segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SÃO GREGÓRIO, O ILUMINADOR - (257-332)

30 DE SETEMBRO
SÃO GREGÓRIO, O ILUMINADOR - (257-332)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBaJOWnmIVRBkm6iDltNZiYO4BOACSfkBnrPofX-YbsiS2QEcUzxbi-cz_zcZsr4SlD-sDFbBTUb_wpYLQPiYdOd55KKNCfxCOroh5ytLBScAEaygmcxC85Rn2CBTWMOu17tPUoaab5wU/s400/Greg%C3%B3rio+O+Iluminador+Santo.gif

Gregório nasceu na cidade de Valarxabad, na Armênia, por volta do ano 257. Seu pai matou o rei da Armênia, seu parente, numa conspiração com o reino da Pérsia, que assumiu o poder. Os soldados armênios encontraram o assassino do monarca e o executaram com toda a família, exceto o filho de um ano de idade, Gregório.
O rei persa assumiu o trono da Armênia, não sem antes matar toda a família real. Entretanto o príncipe sucessor, Tirídates, e sua irmã, ainda crianças, conseguiram ser poupados, sendo enviados para Roma, onde receberam uma educação pagã digna da nobreza da época. O pequeno monarca recebeu, também, esmerada formação militar, destacando-se pela valentia.
Ao mesmo tempo, Gregório foi enviado para a Cesarea da Capadócia, onde recebeu educação e formação cristã. Aos vinte e dois anos, casou-se com uma jovem também cristã e teve dois filhos, Vertanes e Aristakes. Depois de sete anos, o casal, de comum acordo, interrompeu a vida matrimonial. Ela foi viver retirada num convento, mas sem vestir o hábito. Ele se ordenou sacerdote e partiu da Cesarea.

domingo, 29 de setembro de 2013

SÃO GABRIEL, ARCANJO - O ANJO DA ANUNCIAÇÃO

29 DE SETEMBRO
SÃO GABRIEL, ARCANJO - O ANJO DA ANUNCIAÇÃO

http://www.caminhosdeluz.org/images/A-116Fd5.jpg

Segundo o evangelho de são João, são sete os espíritos que atendem ao trono de Deus, tratando diretamente com ele e executando suas missões no universo. Gabriel é o arcanjo da Anunciação, aquele que usa a trombeta para levar as notícias. O seu nome significa "emissário do Senhor" e é o mais ligado aos acontecimentos da terra.
A maior preocupação deste arcanjo é desfazer conflitos e proporcionar aos seres humanos a capacidade de adaptação a todas as circunstâncias. É enviado à terra sempre com o objetivo de transmitir a luz divina e sensibilizar os adultos em relação às crianças e à própria humanidade. Este espírito puro do trono celeste é visto, citado e repetido tanto no Velho quanto no Novo Testamento.
Gabriel arcanjo foi o escolhido por Deus para acompanhar todo o advento da salvação, desde a revelação das profecias à anunciação da chegada do Messias, acompanhando-o durante toda a sua vida terrena, Paixão e Ressurreição. Além disso, é o portador da oração mais popular e mais querida do cristianismo: a ave-maria.
Vejamos algumas passagens do Evangelho de suas missões no evento que mudou a humanidade. Foi Gabriel arcanjo quem explicou ao profeta Daniel sua freqüente visão do carneiro e do bode.

sábado, 28 de setembro de 2013

PARÁBOLA DO RICO E DO POBRE LÁZARO

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – C; Cor – Verde; Leituras: Am 6,1.4-7; Sl 145 (146); 1Tm 6,11-16; Lc 16,19-31.
“COMBATE O BOM COMBATE DA FÉ...” (1Tm 6,11).

Diácono Milton Restivo


A segunda leitura da liturgia de hoje é tirada da segunda carta de Paulo a Timóteo. São encontrados quarenta e dois registros em toda a Sagrada Escritura para o nome Timóteo, dos quais, vinte e quatro constam no Novo Testamento e referem-se a Timóteo, discípulo muito amado de Paulo, a quem Paulo escreveu duas cartas. A primeira referência desse Timóteo foi quando Paulo o conheceu na cidade de Listra: Chegou a Derbe e depois a Listra. Havia ali um discípulo, chamado Timóteo, filho de uma judia cristã, mas de pai grego...”. (At 16,1). Ao visitar a cidade de Listra durante sua segunda viagem missionária, Paulo ouviu o bom testemunho dos irmãos de fé sobre Timóteo e decidiu levá-lo consigo para o trabalho da pregação do evangelho (At 16,2-3). Sendo que o pai de Timóteo não era cristão, Paulo logo se tornou como um "pai" não somente na fé para este discípulo muito jovem, mas, também, transmitiu-lhe conselhos paternais na preocupação de não se descuidar da fé e de bem cuidar-se, conforme vemos em toda a sequência das duas cartas.

SÃO WENCESLAU - (907-929)

28 DE SETEMBRO
SÃO WENCESLAU - (907-929)

http://www.paulinas.org.br/pub/thumb_cache/150_x_190_13e8f9153cbe16426e47afa3f2745945.gif

O bondoso monarca da Boêmia, Wratislau, antes de morrer, deixou, como herdeiro do trono, seu filho Wenceslau, nascido no ano 907, na atual República Checa. Com isso, despertou em sua mulher, Draomira, a ira e a vingança, pois era ela própria que desejava assumir o governo do país. Se não fosse possível, pretendia entregá-lo a seu outro filho, Boleslau, que tinha herdado o caráter e a falta de escrúpulos da mãe, enquanto Wenceslau fora criado pela avó, Ludmila, que lhe ensinou os princípios de bondade cristã. Por isso, não passava por sua cabeça uma oposição fatal dentro do próprio lar. Assim, acabou assassinado pelo irmão, de acordo com um plano diabólico da malvada rainha.
Mas antes que isso acontecesse, a mãe tomou à força o poder e começou uma grande e desumana perseguição aos cristãos. Assim, por sua maldade e impopularidade junto ao povo, foi deposta pelos representantes das províncias, que fizeram prevalecer a vontade do rei Wratislau, elevando ao trono seu filho Wenceslau.
Imediatamente, seguindo o conselho da avó, Wenceslau levou de volta ao reino o cristianismo.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PELAS MÃES QUE NÃO ACEITAM A VIDA...

27 DE SETEMBRO
PELAS MÃES QUE NÃO ACEITAM A VIDA...

http://www.terra.com.br/istoe-temp/edicoes/1990/imagens/osmisteriosdemaria1_52.jpg

Virgem Mãe Maria.  A Senhora é mãe e assumiu a vocação de mãe com todas as suas conseqüências. Ser mãe é tão importante, tão necessário, tão sublime e tão divino que o próprio Filho de Deus quis ter uma e escolheu a Senhora entre todas as mulheres deste mundo para ser a sua mãe.  E depois que ele voltou para os céus, ele deixou a Senhora como mãe de todos os homens.       Todas as mães desta terra  procuram se espelhar na Senhora para bem desempenhar a vocação e a responsabilidade de serem mães. Em todas as mães deste mundo existe muito da Senhora. E por isso, todos os dias, devem ser dias  para os filhos elevarem suas orações aos céus e pedirem ao Senhor Nosso Deus por suas próprias mães; por elas terem aceitado com amor e carinho a sublime vocação da maternidade física e espiritual.
A Senhora, querida Mãe Maria, deu o seu “Sim” para ser a mãe de Jesus Cristo, e, seguindo o teu exemplo, todas as mães desta terra dão o seu “Sim” para serem mães de cada um de nós.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

MARIA, A CHEIA DE GRAÇA

26 DE SETEMBRO
MARIA, A CHEIA DE GRAÇA

http://www.lovers-poems.com/cards/media/4fa936e97b55c_catolicos-6-santa-maria.gif.pagespeed.ce.SvKCfwIxHd.gif

Todos os dias milhares e milhões de pessoas, a todo momento, fazem suas preces invocando o Santo Nome de Maria, suplicando um favor, agradecendo um pedido recebido pelas mãos maternais de Maria e adorando ao Senhor Nosso Deus por meio de Maria, a Mãe de Jesus, a cheia de graça.
Desde as criancinhas, que balbuciam suas primeiras palavras até os anciãos, no crepúsculo da vida recitam todos os dias, com muita fé e devoção, com muito amor e veneração, a oração da Ave Maria.     Em todos os tempos e lugares, a todo momento, alguém, neste vale de lágrimas, recita uma Ave Maria.  Em quase todas as orações que a nossa santa Igreja recita, orações litúrgicas ou não, lembramos o nome da Santíssima Virgem Maria, a Mãe de Deus e Mãe de todos os homens, e, pelas suas mãos imaculadas, pedimos a Jesus Cristo as graças e favores que necessitamos. Desta forma vemos realizada a profecia feita pela própria Maria sobre si mesma e inspirada pelo Espírito Santo quando, no Magnificat, fez a sua oração de agradecimento  por ter recebido de Deus tantas graças, quando disse: “Engrandece a minha alma o Senhor, e rejubila meu espírito em Deus meu Salvador, porque ele olhou a humildade de sua serva. Eis que desde agora  todas as gerações me chamarão bem-aventurada.” (Lc 1, 46-48).

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SANTO ALBERTO DE JERUSALÉM - (1150-1214)

25 DE SETEMBRO
SANTO ALBERTO DE JERUSALÉM - (1150-1214)

http://instavrareomniainchristo.files.wordpress.com/2013/09/santo-alberto.jpg

Alberto nasceu no ano 1150 em Parma, na Itália, no seio da rica e nobre família Avogrado, dos condes Sabbioneta. Ainda muito jovem, resolveu deixar a vida mundana da Corte, ingressando no Convento dos Cônegos de Santo Agostinho de Mortara, em Pavia. Em pouco tempo, foi eleito prior pelos companheiros e, em 1184, foi nomeado bispo de Bobbio, cargo que recusou porque não se achava preparado e à altura da função.
Porém essa não era a opinião do papa Clemente III, que nesse mesmo ano o encarregou de assumir o bispado de Vercelli. Assim, Alberto não teve como recusar. Assumiu a missão com tanta vontade de fazer um bom ministério que ficou na função por vinte anos, levando o povo local a uma vida de penitência, oração e caridade. Era sempre tão conciliador e justo na intermediação de causas que o imperador Frederico Barbaroxa solicitou seus préstimos para solucionar uma disputa entre Parma e Piacenza, em 1194. Com sua intervenção junto à Sé, em Roma, a desavença chegou ao fim rapidamente.
Passados mais alguns anos de trabalho, em 1205 Alberto foi nomeado patriarca de Jerusalém, cargo que também só aceitou por insistência do papa Inocêncio III.

SÃO GERARDO SAGREDO - (980+1046)

24 DE SETEMBRO
SÃO GERARDO SAGREDO - (980+1046)

http://arquimaringa.org.br/site2/arquivos/img_12838635600.jpg

Gerardo Sagredo, filho de pais ilustres e piedosos, nasceu no ano 980, em Veneza, Itália. Sagrado sacerdote beneditino, foi como missionário para a Corte da Hungria, onde, depois de ser orientador espiritual e professor do rei Estêvão I, uniu-se ao monarca, também santo da Igreja, para converter seu povo ao cristianismo. Decisão que o santo monarca tomou ao retornar do Oriente, onde, em peregrinação, visitara os lugares santos da Palestina.
O rei, então, pediu a Gerardo que o ajudasse na missão evangelizadora, porque percebera que Gerardo possuía os dotes e as virtudes necessárias para a missão, ao tê-lo como seu hóspede na Corte. Educado numa escola beneditina, Gerardo recebeu não só instrução científica como também a formação religiosa: entregou-se de corpo, alma e coração às ciências das leis de Deus e à salvação de almas.
Aliás, só por isso aceitou a proposta do santo monarca. Retirando-se com alguns companheiros para um local de total solidão, buscou a inspiração entregando-se, exclusivamente, à pratica da oração, da penitência e dos exercícios espirituais. Mas assim que julgou terminado o retiro, e sentindo-se pronto, dedicou-se com total energia ao serviço apostólico junto ao povo húngaro.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

BEM-AVENTURADA EMÍLIA TAVERNIER GAMELIN - (1800-1851)

23 DE SETEMBRO
BEM-AVENTURADA EMÍLIA TAVERNIER GAMELIN - (1800-1851)

http://lh4.ggpht.com/_VsL8VkjSZWw/TJjTsR2WIkI/AAAAAAAANog/oqunZaHNoCk/s1600/tavernier.jpg

Fundou as Irmãs da Providência de Montreal.
Emília Tavernier nasceu no dia 19 de fevereiro de 1800, em Montreal, Canadá, última dos quinze filhos de pais humildes, mas virtuosos e trabalhadores.
Quando tinha quatro anos de idade seus pais morreram, então Emília foi confiada a uma tia paterna, que a educou. Desde criança, mostrou grande sensibilidade para com os pobres e miseráveis, demonstrando grande vocação religiosa.
Entretanto, em 1823, casou com João Baptista Gamelin, que compartilhava as suas mesmas aspirações cristãs. Da união nasceram três filhos, que morreram ainda pequeninos. Logo em seguida, também seu marido faleceu. Em meio a essas inúmeras dificuldades, Emília encontrou na Virgem das Dores o modelo para a sua vida de religiosa e abriu o seu coração à caridade misericordiosa para com os necessitados. A sua casa, tornou-se refúgio para pobres, idosos, órfãos, presos, imigrantes, desempregados, surdos-mudos, portadores de deficiência, sendo espontaneamente denominada pela população de "Casa da Providência".
Durante quinze anos multiplicou os seus gestos heróicos, chamando a atenção das autoridades eclesiásticas locais. Em 1841, o bispo de Montreal, Inácio Bourget, foi a Paris e pediu que fôssem enviadas algumas Filhas de São Vicente de Paulo para fundar uma comunidade religiosa, mas não foi escutado.

domingo, 22 de setembro de 2013

BEM-AVENTURADO INÁCIO DE SANTHIÁ - (1686-1770)

22 DE SETEMBRO
BEM-AVENTURADO INÁCIO DE SANTHIÁ - (1686-1770)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBtaWiIr82Ho5Qt4_8Py-MpbP8dt2UFsWkRfP0X4JNP43Loh71oYltVXgogMlb3XKLBjbT31LLDzxt_VSq9K7cFcHPiUImoRGDSigQ_Z0392nOBDy6sYQYOzp9wV3JPpMSu4OibtmwrMHC/s320/Santo+In%C3%A1cio+de+Santhi%C3%A0.jpg

Lourenço Maurício nasceu no dia 5 de junho de 1686, em Santhiá, província de Vercelli, Itália. Era o quarto de seis filhos, da rica família dos Belvisotti, cristã, bem posicionada e muito conceituada socialmente. Aos sete anos, ficou órfão de pai, mas a sua mãe cuidou para que os filhos recebessem uma excelente instrução por meio de um sacerdote piedoso. Assim, além de uma formação literária invejável, ele cresceu na oração e amadureceu a sua vocação sacerdotal.
Completou os estudos teológicos em Vercelli, no ano de 1710. Depois de seis anos de frutuoso ministério sacerdotal, entrou na Ordem dos Frades Capuchinhos, emitindo os votos religiosos em 1717 e tomando o nome de frei Inácio. Desde então, foi enviado para vários conventos, sempre obediente e honrado por poder servir os irmãos da Ordem com a sua humilde pessoa.
Inácio de Santhiá foi enviado para Turim-Monte, em 1727, para ser: prefeito de sacristia e confessor dos padres seculares e dos fiéis paroquianos, tarefa que desempenhou também nos últimos vinte e quatro anos de vida. Nesse ministério, demonstrou toda sua caridade paterna, sabedoria e ciência, adquiridas nos livros e por meio das orações contemplativas. Dedicava os seus dias inteiramente ao serviço do confessionário.

sábado, 21 de setembro de 2013

O ADMINISTRADOR INFIEL

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – C; Cor – Verde; Leituras: Am 8,4-7; Sl 112 (113); 1Tm 2,1-8; Lc 16,1-10

“QUEM É FIEL NAS PEQUENAS COISAS TAMBÉM É FIEL NAS GRANDES”. (Lc 16,10)

Diácono Milton Restivo

http://api.ning.com/files/HP0qmwPthFURdUfp5gnKaPfwcJ4htNQ9s8RVKJpUeTRrK1IEgp5bItV-zygI2nWQ-T-gPsTzOWnnQMVEMoN7QLM7qDyQPHSW/PARABOLAADMINISTRADORINFIEL.jpg

A primeira leitura da liturgia de hoje nos leva ao tempo dos desmandos das autoridades civis, judiciárias, militares e religiosas no reino de Israel do tempo do profeta Amós.
O Profeta Amós nasceu em Técoa, uma aldeia a dez quilômetros ao sul de Belém. Era pastor, sem nenhum estudo teológico, e dele nada sabemos até o momento de sua chamada por Yahweh.
Amós viveu num período de grande riqueza e, ao mesmo tempo de grande desmando e imoralidade reinante entre o povo de Israel.
O rei de Israel, Jeroboão II, conseguira restaurar as fronteiras do reino do norte; havia riqueza e abundância no seu reino, resultantes dos despojos de guerra e de negócios vantajosos feitos com Damasco e com principados ao norte e ao nordeste.
Contudo, juntamente com a prosperidade, da qual a classe baixa, como acontece ainda hoje, não participou em nada, havia um materialismo dominante, caracterizando-se pela exploração dos pobres e imoralidade entre os ricos, que tentavam aplacar a ira de Yahweh com cerimoniais vazios e reuniões de louvações sem sentido, como acontece ainda hoje.

NOSSA SENHORA DA PAZ

21 DE SETEMBRO
NOSSA SENHORA DA PAZ

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9Pq2TYoyfsDabl3-eGOEBS2iPNdU3WCrnJZhLT2M_p8dZy9ABxZg0ZUMcuylEZGMAFt1DD1ztO4Myt4l0TBZBdaB-c3yhbCnrkf4TPzNUxAYTPfPaozl2u9jGVouArovn1rXLIIA86jBl/s400/nsp_9.JPG

Segundo a tradição, no ano de 1682, alguns mercadores encontraram na vila do Mar do Sul salvadorenho uma caixa abandonada; tão bem fechada que não conseguiram abri-la com ferramentas.
Certos de que continha algum objeto valioso, levaram-na para a cidade de São Miguel, onde encontrariam recursos para abri-la. Puseram a caixa no lombo de um burro e iniciaram uma longa e perigosa viagem até chegarem à cidade no dia 21 de novembro.
Visando garantir a posse do provável tesouro, dirigiram-se primeiramente às autoridades do lugar para lhes comunicar o achado; ao passarem diante da igreja paroquial, hoje Catedral, o burro deitou-se por terra decidida a não mais se levantar. Sem nenhum esforço conseguiram abrir a caixa que continha uma formosa imagem de Nossa Senhora com o Menino nos braços.
A origem da imagem permanece misteriosa e envolta em lenda. Nunca se pôde descobrir qual seria o destino daquela caixa, nem como chegou ao território salvadorenho.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SANTA CÂNDIDA - SÉCULO III

20 DE SETEMBRO
SANTA CÂNDIDA 
 

A primeira referência sobre santa Cândida foi encontrada no calendário da Igreja de Córdoba e em alguns documentos da antiga Galícia, ambas na Espanha. Mas foi pela tradição cristã do povo napolitano, na Itália, que se concluiu a história desta santa.
A vida cristã de Cândida iniciou quando ela foi convertida, segundo essa tradição, pelo próprio apóstolo Pedro, de passagem por Nápoles. Naquela época, o apóstolo, com destino a Roma, atravessou Nápoles, onde a primeira pessoa que encontrou na estrada foi a pequena Cândida. Percebeu, imediatamente, que a pobre criança estava doente. Parou e perguntou-lhe se conhecia a palavra de Jesus Cristo. Diante da negativa e em seu ardor de levar a mensagem do Evangelho, Pedro falou-lhe da Boa-Nova, da fé e da religião dos cristãos; curou-a dos males que sofria e a converteu em Cristo.
Assim, Cândida foi colhida pela luz de Deus e curada do físico e da alma. Chegou em casa falando sobre o cristianismo e contando tudo o que o apóstolo Pedro lhe dissera. Muito intrigado e confuso, Aspreno, um parente que a criava, saiu para procurá-lo. Quando se encontraram, com muito zelo Pedro converteu também Aspreno, que o hospedou em sua modesta casa por alguns dias.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

SÃO GENNARO OU JANUÁRIO - + 305

19 DE SETEMBRO
SÃO GENNARO OU JANUÁRIO - + 305
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwsw-YBeIzJ4KSvdtlmF_58-1DRCNgPQsVioMGoMIi6rcvEy7R4fsiY1KLqYqk_q2Y0MvV-u207Dbh8TJUCtAx7l0wo7t6xh5scc32gBaklbxeDG4Xh__j6wfbFl-N1ZxOfoO2Y4tKTTQ/s320/San-Gennaro-Festival-Las-Vegas.gif


A esse santo é atribuído o "milagre do sangue de são Januário", ou Gennaro, como é o seu nome na língua italiana. Durante a sua festa, no dia 19 de setembro, sua imagem é exposta à imensa população de fiéis. Por várias vezes, na ocasião a relíquia do seu sangue se liquefaz, adquirindo de novo a aparência de recém-derramado e a coloração vermelha.
A primeira vez, devidamente registrada e desde então amplamente documentada, ocorreu na festa de 1389. A última vez foi em 1988. O mais incrível é que a ciência já tentou, mas ainda não conseguiu chegar a alguma conclusão de como o sangue, depositado num vidro em estado sólido, de repente se torna líquido, mudando a cor, consistência, e até mesmo duplicando seu peso.
Assim, segue, através dos séculos, a liquefação do sangue de são Januário como um mistério que só mesmo a fé consegue entender e explicar. Por isso o povo de Nápoles e todos os católicos devotam enorme veneração por são Januário.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

DEDICAÇÃO DE MARIA.

18 DE SETEMBRO
DEDICAÇÃO DE MARIA.


Maria é a nossa mãe e o nosso modelo. Diante do Anjo Gabriel Maria se declarou ``a serva do Senhor`` = ``Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra. (Lc 1, 38).
Toda a vida de Maria seria um longo serviço como tinha sido até aquele momento, mas, a partir do momento da anunciação, Maria iria servir a Deus e aos homens de maneira diferente.         
A partir da anunciação e do nascimento do Senhor Jesus, naquela casa pobre, mas cheia de Deus, Maria iria servir a Jesus, seu filho, e a José, seu esposo.
          Mais tarde Jesus diria - ``Não vim para ser servido, mas para servir``. (Mt 20,28), colocando nessa afirmativa, sem dúvida, o modo de proceder de Maria que, em toda a sua vida não fizera outra coisa senão servir, servir a Deus e ao próximo.
A dedicação de Maria não se limitava em dispensar atenção apenas a Jesus, seu filho e José, seu esposo. A dedicação de Maria estendia-se mais longe, estendia-se a todos os habitantes de Nazaré, e depois, a todos os que Maria encontraria até o fim de sua existência nesta terra.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

SÃO CORNÉLIO – PAPA - SÉC. III

16 DE SETEMBRO
SÃO CORNÉLIO – PAPA - SÉC. III


Cornélio nasceu em Roma. Foi eleito para o pontificado, depois de um período vago na cátedra de São Pedro, devido à violenta perseguição imposta pelo imperador Décio. O papa Cornélio foi eleito quase por unanimidade, menos por Novaciano, que esperava ser o sucessor, martirizado por aquele cruel tirano. Assim, Novaciano consagrou-se bispo e proclamou-se papa, isto é, antipapa. Nessa condição, criou-se o primeiro cisma da Igreja. 
A Igreja debatia, internamente, para tentar uma solução definitiva quanto à conduta a ser adotada em relação a um dos seus maiores problemas da época, referente aos "lapsos", nome dado aos sacerdotes e fiéis que renegavam a fé e separavam-se da Igreja durante as perseguições que se impunham aos cristãos. 
Segundo os partidários de Novaciano, Cornélio teria adotado um discurso e uma postura muito indulgente, boa e compreensiva para com os desertores da fé católica. Atitudes que lhe valeram grandes atribulações e incompreensões. Mas a toda essa oposição contou sempre com o apoio incondicional e fiel do bispo Cipriano de Cartago, Argélia, norte da África. 
Entretanto o imperador Décio morreu em combate, sendo sucedido por Galo, que voltou com as perseguições. Assim, o papa Cornélio acabou preso e exilado para um lugar que hoje se chama Cività-Vecchia, em Roma.

domingo, 15 de setembro de 2013

BEM-AVENTURADO ANTONIO (ANTON) MARIA SCHWARTZ - 1852-1929

15 DE SETEMBRO
BEM-AVENTURADO ANTONIO (ANTON) MARIA SCHWARTZ - 1852-1929

http://www.derradeirasgracas.com/images/1.%20O%20Santo%20do%20Dia%20-%20Fotos/Santos%20de%20Setembro%20-%20Fotos/Antonio%20(Anton)%20Maria%20Schwartz%20Bem-aventurado.gif

Fundou a Congregação dos Pios Operários.
Anton, para nós Antonio, nasceu na humilde e cristã família Schwartz, no dia 28 de fevereiro de 1852, em Baden, Áustria, quarto de treze filhos. Seu pai era um simples operário, sem profissão definida, enquanto sua mãe cuidava da casa e dos filhos, que estudavam na escola paroquial daquela cidade. Aos quinze anos, ficou órfão de pai, vivendo uma grave crise pessoal, que durou dois anos.
Em 1869, recuperado, foi estudar na escola popular gratuita dos padres piaristas. Lá, conheceu a obra do fundador, são José Calazans, tornando-se um seu devoto extremado. Mas três anos depois as atividades das escolas pias e da própria Ordem foram suspensas na Áustria. Para completar sua formação, ingressou no seminário diocesano, pois queria seguir a vida religiosa. Nessa época, passou por duas graves enfermidades, ambas curadas, segundo ele, por intercessão de Nossa Senhora.
Em 1875, ordenou-se sacerdote e assumiu o segundo nome. Padre Antônio Maria Schwartz foi capelão por quatro anos, depois viajou para Viena, para promover assistência espiritual aos doentes nos hospitais das Irmãs da Misericórdia de Schshaus.

sábado, 14 de setembro de 2013

O FILHO PRÓDIGO

XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – C; Cor – Verde; Leituras: Ex 32,7-11.13-14; Sl 50; 1Tm 1,12-17; Lc 15,1-32.

"ASSIM COMO O PAI ME AMOU, EU TAMBÉM AMEI VOCÊS” (Jo 15,9).

Diácono Milton Restivo

http://www.resgatejovem.com.br/resgatejovem/wp-content/uploads/2012/03/fotos.php_.jpg

Muitas vezes, nos nossos momentos de reflexão, passam em nossa memória, como num filme repisado, fatos, cenas e histórias ocorridas em nossa infância que, quando a rememoramos, nos invade uma nostálgica saudade. Muitas dessas histórias ainda nos servem como motivo de meditação. Quando leio e medito a parábola do filho pródigo (Lc 15,11-32), recordo quando a professora de religião, a devotada catequista, na minha infância, me preparava para assumir o meu lugar na Igreja de Jesus Cristo, e, no intuito de fazer com que eu e todos os meus coleguinhas de classe entendêssemos de uma só vez o grande amor que o Pai tem por seus filhos e ao mesmo tempo o supremo sacrifício de Jesus Cristo, que morreu, por amor, por todos nós, numa cruz, de maneira clara, precisa e comovente, contava para nós. E essa narrativa era mais ou menos assim:

NOSSA SENHORA DAS DORES - MARIA, A MULHER DA CRUZ

14 DE SETEMBRO
NOSSA SENHORA DAS DORES – MARIA, A MULHER DA CRUZ

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxlbZmL6V5jKLPechAblQ-w37_eRtRRbL1cCpmeRljRqDbQP99Cf5PQvD-aTa870SNmMnCsAxB0iZg_ls5i8pnkEX1AVJlH2TofIs5MkvehghwAzWwKhR7CeXOTxf6IxTiU9G91p3XAEiD/s320/jesus-encontra-sua-mae-na-cruz.jpg

Padre Rufus Pereira - Sacerdote da Arquidiocese de Bombaim (Índia). 

Comemoramos em 14 de setembro a festa da Exaltação da Santa Cruz, onde vimos como Jesus nasceu para morrer, e morrer na cruz, porque desta forma Ele traria salvação e vida  em plenitude ao homem. Compete-nos, agora, falar de uma mulher que nasceu para o sofrimento, por isso o título de Maria como Nossa Senhora das Dores. Se Jesus é o homem compassivo, Maria também é compassiva. Ela passou por todos os sofrimentos que uma mulher pode passar. Ela completou nos seus sofrimentos aquilo que faltou nos sofrimentos de Cristo. Deus também enviou o Anjo Gabriel para anunciar que ela seria a mãe do Salvador, por isso ela foi chamada a completar os sofrimentos de Jesus. O Pai precisava de uma mulher para sofrer. Não quer dizer que faltou algum sofrimento a Jesus, esta é só uma maneira de dizer. Por isso Jesus disse aos discípulos que eles nada poderiam fazer sem Ele e sem Maria. Mas isso só poderá  ‘dar frutos’ se nós seguirmos a Jesus.
Por isso eu quero dizer a vocês que Jesus convidou Maria para fazer parte deste sofrimento, não porque faltava mas para que se tivesse uma idéia maior dos sofrimentos da mulher.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SÃO MAURÍLIO - +453

13 DE SETEMBRO
SÃO MAURÍLIO - +453


Maurílio nasceu na segunda metade do século IV, em Milão, na Itália. Na juventude, viajou para a Gália, agora França, atraído pela fama do bispo mais ilustre de sua época, Martinho de Tours. Naquela época, a região da Gália tinha muito pouco conhecimento do Evangelho. Já existiam vários bispos destacados pelas cidades, mas o cristianismo era um fenômeno particularmente urbano e poucos camponeses tinham acesso aos ensinamentos. A finalidade da missão de Maurílio era essa. Após sua ordenação sacerdotal, saiu em missão para evangelizar os camponeses dos campos mais distantes das cidades. 
Então, Maurílio entregou-se, de corpo e alma, à vida de pregação, sempre pronto a ajudar os pobres e doentes. Seu esforço teve muito êxito, pois, em 423, chegou à sua região uma delegação de camponeses, que lhe pediram para ser o bispo de sua localidade. Maurílio recebeu, então, a sua consagração episcopal e iniciou um ministério que durou cerca de trinta anos. 
Foi assim que Maurílio tornou-se muito respeitado e amado pelos humildes lavradores. A voz da tradição popular conta-nos as histórias de vários prodígios ocorridos por sua intercessão. Com isso ganhou fama de santidade, que foi passada, ao longo do tempo, para as gerações cristãs. 
O que fez com que Maurílio se torna-se padroeiro dos jardineiros foi a sua demora para batizar um menino, que acabou falecendo sem o sacramento. Sentindo-se culpado, abandonou a diocese e foi para a Inglaterra, onde se transformou num jardineiro. Mas ele foi chamado de volta e aceitou continuar seu episcopado.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SANTÍSSIMO NOME DE MARIA

12 DE SETEMBRO DE 2012
SANTÍSSIMO NOME DE MARIA


(Clá Dias, João - Pequeno Ofício da Imaculada Conceição Comentado, Artpress, São Paulo, 1997, p. 299 a 304).

“O Nome  de Maria é nome de salvação para os regenerados, sinal de todas as virtudes, honra da castidade; é o sacrifício agradável a Deus; é a virtude da hospitalidade; é a escola de santidade; é, enfim, um nome completamente maternal”. (São Pedro Crisólogo)
O nome de Maria é como um bálsamo que corre agradavelmente sobre os membros dos enfermos e os penetra com eficácia. Ele é semelhante a este óleo que, por suas unções, reanima e suaviza, dá força, flexibilidade e saúde. Mais do que o nome de todos os Santos. O nome de Maria nos repousa de nossas fadigas, cura todos os nossos males, ilumina nossa cegueira, comove nosso endurecimento e nos encoraja em nossos desânimos.              

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MARIA, PORTADORA DA PAZ

11 DE SETEMBRO
MARIA, PORTADORA DA PAZ


``A paz esteja com vocês``. (Jo 20,19). Foi esta a saudação que o Senhor Jesus dirigiu aos seus apóstolos e discípulos quando eles estavam escondidos depois da morte do Senhor, dentro de uma casa, com as portas e janelas trancadas, com medo dos judeus.
``A paz esteja com vocês``, (Jo 20,19), disse Jesus por duas vezes para aqueles homens apavorados e descrentes.
Quando eles viram e confirmaram que era Jesus, ficaram contentes. Onde quer que estivesse o Senhor Jesus, ali estava a paz.
Jesus é a própria paz. A sua presença, a sua palavra, o seu olhar, tudo o que partia de Jesus inspirava paz e segurança. E essa paz verdadeira começou a se fazer sentir na terra depois da encarnação do Senhor Jesus no ventre sacrossanto da Santíssima Virgem Maria, a mulher mais pura e santa e que ele escolhera para ser sua mãe.
Essa paz, através de Maria, Jesus levou à Isabel, mãe de João Batista. Quando Maria foi visitar Isabel depois da anunciação, Isabel sentiu tamanha paz  que não se conteve e, em alta voz, bendisse a Maria, aquela que, naquele momento, era o sacrário vivo do Filho de Deus, dizendo = ``Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre. De onde me vem esse privilégio de que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Porque logo que a voz de tua  saudação chegou aos meus ouvidos, o menino saltou de alegria em meu ventre. Bem-aventurada tu que acreditaste porque hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas.`` (Lc 1,43-45).

terça-feira, 10 de setembro de 2013

ESPOSAS E MÄES, MARIA NO LAR...

10 DE SETEMBRO
ESPOSAS  E  MÄES,  MARIA  NO LAR...


O exemplo mais digno e vivo que temos de Maria em nossos dias e no nosso meio, são as donas de casa, as nossas esposas, as nossas mães, que hoje cumprem com os seus deveres matrimoniais, com suas obrigações de casa, com a educação de seus filhos e com os cuidados com o marido.
Você, minha irmã, que é esposa, que é mãe, você que mora na cidade ou no sítio, no centro ou na zona rural, que levanta cedo para preparar o café da família, cuidar do almoço dos que vão trabalhar na roça, no comércio, nas suas profissões liberais ou de empregados, ou em qualquer outra atividade.          Você minha irmã, que é esposa e mãe, que já de madrugada, de manhã bem cedo, está atarefada com suas obrigações domésticas de esposa, mãe e dona de casa,, você é o exemplo mais digno e vivo que temos no nosso meio de Maria, a mãe de Jesus.
Você, mãe e esposa, com Maria, é a continuação de Deus no seio da família, é a vontade de Deus que se faz presente no lar, é a aceitação da vida com todos os seus problemas, dificuldades, dores, tristezas e alegrias. Maria se entregava totalmente nas mãos de Deus até nos mais simples serviços domésticos. 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

COMO DEVEMOS AMAR MARIA.

09 DE SETEMBRO
COMO DEVEMOS AMAR MARIA.

http://virgemimaculada.files.wordpress.com/2011/09/baby_jesus.jpg?w=812

Como é divino falarmos de Maria, a mãe do Verbo Divino que se fez carne e veio habitar entre nós, falarmos da Mãe do Filho de Deus, falarmos da nossa querida Mãe. Jamais poderemos nos cansar de falarmos de Maria, a Nossa Senhora, a nossa Mãe, a Mãe do nosso Deus e Senhor, Jesus Cristo.
Jamais poderemos deixar de amar a nossa Mãe, que, antes que nós, foi amada pelo próprio Deus feito homem e, como dizia São Maximiliano Maria Kolbe - ``Procure amar a Nossa Senhora o tanto que você quiser e mais do que você puder.``
Santa Terezinha do Menino Jesus nos deixa escrito em seu livro, História de uma Alma, que o menor caminho que nos leva a Jesus Cristo, é Maria.
São Bernardo dizia em suas pregações que jamais ouvira dizer que qualquer pessoa que tenha recorrido à proteção da Virgem Maria, não tivesse sido atendida. Maria é o nosso socorro, é o refúgio dos pecadores, é o auxílio dos cristãos, é a saúde dos enfermos.

domingo, 8 de setembro de 2013

ANIVERSÁRIO DE MARIA

08 DE SETEMBRO
ANIVERSÁRIO DE MARIA

http://4.bp.blogspot.com/-mSPVFkPdcec/UY8wwuBV2DI/AAAAAAAACuU/_PNsm5_VAJI/s320/mae-de-deus.jpg

Hoje é dia 08 de setembro. Para todos nós que amamos Maria, e que dedicamos a ela uma devoção filial, hoje, 08 de setembro, é um dia muito especial, poderíamos até dizer que é um dia de festa, mas realmente é um dia de festa, de alegria.
A nossa Santa Igreja comemora hoje a festa da Natividade de Nossa Senhora, ou, traduzindo isso em miúdos, é o dia do aniversário natalício de Maria. Assim como a nossa Igreja está em festas, o céu também está em festa, porque comemoramos uma data muito especial, muito importante, que somente é lembrada por aqueles que amam de verdade Maria Santíssima.
É o dia do aniversário natalício de Maria, é o dia do aniversário da Mãe de Deus e nossa Mãe.  

sábado, 7 de setembro de 2013

“QUEM PODE CONHECER A VONTADE DE DEUS?” (Sb 9,13).

XXIII DOMINGO COMUM
Ano – C; Cor – verde; Leituras: Sb 9,13-19; Sl 89; Fm 9b-10.12-17; Lc 14,25-33.

“SE ALGUÉM VEM A MIM, E NÃO DÁ PREFERÊNCIA MAIS A MIM QUE AO SEU PAI, À SUA MÃE, À MULHER, AOS FILHOS, AOS IRMÃOS, ÀS IRMÃS, E ATÉ MESMO À SUA PRÓPRIA VIDA, ESSE NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO”. (Lc 14,26).

Diácono Milton Restivo


Sabedoria e um dos livros deuterocanônicos da Bíblia. Isso quer dizer que não é aceito pelos seguimentos protestantes e não se encontra nas suas Bíblias. Possui 19 capítulos. É normalmente atribuído a Salomão, porém estudos indicam que foi escrito por um judeu de Alexandria.
O Livro da Sabedoria é, por ordem cronológica, o último livro do Antigo Testamento. Embora atribuído a Salomão, devido à fama de grande sábio do rei hebreu do século IX aC, sabe-se que o verdadeiro autor da Sabedoria foi um judeu de Alexandria que viveu no século I aC e que o teria escrito pelo ano 50 aC. O livro da Sabedoria não consta da Bíblia protestante, mas é usado e referenciado em muitas passagens do Novo Testamento, tanto nos Evangelhos como nos escritos dos apóstolos.
Na liturgia de hoje o livro da Sabedoria faz uma pergunta inquietante: “Quem pode conhecer a vontade de Deus? Quem pode imaginar o que o Senhor deseja?” (Sb 9,13).
É muito comum ouvirmos pessoas dizerem: “Seja o que Deus quiser”. Outras vezes, para justificar alguma coisa incompreensível ou injustificável, é dito: “Foi a vontade de Deus”. Na oração do Pai Nosso dizemos: “Seja feita a vossa vontade...”.

SANTA REGINA - 238-251

 
07 DE SETEMBRO
SANTA REGINA - 238-251


Regina ou Reine, seu nome no idioma natal, viveu no século III, em Alise, antiga Gália, França. Seu nascimento foi marcado por uma tragédia familiar, especialmente para ela, porque sua mãe morreu durante o parto. Por essa razão a criança precisou de uma ama de leite, no caso uma cristã. Foi ela que a inspirou nos caminhos da verdadeira fé e da virtude. 
Na adolescência, a própria Regina pediu para ser batizada no cristianismo, embora o ambiente em sua casa fosse pagão. 
A cada dia, tornava-se mais piedosa e tinha a convicção de que queria ser esposa de Cristo. Nunca aceitava o cortejo dos rapazes que queriam desposá-la, tanto por sua beleza física como por suas virtudes e atitudes, que sempre eram exemplares. Ela simplesmente se afastava de todos, preferindo passar a maior parte do seu tempo reclusa em seu quarto, em oração e penitência. 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

AINDA NÄO AMAMOS SUFICIENTEMENTE MARIA

06 DE SETEMBRO
AINDA NÄO AMAMOS SUFICIENTEMENTE MARIA

http://2.bp.blogspot.com/-dNt9WEHfNeY/UY9O0FdD7PI/AAAAAAAAAd0/l5fLCOSaEHM/s1600/diasdasmaes.gif

Como é gostoso falar de Maria., a Nossa Senhora, a Senhora escolhida por Deus desde o início dos tempos  para ser a mãe do Salvador, do Messias, para ser a Mãe do Filho de Deus que se fez carne e veio habitar entre nós.
Como é gostoso falar de Maria, essa boa Mãe do céu, que aprendemos a amar desde pequeninos, que aprendemos a venerar a partir das primeiras orações que aprendemos, sentados no colo  de nossa mãe ou de nossa avó. A cada dia que passa mais medito sobre Maria, mais entendo a sua missão de servir como Medianeira de todas as graças entre Deus e nós, os homens.
Por meio de Maria nos veio a Salvação personificada em Jesus Cristo.
Quando medito sobre Maria, mais a amo por sua entrega total a Deus e por se fazer disponível para que, por meio dela nos viesse o próprio Deus para ser o nosso Salvador, o nosso Redentor. Não entendemos ainda suficientemente o que Maria fez e faz por nós, e jamais chegaremos entender plenamente tudo o que Maria fez para que o gênero humano fosse tirado da condição de escravo  do pecado para ser elevado a condição de filho de Deus, pela vida, paixão e morte de seu Divino Filho. Maria está sempre presente em nossa vida.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

SÃO LOURENÇO JUSTINIANO - 1381-1455

05 DE SETEMBRO
SÃO LOURENÇO JUSTINIANO - 1381-1455

http://www.derradeirasgracas.com/images/1.%20O%20Santo%20do%20Dia%20-%20Fotos/Santos%20de%20Setembro%20-%20Fotos/S%C3%A3o%20Louren%C3%A7o%20Justiniano.gif

Filho da nobre família Justiniano, Lourenço nasceu em Veneza, no dia 1º de julho de 1380.
Desde cedo, já manifestava seu repúdio ao orgulho, à ganância e à corrupção que havia em sua terra natal. Na adolescência, teve uma visão da Sabedoria Eterna e decidiu dedicar-se à vida religiosa. Sua única ambição era amar e servir a Deus. Procurando o aprimoramento espiritual, tornou-se um mendigo em sua cidade, chegando a esmolar na porta da casa de seus próprios pais. A vanguardista Veneza do século XV era um efervescente laboratório de reforma católica, destinado a produzir frutos preciosos. Um deles foi Lourenço Justiniano. 
Aos dezenove anos de idade ele era considerado um modelo de virtude, austeridade e humildade. Em 1404, já diácono, uniu-se a outros sacerdotes e ingressou no Mosteiro de São Jorge, em Alga, para viver em comunidade com eles, depois reconhecidos como "Companhia dos Cônegos Seculares", pioneiros do esforço reformador. Tornou-se sacerdote em 1407 e dois anos depois foi eleito superior da Comunidade de São Jorge, em Alga. Não era um bom orador, em contrapartida tornava sua pregação eficiente com sua dedicação ao mistério do confessionário, seu exemplo de humilde mendicante e seu trabalho de escritor incansável.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

MARIA SEM COROA

04 DE SETEMBRO
MARIA SEM COROA


Todos nós, que amamos Maria, a Nossa Senhora, amamos sobremaneira ao Senhor Nosso Deus e nos esforçamos para amá-lo mais e mais a cada dia que passa. Tudo o que fazemos deve ser sempre para a maior glória de Deus    Amamos Maria porque o Senhor Nosso Deus a amou primeiro que nós.
Manifestamos nosso amor por Maria de muitas maneiras.
Cada um de nós tem uma maneira especial de manifestar o seu amor pela boa mãe do céu.
Já nos acostumamos ouvir muitas pessoas dizerem - ``COMO É BOA NOSSA SENHORA`` -.           Como é boa a nossa Maria.   Todos nós, que desejamos alguma melhora na nossa vida, ou na vida de alguém da família, ou de algum amigo ou amiga, de alguma pessoa que amamos, todos que desejamos a vinda de melhores dias, de um emprego, uma graça para vencermos um defeito particular, ou um pedido com lágrimas para a conversão do marido, filho, pais, irmãos ou amigos, quando precisamos de uma grande graça,  não hesitamos e logo corremos aos pés de Maria e dificilmente de lá saímos sem que a Virgem tenha atendido ao nosso pedido ou nos dado forças para superar o problema.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

SÃO GREGÓRIO MAGNO PAPA - 540-604

03 DE SETEMBRO
SÃO GREGÓRIO MAGNO PAPA - 540-604

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/6e/Papa_Gregorius_I_Magnus.jpg/200px-Papa_Gregorius_I_Magnus.jpg

Pedro foi "a pedra" sobre a qual o cristianismo se edificou. Mas para isso foi usada uma argamassa feita da dedicação e da fé de muitos cristãos que o sucederam. Assim, a Igreja Católica se fez grande devido aos grandes papas que teve, dentre os quais temos o papa Gregório, chamado "o Magno", ou seja, o maior de todos, em sabedoria, inteligência e caridade. 
Nascido em 540, na família Anícia, de tradição na Corte romana, muito rica, influente e poderosa, Gregório registrou de maneira indelével sua passagem na história da Igreja, deixando importantíssimas realizações, como, por exemplo, a instituiuição da observância do celibato, a introdução do pai-nosso na missa e o famoso "canto gregoriano". Foi muito amado pelo povo simples, por causa de sua extrema humildade, caridade e piedade.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

BEM-AVENTURADA INGRID - SÉC. XIII

02 DE SETEMBRO
BEM-AVENTURADA INGRID - SÉC. XIII

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhM659cyWCDbDfES5TvaLpPo-U1Y2JPamHd45_6p8ocyKHsOvOKPjHE9xLlBrFAXyI8KO8GOt63Ymwb67zExMUNDwGKOOrMtNYjb3RH8GvzOAfoqKDwNu2Dz_jj8Ac91Vss0P-ZoMGqKjY/s1600/Beata+Ingrid+de+Sk%C3%A4nninge+%2B+1282.jpg

Ingrid nasceu perto da metade do século XIII, na nobre família Elovsdotter, na Suécia. Cristãos fervorosos, os pais deram a ela e aos outros filhos uma educação digna dos fidalgos e no rigoroso seguimento de Cristo.
A menina, desde os primeiros anos de vida, mostrou-se muito virtuosa, amável, caridosa e pia, surpreendendo a todos com seu cândido ideal religioso. No início da adolescência, como era costume da época, teve de contrair um riquíssimo casamento.
Mesmo contrariando sua vocação, ela aceitou tudo com humilde resignação, mas não deixou que o mundo de luxo, futilidades e poder contaminassem sua alma, apesar de ter de conviver nele. Continuou, serenamente, a cuidar das obras de caridade que fundara para os pobres e doentes abandonados, os quais atendia pessoalmente. Possuindo dons especiais de profecia e cura, gozava, entre a população, da fama de santidade. Ingrid enviuvou pouco tempo depois.
Assim, decidiu fazer uma longa peregrinação para a Terra Santa, acompanhada por sua irmã mais velha e algumas damas da corte. Ali seu amor ao Senhor Jesus aumentou ainda mais, alimentando o seu desejo de consagrar-se à vida religiosa.