quarta-feira, 13 de março de 2013

MARIA, MÃE DOS AFLITOS.


13 DE MARÇO
MARIA, MÃE DOS AFLITOS.


A você, meu irmão, a você, minha irmã, que está conosco neste momento de meditação e oração, desejamos o reconforto, a consolação, a luz e a paz de Deus, Nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Salvador.
Hoje voltamos à atenção a todos aqueles que estão tristes, acabrunhados, arrasados, àqueles que se sentem abatidos, desesperados, injustiçados; os que perderam os seus entes queridos e os que, de alguma maneira, foram violentados em seus direitos.
Todos estes que sofrem, convidamos  a se unirem conosco nesta oração ao Senhor Nosso Deus, que muito nos amou e deu a sua vida por nós. (Jo 10, 15 e 1Jo 3, 16).
Primeiro, vamos olhar para a cruz de Jesus Cristo, a cruz onde Cristo se imolou por nós, e coloquemo-nos por inteiro na presença de Deus e digamos juntos: “Senhor, aqui estou, com minhas fraquezas, com meus fracassos, meus defeitos, minhas angústias e sofrimentos. Olha, Senhor, a minha miséria e a minha dor e, na tua bondade tem compaixão de mim e perdoa todos os meus pecados.” 
        Agora, prestemos atenção! Lá, junto da cruz de Jesus está Maria, sua Mãe querida. (Jo 19, 25). A mãe ama a todos os filhos e a cada um se dedica de coração; mas, sem dúvida nenhuma a mãe não exita em se sacrificar, em perder horas e horas de sono para estar ali, atenciosa e orante, junto à cama do filho enfermo. Por vezes, aflita, sentindo a dor de seu filho, a mãe sempre tem uma palavra  de ânimo, de conforto e de esperança.
Nem sempre encontramos a mãe presente  nas noites de festa, mas, sem sombra de dúvidas, sempre que o filho estiver doente, a encontraremos  ao lado do leito de dor de seu filho; a mãe está sempre ali, humilde e serviçal, com o seu olhar, com o seu carinho, com o seu amor...
Maria aos pés da cruz; e Jesus nos dá por Mãe a sua querida Mãe. (Jo 19, 26-27). Por isso, meu irmão que está sofrendo, minha irmã que está angustiada, quero dizer que você não está só; Maria, a Mãe de Jesus está com você.
Sei que o sofrimento é sempre muito difícil, muito duro de se aceitar e, por vezes, a tentação do desespero ou da vingança pode estar batendo à nossa porta. Pode estar vindo até a tentação do ódio... Mas, não vamos entrar nessa... Olhe, acredite, eu estou com você! São benditas as lágrimas que lavam os olhos, purificam o coração e nos fazem ver melhor a vida. Sim, fique tranquilo, você é uma pessoa humana; você não é um anjo.
Continuemos juntos, olhando de novo para a cruz. Jesus está ali, no maior dos sofrimentos. Tanto bem que ele fez; fez os surdos ouvirem, os cegos verem, os mudos falarem, os paralíticos andarem (Mt 11,5); acariciou as crianças, confortou os velhinhos, acolheu os pobres, curou os doentes, expulsou os maus espíritos, perdoou os pecadores... até os mortos se levantaram ao ouvir a sua voz, as suas palavras... “Menina, eu te ordeno, levanta-te”, disse ele para a filha de Jairo que havia morrido (Mc 5, 41); “Lázaro, vem para fora”, disse ele para o irmão de Marta e Maria que estava morto já há quatro dias (Jo 11,43).
Deus é cheio de vida e de verdade (Jo 1, 4-14). E Jesus disse: Quem crê em mim, mesmo que esteja morto, viverá...” (Jo 11, 25). Havia muito tempo, mas muito tempo mesmo, que ninguém fazia tanto bem aos homens. E Jesus era um homem tão cheio de Deus, era o próprio Deus andando com os pés no chão. (Mt 4, 12-18).
E você sabe que ele gostava muito de dar atenção aos mais esquecidos, aos abandonados, aos doentes, aos mais pobres, aos desesperados, aos angustiados? (Mt 9, 13). Sim, Jesus era amigo dos pecadores, e por vezes até comia nas casas deles, almoçava ou jantava com eles (Mt 11, 19).
Jesus sabia perdoar, sabia acolher os corações mais esmagados. Ele tinha uma bondade imensa no coração, e dizia assim: Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei, pois o meu jugo é suave e o meu peso é leve”. (Mt 11, 30).
E quando Jesus se encontrava pregado na cruz, à beira da morte, pediu perdão para os seus perseguidores, e ouviu a súplica do ladrão crucificado à sua direita, quando disse: “Senhor, lembra-te de mim quando estiveres no teu reino.” E Jesus respondeu: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso.” (Lc 23, 42-43).
Meu irmão, minha irmã, não perca a esperança! Deus ama você, do jeito que você é. Nos orgulhosos e prepotentes a fé é muito difícil. Mas, nos humildes, nas pessoas humanas como você, a fé é possível. Coragem, os braços de Cristo, na cruz, também estão abertos para você. Não se esqueça que Cristo morreu de pé e de braços abertos para que nós não ficássemos comodamente sentados e de braços cruzados.
Abra o seu coração para o Cristo. Não se desespere, não busque  desforras,  não aumente o mal que já fez tanto mal a tanta gente. Deixe isso para lá... Acredite em Deus, creia em Deus. “Tudo é possível a quem crê.” (Mc 9, 23). Eu estou rezando por você; não perca a fé. Eu acredito em você. Você pode ser melhor. Comece a fazer o bem. Quero vê-lo feliz, se ambição de muitas coisas, mas construindo o melhor de você mesmo; sua vida, seu amor... Livre-se do orgulho, da vaidade, da mesquinhez, da ociosidade. O importante é a paz em seu coração e, por você, a paz em muitos corações. Há sempre  alguém esperando por você... descubra o seu irmão...
São lembrados neste dia: São Nicéforo (mártir), Santa Modesta, Santa Cristina da Pérsia (virgem e mártir), São Rodrigo, São Ansovino de Camerino (bispo), Santa Eufrásia de Constantinopa (virgem), São Eldrado de Novalese (abade), São Geraldo de Maio (abade), São Nicéforo mártir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário