quarta-feira, 17 de setembro de 2014

SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE FALA DE MARIA

SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE FALA DE MARIA


Se quisermos conhecer bem Maria, a Mãe de Deus e Nossa Mãe, precisamos conhecer bem os santos Evangelhos, precisamos entender o que os Santos e Profetas do Antigo Testamento falaram da Virgem  que já estava predestinada, desde a criação do mundo, mesmo sendo Virgem, para ser a Mãe do Verbo de Deus que se faria homem e habitaria entre nós.
Se quisermos conhecer bem Maria, precisamos procurar leituras dos grandes santos que muito amaram Maria e que divulgaram a sua devoção.
E quantos santos honramos nos nossos altares que se santificaram pela devoção que tiveram à Santa Mãe de Deus e nossa Mãe.
Quantos livros temos que nos fazem conhecer mais e melhor Maria, a Mãe de Jesus.     
E, bem a propósito li um artigo sobre Maria, a Imaculada, escrito por um de seus grandes devotos, São Maximiliano Maria Kolbe, e, nesse artigo, São Maximiliano escreveu o seguinte:
“Quando você procura ler alguma coisa sobre a Imaculada, não se esqueça que você está entrando em contato com uma pessoa viva, que lhe ama, e que ela é perfeita e sem mancha alguma. Lembre-se, também, que as palavras lidas não estão ao alcance de exprimir quem ela é na verdade, pois as palavras são humanas, tiradas dos conceitos terrestres, enquanto que a Imaculada é uma criatura pertencente  totalmente a Deus e daí, de alguma maneira superando infinitamente tudo o que lhe rodeia. A Imaculada própria vai se revelar a você através das frases lidas; ela vai sugerir a você os pensamentos, considerações e sentimentos, que nem o próprio autor do texto os vislumbrava... Afinal, saiba que: quanto mais limpa for a sua consciência, quanto mais frequente for a sua consciência lavada pela penitência, tanto mais seus conceitos a respeito da Imaculada estarão se aproximando da verdade. Reconheça, também, com sinceridade, que sem a ajuda da Imaculada você não poderá prosseguir no conhecimento dela, e muito menos no seu amor. Só a  Imaculada tem que lhe iluminar e atrair o seu coração para si mesma. Daí, lembre-se que o fruto da leitura  dependerá da sua oração dirigida à Imaculada. Não comece, então, a ler, antes de rezar; não pretenda ler muito. Intercale sempre a leitura com a elevação do seu coração para a Imaculada, e você sentirá quantos sentimentos despertarão no seu coração. Quando você terminar a leitura, confie à Imaculada o fruto dessa leitura.”
Que conselhos maravilhosos nos dá um santo que viveu só para amar Maria, a Imaculada, como ele a chamava. São Maximiliano Maria Kolbe nos revela, nesses seus conselhos, o grande segredo dos grandes santos de como se pode conhecer mais e melhor Maria, a Imaculada.
Ninguém jamais, neste mundo de Deus, escreveu de Maria o que realmente ela é.
Qualquer coisa que escrevemos sobre Maria, por mais bela ou tocante que seja, jamais chegará aos pés da verdadeira beleza que é Maria, e jamais conseguiremos retratar numa folha de papel o que Maria foi, é ou será.
Em tudo o que escrevemos, falamos ou ouvimos falar de Maria, está o nosso conceito material, e para se falar dignamente de Maria precisamos nos revestir das vestes divinas, de palavras de anjos, de conceitos celestes e de entendimento sobrenatural.
Os santos que provaram isso e que escreveram e pregaram sobre Maria é quem nos dão testemunho de que Maria é muito mais do que tentou proclamar qualquer santo.
O que nos resta fazer é nos entregar de corpo e alma a essa Santíssima Mãe e abrir o nosso coração para que ela própria se identifique e nos ensine qual é a melhor maneira e o melhor caminho para amá-la e honrá-la, porque amando-a e honrando-a retamente estaremos também com uma maior compreensão amar e honrar seu Divino Filho, Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário