sexta-feira, 12 de julho de 2013

PARA VOCÊ, QUEM É JESUS?

12 DE JULHO
PARA VOCÊ, QUEM É JESUS?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizFZVECc12JCEfq8_nO_iftsYAxVs_l5JTCAyI94y1pMlXwLx8_ubeqNVbnMPQv79eFslIvbNWbp5MuxFC7SmgX0Wb_7dP-iAkx7ITpjXVFfbAdKsyuX2v_B-6zYPlU7kUaLn0YfA-duah/s320/56_blogupa.jpg

Certa vez Jesus perguntou aos seus discípulos: “Quem vocês dizem que eu sou?” (Lc 9,20). Jesus está continuamente na nossa vida perguntando-nos quem achamos que ele seja. Essa pergunta não é respondida apenas com palavras, mas com atitudes, com ação, com trabalho, com muito amor, com vida. O que responderíamos, hoje, a Jesus, quando ele, olhando diretamente nos nossos olhos, nos fizesse essa pergunta? Será que pelas nossas atitudes e na nossa vida testemunharíamos quem seria Jesus para nós?
É muito difícil afirmar isso com segurança.  Os nossos atos não testemunham que Jesus é o Filho de Deus e Salvador da humanidade, em primeiro lugar porque não cumprimos fielmente os seus mandamentos; em segundo lugar porque desconhecemos a sua palavra transmitida pelo Evangelho; em terceiro lugar porque não vivemos a sua verdade que é a verdade por excelência e fora dessa verdade não existe outra; em quarto lugar porque não trilhamos o caminho por ele apontado e, em quinto lugar, porque não vivemos a vida de um verdadeiro filho de Deus resgatado do pecado pelo sacrifício de Jesus na cruz, ignorando o que ele afirma: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”. (Jo 14,6). Pela maneira que vivemos é muito difícil fazer com que os outros entendam que acreditamos realmente em Jesus e que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus que se fez homem para que os homens se tornassem filhos de Deus.
         A pergunta feita por Jesus: “Quem vocês dizem que eu sou?” (Lc 9,20), não se responde por palavras e sim pelo tipo de vida que vivemos, pela maneira que convivemos com os irmãos e os tratamos e que colocamos o mandamento do amor em relação aos irmãos, seguindo os ditames do mandamento de Jesus: “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos”. (Jo 15,12-13).
A essa resposta de Jesus, se não for respondida por atitudes e compromisso de vida e não com palavras, não passará de uma resposta hipócrita, de falsos cristãos e bajuladores baratos, porque não adianta dizer com a boca que Jesus é o Filho de Deus se não testemunhamos isso na nossa vida e não seguirmos as suas pegadas.
É o testemunho de vida, é o compromisso com a Igreja, é o relacionamento honesto com o irmão, é a fidelidade conjugal, é o compromisso com os pobres e oprimidos que dizem quem é Jesus para cada um de nós. O nosso modo de vida, o nosso testemunho cristão é que dão resposta sobre quem pensamos que seja Jesus, respondendo à sua pergunta. Então, para você, meu irmão, para você, minha irmã, quem é Jesus? O que você pensa dele? Como você o encara? Como você vive, em sua vida, os seus mandamentos, as suas determinações, as suas mensagens, o seu Evangelho?
Você até pode dizer que sabe quem ele seja e que acredita fiel e sinceramente que ele seja o Messias, o Filho de Deus que nos veio trazer a salvação, mas, recordando uma antiga música do padre Zezinho, você vive como ele viveu? Você ama como ele amou? Você reza como ele rezou? Você perdoa como ele perdoou? Você se coloca na pessoa do pobre e do oprimido como ele se colocou? Você consola o irmão como ele consolou? Você se alegra com os alegres e chora com os tristes, assim como ele fez?
Se você estiver fazendo tudo isso que Jesus fez e com muito amor, se você colocou a mão no arado e não olhou para trás, se você tomou a sua cruz e seguiu passo a passo as pegadas de Jesus com amor e aceitação, então podemos acreditar que você sabe quem é e que acredita em Jesus.
Mas, sinceramente, você está fazendo isso?
São comemorados também neste dia: Santos João Jones e João Wall (presbíteros franciscanos, mártires), São João, o Ibero (abade), São Leão I (segundo abade de Cava), Santa Epifania.
São comemorados também neste dia: São João Gualberto, Santos João Jones e João Wall (presbíteros franciscanos, mártires), São João, o Ibero (abade), São Leão I (segundo abade de Cava), Santa Epifania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário