segunda-feira, 20 de outubro de 2014

NOSSA SENHORA TRÊS VEZES ADMIRÁVEL DE SCHOENSTATT

NOSSA SENHORA TRÊS VEZES ADMIRÁVEL DE SCHOENSTATT


Schönstatt é uma região da cidade de Vallendar, próximo de Coblença, Alemanha. É o centro e origem mundial do Movimento. Diariamente, peregrinos do mundo inteiro vão ao Santuário Original, considerado um lugar mariano de peregrinação.
Em Schoenstatt, Alemanha, o Padre Jose Kentenich e um grupo de alunos realizou uma aliança de amor com Nossa Senhora em 18 de outubro de 1914. No Santuário de Schoenstatt, Maria Santíssima é venerada como Mãe rainha e vencedora três vezes admirável de Schoenstatt.
MÃE, porque ela nos foi dada como mãe pelo próprio Cristo na cruz. RAINHA, porque é mãe de Cristo, o Rei do Universo. VENCEDORA, porque Deus lhe concedeu o poder de vencer e triunfar em todas as batalhas contra os poderes diabólicos.
Três Vezes Admirável pela grandeza de sua posição junto à Trindade, como filha predileta do Pai, mãe do Filho e esposa do Espírito Santo. Também por ser Mãe de Deus, Mãe do Redentor e Mãe dos Remidos. De Schoenstatt porque é o nome do lugar escolhido para estabelecer esse Santuário.
Schoenstatt significa “Belo Lugar”. A imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt é enviada a partir do Santuário em Schoenstatt para visitar seus filhos, especialmente em seus lares. As famílias recebem a imagem Peregrina e são chamadas a transformar seus lares em um “belo lugar”, num pequeno Santuário, numa Igreja Doméstica.
           O Padre Kentenich, fundador deste movimento, passou vários anos no campo de Concentração nazista de Dachau e seu amor pela Igreja foi duramente provado em tempos de pouca compreensão hierárquica às novas correntes espirituais e vitais. Faleceu no dia 15 de Setembro, na Igreja da Adoração sobre o Monte Schoenstatt, em 1968.
Por meio da Campanha da Mãe Peregrina unem-se atualmente a Schoenstatt milhões de pessoas em mais de 90 países e presentes nos 5 continentes.
O Movimento, fundado pelo Padre Kentenich, tem como objetivo a renovação religiosa e moral do mundo, por meio da educação de homens novos, por isso, colabora principalmente para as pessoas a conseguirem uma auto-educação a fim de melhorarem as suas vidas e a formarem-se como pessoas fortes, livres e responsáveis.
O centro de espiritualidade do Movimento é o santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no qual Maria está presente como a grande educadora, com a missão de gerar novamente Cristo no coração de muitas pessoas. Ali ela oferece especialmente a graça do abrigo espiritual, da transformação interior e da frutuosidade no apostolado.
Sua organização abrange todos os estados de vida e todas as idades. Organizado em colunas: sacerdotes, famílias, mulheres e homens. Com graus diferentes de pertença ao Movimento, desde os Institutos Seculares com o contrato jurídico e a vivência dos Conselhos Evangélicos, até os peregrinos que temporariamente visitam o Santuário. São mais de 25 ramificações, formados por pequenos grupos, enlaçados pela Aliança de Amor.
No Brasil, o Fundador Pe. José Kentenich inaugurou um Santuário em Santa Maria (RS) no dia 11 de abril de 1948.
No ano de 1950 o Diácono João Pozzobon, residente na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul,  recebeu uma imagem da Mãe Três Vezes Admirável para levá-la às famílias e rezar o terço com as mesmas. A imagem foi-lhe dada pela Irmã Maria Terezinha Gobbo, na época responsável pelo Movimento de Schoenstatt no Brasil. O Diácono João caminhou mais de 140.000 km para levar a imagem Peregrina às famílias em seus lares, bem como hospitais, escolas e presídios, incentivando a devoção do rosário e a frequência aos sacramentos.
Em 1979 a partir da visita do Diácono João a Roma e a Schoenstatt com a imagem Peregrina o movimento assumiu dimensões mundiais crescendo rapidamente nos últimos anos. O Diácono João dedicou-se a família e a sua missão mariana, graças a ele, várias famílias recebem a Imagem da Mãe Peregrina, portadora das Graças do Santuário de Schoenstatt.
No dia 27 de junho de 1985 o Diácono João Pozzobon, com 71 anos de idade, foi atropelado por um caminhão numa estrada, a caminho da Missa, a 50 metros da entrada do Santuário, com a Imagem da Mãe Peregrina nas mãos. Suas últimas palavras foram: "Misericórdia, Senhor! Mãe, misericórdia! Eu vou morrer! Ajudem-me, eu não posso mais!" O Diácono João Pozzobon carregou a Imagem da Mãe Peregrina, de 11 quilos, por 35 anos, numa caminhada de, aproximadamente, 140.000 quilômetros. A Imagem que o Diácono João levava pesava 11 quilos e sua maleta com objetos de uso pessoal pesava 8 quilos. Ao todo, seu João carregava diariamente 19 quilos. Costumava andar 15 quilômetros por dia, com a Imagem sobre o ombro esquerdo. Esse hábito lhe causou um calo no ombro e duas costelas deslocadas, ao longo de vários anos de caminhada.
A Imagem Peregrina tem moldura no formato que lembra a silhueta do Santuário em Schoenstatt. A Mãe de Deus vai ao encontro dos homens, trazendo Jesus nos braços, para caminhar com eles ao encontro de Deus, nosso Pai amoroso.
É necessário preparar os corações para acolher Maria, a Mãe Três Vezes Admirável, lembrando que ela traz Jesus nos braços, seu Divino Filho, que nos traz suas graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário