quarta-feira, 22 de outubro de 2014

DEVOÇÃO À MARIA

DEVOÇÃO À MARIA


“A devoção à Maria é um caminho fácil, curto, perfeito e seguro para chegar à união com Nosso Senhor, e nisso consiste a perfeição do cristão. A devoção à Maria é um caminho fácil, e um caminho que Jesus Cristo abriu quando veio a nós e no qual não há obstáculo que nos impeça de chegar a ele. Podemos chegar a Jesus por outros caminhos, é verdade, mas por esses outros caminhos encontram-se muitas cruzes e mortes estranhas, e muito mais impecílios que dificilmente se vencem.          Ir a Jesus sem ser por meio de Maria, será preciso passar por noites escuras, por combates e agonias terríveis, escalar montanhas escarpadas, pisando espinhos agudos, atravessar desertos horríveis, enquanto que, se formos a Jesus por meio de Maria, no caminho que Maria nos ensina, passa-se com muito mais doçura e tranquilidade. No caminho de Maria se encontram, sem dúvida, rudes combates a travar e dificuldade enormes dificuldades a vencer. Mas, essa boa mãe e Senhora está sempre tão próxima e presente a seus fieis servos para iluminá-los nas trevas, esclarecê-los em suas dúvidas, encorajá-los em seus receios, sustentá-los em seus combates e dificuldades, que, em verdade, este caminho virginal para chegar a Jesus Cristo é um caminho de rosas e de mel em vista de outros caminhos... Algum devoto de Maria poderá então nos perguntar:- “Então, porque é que os verdadeiros devotos de Maria tenham de enfrentar tantas ocasiões de sofrer, e sofrem muito mais do que os outros que não são devotos de Maria?”
            Muitos contradizem, desprezam, perseguem caluniam, e até não suportam  aqueles que seguem verdadeiramente a devoção à Maria. E esses devotos de Maria chegam  até a dizer:- “Se esta devoção à Maria  torna mais fácil o caminho que conduz a Jesus Cristo, porque então que ela é tão desprezada (e porque é que todo mundo  não a segue?). (Poderíamos responder que é) bem verdade que os mais fieis servos da Santíssima Virgem Maria, porque são dela os grandes favoritos, recebem dela os maiores favores e graças do céu, isto é, as cruzes; mas afirmo que são também  os fieis servidores de Maria que levam essas cruzes com mais facilidade, com mais mérito e glória; e ainda mais, onde outro qualquer (que não é devoto de Maria) pararia e cairia mil vezes, os verdadeiros devotos de Maria não se deteriam, e, muito pelo contrário, avançam sempre, porque esta boa mãe, cheia de graça e unção do Espírito Santo, adoça todas as cruzes que para os seus devotos talha, no mel de sua doçura maternal e na unção do puro amor; e desta maneira os devotos de Maria suportam todas as cruzes que lhes são enviadas do céu mais alegremente. Esta devoção à Santíssima Virgem Maria é um caminho curto para encontrar Jesus Cristo, porque nesse caminho temos a certeza que não nos extraviaríamos e nele marchamos  com mais alegria e facilidade e, consequentemente, com mais prontidão. Avançamos mais em pouco tempo de submissão e dependência a Maria do que em anos inteiros de vontade própria e contando apenas com o próprio esforço, pois o homem obediente e submisso à Maria Santíssima cantará vitórias conseguidas sobre os seus inimigos. Os devotos de Maria  encontrarão pelo seu caminho muitos obstáculos que tentarão afastá-los da Virgem Santíssima para impedi-los de avançar ou obrigá-los a recuar, ou derrubá-los; mas os verdadeiros devotos de Maria, apoiados, auxiliados e guiados por essa boa mãe jamais irão cair e nem recuar, e muito menos atrasar, porque avançarão sempre a passos de gigante em direção de Jesus Cristo, pelo mesmo caminho que, como está escrito, Jesus trilhou para vir até nós em largos passos e em pouco tempo.”
(do livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria de São Luiz Maria Grignon de Montfort - pgs de 145 a 154)

Nenhum comentário:

Postar um comentário