segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

“MARIA, A MÃE DE JESUS.” (At 1,14)



SANTA MARIA, MÃE DE DEUS - ANO “C”
Cor: branco – Leituras: Nm 6,22-27; Sl 66; Gl 4,4-7; Lc 2,16-21.

“MARIA, A MÃE DE JESUS.” (At 1,14)

Diácono Milton Restivo

Maria, a mãe de Jesus, reconhecida no Novo Testamento:
§        “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” (Lc 1,43).
§        “Simão abençoou-os e disse à Maria, a mãe: ‘Eis que este menino está posto para a ruína e para ressurreição de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição. E uma espada trespassará a tua alma, a fim de descobrirem os pensamentos escondidos no coração de muitos’.” (Lc 2,34-35).
§        “E sua mãe conservava no coração todas essas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos Homens.” (Lc 2,51b-52)
§        “Ao entrar na casa, (os magos), viram o menino com Maria, sua mãe...” (Mt 2,11).
§        “Não é este o carpinteiro, o Filho de Maria”? (Mc 6,3).
§        “Perto da cruz permaneciam de pé sua mãe...” (Jo 19,25).
§        “Todos estes, unânimes, preservaram na oração com algumas mulheres entre as quais Maria, a mãe de Jesus...” (At 1,14).

domingo, 30 de dezembro de 2012

ORAÇÃO PELAS MÃES


30 DE DEZEMBRO
ORAÇÃO PELAS MÃES


Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe! A senhora é virgem e é mãe, única na história da humanidade a ter essa dignidade. Única escolhida por Deus para uma missão específica: a de ser virgem e ao mesmo tempo mãe do Filho de Deus.
O Senhor Nosso Deus que escolheu a Senhora para essa missão divina, continua a convidar todas as mulheres também para essa missão tão importante quanto a sua: a de serem mães.
Para ser mãe, o Senhor não faz acepção de mulheres: são mães as mulheres ricas e são mãe as mulheres pobres; são mães as mulheres que moram nos palacetes e são mães as mulheres que moram em favelas; são mães as mulheres de todas as raças, credos e cores. Faz parte do divino ser mãe.
Um poeta já disse: “Ser mãe é padecer no paraíso”. Concordo em parte com esse poeta porque, ser mãe é sempre sofrer, mas nem sempre no paraíso, porque um coração de mãe está sempre apreensivo pela educação, segurança e bem estar de seus filhos, assim como esteve o coração da Senhora desde o momento da concepção de Jesus no seu ventre sacrossanto e depois pela vida toda, até a sua morte na cruz. E hoje,

sábado, 29 de dezembro de 2012

SAGRADA FAMÍLIA – JOSÉ, MARIA E JESUS



SAGRADA FAMÍLIA – JOSÉ, MARIA E JESUS
Ano C – Cor: branco – Leituras: Eclo 3,3-7.14-17; Sl 127; Lc 2,41-52.

“OLHA QUE TEU PAI E EU ESTÁVAMOS, ANGUSTIADOS, À TUA PROCURA”.
(Lc 2,48)

Diácono Milton Restivo

“A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, comprometida em casamento com José, antes de coabitarem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.” (Mt 1,18).
Maria era noiva de José.   Mas, quem era José?
Mateus, em seu Evangelho, 1,16, diz que José era filho de Jacó, enquanto que Lucas em seus escritos, 3,23, diz que o pai de José se chamava Eli, mas ambos os Evangelistas são unânimes em afirmar que José era descendente do rei Davi (Lc 3,23-31; Mt 1,20).   
Segundo o Evangelista Mateus, José tinha como profissão ser carpinteiro, quando se referiu a Jesus Cristo:  “Não é ele o filho do carpinteiro?” (Mt 13,55), e Marcos também se referencia a Jesus dessa maneira: “Não é este o carpinteiro, o filho de Maria...?”  (Mc 6,3). 

MARIA, INTERCESSORA DE TODAS AS GRAÇAS


29 DE DEZEMBRO
MARIA, INTERCESSORA  DE TODAS AS GRAÇAS


As Sagradas Escrituras nos dizem que os nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus, conforme diz o Senhor através de Isaías: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os seus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”. (Is 55,8-9)
Começamos a entender isso quando observamos pela história e pelos fatos que Deus Altíssimo e Todo Poderoso, Criador do céu e da terra, para realizar o seu plano de salvação, quer precisar de suas criaturas, sendo que ele poderia resolver tudo de outra maneira, porque ele pode tudo. 
Apesar dos nossos pensamentos não serem os pensamentos de Deus, ele quer precisar de nós para resgatar a sua criatura das trevas e do pecado.          
O Senhor poderia ter feito tudo acontecer sem a participação humana no seu plano de amor.    Deus poderia, simplesmente, mandar seu Filho ao mundo para a salvação de todos os homens mostrando toda a sua grandeza, o seu poder, a sua glória; o Filho de Deus já poderia ter vindo como um homem formado e crescido, trazendo dentro de si toda a sabedoria que somente a Deus pertence, e talvez, dessa maneira, ele seria muito melhor recebido e todos acreditariam  nele sem ter a necessidade da fé.       

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

SANTA CATARINA VOLPICELLI - 1839-1894



28 DE DEZEMBRO
SANTA CATARINA VOLPICELLI - 1839-1894

Fundou o Instituto das Servas do Sagrado Coração de Jesus.
Caterina Volpicelli, para nós Catarina, nasceu em Nápoles no dia 21 de janeiro de 1839, no seio de uma família da alta burguesia, da qual recebeu sólida formação humana e religiosa. Estudou letras, línguas e música, coisa não frequente para as mulheres do seu tempo.
Guiada pelo Espírito Santo e através dos diretores espirituais, Catarina renunciou à vida social que apreciava para atender uma voz interior, o chamado de Deus à vida religiosa.
Foi em 1854 que ocorreu o seu encontro casual com o futuro bem-aventurado Ludovico da Casoria na sua cidade. Encontro depois considerado por ela uma graça providencial de Deus, porque por suas mãos se associou à Ordem Franciscana Secular.
Padre Ludovico foi enfático quando lhe indicou como único objetivo de sua vida o culto ao Sagrado Coração de Jesus.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SÃO JOÃO, O DISCÍPULO AMADO



27 DE DEZEMBRO
SÃO JOÃO, O DISCÍPULO AMADO

São João era filho de Zebedeu e de Salomé, irmão de Tiago Maior, de profissão pescador, originário de Betsaida, como São Pedro e Santo André e pertenceu ao grupo dos Doze Apóstolos de Jesus. Foi o Mestre quem impôs o apelido humorista a ele e a seu irmão Tiago chamando-os Boanerges, ou seja, "filhos do trovão", para nos indicar um temperamento vivaz e impulsivo, alheio a compromissos e hesitações, até parecendo intolerante e cáustico.
Foi também testemunha da transfiguração, da cura da sogra de Pedro, da agonia no Getsêmani (Mateus 26,37).

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

SANTO ESTEVÃO - PRIMEIRO MÁRTIR CRISTÃO - SÉCULO I


26 DE DEZEMBRO
SANTO ESTEVÃO - PRIMEIRO MÁRTIR CRISTÃO - SÉCULO I


Na história do catolicismo, muitos foram os que pereceram, e ainda perecem, pagando com a própria vida a escolha de abraçar a fé cristã. Essa perseguição mortal, que durou séculos, teve início logo após a Ressurreição de Jesus.
O primeiro que derramou seu sangue por causa da fé cristã foi Estevão, considerado por isso o protomártir. Vividos os eventos da Paixão e Ressurreição, os Doze apóstolos passaram a pregar o evangelho de Cristo para os hebreus. A inimizade, que estava apenas abrandada, reavivou, dando início às perseguições mortais aos seguidores do Messias.
Mas com extrema dificuldade eles fundaram a primeira comunidade cristã, que conseguiu estabelecer-se como um exemplo vivo da mensagem de Jesus, o amor ao próximo. Assim, dentro da comunidade, tudo era de todos, tudo era repartido com todos, todos tinham os mesmos direitos e deveres.
Conforme a comunidade se expandia, aumentavam também as necessidades, de alimentação e de assistência. Assim, os apóstolos escolheram sete para formarem como "ministros da caridade", chamados diáconos. Eram eles que administravam os bens comuns, recolhiam e distribuíam os alimentos para todos da comunidade.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

NATAL ...



25 DE DEZEMBRO
NATAL ...

Estamos no Natal. Enfeites nas vitrines do comércio, nas portas das residências; propagandas de produtos nos jornais, rádio e televisão sugerindo bens de consumo, presentes, roupas, enfim, renovação de tudo o que consumimos. Quantos julgam que o Natal exige roupas novas, enfeites em todas as partes, dar e receber presentes...
De fato, o Natal exige coisas novas, muitas coisas que não se resumem em roupas ou presentes; o Natal exige muitos enfeites, mas não os das vitrines ou portas de residências.
Esses enfeites deveriam ser e retratar a beleza interior do nosso espírito que deveria estar se preparando cristãmente para o Natal do Senhor. 

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

NATAL DE JESUS – ANO “C”


NATAL DE JESUS – ANO “C”
Cor: Branca – Leituras: Is 52,7-10; Sl 97; Hb 1,1-6; Jo,1-18

“E MARIA DEU À LUZ O SEU FILHO PRIMOGÊNITO” (Lc 2,7)

Diácono Milton Restivo


“Estando José e Maria ali (em Belém), completaram-se os dias do seu parto, e Maria deu à luz seu filho primogênito, e envolveu-o em panos e deitou-o numa manjedoura por não haver lugar para eles na estalagem.” (Lc 2,6-7).  
O Anjo Gabriel havia visitado Maria em sua pequena e pobre casa de Nazaré e lhe anunciara que ela fora escolhida pelo Senhor para ser a Mãe do Salvador. Nove meses depois da visita do Anjo, Jesus nasce na gruta de Belém.
Para relembrar esse maravilhoso acontecimento, em todos os fins de ano o povo faz festas bonitas, presépios de todos os tamanhos e formas. E isso é bom. Isso é ótimo. Quando fazemos isso é porque queremos festejar a data natalícia de Jesus, o Filho de Maria.
Mas, quando essa data acontecer, convém que saibamos que o presépio real onde Jesus nasceu não era nem um pouquinho bonito. 

MARIA NOS QUER CRIANÇAS NESTE NATAL...



24 DE DEZEMBRO
MARIA NOS QUER CRIANÇAS NESTE NATAL...

Desde crianças aprendemos amar Maria, a Nossa Senhora. Desde pequenos aprendemos que Maria é a mãe de Deus e a nossa querida Mãe do céu. E, como crianças, aceitamos com honestidade e boa vontade amar Maria, a Nossa Senhora, aceitamos passivamente Maria como nossa boa Mãe do Céu.
E, com certeza, a primeira oração que aprendemos, ainda no colo de nossa mãe, foi a oração da Ave Maria. Podemos não conhecer nenhuma outra oração, mas, a oração da Ave Maria isso nós a sabemos de cor e salteado porque a aprendemos bem pequeninos e muitas vezes no colo de nossa mãe que segurava as nossas mãos juntas em atitude de oração simbolizando o respeito e amor que deveríamos ter por essa boa Mãe do Céu.
Todos nós, cristãos católicos aprendemos amar Maria ainda bem pequeninos, ainda crianças.   
E hoje, quem continua amar Maria, a Nossa Senhora, ainda continua criança, porque só criança sabe amar de verdade, amar de verdade sem interesses que não seja somente amar, amar por amor mesmo.

domingo, 23 de dezembro de 2012

BERÇO DO MENINO DEUS


23 DE DEZEMBRO
BERÇO DO MENINO DEUS

Estamos vivendo na esperança do encontro com Jesus Cristo.

E a melhor preparação para esse encontro é viver o amor autêntico entre os irmãos; esse é o melhor berço que podemos  preparar para receber o Menino Deus que vai nascer da Virgem. Temos que preparar um berço feito com a madeira do entusiasmo, com os pregos da união, com a cola da sinceridade e com o verniz da humildade.
Depois de pronto, nesse berço devemos colocar as molas da perseverança e sobre essas molas o colchão da caridade, o lençol da pureza, o travesseiro da doação total, a colcha da fé e o cobertor do amor pleno. Esse berço deve ter o suave aroma das boas ações e as flores de nossa  vida totalmente voltada para Deus e para o próximo.
O berço deve ser colocado no quarto das nossas orações, no cantinho dos nossos sacrifícios e próximo da janela de nossa entrega total nas mãos de Deus.
E esse quarto, onde deve ser colocado  o berço do Menino Deus, deve ter uma fechadura que abre somente por dentro. Esse quarto deve ter o calor da renúncia, o aconchego da esperança e a tranquilidade da missão cumprida. 

sábado, 22 de dezembro de 2012

IV DOMINGO DO ADVENTO – ANO “C”



IV DOMINGO DO ADVENTO – ANO “C”
Cor: Roxa – Leituras: Mq 5,1-4; Sl 79; Hb 10,5-10; Lc 1,39-45.

“BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES” (Lucas, 1,42)

Diácono Milton Restivo

A vida do profeta Miquéias não foi fácil. Miquéias era um camponês que viveu no Século VIII aC, ocasião em que a sua região estava sendo devastada pelo exército assírio. A maneira como expões os acontecimentos faz de sua linguagem concreta e franca.
A primeira leitura é dele, do profeta Miquéias, anunciando que o Messias esperado virá de Belém, terra de Davi. Mateus, no seu Evangelho, não se esquece desse prenúncio quando Herodes pergunta aos chefes dos sacerdotes e doutores da lei o que dissera Miquéias sobre onde nasceria o Messias: “Eles responderam: ‘Em Belém, na Judéia, porque assim está escrito por meio do profeta (Miquéias 5,1): E você, Belém, terra de Judá, não é de modo algum a menor  entre as principais cidades de Judá, porque de você sairá um Chefe que vai apascentar Israel, meu povo.” (Mt 2,5-6). 

MARIA GRÁVIDA RUMO A BELÉM.


22 DE DEZEMBRO
MARIA GRÁVIDA RUMO A BELÉM.


Nesse tempo que antecede o natal, em que aguardamos o nascimento  do Filho de Deus que se tornará homem no seio imaculado de Maria, a gente fica preocupado, pensando na maneira como todos os cristãos se preparam para receber a Salvação que vem de Deus. Se nós não amamos suficientemente Maria é porque desconhecemos quase que na sua totalidade os sacrifícios e sofrimentos porque ela teve de passar para nos trazer aquele que viria para tirar o pecado do mundo.       
Hoje em dia, quando a jovem esposa vai ter o seu primeiro filho, ela é cercada de todas as atenções; quando chega nos últimos dias de sua gravides já não a deixam mais fazer serviços pesados ou incômodos; a mãe da jovem esposa grávida vem limpar a sua casa, fazer a sua comida, lavar e passar a sua roupa, enfim, a família se desdobra em atenções e prestações de serviços para que a jovem esposa grávida não se esforce demais, não se exponha demais para não sentir em demasia os incômodos da gravides.       

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A EXPECTATIVA DE MARIA.



21 DE DEZEMBRO
A EXPECTATIVA DE MARIA.

Durante nove meses a Santíssima Virgem Maria trouxe consigo, dentro de seu ventre, o Filho de Deus que se fazia homem. Durante nove meses a Santíssima Virgem Maria foi o sacrário vivo  da Majestade Infinita. O Filho de Deus se fez homem no seio da Virgem, e por isso, o Filho de Deus é também o Filho da Virgem Maria.
O Filho de Deus formou-se no seio de Maria como qualquer ser humano forma-se no seio de sua mãe. O Filho de Deus alimentou-se do sangue da Virgem Maria, formou sua carne no ventre de Maria e fez com que a Virgem tivesse as indisposições normais de uma gravides normal; pulou no ventre da Virgem como qualquer criança sadia pula no ventre de sua mãe, fez com que o corpo da Virgem sofresse as alterações normais do corpo de uma mulher quando está grávida: o ventre cresceu, as pernas, em determinados períodos se incharam , o andar da Virgem durante a gravides foi cuidadoso, a respiração ofegante, tendo sempre mal estar e precisando repousar com frequência, como qualquer mulher grávida.  

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

NASCIMENTO DE JESUS



20 DE DEZEMBRO
NASCIMENTO DE JESUS

Nove meses depois da visita do Anjo Gabriel a Maria, na cidade de Nazaré, na Galiléia, conforme nos narram as Sagradas Escrituras, Jesus nasceu numa gruta de Belém. Hoje, para lembrar esse acontecimento, o povo faz festas bonitas e presépios lindos. E isso é bom porque o povo está se lembrando do nascimento de Jesus Cristo.
Mas, convém que nos lembremos que o presépio real onde Jesus Cristo foi depositado depois de haver nascido não era nem um pouquinho bonito.  Pelo contrário, era até chocante, sem conforto e sem condições  de recepcionar qualquer ser humano que estivesse nascendo, muito menos o Filho de Deus que se fazia homem, para que todos os homens se tornassem filhos de Deus.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇA...


19 DE DEZEMBRO
AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇA...


Uma das primeira orações, senão a primeira oração que a nossa mãe ou a nossa avó nos ensinou a rezar, com certeza, foi a oração da Ave Maria. Desde pequeninos repetimos essa saudação mariana sem sabermos qual realmente é o seu significado e de onde veio.
A primeira parte da oração da Ave Maria, quando rezamos “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre”,  tem a sua origem no Evangelho de Lucas, e, bem por isso, é uma oração evangélica, é uma oração bíblica.
Quando o Anjo Gabriel visitou Maria e levou para ela o convite do Senhor para ser a Mãe do Filho de Deus, ele entrou na casa de Maria e a saudou, dizendo: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.”, conforme vemos no Evangelho de Lucas, 1, 28.
Quando Maria visitou sua prima Isabel, porque Isabel estava grávida de João Batista e Maria grávida de Jesus Cristo, e que as duas mulheres se encontraram, Isabel ficou repleta do Espírito Santo e recebeu Maria, dizendo: “Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre.”, conforme vemos no Evangelho de Lucas, 1, 42.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO DO Ò - NOSSA SENHORA DO Ó.



18 DE DEZEMBRO
NOSSA SENHORA DA EXPECTAÇÃO DO Ò - NOSSA SENHORA DO Ó.

Nossa Senhora do Ó é uma devoção mariana surgida em Toledo, na Espanha, remontando à época do X Concílio, presidido pelo arcebispo Santo Eugênio, quando se estipulou que a festa da Anunciação fosse transferida para o dia 18 de Dezembro.
Sucedido no cargo por seu sobrinho, Santo Ildefonso, este determinou, por sua vez, que essa festa se celebrasse no mesmo dia, mas com o título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria.
Pelo fato de, nas vésperas, se proferirem as antífonas maiores, iniciadas pela exclamação (ou suspiro) “Oh!”, o povo teria passado a denominar essa solenidade como  Nossa Senhora do Ó.
Em Portugal, o culto à Expectação do Parto, ou a Nossa Senhora do Ó, teria se iniciado em Torres Novas (SANTA MARIA, Frei Agostinho de. Santuário Mariano), onde uma antiga imagem da Senhora era venerada na Capela-mor da Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo. 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

SÃO LÁZARO DE BETÂNIA, IRMÃO DE MARTA E MARIA



17 DE DEZEMBRO
SÃO LÁZARO DE BETÂNIA, IRMÃO DE MARTA E MARIA

Comemoramos no dia 17 São Lázaro de Betânia, na Judéia, irmão de Marta e Maria, uma família que Jesus amava e visitava com freqüência. Em vida, Lázaro foi tocado pelo poder de Jesus que lhe restituiu a vida, fazendo-o sair do túmulo. Não só a estrondosa ressurreição do túmulo, mas também o culto com que a Igreja o honrou no curso dos séculos.
O evangelista São João faz referências ao milagre. Quando Jesus chegou, já fazia quatro dias que Lázaro estava no túmulo. Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. Marta vendo que Jesus estava chegando, correu ao seu encontro dizendo: "Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas ainda agora eu sei: Tudo o que pedires a Deus, ele te dará". Jesus respondeu: Teu irmão vai ressuscitar".

domingo, 16 de dezembro de 2012

SANTOS ANANIAS, AZARIAS E MISAEL


16 DE DEZEMBRO
SANTOS ANANIAS, AZARIAS E MISAEL


Uma das histórias mais emocionantes de todo o Antigo Testamento é sem dúvida aquela dos três jovens hebreus, Hananias, Misael e Azarias, na fornalha ardente. Ela está registrada em Daniel capítulo 3.
O relato bíblico não menciona a data desse incidente, mas os achados arqueológicos nos ajudam a encontrar esse evento na história.
Uma das “Crônicas Babilônicas” registra que no décimo ano do reinado de Nabucodonosor houve uma rebelião contra seu império que logo foi sufocada. Provavelmente, esse foi o motivo da reunião relatada no capítulo 3 de Daniel.
Trata-se dos três jovens , condenados à fogueira, no tempo em que Nabucodonosor era rei de Babilônia,episódio relatado por Daniel, em seu livro na bíblia sagrada.
O episódio acabou mostrando como Daniel e seus companheiros – Ananias, Azarias e Misael – resistiram aos poderosos  mantendo-se fiéis a Deus que os salvou da fornalha ardente.
Em Daniel 3,8ss, assim nos é narrado:

sábado, 15 de dezembro de 2012

TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO – ANO “C”


TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO – ANO “C”
Cor roxa – Leituras: Sf 3,14-18ª; Salmo Is 6,2-6; Fl 4,4-7; Lc 3,10-18.

“VIRÁ AQUELE QUE É MAIS FORTE QUE EU” – Lc 3,16


Diácono Milton Restivo

O profeta Sofonias, na primeira leitura, é só alegria. Dirige-se a um povo desesperançado e anuncia que Deus revogou a sentença de condenação contra o povo e que se faz presente no seu meio: “Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém. O Senhor revogou a sentença contra ti [...] Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! O Senhor teu Deus está no meio de ti...”  (Sf 3,14-15.16).
Isaias, da mesma forma, no Salmo responsorial, também faz com que o povo abandone o desânimo e se alegre com a presença de Deus no seu meio: “Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel”. (Is 12,6). 
Na segunda leitura o Apóstolo Paulo, cheio do Espírito Santo, conclama os fieis à alegria perene: “Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos... O Senhor está próximo.” (Fl 4,4.5). 

BEM-AVENTURADO CARLOS STEEB - 1773-1856



15 DE DEZEMBRO
BEM-AVENTURADO CARLOS STEEB - 1773-1856

Fundou o Instituto das Irmãs da Misericórdia.
Carlo nasceu na antiga cidade alemã de Tubinga aos 18 de dezembro de 1773, numa família de luteranos convictos e praticantes. O pai era um administrador de empresas conceituado e muito competente, gerenciava os bens do duque de Wurttenberg, de quem a cidade herdou o nome atual.
A família lhe deu uma sólida instrução, numa boa e tradicional escola da cidade. Depois a completaram sua formação profissional com duas viagens ao exterior.
Aos dezesseis anos foi para Paris, aprender francês. Após dois anos, seguiu para Verona, onde aprendeu italiano e prática comercial. Carlo era um rapaz reservado, amadurecido para a idade, que se dedicava totalmente aos estudos e ao trabalho. Era um protestante devoto e praticante como todos na família, mas aos poucos foi apreciando as conversas profundas que mantinha com os sacerdotes e leigos católicos. Aprofundou-se na doutrina e se converteu, em 1792.
Quatro anos depois recebeu a ordenação sacerdotal, mas foi deserdado pela família.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SÃO NIMATULLAH KASSAB AL-HARDINI


14 DE DEZEMBRO
SÃO NIMATULLAH KASSAB AL-HARDINI


O padre Nimatullah Kassab Al-Hardini nasceu em 1808, na aldeia de Hardin, situada nas montanhas ao norte do Líbano, no oeste da Ásia. Foi o quarto filho da família Kassab, que era composta de cinco meninos e duas meninas, sendo batizado com o nome de José. A família, cristã maronita fervorosa, deu sólida educação intelectual, religiosa e moral aos filhos, por isso todos seguiram a vida de religioso, exceto o primogênito e a caçula.
Durante a infância, frequentou os mosteiros e os ermos do seu povoado. Terminados os estudos, foi viver com o avô, também padre maronita, cujo exemplo solidificou sua vocação para o sacerdócio. Na Igreja Maronita, como em todas as igrejas orientais, se conserva a tradição de os homens casados poderem tornar-se padres e continuar a ter vida conjugal, desde que seja garantido o ministério paroquial; mas uma vez diácono ou padre, não pode mais casar-se. José participava das atividades litúrgicas no mosteiro com os monges e, na paróquia, com o avô e os fiéis.
Aos vinte anos, em 1828, ingressou na Ordem Libanesa Maronita. Tomando o nome de "irmão Nimatullah", que significa "graça de Deus", fez os dois anos do noviciado do Mosteiro de Santo Antônio de Qozhaya, entregando-se com fervor à oração comunitária, ao trabalho manual e às visitas ao Cristo eucarístico. 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

SANTA OTÍLIA OU ODÍLIA



13 DE DEZEMBRO
SANTA OTÍLIA OU ODÍLIA

A região da Alsácia sempre foi muito disputada, pertencendo primeiro ao Império Romano, depois ora à Alemanha, ora à França. No século VII, a Alsácia era um ducado da Alemanha. Na época, o senhor do local era Aldarico, que desejava muito um filho para ser o sucessor e herdeiro da sua rica cidade.
O duque era recém-batizado, ainda não era um cristão muito rigoroso. No entanto era generoso e aprovava a caridade feita pela esposa, Benvinda, de fato uma fiel cristã.
Quando Aldarico recebeu a notícia de que sua esposa teria um filho, ficou eufórico. Porém, ao saber que nascera uma menina cega, expulsou a herdeira do castelo.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

OS NOMES QUE O POVO DEU À MARIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE – PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA


12 DE DEZEMBRO
OS NOMES QUE O POVO DEU À MARIA
NOSSA SENHORA DE GUADALUPE – PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA


O amor inventa nomes. E nos nomes que o amor inventa está dito aquilo que mais se gosta na pessoa amada: sobressai a sua virtude, a sua beleza no nome que o amor dá à pessoa amada.
Quanto mais amada for a pessoa mais nomes a pessoa que a ama lhe dá. Se fôssemos falar todos  os nomes que o amor do povo deu à Maria ficaríamos aqui muito tempo e ainda não diríamos todos.
            Tem nomes para todos os momentos da vida: desde o nascimento até a morte.
Chamamos Maria de Nossa Senhora do Bom Parto ou Nossa Senhora da Boa Hora para proteger a mãe quando chega a hora de se dar à luz.
Chamamos Maria de Nossa Senhora da Boa Viagem para pedir a sua proteção quando nos dispomos a viajar.
Chamamos Maria de Nossa Senhora do bom Conselho ou Nossa Senhora do Bom Sucesso quando estamos em dúvidas e pedimos o auxílio de Maria. 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SÃO SABINO



11 DE DEZEMBRO
SÃO SABINO

Sabina era como se chamava, antigamente, a região nordeste da cidade de Roma, fecunda de cristãos exemplares. Em alguns lugares, adotou-se a variação de Saviana, porque a letra "b" do latim tende a ser suavisada com a "v" do idioma italiano. Foi assim que surgiu esse nome que se perpetuou através do povo europeu.
Em meados do século IV, temos um Sabino como bispo de Piacenza, cidade próxima a Milão, na Itália. Segundo consta da tradição, ele nasceu naquela cidade e era diácono da Igreja. O papa Dâmaso I, que agora é santo como ele, o enviou, em 372, ao Concílio do Oriente, no qual seria discutida a doutrina ariana.
Ele retornou para a Itália com várias cartas para os bispos do Ocidente, e pouco depois foi investido com a mitra episcopal e com o bastão pastoral. Foi o bispo de Piacenza por quarenta e cinco anos e, também pela tradição, teve uma longa vida, morrendo próximo dos cento e dez anos. 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SÃO MELQUÍADES, PAPA, MÁRTIR


10 DE DEZEMBRO


Hoje a Igreja nos propõe à veneração São Melquíades, papa, de origem africana. Fazia parte do clero romano, quando por morte do papa Eusébio, em 310, foi eleito seu sucessor.  "Verdadeiro filho da paz, verdadeiro pai dos cristãos" (segundo Santo Agostinho)
A Igreja estava vivendo ainda os tristes dias da perseguição. Na disputa pelo Império Romano achavam-se dois grandes chefes: Constantino Magno e Maxêncio, quando em 312, na histórica batalha na ponte Mílvia sobre o rio Tibre, em Roma, Constantino saiu vitorioso. Com o imperador Constantino, oficialmente cessou a perseguição contra a Igreja, pois ele atribuiu a sua vitória, à proteção do Deus dos cristãos.  Editou então, o famoso decreto de Milão que dava liberdade e proteção à Igreja.
O papa Melquíades passou a ser o papa da liberdade da Igreja, que saindo da opressão, ganhava respeito e prestígio. Melquíades reorganizou as sedes paroquiais em Roma, conseguiu a devolução dos bens e edifícios eclesiais que haviam sido confiscados durante a perseguição, iniciou a construção da Basílica Lateranense, a primeira igreja construída em Roma, chefe e mestra de todas as catedrais da Cristandade. 

domingo, 9 de dezembro de 2012

SANTA JOANA FRANCISCA DE CHANTAL



09 DE DEZEMBRO
SANTA JOANA FRANCISCA DE CHANTAL

Santa Joana nasceu em Dijon a 28 de Janeiro de 1572. Filha de Benigno Frémiot, presidente do parlamento de Borgonha e de Margarida de Berbizy. No batismo recebeu o nome de Joana, ao qual acrescentou o de Francisca, por ocasião de sua confirmação. Teve esmerada educação. Recusando a casar-se com um fidalgo rico, por ser ele calvinista, mas aceitou casar-se com o barão de Chantal. Conduzida ao castelo de Bourbilly, após o casamento, a primeira ordem que deu foi a de diariamente haver missa, e de a ela assistirem todos os domésticos; por isso ocupou-se da instrução religiosa deles; ocupou-os com discrição, e os ajudou em suas necessidades com grande caridade. Nas festas e nos domingos participava da missa na paróquia. Quando o marido se ausentava não saia de casa, nem havia diversões no castelo. FIcou viúva, aos 28 anos, com um filho e três filhas.
Santa Joana Francisca, sofreu muito após a morte do marido, mas coube fazê-lo cristãmente. Fez voto de castidade e levou vida de profundíssima caridade, vivendo retirada do mundo e dividindo o tempo entre a oração, o trabalho e a educação dos filhos.

sábado, 8 de dezembro de 2012

IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA

08 DE DEZEMBRO – FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA
Ano C – Cor: Branco – Leituras: Gn 3,9-15.20; Sl 97; Ef 1,3-6.11-12; Lc 1,26-38.;

“POREI INIMIZADE ENTRE TI E A MULHER, ENTRE A TUA DESCENDÊNCIA E A DELA. ELA TE FERIRÁ A CABEÇA E TU LHE FERIRÁS O CALCANHAR”. (Gn 3,15).
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbs9pobzfXpurKqTlgaq5r6LSk41t3v5D_D1_NgYfqADEO5lSSQNjWY6ONJvPJuAMjpu6rzhCFaYkvajGar14xZGlWh1lA_xvSO_cdW4UxSbepi1wvAmc1m3vkCS6K7PCRyWARy_PlYRYr/s1600/imaculada_conceicao-1.jpg


Maria foi escolhida por Deus para ser a Mãe do seu Filho desde o início dos tempos, a criação do mundo, a queda do homem motivada pelo pecado. Nas primeiras palavras das Sagradas Escrituras, quando da expulsão do homem que pecara no paraíso, o Senhor Nosso Deus se dirige à serpente, dizendo - ``Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre  a tua posteridade e a posteridade dela. Ela te pisará a cabeça e tu armarás traições ao se calcanhar. `` (Gn 3, 15).
O homem comete o primeiro pecado e é expulso do paraíso, mas Deus, (Gn 3,9-15) pelo seu imenso amor, de imediato, prepara novas condições para que o homem se regenere e volte às boas com o seu Criador.  E, desde o início da história do homem, aparece a figura de uma mulher poderosa que vai esmagar pela cabeça o mal que aflige todos os homens.
Dessa mulher nasce o homem por excelência, o homem que o Criador havia projetado para que todos os homens fossem iguais a ele, o Emanuel, o Cristo.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO – ANO “C”.

SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO – ANO “C”.
Cor roxa – Leituras: Br 5,1-9; Sl 125; Fl 1,4-6.8-11; Lc 3,1-16

“ESTA É A VOZ DAQUELE QUE GRITA NO DESERTO...” (Lc 3,4).

http://www.irmasgracianas.com.br/portal/images/stories/joaobatistadeserto.jpg

Diácono Milton Restivo

João Batista é um personagem presente no tempo litúrgico do Advento.
A palavra de Deus foi dirigida no deserto a ele, João, filho do sacerdote Zacarias: “Foi nesse tempo que Deus enviou a sua palavra a João, filho de Zacarias, no deserto.” (Lc 3,2).
 O Evangelho deste dia, bem como o do próximo domingo, apresenta-nos a figura impar de João Batista.
Em todo o tempo do Advento está implícita a presença de João Batista que, juntamente com o ladrão, crucificado à direita de Jesus no Calvário, é o único que foi santificado pelo próprio Jesus: o ladrão na cruz e João ainda no ventre de sua mãe: “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: ‘Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre. Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.” (Lc 1,41-45).

SANTO AMBRÓSIO DE MILÃO

07 DE DEZEMBRO
SANTO AMBRÓSIO DE MILÃO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3iSfLun9m1BRAW7_AEtmu9TlArr1iSzFE7gysAieuxtlIclEROG61wXvMgyha1bLm-Td8cYZsq5yU97ZPbAazOWCor-w55eZPoLVTpuh2ZxzaXW77qccnRR-xZ6uxYeoNREt_L-mUwqHk/s1600/santo_ambrosio+01.jpg

Santo Ambrósio nasceu em Tréveros pelo ano 340, sua mãe era profundamente cristã, alma da educação do lar, Ambrósio é o escolhido do Espírito. Era ainda catecúmeno, quando por aclamação popular subiu à sede episcopal de Milão. respeito da religião cristã estava ainda por aprender quase tudo, e se dedicou sobretudo ao estudo da Sagrada Escritura com tanto empenho que logo a dominou.
Sua honestidade e integridade o conduzem a aprender o oficio de bispo. A alma de seu apostolado a Escritura Sagrada, lida à luz dos Padres Gregos, principalmente de Orígenes, seu grandíssimo mentor. "Mitiga a tua sede no Antigo e no Novo Testamento; num e noutro estarás bebendo o Cristo".
A atividade diária de Ambrósio era dirigida antes de tudo à orientação da própria comunidade, e cumpria as suas tarefas pastorais dirigindo ao seu povo mais de uma homilia por semana. Santo Agostinho, que foi seu assíduo ouvinte, refere-nos em suas Confissões quão grande foi o prestígio da eloqüência do bispo e Milão e quão eficaz o tom de voz deste apóstolo da amizade.
se caracteriza pelo seu pastoreio, máxime no seu zelo pelos pobres. A maioria de seus escritos nasce de sua alma de catequista. A catequese da iniciação cristã, da liturgia e dos sacramentos ocupa um papel preponderante em sua vida.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

MARIA E OS POBRES DE DEUS.

06 DE JUNHO
MARIA E OS POBRES DE DEUS.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlqO2iD27XZMK2SedSksMdcuEJR3a6Hg3M-OcFnbaqGzzYH-W8P0yB3_maU8v_UatLHmgJjrbGfZ5rfCA8UUz5iXMNisV_dl2nMOdzM1sHg2T33hKYnmnR9zuvAqlCF6ZZi1dyMQrd3tkd/s1600/2522453.jpg

É muito comum  a gente ouvir dizer: “pobre não tem vez.” E as Sagradas Escrituras nos dizem: “O rico comete uma injustiça e toma ares de importante; o pobre sofre uma injustiça e ainda pede desculpas.” (Eclo 13, 4).            De fato, os pobres nunca tiveram vez, apesar das promessas dos grandes e poderosos. E, nas Sagradas Escrituras, já no fim do Antigo Testamento, próximo da chegada de Jesus Cristo, os fariseus encheram a medida.
Os ricos tinham tirado todo dinheiro dos pobres. Os poderosos tiraram do povo o dinheiro, o poder e a participação. Os fariseus, os chamados doutores da lei, acabaram de completar o roubo e tiraram dos pobres também o saber: os fariseus diziam que somente eles é quem sabiam tudo e os pobres eram uns ignorantes que deveriam seguir os seus ensinamentos.
Os fariseus diziam que o povo pobre não sabia de nada, diziam que o povo pobre, além de ignorante, era maldito. (cf Jo 7, 49 e 9, 34). Só eles, os fariseus, os ricos, é quem podiam saber das coisas. De tanto ouvir essas coisas, o povo pobre acabou acreditando no que diziam  os doutores da lei e achava que era ignorante mesmo.
Assim, um número bem grande de gente, grande maioria do povo, ficou sem voz e sem vez.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

SÃO SABAS

05 DE DEZEMBRO
SÃO SABAS

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSjz8zLAT0OC3_j2etkUHut99KzO4i_BsSbzoYkYh6xM44PNF-c5f27s27xsdkj_6OP03TkBcmUBcEa324THqfjqIubfBQYjWJ3iTz2YA16iPbRbpnlTwVxZIhdqgumd34ctX3twwTdC2W/s1600/sao+sabas.jpg

São Sabas nasceu em Mutalasca, perto de Cesaréia de Capadócia, no ano 439. Passou alguns anos no mosteiro da sua cidade, tendo seguido em 457 para o mosteiro de Jerusalém, fundado por Passarião, que não julgou todavia condizente com suas aspirações.
Mas ao contrário de muitos monges, que abandonavam o próprio convento para correr às cidades grandes, antes que viver uma vida edificante, Sabas, desejoso de solidão, durante uma estada em Alexandria, pediu e obteve a licença de retirar-se para uma gruta.
Após cinco anos, retornou a Jerusalém, onde fixou o seu domicílio no vale do Cedron, em uma gruta inacessível, aonde só por meio de cordas se chegava. Aquela escadinha (de cordas), ao que parece, revelou seu esconderijo a outros monges, desejosos como ele de solidão, e em breve. como um enxame, as grutas inóspitas, na parede rochosa, povoaram-se de solitários mas não ociosos habitantes. Assim nasceu a Grande Laura, isto é, um dos mais originais mosteiros da antiguidade cristã. Sabas, com grande paciência e ao mesmo tempo com indiscutível autoridade, governou aquele crescente exército de eremitas organizando-o segundo as regras da vida cenobita, já fixada por São Pacâmio, um século antes.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SÃO JOÃO DAMASCENO

04 DE DEZEMBRO
SÃO JOÃO DAMASCENO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtzx_3MUoVI9hR3ke_fnc9NrwKDirOOIvTXvy1OhV6bvlyYCWY76HCeGDBEV1qh0uP8YbfHI76w7s4pMiN9PQtfNDPMG60SoHVs_ZxdbVhJnY6syKmW-TlJJwDMEbkLpFVE0aXlLZojxs/s1600/Sao+Joao+Damasceno+240.jpg

João Damasceno é considerado o último dos santos Padres orientais da Igreja, antes que o Oriente se separasse definitivamente de Roma, no ano 1054. Uma das grandes figuras do cristianismo, não só da época em que viveu, mas de todos os tempos, especialmente pela obra teológica que nos legou.
Seu nome de batismo era João Mansur. Nasceu no seio de uma família árabe cristã no ano 675, em Damasco, na Síria. Veio daí seu apelido "Damasceno" ou "de Damasco". Nessa época a cidade já estava dominada pelos árabes muçulmanos, que acabavam de conquistar, também, a Palestina. No início da ocupação, ainda se permitia alguma liberdade de culto e organização dos cristãos, dessa forma o convívio entre as duas religiões era até possível. A família dos Mansur ocupava altos postos no governo da cidade, sob a administração do califa muçulmano, espécie de prefeito árabe.
Dessa maneira, na juventude, João, culto e brilhante, se tornou amigo do califa, que depois o nomeou seu conselheiro, com o título de grão-visir de Damasco. Mas como era, ao mesmo tempo, um cristão reto e intransigente com a verdadeira doutrina, logo preferiu se retirar na Palestina. Foi ordenado sacerdote e ingressou na comunidade religiosa de São Sabas, e desde então viveu na penitência, na solidão, no estudo das Sagradas Escrituras, dedicado à atividade literária e à pregação.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SÃO GALGANO GUIDOTTE

03 DE DEZEMBRO
SÃO GALGANO GUIDOTTE

http://www.wilsonsalmanac.com/images2/galgano_&_michael.jpg

A cidade de Sena era uma fortificação feudal com o nome de Chiusdino em 1148. Pertencia ao bispo Hugo Volterra quando Galgano Guidotte nasceu nesse ano. Guidotte e Dionísia, seus pais, eram da pequena nobreza da cidade e católicos fervorosos.
Ainda muito pequeno, Galgano ficou órfão de pai. Foi educado pela mãe, que o levou à devoção de são Miguel Arcanjo, que possuía. No tempo apropriado, tornou-se cavaleiro e, abandonando a educação religiosa recebida, passou à uma vida desregrada voltada para os vícios e prazeres mundanos. Sem uma data precisa e conforme a tradição, o jovem cavaleiro Galgano, após sonhar duas vezes com são Miguel Arcanjo, se converteu completamente.
No primeiro sonho, são Miguel aparecia se dirigindo a uma senhora, que Galgano reconheceu ser sua mãe, e pedia que ela lhe desse o filho para o alistar na milícia celeste. A mãe, cheia de alegria, consentia. No segundo, são Miguel o convencia a mudar de vida.

domingo, 2 de dezembro de 2012

SÃO SILVÉRIO

02 DE DEZEMBRO
SÃO SILVÉRIO

http://ocatequista.com.br/wp-content/uploads/2011/11/sao_silverio_papa.jpg

Silvério nasceu em Frosinone, na Campânia, Itália. Era filho do papa Hormisdas, que fora casado antes de entrar para o ministério da Igreja. Entretanto, ao contrário do que se encontra em alguns escritos, ele não foi sucessor do seu próprio pai. Antes de Silvério assumir, e depois do seu pai, outros ocuparam o trono de Pedro. Em períodos variados, não ultrapassando dois anos cada um, foram os papas: João I, Félix III, Bonifácio II, o antipapa Dióscoro da Alexandria, João II e Agapito I.
Eleito no dia primeiro de junho de 536, papa Silvério foi o sucessor do papa Agapito I, e o numero cinqüenta e oito da Igreja Católica. Embora fosse apenas subdiácono quando assumiu o trono de Pedro, ele foi um dos mais valentes defensores do cristianismo, pois enfrentou a imperatriz Teodora.
O conflito com a imperatriz começou quando ela enviou uma carta a ele ordenando que aceitasse, em Roma, bispos heréticos, entre eles Antimo. Respondendo com veemência que não obedeceria de forma alguma, foi preso. Tiraram-lhe as vestes papais, e, vestido como um simples monge, foi deportado para Patara, na Ásia.
Enquanto isso, assumia o governo da Igreja o antipapa Virgílio, que foi colocado em seu lugar porque aceitou a imposição da imperatriz de receber em Roma os tais bispos heréticos recusados por Silvério.

sábado, 1 de dezembro de 2012

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO - ANO “C”

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO  - ANO “C”
Cor roxa – Leituras: Jr 33,14-16; Sl 24; 1Ts 3,12 - 4,2; Lc 21,25-28.34-36.

“PORTANTO, FICAI ATENTOS E ORAI A TODO MOMENTO” (Lc 21,36).

http://paroquiadapiedade.com.br/site/wp-content/uploads/2012/11/VIGILANTES-300x300.jpg

Diácono Milton Restivo

Estamos começando um novo Ano Litúrgico; estamos entrando no tempo do Advento.
O Ano litúrgico é o período de doze meses divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram, como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória dos Santos.
A Igreja estabeleceu, para o Rito Romano, uma sequência de leituras bíblicas que se repetem a cada três anos, nos domingos e nas solenidades mais importantes. As leituras desses dias são divididas em ano “A”, “B” e “C”. No ano “A” lêem-se as passagens do Evangelho de Mateus; no ano “B”, as de Marcos e no ano “C”, as de Lucas.
Já o Evangelho de João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades. Estamos entrando no ano “C”, onde predomina o Evangelho de Lucas.
Nos dias da semana do Tempo Comum há leituras diferentes para os anos pares e para os anos ímpares, tirando o Evangelho, que é repetido de ano a ano. Deste modo, os católicos, de três em três anos, se acompanharem a liturgia diária, terão lido quase toda a Bíblia.

SANTO ELÓI OU ELÍGIO

01 DE DEZEMBRO
SANTO ELÓI OU ELÍGIO

http://www.pedroaltino.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/06/santo-eloi-ou-eligio.bmp

Bispo, escultor, modelista, marceneiro e ourives, Elói ou Elígio foi um artista e religioso completo. Nasceu na cidade de Chaptelat, perto de Limoges, em 588, na França. Seus pais, de origem franco-italiana, eram modestos camponeses cristãos com princípios rígidos de honestidade e lealdade, transmitidos com eficiência ao filho. Com sabedoria e muito sacrifício, fizeram questão que ele estudasse, pois sua única herança seria uma profissão.
Assim foi que na juventude Elói ingressou na escola de ourives de Limoges, a mais conceituada da Europa da época e respeitada ainda hoje. Ao se formar mestre da profissão já era afamado pela competência, integridade e honestidade. Tinha alma de monge e de artista, fugia dos gastos com jogos e diversões e tudo gastava com os pobres. Levava uma vida austera e de oração meditativa, ganhando o apelidado de "o monge". Conta-se que sua fama chegou à corte e aos ouvidos do rei Clotário II, em Paris. Ele decidiu contratar Elói para fazer um trono de ouro e lhe deu a quantidade do metal que julgava ser suficiente.