).
O capítulo 6 de João começa com os dizeres: “Depois disso”. Depois disso, o quê?
No capítulo 5 de João existem fatos que nada dizem respeito às narrativas do capítulo 6, mas não podemos negar que, pelas forças das circunstâncias, eles as originaram. Pegando as narrativas dos quatro evangelhos dos acontecimentos que antecederam este fato, podemos saber o que foram essas coisas que ocorreram logo antes da multiplicação dos pães.
Vemos então, três acontecimentos importantes, que antecederam esse evento:
Primeiro, Jesus, pela primeira vez, mandou seus discípulos pregarem o Evangelho às pessoas, e eles ficaram entusiasmados com a sua tarefa (Lc 9,1-17; Mt 10,1-16; Mc 6,7-13).
Segundo, João Batista fora executado à espada por Herodes (Mc 6,17-29; Lc 3,19-20; Mt 14,3-12).
E, terceiro, Herodes ouviu falar de Jesus, e do que ele estava fazendo e dizendo, e ficou impressionado ao ponto de pensar que Jesus seria João Batista ressuscitado (Mc 6,14-15; Mt 14,1-2; Lc 9,7-9).  Jesus inteirou-se das reações de Herodes, de que Herodes havia matado João Batista e, por precaução, saiu do lugar onde estava: “Depois destas coisas, atravessou Jesus o mar da Galiléia” (Jo 6,1; Mc 6,32; Lc 9,10).  Ou seja, Jesus estava na região de Cafarnaum, que era de domínio de Herodes e, fugindo da ira sanguinária de Herodes, deslocou-se de barco para Betsaida. Com isso Jesus afasta-se da tendência agressiva e criminosa e sanguinária de Herodes, porque se sentiu como “cordeiro entre lobos” (cf Lc 10,3), transmitindo por atitudes o que já havia ensinado por palavras: “sejam prudentes como as serpentes e mansos como as pombas” (Mt 10,16).
Jesus, para fugir da perseguição, violência e opressão de Herodes, atravessa o mar da Galiléia. Isso nos traz à memória a travessia do mar Vermelho feita por Moisés e o povo israelita para fugir da violência e opressão do faraó e da escravidão do Egito. O povo israelita, na fuga do Egito, era uma grande multidão e, Jesus “Levantando os olhos viu uma grande multidão que a ele acorria...” (Jo 6,5).
Lucas nos diz que a multidão percebeu que o barco havia atracado em Betsaida, e chegou lá antes de Jesus, para isso, percorreu uma distância de oito quilômetros para ir onde estava Jesus. Quando Jesus subiu naquele barco e atravessou para o lado de Betsaida, com certeza, buscava um tempo de privacidade e descanso. Mas aquele povo não tinha limites. Aqueles cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças, vão correndo pela margem do lago para se encontrar com Jesus.
Jesus já havia feito milagres, já havia ensinado a eles, mas eles estavam ali ao seu encalço. 
A Palavra de Deus nos diz que Jesus olha para a multidão e a vê como “ovelhas sem pastor” (Mc 6,34).  Jesus enxerga aquele povo como um rebanho de ovelhas carente e necessitado.
Ao chegar a Betsaida e ao ver a multidão, Jesus poderia ter ido mais além, ou voltado para onde estava anteriormente. Mas, pela sua bondade e misericórdia, resolveu parar ali e abordar aquele grupo. Isso porque viu, na multidão que está à sua volta, um grupo de ovelhas sem pastor.
No Antigo Testamento, na travessia do deserto rumo à Terra Prometida, o povo israelita estava faminto e reclamava para Moisés: “Quem nos dará carne para comer?” (Nm 11,4), e Moisés faz uma súplica emocionante para Iahweh: “Onde acharei carne para dar a todo esse povo, visto que me importuna com as suas lágrimas, dizendo: ‘Dá-nos carne para comer?’.” (Nm 11,13). 
E Jesus “Levantando os olhos viu uma grande multidão”. (Jo 6,5). Posteriormente ficamos sabendo que se tratava de cinco mil homens, claro, do sexo masculino. Os outros evangelistas dizem que eram cinco mil homens, e mais mulheres e crianças: “Ora, os que comeram eram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.” (Mt 14,21).
Somando essa numerosa multidão teríamos pelo menos dez mil pessoas, entre homens, mulheres e crianças. Todos querendo ver e tocar Jesus. Quando Jesus se viu diante daquelas pessoas, percebeu que era uma ótima situação para passar o ensino, a Palavra e os conceitos de Deus a elas. Esse é também um privilégio do cristão, como fala Paulo em Romanos 10,14-17: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não houver quem pregue? E como pregarão se não forem enviados?” Como também está escrito em Isaias: “Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que apregoa a vitória, que diz a Sião: ‘Já reina o teu Deus”. (Is 52,7). No entanto, nem todos os judeus aceitaram as boas novas que foram anunciadas, primeiramente, a eles, pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?”. (Is 53,1; Jo 12,38).
Ao ver aquela situação, Jesus viu que a multidão não tinha alimento e estava faminta, e dirige-se a Felipe, dizendo: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” (Jo 6,5).
Jesus, claro, sabia que atitude deveria tomar naquelas circunstâncias, mas não perde a oportunidade de testar os seus discípulos numa emergência como essa. Filipe pensou exclusivamente com sua mente e critérios humanos: “Vão ser necessários duzentos denários, para alimentar dez mil pessoas”. Felipe não pensou nada mais, além disso. Aliás, qualquer um faria facilmente essa conta. A única variante na mente de Filipe é a variante que reina no mundo: somente se resolve os problemas à custa do dinheiro.
O texto não diz nada sobre André possuir fé ou não. André simplesmente constata que havia um rapaz com dois peixes e cinco pães de cevada, o pão mais simples da época, naquela região. Cinco pães de cevada e dois peixes eram o sustento diário do pobre. O menino colabora em sanar a fome da multidão entregando o seu sustento!
Era o pão do povo. Aquela região era até conhecida por ser produtora de trigo, mas os pobres comiam pão de cevada. Era um pão pequeno, assado em uma grelha, ou em pedras quentes.
O rapaz também tinha dois peixinhos. Tratava-se de um peixe pequeno, salgado, que era misturado com o pão, e lhe dava algum tipo de sabor. Porém, André mesmo reconhece que não tem recursos necessários, em apenas cinco pães e dois peixinhos.
André, ao ver a quantidade de pessoas e ter diante de si o menino com somente cinco pães e dois peixes, pensa, também como pensam os que acreditam somente nos bens materiais, e diz: “Mas o que é isso para tanta gente?” (Jo 6,9). Jesus deve ter amargamente sorrido da descrença de seus discípulos e de seus apegos às coisas materiais e, "Jesus tomou os pães e, depois de ter dado graças, distribuiu-os aos presentes, assim como os peixes, tanto quanto queriam!" (Jo 6,11). Com esta frase João evoca o gesto da Última Ceia conforme vemos na Primeira Carta aos Corintios, 11,23-24: “Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse¨’Isto é meu corpo que é dado para vocês; façam isso em memória de mim”.
A Eucaristia, quando celebrada como deve ser, levará as pessoas à partilha como levou o menino a entregar seu sustento para ser partilhado.
O interessante é que, enquanto em Mateus 14,17 Jesus determina que os próprios apóstolos distribuam o pão: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, em João é o próprio Jesus que começa a repartir aqueles pães e peixes: “Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam” (Jo 6,11), mas à medida que as pessoas pegam, o pão se multiplica. Não falta alimento, e João confirma isso em 6,11: “Eles comeram o quanto queriam”, e 6,12 acrescenta: “eles estavam fartos”. Comeram o que quiseram e ainda sobraram doze cestos de pães. O número doze, no Antigo Testamento, evoca a totalidade do povo israelita com suas doze tribos e, no Novo Testamento o número dos doze Apóstolos, colunas mestras da Igreja que começa a se delinear. João não informa se sobrou algo dos peixes. O que interessa a ele é evocar o pão como símbolo da Eucarística. O evangelho de João não tem a descrição da Ceia Eucarística, mas descreve a multiplicação dos pães como símbolo do que deve acontecer nas comunidades através da celebração da Ceia Eucarística. E sobraram doze cestos de pães.
Se, por um lado, Jesus veio para que tenhamos vida em abundância: “Eu vim para que vocês tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10), por outro lado ele quer deixar claro que seria bom notar que também é um Deus econômico. Nos versículos 12 e 13 disse Jesus: “Recolham os pedaços que sobraram para que nada se perca”. Que nada seja desperdiçado. Então os apóstolos os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços de cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido. Naquela cultura havia o pensamento de que o desperdício de alimento era uma afronta a quem o dava, ou seja, a Deus. Também consideravam uma afronta ao pobre. Jesus, da mesma forma, manda que recolham o que sobrou, ensinando com isso: “Eu tenho multiplicado, sou capaz de dar em abundância, mas não tratem com pouco caso a bênção, a expressão de poder que eu tenho. Guardem o excedente”; “Recolham os pedaços que sobraram, para que nada se perca”. (Jo 6,12). Jesus, movido pela sua bondade, supre-os, naquela situação de crise, a ponto de sobrar.  Mas, “vendo o sinal que Jesus tinha realizado aqueles homens exclamavam: ‘Este é verdadeiramente o profeta, aquele que deve vir ao mundo”. (Jo 6,14).  E queriam fazê-lo rei.
A mensagem do profeta estava em Deuteronômio: “Iahweh teu Deus suscitará um profeta como eu no meio de ti, dentre os teus irmãos, e vós o ouvireis.” [...] “Vou suscitar para eles um profeta como tu, do meio dos seus irmãos. Colocarei as minhas palavras em sua boca e ele lhes comunicará tudo o que eu lhes ordenar.” (Dt 18,15-19). Eles esperavam esse profeta que seria semelhante a Moisés.
Uma das características do profeta Moisés se mostra quando o povo estava sob seus cuidados no deserto, Deus manda pão dos céus, o maná: “Eis que vou fazer chover para vocês pão do céu” [...] Isso é o pão que Iahweh lhes deu para comer”. (Ex 16,4.15). O maná era recolhido diariamente para suprir a alimentação deles. Agora Jesus está multiplicando pão e dando a eles numa época bem perto da Páscoa, festa que se relacionava também com Moisés, e os homens lembram: “Como Moisés nos trouxe pão, Ele também nos trouxe”, ou seja, “Ele é como Moisés”.
Mas vejam o que faz Jesus: “Jesus, sabendo que pretendiam vir a proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte”. (Jo 6,15). Jesus viu que aqueles homens tinham percebido, pelo menos por interesse, que ele era o profeta, e que eles poderiam fazer dele o rei, porque, com certeza não passariam mais fome, pois ele tinha o poder de multiplicar alimento e saciar a fome do povo.
Também, talvez, eles estivessem imaginando que poderiam se libertar do domínio de Roma, embora não sofressem tanto debaixo desse domínio quanto Jerusalém, mas também tinham seu nível de sujeição. Vendo, portanto, que Jesus tinha poder, podia curar as doenças (não precisariam mais de médicos) e dar comida (não precisariam mais trabalhar), e queriam fazer de Jesus algo que ele mesmo não desejava, naquele momento. Jesus recusou e fugiu dali quando o povo quis fazer dele aquilo para o qual ele não viera, ou seja, ser um rei de um reino deste mundo.
No Evangelho do próximo domingo, que será a continuação do que meditamos hoje, Jesus dirá: “Eu sou o pão da vida”. (Jo 6,24-35), e, no domingo subsequente ele afirmará: “Eu sou o pão que desceu do céu”. (Jo 6,41).

Nenhum comentário:

Postar um comentário