quinta-feira, 23 de outubro de 2014

MARIA, A CHEIA DE GRAÇA

MARIA, A CHEIA DE GRAÇA


Todos os dias milhares e milhões de pessoas, a todo momento, fazem suas preces invocando o Santo Nome de Maria, suplicando um favor, agradecendo um pedido recebido pelas mãos maternais de Maria e adorando ao Senhor Nosso Deus por meio de Maria, a Mãe de Jesus, a cheia de graça.
Desde as criancinhas, que balbuciam suas primeiras palavras até os anciãos, no crepúsculo da vida recitam todos os dias, com muita fé e devoção, com muito amor e veneração, a oração da Ave Maria.     Em todos os tempos e lugares, a todo momento, alguém, neste vale de lágrimas, recita uma Ave Maria.  Em quase todas as orações que a nossa santa Igreja recita, orações litúrgicas ou não, lembramos o nome da Santíssima Virgem Maria, a Mãe de Deus e Mãe de todos os homens, e, pelas suas mãos imaculadas, pedimos a Jesus Cristo as graças e favores que necessitamos. Desta forma vemos realizada a profecia feita pela própria Maria sobre si mesma e inspirada pelo Espírito Santo quando, no Magnificat, fez a sua oração de agradecimento  por ter recebido de Deus tantas graças, quando disse: “Engrandece a minha alma o Senhor, e rejubila meu espírito em Deus meu Salvador, porque ele olhou a humildade de sua serva. Eis que desde agora  todas as gerações me chamarão bem-aventurada.” (Lc 1, 46-48).
              E todos nós, que amamos verdadeiramente Maria, que reconhecemos nela a verdadeira mãe de Deus, porque Jesus Cristo é Deus e Maria é mãe verdadeira de Jesus Cristo, e, bem por isso, ela é mãe de Deus, e, por conseguinte, a nossa mãe, porque o Senhor Jesus nos deu Maria como mãe nas dores do Calvário, por isso, em todos os lugares e em qualquer circunstância e a qualquer momento temos o dever, a obrigação e a alegria de louvar  a Mãe de Deus através da oração recitada pelo Anjo Gabriel quando da anunciação de Maria e, por Isabel, quando da visitação de Maria à sua prima já idosa que se encontrava grávida de João Batista.

Quem primeiro recitou  a oração da Ave Maria foi o próprio Senhor Nosso Deus.         
O Anjo Gabriel foi o mensageiro  do Senhor, e o mensageiro, quando dá a sua mensagem, repete na íntegra a notícia ditada pela boca de quem o enviou.
Então, por meio do mensageiro, o Anjo Gabriel, foi o próprio Senhor Nosso Deus quem saudou Maria, dizendo: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco” (Lc, 1, 28).             
Depois, Isabel inspirada que foi pelo Divino Espírito Santo, servindo de instrumento nas mãos de Deus, diria: “Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre”. (Lc 1, 42).          Estava composta ai a primeira parte da oração da Ave Maria.       
A oração feita por Deus foi recitada pela primeira vez parte pelo Anjo Gabriel e parte por Isabel.   E os cristãos, desde o início da nossa Santa Igreja, recitam com muito amor e veneração essa primeira parte da Ave Maria.           
E por muito tempo todos os devotos de Maria recitavam apenas essa primeira parte, que é a parte bíblica, até que um dia sentiram a necessidade de fazerem um pedido mais pessoal, uma súplica mais íntima, e o próprio povo, sentindo a necessidade de se colocar mais sob a proteção maternal de Maria, completaram a oração da Ave Maria com a oração da Santa Maria.
Finalmente os primeiros cristãos buscando em Maria proteção durante toda a vida como na hora da morte, e inspirados também pelo Espírito Santo, através de um grito de socorro completam a oração da Ave Maria com o “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém” Estava ai completada a oração da Ave Maria para ser rezada por todos os séculos dos séculos...
A oração da Ave Maria é uma oração ditada pelo próprio Senhor Nosso Deus e, através dessa oração, cumpre-se a afirmativa de Maria, quando disse: “E hoje em diante todas as gerações me chamarão bem-aventurada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário