sexta-feira, 31 de maio de 2013

DEVOÇÃO À MARIA



30 DE MAIO
VERDADEIRA DEVOÇÃO À MARIA

http://blog.cancaonova.com/tododemaria/files/2012/05/capa-verdadeira-devocao.jpg

“A devoção à Maria é um caminho fácil, curto, perfeito e seguro para chegar à união com Nosso Senhor, e nisso consiste a perfeição do cristão. A devoção à Maria é um caminho fácil, e um caminho que Jesus Cristo abriu quando veio a nós e no qual não há obstáculo que nos impeça de chegar a ele. Podemos chegar a Jesus por outros caminhos, é verdade, mas por esses outros caminhos encontram-se muitas cruzes e mortes estranhas, e muito mais impecílios que dificilmente se vencem.          Ir a Jesus sem ser por meio de Maria, será preciso passar por noites escuras, por combates e agonias terríveis, escalar montanhas escarpadas, pisando espinhos agudos, atravessar desertos horríveis, enquanto que, se formos a Jesus por meio de Maria, no caminho que Maria nos ensina, passa-se com muito mais doçura e tranquilidade. No caminho de Maria se encontram, sem dúvida, rudes combates a travar e dificuldade enormes dificuldades a vencer. Mas, essa boa mãe e Senhora está sempre tão próxima e presente a seus fieis servos para iluminá-los nas trevas, esclarecê-los em suas dúvidas, encorajá-los em seus receios, sustentá-los em seus combates e dificuldades, que, em verdade, este caminho virginal para chegar a Jesus Cristo é um caminho de rosas e de mel em vista de outros caminhos... Algum devoto de Maria poderá então nos perguntar:-

quinta-feira, 30 de maio de 2013

CORPUS CHRISTI

CORPUS CHRISTI
Ano: “C” – Cor: branco – Leituras: Gn 14,18-20; Sl 109; 1Cor 11,23-26; Lc 9,11-17.

FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM...

http://feriados2013.com/wp-content/uploads/2012/11/feriado-corpus-christi-2013.jpg

Quando participamos do Santo Sacrifício da Missa e, durante a oração eucarística, o celebrante toma em suas mãos a hóstia, levanta-a sobre o altar para que todos os participantes possam vê-la, e diz em voz alta, para que todos possam ouvi-lo: “Na véspera de sua paixão, durante a última ceia, Jesus tomou o pão, deu graças e o partiu, e deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomai, todos, e comei: isto é o meu corpo, que será entregue por vós.” Depois, do mesmo modo, ao fim da ceia, Jesus tomando o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o entregou aos seus discípulos, dizendo: “Tomai, todos, e bebei: Este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna  aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim”. (Mt 26,26-29; Lc 22,14-20; 1Cor 11,23-26).
Todas as vezes que participamos da Santa Missa e todas as vezes que o celebrante repete essa atitude, estamos participando da ceia sagrada e estamos vivendo o maior mistério da nossa fé, porque, como diz Paulo Apóstolo: “Toda vez que se come deste pão, toda vez que se bebe  deste vinho, se recorda a paixão de Jesus Cristo e se fica esperando a sua volta.” (1Cor 11, 26).

quarta-feira, 29 de maio de 2013

AMANDO MARIA, AGRADAMOS A JESUS.

29 DE MAIO
AMANDO  MARIA, AGRADAMOS A JESUS.


São Luiz Maria Grignon  de Montfort como um grande devoto de Maria, no livro que ele escreveu sobre Maria chamado “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, queixa-se, amorosamente a Jesus pelos cristãos desconhecerem a íntima  ligação que existe entre Jesus e Maria.
E, nesse livro, ele escreve o seguinte:
“Neste ponto, dirijo-me a vós, um instante,  ò meu amável Jesus, para queixar-me amorosamente à Vossa Majestade de que a maior parte dos cristãos e até os mais ilustrados não sabem da união necessária que existe entre vós e vossa Mãe Santíssima. Estais sempre com Maria, ó meu Senhor, e Maria está sempre convosco e não pode estar sem vós; de outro modo deixaria de ser o que é; Maria está de tal forma transformada em vós pela graça que não vive mais, não existe mais; sois vós, unicamente, meu Jesus, que nela viveis e reinais, mais perfeitamente que todos os Anjos ou bem-aventurados.

terça-feira, 28 de maio de 2013

MARIA E A BÍBLIA

28 DE MAIO
MARIA E A  BÍBLIA
http://www.anunciame.com.br/portal/wp-content/uploads/2009/05/maria-e-biblia.jpg


Maria tinha um profundo conhecimento da Bíblia. Isto Maria demonstrou quando recitou o “Magnifcat”, por ocasião de sua visita à sua prima Isabel, e esse cântico do Magnificat é repleto de frases e citações do Antigo Testamento das Sagradas Escrituras.       Maria meditava a palavra de Deus com muita assiduidade. Ela devia falar de Abrahão, de Moisés, de Davi, e dos profetas com muita familiaridade. Devia também conhecer claramente o Plano de Deus e, consequentemente, rezava muito pela vinda breve do Salvador prometido desde o início dos tempos.
Maria não só ouvia e meditava a Palavra de Deus mas, sobretudo, procurava vivê-la e a vivia com a maior autenticidade possível. Ouvir, meditar e viver a palavra de Deus: a vida de Maria se resumia nisso. Tudo isso ressalta aos olhos de quem faz uma análise mais profunda do cântico do Magnificat. Cada frase desse maravilhoso cântico é um compêndio de reminiscências bíblicas.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

MARIA, OBRA PRIMA DA SANTÍSSIMA TRINDADE.

27 DE MAIO
MARIA, OBRA PRIMA DA SANTÍSSIMA TRINDADE.


Quantos já escreveram sobre ti, Maria. Quantos já escreveram de ti, ó Imaculada.
Todos, porém, confessaram humildemente que nada conseguiram escrever que correspondesse à sua dignidade. O único consolo para todos os escritores que escreveram sobre ti foi esta convicção que tu mesma sabes falar às almas, a teu jeito, e sabes ensinar os humildes e puros muito melhor do que eles próprios o entendiam, escrevendo. Dignai-me louvar-te, ò Virgem Santíssima, apesar de eu saber que nem sou digno de escrever de ti, nem a inteligência humana é capaz de entender a tua glória.
Tu és o Refúgio dos pecadores, Auxílio dos fiéis, Rainha dos apóstolos, dos mártires, dos confessores, de todos os santos e até dos anjos; Mãe de Cristo, Mãe do Salvador, Mãe do Redentor, verdadeira Mãe de Deus. Aqui para a inteligência humana incapaz de compreender o infinito de Deus e, consequentemente, a dignidade da Mãe de Deus.
Deus é amor. Na plenitude deste amor, o Pai gera o Filho e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho.   Sendo que Deus amou todas as suas semelhanças limitadas, a algumas delas deu uma existência verdadeira. Estas criaturas, pela força da reação, aperfeiçoam-se voltando-se, assim, para Deus, de quem procedem.

domingo, 26 de maio de 2013

SANTA MARIA ANA DE JESUS PAREDES - OU MARIANITA DE JESUS - 1618-1645

26 DE MAIO
SANTA MARIA ANA DE JESUS PAREDES - OU MARIANITA DE JESUS - 1618-1645

http://lh4.ggpht.com/_1QQWKWm1Tig/Tdvrf655rMI/AAAAAAAAH1I/TEvnlF0pbeE/Beata-Maria-Angelica-Mastroti-di-Pap%5B2%5D.jpg?imgmax=800
Maria Ana nasceu no dia 31 de outubro de 1618, em Quito, capital do Equador. Sua família era rica: o pai, Jerônimo Paredes e Flores, era um capitão espanhol e a mãe, Mariana Jaramillo, pertencia à nobreza. A pequena ficou órfã dos pais aos quatro anos de idade e quem assumiu sua educação foi a mais velha de suas sete irmãs, Jerônima, casada com o capitão Cosme de Miranda, os quais educaram a menina como própria filha. Ela logo começou a despertar para a religião, tornando-se devota fervorosa de Jesus e da Virgem Maria. Muito inteligente e prendada, gostava das aulas de canto, onde aprendia as músicas religiosas, depois entoadas durante as orações.
Orientada espiritualmente pelo jesuíta João Camacho, aos oito anos recebeu a primeira comunhão e quis fazer voto de virgindade perpétua, sendo de pronto atendida. E em sua casa, sem ingressar em nenhuma Ordem religiosa, intuída pelo Espírito Santo, se consagrou somente às orações e a penitência, até os limites alcançados apenas pelos adultos mais santificados.
Em 1639, ingressou na Ordem Terceira Franciscana e tomou o nome de Mariana de Jesus.
Ela fora agraciada por Deus com o dom do conselho e da profecia, sabendo como ninguém interpretar a alma humana. A sua palavra promovia a paz entre as pessoas em discórdia e contribuía para que muitas almas retornassem para o caminho do seguimento de Cristo.

sábado, 25 de maio de 2013

SANTÍSSIMA TRINDADE

SANTÍSSIMA TRINDADE
Ano – C; Cor – Branco; Leituras: Pr 8,22-31; Sl 8; Rm 5,105; Jo 16,12-15.

“SENHOR, QUE É O HOMEM, PARA DELE ASSIM VOS LEMBRARDES E O TRATARDES COM TANTO CARINHO?” (Sl 8,5).

Diácono Milton Restivo

Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; seguí-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou.” (Conferência de Aparecida, 18).
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPLwOGws6zydGGKcWxqMnC2zF8jWZ8_DbisRqpxssydz_5AN3I1CJo1xWRqJL1Sm_lxvnKTGkgaUwP6nmEsXXfHWPL4WDDC263f28aJmQ64odASwqrULzBKL968YmUgsnHByI-Tlog6vza/s1600/img248827_sstrindade.jpg

A primeira leitura desta liturgia é do livro dos Provérbios e fala da sabedoria de Deus. Sabedoria é prudência, moderação, temperança, reserva, discernimento das coisas de Deus. Saber é conhecer, ter informação. Saber é o conjunto coerente de conhecimentos adquiridos em contato com a realidade ou pelo estudo. Para o cristão a sabedoria é o saber do amor que o Pai lhe tem e é o sabor que gostosamente degusta das maravilhas que o Senhor opera em sua existência.
A Sabedoria é transmitida pelo modo de viver, pelos gestos, pela palavra, e Jesus Cristo é a Sabedoria do Pai, Jesus Cristo é a plenitude do tempo, Jesus Cristo é a Palavra do Pai: “a Palavra que se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade”. (Jo 1,14).
O Apóstolo Paulo diz que Jesus Cristo é a sabedoria de Deus: “Mas para aqueles que são chamados, tantos judeus como gregos, ele é o Messias, poder de Deus e sabedoria de Deus”. [...] “Ora, é por iniciativa de Deus que vocês existem em Jesus Cristo, o que se tornou para nós sabedoria que vem de Deus, justiça, santificação e libertação, a fim de que, como diz a Escritura: ‘Aquele que se gloria, que se glorie no Senhor”. (1Cor 1,24.3); “... a fim de conhecerem o mistério de Deus: Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência”. (Cl 2,3b).

SANTA MADALENA SOFIA BARAT - 1779-1865

25 DE MAIO
SANTA MADALENA SOFIA BARAT - 1779-1865

Fundou a Congregação do Sagrado Coração de Jesus.
http://www.prestservi.com.br/diaconoalfredo/santos/m/madalena_sofia.gif

Madalena Sofia nasceu prematura em Ivigny, na Borgonha, França, devido a um incêndio assustador que arrasou a casa vizinha àquela em que moravam seus pais, na madrugada de 13 de dezembro de 1779. Se um incêndio marcou seu nascimento, o fogo da fé, presente em sua alma, contagiou muitas outras durante toda a sua existência, que abrangeu o período da sangrenta e anticristã Revolução Francesa. Com o imprevisto do nascimento prematuro, sua mãe quase perdeu a vida, e Madalena, devido ao risco de morte que corria, foi batizada no mesmo dia, tendo como padrinho o irmão Luís, de doze anos, profundamente ligado aos ensinamentos cristãos.
Madalena Sofia cresceu fraca fisicamente, mas com uma força interior marcante desde a infância. Desde pequena aprendia as orações com facilidade e era sempre a primeira nas aulas de catecismo.
Seu irmão e padrinho, estudante de teologia, foi promovido a subdiácono e nomeado professor do ginásio de Ivigny, levando consigo sua irmã e afilhada, para melhor prepará-la para a vida. Percebendo que Madalena aprendia com rapidez as matérias próprias do ginásio, Luís passou a lhe ensinar também latim, grego, italiano e espanhol.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

SÃO VICENTE DE LÉRINS - SÉCULO V

24 DE MAIO
SÃO VICENTE DE LÉRINS - SÉCULO V

As notícias que temos sobre o religioso Vicente são poucas. Ele viveu no mosteiro de Lérins, onde foi ordenado sacerdote no século V.
Os dados sobre sua vida antes desse período também não são muitos. Tudo indica que ele era um soldado do exército romano e que sua origem seria o norte da França, hoje território da Bélgica.

Alguns registros encontrados em Lérins, escritos por ele mesmo, induzem a crer que seu irmão seria o bispo de Troyes. E ele decidira abandonar a vida desregrada e combativa do exército para "espantar a banalidade e a soberba de sua vida e para dedicar-se somente a Deus na humildade cristã". Vicente, então, optou pela vida monástica e nela despontou como teólogo e escritor famoso, grande reformador do mosteiro de Lérins. Ingressou nesse mosteiro, fundado por santo Honorato, na ilha francesa localizada defronte a Cannes, já em idade avançada. Ali se ordenou sacerdote e foi eleito abade, pela retidão de caráter e austeridade de vida religiosa.
Transformou o local num florescente centro de cultura e de espiritualidade, verdadeiro celeiro de bispos e santos para a Igreja. Em 434, escreveu sua obra mais famosa, o "Comnitorium", também conhecido como "manual de advertência aos hereges".
Mais tarde, são Roberto Belarmino definiu essa obra como "um livro de ouro", porque estabelece alguns critérios básicos para viver integralmente a mensagem evangélica. Profundo conhecedor das Sagradas Escrituras e dotado de uma grande cultura humanística, os seus escritos são notáveis pelo vigor e estilo apurado, e pela clareza e precisão de pensamento.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

RESTAURAR A FIGURA DE MARIA

23 DE MAIO
RESTAURAR A FIGURA DE MARIA

Maria está com o povo simples, humilde e pobre. O povo humilde e pobres está com Maria.      

O povo pobre e humilde é como o apóstolo João, o único que não fugiu quando Jesus Cristo foi preso e crucificado, e que ficou com Maria aos pés da cruz, no Calvário, naquela triste e sombria sexta-feira. O povo pobre e humilde, como João, fica junto de Maria, não foge, não tem medo de sofrer.       
O povo pobre e humilde já sofre tanto. Mas não fica aos pés da cruz sozinho: Maria está com ele. Ainda hoje o povo pobre e humilde fica junto de Maria aos pés de tantos irmãos que estão morrendo de fome ainda hoje, de inanição, de desprezo dos ricos e dos poderosos; o Cristo continua morrendo hoje nos pobres e desvalidos, como morreu na cruz do Calvário, sob o s olhos tristes e amargurados de sua Santíssima Mãe, Maria.
Chegando ao Calvário, o povo pobre não fala; só fica olhando, como João ficou olhando, marcando presença. Jesus também não fala.  Só fica rezando do alto da cruz.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

SANTA CATARINA DE GÊNOVA - 1447-1510

22 DE MAIO
SANTA CATARINA DE GÊNOVA - 1447-1510

http://www.derradeirasgracas.com/images/1.%20O%20Santo%20do%20Dia%20-%20Fotos/Santos%20de%20Maio%20-%20Fotos/Santa%20Catarina%20de%20G%C3%AAnova%20.gif

No século XV, os partidos guelfi e ghibellini eram os dominantes em Gênova, alternando-se no governo da cidade por meio de lutas sangrentas. Mas quando Catarina Fieschi nasceu, no ano de 1447, as famílias da nobreza que pertenciam a essas facções políticas já conviviam em paz, que era mantida pelos casamentos acordados entre si. Ela teve de submeter-se a essa situação, pois seus pais, Tiago e Francisca, fidalgos dos guelfi, a deram em casamento ao jovem Juliano, da aristocrata família Adorno, dos ghibellini.
A união foi chamada de bizarra. Juliano era muito rico, mas irresponsável, desregrado, jogador e de caráter duvidoso, enquanto Catarina, com apenas dezesseis anos, era religiosa, sensível e muito caridosa, que, em vez de casar, desejava poder ter seguido a vida religiosa como sua irmã Limbânia o fizera. Ela viveu sob a influencia negativa do marido, dividida entre as futilidades da corte e as obras de caridade. Um verdadeiro conflito entre os pecados e o remorso.
Aos vinte e seis anos de idade, depois de visitar a irmã Limbânia no mosteiro, quando tudo lhe parecia perdido, sem solução e salvação, Catarina resolveu viver no seguimento de Jesus, para dedicar-se aos pobres e aos doentes. Sua conversão foi tão sincera, radical e transparente que Juliano se converteu também.

terça-feira, 21 de maio de 2013

SANTO EUGÊNIO DE MAZEMOD - 1782-1861

21 DE MAIO
SANTO EUGÊNIO DE MAZEMOD - 1782-1861

Fundou a congregação dos Oblatos de Maria Imaculada.
http://alexandrinabalasar.free.fr/eugenio_de_mazenod_37_01.jpg

Carlos José Eugênio de Mazemod, esse era seu nome de batismo. Ele nasceu na bela cidade Aix-en-Provance, sul da França, em dia 1º de agosto de 1782. Seu pai era um nobre e presidia a Corte dos Condes da Provença. Sua mãe pertencia a uma família burguesa muito rica.
Teve duas irmãs: Antonieta e Elisabete, que morreu aos cinco anos de idade. Sua infância foi tranqüila até 1790, quando a família teve de fugir da Revolução Francesa, deixando todos os bens e indo para a Itália, onde permaneceram durante onze anos, vivendo de cidade em cidade.
Nesse período, seus pais também se separam. A mãe deixou Eugênio com o pai na Itália e foi para a França, tentar reaver os bens confiscados. Tudo isso influenciou a personalidade do menino, de maneira tanto positiva como negativa, cujo reflexo foi uma séria crise de identidade na adolescência. Embora Eugênio, antes do exílio, tivesse dado mostras de sua vocação religiosa, ela foi sufocada por esses problemas e pela lacuna existente na sua formação intelectual, devido à falta de uma moradia fixa.Mas seu caráter forte permaneceu por toda a vida, sendo sua marca pessoal.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

BEM-AVENTURADA COLOMBA DE RIETI - 1467-1501

20 DE MAIO
BEM-AVENTURADA COLOMBA DE RIETI - 1467-1501

http://www.derradeirasgracas.com/images/1.%20O%20Santo%20do%20Dia%20-%20Fotos/Santos%20de%20Maio%20-%20Fotos/Bem-aventurada%20Colomba%20de%20Rieti%20.gif

Angelina Guadanholi nasceu numa família da aristocracia italiana, em 2 de fevereiro de 1467, na cidade de Rieti. O dia do seu batizado foi marcante e muito curioso. No mesmo instante em que o padre lhe ministrava o batismo, desceu sobre sua cabeça uma pomba branca, talvez como um símbolo da infinidade de graças que o Espírito Santo colocou em sua alma. Por isso, ficou conhecida como Colomba, que significa "pomba". Angelina, desde a infância, consagrou seu coração e sua vida ao amor a Jesus Cristo, como fizeram são Domingos e santa Catarina, com quem conviveu e dos quais foi discípula. Por si mesma e com firmeza seguiu o caminho para a santidade.
A tradição diz que, ainda no berço, procurava privar-se da amamentação. Sua infância foi repleta de penitências severas, que só podem ser equiparadas àquelas dos adultos mais santificados.
Aos dez anos, ela consagrou sua virgindade a Jesus, mesmo sabendo que seus pais tinham assumido um casamento para ela. Mas o acerto das núpcias foi desfeito quando apareceu com a cabeça raspada diante dos pais, que ficaram comovidos com a real vocação da filha.

domingo, 19 de maio de 2013

SÃO PEDRO CELESTINO - 1215-1296

19 DE MAIO
SÃO PEDRO CELESTINO - 1215-1296

http://www.paginaoriente.com/santos/papacelestinov.jpg

Fundou a Ordem dos Celestinos.
Pedro nasceu em 1215, na província de Isernia, Itália, de pais camponeses com muitos filhos. Segundo os escritos, decidiu que seria religioso aos seis anos de idade, quando revelou esse desejo à mãe. Cresceu estudando com os beneditinos de Faifoli. Assim que terminou os estudos, retirou-se para um local ermo, onde viveu por alguns anos. Depois foi para Roma, recebendo o sacerdócio em 1239. Entrou para a Ordem beneditina e, com licença do abade, voltou para a vida de eremita. Assumiu, então, o nome de Pedro de Morrone, pois foi viver no sopé do morro do mesmo nome, onde levantou uma cela, vivendo de penitências e orações contemplativas.
Em 1251, fundou, com a colaboração de dois companheiros, um convento. Rapidamente, sob a direção de Pedro, o convento abrigava cada vez mais seguidores. Assim, ele fundou uma nova Ordem, mais tarde chamada "dos Celestinos", conseguindo, pessoalmente, a aprovação do papa Leão IX, em 1273.
Em 1292, morreu o papa Nicolau V e, após um conclave que durou dois anos, ainda não se tinha chegado a um consenso para sua sucessão. Nessa ocasião, receberam uma carta contendo uma dura reprovação por esse comportamento, pois a Igreja precisava logo de um chefe.

sábado, 18 de maio de 2013

PENTECOSTES – ESPÍRITO SANTO

PENTECOSTES – ESPÍRITO SANTO
Ano – C; Cor – Vermelho; Leituras: Gn 11,1-9; Sl 103 (104); Rm 8,22-27; Jo 7,37-39.

“É SEMPRE SEGUNDO DEUS QUE O ESPÍRITO INTERCEDE EM FAVOR DOS SANTOS.” (Rm 8,27b).

Diácono Milton Restivo


No dia da festa judaica de Pentecostes estavam todos os Apóstolos e discípulos de Jesus reunidos, e assim nos narram este episódio o livro dos Atos dos Apóstolos: “Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. De repente veio um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”. (At 2,1-4).
A ação do Espírito Santo nos Apóstolos e discípulos de Jesus, na festa de Pentecostes, tornou-os fortes, audazes e santificou-os para anunciar o Evangelho com fidelidade a todo o mundo.
A Igreja ficou constituída em templo do Espírito Santo: “ou vocês não sabem que o seu corpo é templo do Espírito Santo, que está em vocês e lhe foi dado por Deus?”. (1Cor 6,19).
A partir da Ascensão de Cristo, que a Igreja celebrou no domingo anterior, os discípulos e a comunidade passou a não ter mais a presença física e visível do Mestre. Passaram a não vê-lo mais com os olhos da carne, e sim com os olhos da fé. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito Santo foi enviado sobre os apóstolos.

SÃO FÉLIX DE CANTALÍCIO - 1515-1587

18 DE MAIO
SÃO FÉLIX DE CANTALÍCIO - 1515-1587


Félix Porro nasceu na pequena província agrícola de Cantalício, Rieti, Itália, em 1515. Filho de uma família muito modesta de camponeses teve de trabalhar desde a tenra idade, assim não podia estudar. Na adolescência, transferiu-se para Cittaducale, para trabalhar como pastor e lavrador numa rica propriedade. Alimentava sua vocação à austeridade de vida, solidariedade ao próximo, lendo a vida dos Padres, o Evangelho e praticando a oração contemplativa, associada à penitência constante e à caridade cristã. Aos trinta anos de idade entrou para os capuchinhos. E, em 1545, depois de completar um ano de noviciado, emitiu a profissão dos votos religiosos no pequeno convento de Monte São João.
Pertenceu à primeira geração dos capuchinhos. Os primeiros anos de vida religiosa passou entre os conventos de Monte São João, Tívoli e Palanzana de Viterbo, para depois, no final de 1547, se transferir, definitivamente, para o convento de São Boaventura, em Roma, sede principal da Ordem, onde viveu mais quarenta anos, sendo chamado de frei Félix de Cantalício. Nesse período, trajando um hábito velho e roto, trazendo sempre nas mãos um rosário e nas costas um grande saco, que fazia pender seu corpo cansado, ele saía, para esmolar ajuda para o convento, pelas ruas da cidade eterna.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

SÃO PASCOAL BAYLON - 1540-1592

17 DE MAIO
SÃO PASCOAL BAYLON - 1540-1592

http://www.derradeirasgracas.com/images/1.%20O%20Santo%20do%20Dia%20-%20Fotos/Santos%20de%20Maio%20-%20Fotos/S%C3%A3o%20Pascoal%20Baylon%20.gif

Pascoal Baylon nasceu na cidade de Torre Hermosa - Espanha, em 16 de maio de 1540. Filho de uma família humilde, foi pastor de ovelhas desde muito jovem e, aos dezoito anos, seguindo sua vocação, tentou ser admitido no convento franciscano de Santa Maria de Loreto.
Sua primeira tentativa foi frustrada, mas, em 1564, após recusar uma grande herança de um rico senhor que havia sido curado por ele e por causa dos seus dons carismáticos, ele pôde ingressar na Ordem.
Pascoal, por humildade, permaneceu um simples irmão leigo, exercendo as funções de porteiro e ajudante dos serviços gerais. Bom, caridoso e obediente às regras da Ordem, fazia penitência constante, alimentando-se muito pouco e mantendo-se em constante oração.
Por causa de sua origem pobre, não possuía nenhuma formação intelectual, porém era rico em dons transmitidos pelo Espírito Santo, possuindo uma sabedoria inata. A ele recorriam ilustres personalidades para aconselhamento, até mesmo o seu provincial, que lhe confiou a tarefa perigosa de levar documentos importantes para Paris. Essa viagem Pascoal fez a pé, descalço e com o hábito de franciscano, arriscando ser morto pelos calvinistas.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

SÃO JOÃO NEPOMUCENO - 1330-1383

16 DE MAIO
SÃO JOÃO NEPOMUCENO - 1330-1383


João nasceu em 1330, em Nepomuk, na Boêmia, atual República Checa. Apesar de os pais serem pobres e ter idade avançada, João conseguiu formar-se doutor em teologia e direito canônico na universidade de Praga, uma das mais modernas e avançadas da época, fundada pelo rei Carlos IV.
Desde cedo João sabia que sua verdadeira vocação era o sacerdócio, a pregação. Quando, finalmente, recebeu a ordenação sacerdotal, pôde colocar em prática o seu talento de orador sacro, e o fez de forma tão brilhante que foi convidado a ser capelão e confessor na corte, onde teve muito trabalho, pois o rei Venceslau IV era uma pessoa difícil e de mau-caráter. Mas a rainha e imperatriz Joana da Baviera era muito pia, bondosa e caridosa, e o tomou para diretor espiritual e confessor particular.
Não se sabe exatamente como foi seu martírio e como tudo ocorreu, mas o rei Venceslau, que desejava controlar a Igreja, não estava satisfeito com a possível chegada de um novo bispo, enviado por Roma a pedido da rainha.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

QUEM NÃO AMA MARIA, NÃO AMA JESUS...

15 DE MAIO
QUEM NÃO AMA MARIA, NÃO AMA JESUS...

http://santuariosjb.com.br/wp-content/uploads/2011/04/maria.jpg

Como é gostoso a gente falar de quem amamos de verdade. Maria é a nossa mãe, o nosso modelo, a mãe do Senhor Nosso Deus. Amamos  Jesus porque amamos Maria. Se amamos realmente Maria, chegamos com mais facilidade até Jesus, porque Maria é o meio mais seguro para chegarmos ao Senhor Jesus.A devoção que temos por Maria deve, cada vez mais, nos levar até Jesus.
São Luiz Maria Grignon de Montfort escreveu no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”: “Se a devoção que temos a Maria Santíssima nos afastasse  de Jesus Cristo, esta devoção deveria ser rejeitada como ilusão do demônio. Mas o que acontece é justamente o contrário; a devoção à Maria é necessária principalmente por acharmos Jesus, por nos encontrarmos com o Filho muito amado de Deus e de Maria, para estarmos com Jesus Cristo perfeitamente, amá-lo com ternura e servi-lo com fidelidade. Mas, a maior parte dos cristãos, até aqueles que dizem entender bem as coisas de Deus não sabem da união necessária que existe entre Jesus Cristo e sua Mãe Santíssima. Jesus está sempre com Maria, assim como Maria está com Jesus, e nem poderia estar sem Jesus, porque, se fosse de outra maneira, Maria não seria o que é; Maria está de tal maneira transformada em Jesus pela graça que não vive mais, não existe mais se não for por meio do Senhor Jesus que nela vive e reina mais profundamente do que em todos os anjos e bem-aventurados.

terça-feira, 14 de maio de 2013

SÃO MIGUEL GARICOITS - 1797-1863

14 DE MAIO
São Miguel Garicoits - 1797-1863

http://www.derradeirasgracas.com/images/1.%20O%20Santo%20do%20Dia%20-%20Fotos/Santos%20de%20Maio%20-%20Fotos/S%C3%A3o%20Miguel%20Garicoits%20.gif

Fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
Miguel Garicoits nasceu em 15 de abril de 1797, em Ibarre, França. Seus pais, apesar de humildes, socorriam padres fugitivos do terror da Revolução Francesa.
O pároco da vizinhança se encarregou da educação de Miguel e depois o recomendou ao bispo de Baiona. Dedicado e inteligente, foi estudar no Seminário de Dax, ordenando-se sacerdote em 1823, e dois anos depois se tornou professor de Filosofia no Seminário Maior de Bétharram, nos Baixos Pirineus.
Miguel se tornou formador de novos padres. Preocupava-se com o clero, que se mostrava despreparado e desorientado. Para mudar tal quadro, teve a idéia de fundar um instituto de sacerdotes que atuariam como colaboradores nas paróquias, nos colégios e nos seminários, dando suporte intelectual.
O bispo não ficou muito animado com essa idéia, porém o autorizou a tentar.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

13 DE MAIO
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhb69tO8RfR5vuFg17YFlgSGjmkkAM3vm07EQd0L8iCImIf6JQmMYdtozYe7UlPjXr-7jzMKSUkl5F_MHckkZWfXvNm9Hp3RzJNj6IcYKQrzsIVegg1_vTQsf5ww_vpQ9gTbhJuoVD0XMI/s1600/nossa_senhora_de_fatima.jpg

Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria. Apareceu repetidamente a três pastores, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de maio de 1917. Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia (exceptuando em Agosto). A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceito a combinação dos dois nomes - dando origem a "Nossa Senhora do Rosário de Fátima" - pois, segundo os relatos, "Nossa Senhora do Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.
Essas aparições fecham o ciclo de aparições iniciado em Paris, como Nossa Senhora das Graças, sucedida pela aparição em La Salete e Lourdes.

domingo, 12 de maio de 2013

DIA DAS MÃES – MARIA, A MÃE DAS MÃES

12 DE MAIO
DIA DAS MÃES – MARIA, A MÃE DAS MÃES

Sempre que penso em Maria procuro me transformar numa criança e procuro ver Maria como uma criança vê a sua mãe, e assim me chogo nos braços de Maria, sentindo nos braços de Maria os braços da mãe. A criança tem os pensamentos puros e as intenções mais santas.
http://sphotos-a.xx.fbcdn.net/hphotos-prn1/p480x480/934603_183069818514477_2039056806_n.jpg

A mãe aceita tudo o que a criança faz e perdoa, com um sorriso nos lábios, todos os erros todas as travessuras e todo mal entendido de seu filho, por isso, quando sei que erro, e como erro, busco a presença de Maria como a criança busca a presença da mãe para se sentir segura.
Por isso, quando eu medito em Maria, quando eu converso com Maria em meu coração, eu procuro me transformar em criança, como um filho busca a sua mãe, e assim, Maria também conversa comigo, como a mãe conversa com o filho, sorri dos meus enganos e me estende a mão quando alguma dificuldade me derruba, assim como a proteção da mãe abriga a insegurança do filho. E como é gostoso para uma criança contemplar o rosto de sua mãe e vê-lo sempre sorrindo, sempre com um sorriso nos lábios, apoiando as coisas certas e chamando a atenção para o que estivermos fazendo de errando, mas sempre com um sorriso nos lábios.
E quando eu penso em Maria eu me transformo em criança e a vejo sempre sorrindo. Comop o sorriso da mãe conforta e dá segurança para o filho.
Maria é minha mãe; Maria é nossa mãe, Maria é a mãe das mães...

sábado, 11 de maio de 2013

ASCENSÃO DO SENHOR - “VOCÊS SERÃO TESTEMUNHAS DE TUDO ISSO”. (Lc 24,48).

Ano – C; Cor – branco; Leituras: At 1,1-11; Sl 47 (47); Ef 1,17-23; Lc 24,46-53.

VOCÊS SERÃO TESTEMUNHAS DE TUDO ISSO”.  (Lc 24,48).

http://aparmend.files.wordpress.com/2011/01/advir7.jpg

Diácono Milton Restivo

Se pegarmos o final do Evangelho segundo Lucas e o início do livro dos Atos dos Apóstolos, os dois livros creditados a Lucas, veremos que é uma continuação ininterrupta, ou seja, Lucas começa o livro de Atos dos Apóstolos com o mesmo fato com que havia terminado o seu Evangelho: a ascensão de Jesus Cristo aos céus.
Lucas é o único evangelho em que há indicações de um destinatário: Teófilo (Lc 1,3), o mesmo do livro dos Atos dos Apóstolos (At 1,3).
Lucas começa o seu Evangelho com uma dedicatória a Teófilo, como da mesma forma, no início dos Atos dos Apóstolos ele faz a dedicatória ao mesmo destinatário.
No seu Evangelho Lucas começa assim: “Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra. Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo, para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido’. (Lc 1,1-4).

quinta-feira, 9 de maio de 2013

BEM-AVENTURADA MARIA TERESA DE JESUS – 1797-1879

09 DE MAIO
BEM-AVENTURADA MARIA TERESA DE JESUS – 1797-1879

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/thumb.php?&image=/pub/dia_feliz/img_santo/MariaTeresadeJesus.gif&x=150&y=190

Fundou a congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora.
Carolina Francisca Gerhardinger nasceu em 20 de junho de 1797 no subúrbio da cidade de Regensburg-Stadtamhof, na Alemanha. Pertencia a uma família de classe média muito religiosa e com ela aprendeu desde cedo os valores humanos e cristãos. Carolina estudou na escola das Irmãs de Notre Dame, mas durante o governo napoleônico as instituições religiosas foram suspensas, inclusive essa na Alemanha. Por isso o bispo decidiu escolher as três melhores alunas e formá-las professoras, para dar continuidade ao ensino das crianças daquela comunidade.
Carolina foi escolhida por ser muito aplicada e responsável nos seus deveres de filha e aluna. Ainda muito jovem, recebeu o diploma de professora primária, começando o trabalho de educadora de crianças e jovens, função que exerceu até 1833. Nessa época, a restrição napoleônica foi suspensa e as instituições religiosas puderam retomar a tarefa do ensino. A jovem Carolina acolheu o chamado de Deus e se tornou uma religiosa.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

SANTO ACÁCIO - +304

08 DE MAIO
SANTO ACÁCIO - +304


Acácio era um centurião da Capadócia, atual Turquia, do exército romano da cidade de Trácia, que, após ser acusado pelo tribuno Firmo e pelo procônsul Bibiano de ser cristão e sofrer ásperas torturas e cruéis tormentos, foi decapitado em Bizâncio sob as ordens dos imperadores Diocleciano e Maximiano, no ano 304. O imperador Constantino, o Grande, construiu uma igreja-santuário em sua honra em Karía de Constantinopla, de cuja cidade santo Acácio se tornou o padroeiro. Isso há pelo menos treze séculos.
Ele é, também, o padroeiro da diocese de Squillace, atualmente Catanzaro-Squillace, Itália.
O corpo do mártir é guardado e venerado em uma monumental capela da catedral de Squillace, onde um braço foi trazido pelo bispo, em 1584, de Guadavalle, sua cidade natal, da qual também foi eleito padroeiro. Suas relíquias foram levadas também para Cuenca de Ávila, na Espanha, procedentes de Squillace. É venerado entre os santos auxiliadores em diversas cidades da Europa Setentrional.
Sua festa é celebrada no dia 8 de maio pela Igreja ocidental.
São comemorados também, neste dia: São Vitor, o Mouro, Santo São Desiderato de Bourges (bispo), Santa Madalena de Canossa (fundadora), São Bento II (papa), São Bonifácio IV (papa), São Dionísio de Viena (bispo).

terça-feira, 7 de maio de 2013

“SE ALGUÉM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA.” (Jo 14,23)

VI DOMINGO DA PÁSCOA
Ano – C; Cor – Branco; Leituras: At 15,1-2.22-29; Sl 66 (67); Ap 21,10-14.22-23; Jo 14,23-29.

“SE ALGUÉM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA.” (Jo 14,23).

Diácono Milton Restivo

A liturgia deste domingo da Páscoa alerta-nos que não haverá mais tempo algum; o tempo é esse, o tempo é agora, é a hora de assimilar o amor que o Pai, através de Jesus Cristo, tem por nós e cada um de nós. É o tempo de definição conforme vemos na primeira leitura, a reunião dos apóstolos Pedro, Tiago, Paulo e seu companheiro Barnabé, e os anciãos na cidade de Jerusalém (cf At 15,6) para definir a inclusão dos povos não judeus, chamados gentios ou pagãos, na Igreja de Jesus Cristo, pois eles não conheciam e nunca haviam observado a Lei de Moisés.
Este foi o primeiro Concílio da Igreja, chamado Concílio de Jerusalém, conforme narra-nos o livro dos Atos dos Apóstolos 15,1-29.
Paulo e Barnabé haviam convertido, para a Igreja de Jesus Cristo povos chamados pelos judeus de gentios ou pagãos por não conhecerem e nem observarem a Lei mosaica. Na ausência de Paulo e Barnabé, cristãos de origem judaica vindos de Jerusalém, chamados “judaizantes”, infiltraram-se na comunidade paulina pregando que, para ser cristão, havia a necessidade de, os cristãos recém convertidos, aceitarem a Lei de Moisés e circuncidarem-se (Gl 1,6ss; 5,7-12).

SANTA ROSA VENERINI -1656-1728

07 DE MAIO
SANTA ROSA VENERINI -1656-1728

Fundou a Congregação Mestras Pias Venerini.

Nascida em Viterbo, Itália, no dia 9 de fevereiro de 1656, Rosa Venerini viveu um conflito. Um jovem apaixonado queria desposá-la, mas o seu desejo era consagrar-se a Deus. Sua vida muda radicalmente quando uma série de acontecimentos culmina com a morte do pretendente e, mais tarde, de seus pais. Rosa assume, então, a educação dos dois irmãos. Mesmo com essa responsabilidade ela não abandona seu desejo de consagrar-se a Deus. Passa a convidar as jovens da vizinhança para rezar o Rosário. Foi convivendo com essas pessoas que Rosa descobriu o grave estado de ignorância religiosa e intelectual que atingia a juventude da época. Decidiu, então, que seria seu dever combatê-la.
Um padre jesuíta, Ventura Bandinelli, percebendo a sua vocação natural para a religiosidade e para o ensino, abre-lhe as portas da vida religiosa. Rosa não perdeu a oportunidade e deu o primeiro passo, indo viver em comunidade. Junto de mais duas amigas, cria a primeira escola primária para crianças em 1685. Estava iniciada a sua grande obra. Porém as oposições não tardaram a aparecer.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

SÃO JOSÉ OPERÁRIO



01 DE MAIO
SÃO JOSÉ OPERÁRIO - PADROEIRO DOS TRABALHADORES

A devoção  a São José na Igreja Católica é antiquíssima. A Igreja do Oriente celebra-lhe a festa desde o século nono, tendo os Carmelitas introduzido tal festa na Igreja ocidental. Os Franciscanos em 1399 já festejavam a comemoração do santo Patriarca. Xisto IV inseriu-a no breviário e no missal; Gregório XV generalizou-a em toda a Igreja. Clemente XI compôs o ofício com os hinos para o dia 19 de março e colocou as missões da China sob a proteção de São José. Pio IX introduziu, em 1847, a festa do Patrocínio de São José e, em 1871 declarou-o PADROEIRO DA IGREJA CATÓLICA; Leão XIII e Benedito XV recomendaram aos fiéis a devoção a São José, de um modo particular, chegando este último Papa a inserir no missal um prefácio próprio.
Nada sabemos a respeito  da infância de São José, tampouco da vida que levou, até o casamento com Maria Santíssima. Os santos Evangelhos não nos dizem cousa alguma a respeito; limitam-se apenas a afirmar que  José era justo, o que  quer dizer: José era cumpridor da lei, homem santo.