terça-feira, 30 de setembro de 2014

COMO DEVEMOS REZAR

COMO DEVEMOS REZAR


Orar é a maneira que temos de conversar, de nos comunicar com Deus Pai em nome de Jesus Cristo.        Toda oração feita com fé, humildade e no mais profundo do coração, não tenhamos dúvidas, o Senhor Nosso Deus está nos ouvindo e, com certeza, de acordo com a sua Santíssima Vontade e Providência Divina, atenderá as nossas súplicas.
O escritor sagrado nos garante isso, quando diz: “Pois o Senhor é um juiz que não faz acepção de pessoas. Ele não considera as pessoas em detrimento ao pobre, ouve o apelo do oprimido. Não despreza a súplica do órfão, nem da viuva que derrama seu pranto. Não correm as lágrimas da viuva pelas faces e o seu grito não é contra aquele que as provoca? Aquele que serve a Deus de todo o seu coração é acolhido e o seu apelo sobe até as nuvens. A oração do humilde penetra as nuvens e enquanto não chega lá, ele não se consola. Não se retirará dai enquanto o Altíssimo não puser nela os olhos, fizer justiça aos justos, restabelecer a equidade.” (Eclo 35,12-18).
  Encontramos passagens de incentivo e perseverança à oração em todas as Sagradas Escrituras. O Antigo Testamento está repleto de extrema confiança e esperança total na vinda do Reino de Deus e, por isso, os escritores sagrados não se cansam de nos incentivar na prática da oração constante, dando-nos a certeza de que o Senhor Nosso Deus está sempre atento aos nossos pedidos e súplicas, aos pedidos dos pobres, dos humildes, dos injustiçados, dos sofredores, dos órfãos, das viúvas, dos desamparados, enfim, o Pai ouve sempre as súplicas daqueles que não encontram consolo neste vale de lágrimas, porque: “A oração do humilde penetra as nuvens.” (Eclo 35,17).

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ARCANJOS SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL

ARCANJOS SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL


O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões - Miguel, Gabriel e Rafael - para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro.
Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na terra. Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas.

domingo, 28 de setembro de 2014

SÃO VICENTE DE PAULO - (1581-1660)

SÃO VICENTE DE PAULO - (1581-1660)


Fundou as congregações: Confraria das Damas da Caridade - Os Servos dos Pobres - Os Padres da Missão - Os Padres Lazaristas - e as Filhas da Caridade.
Vicente de Paulo foi, realmente, uma figura extraordinária para a humanidade. Pertencia a uma família pobre, de cristãos dignos e fervorosos. Nasceu em Pouy, França, no dia 24 de abril de 1581. Na infância, foi um simples guardador de porcos, o que não o impediu de ter uma brilhante ascensão na alta Corte da sociedade de sua época. Aos dezenove anos, foi ordenado padre e, antes de ser capelão da rainha Margarida de Valois, ficou preso durante dois anos nas mãos dos muçulmanos. O mais curioso é que acabou sendo libertado pelo seu próprio "dono", que, ao longo desse período, Vicente conseguiu converter ao cristianismo.
Todos o admiravam e respeitavam: do cardeal Richelieu à rainha Ana da Áustria, além do próprio rei Luís XIII, que fez questão absoluta de que Vicente de Paulo estivesse presente no seu leito de morte. Mas quem mais era merecedor da piedade e atenção de Vicente de Paulo eram mesmo os pobres, os menos favorecidos, que sofriam as agruras da miséria.

sábado, 27 de setembro de 2014

“OS COBRADORES DE IMPOSTOS E AS PROSTITUTAS VÃO ENTRAR ANTES DE VOCÊS NO REINO DOS CÉUS”. (Mt 21,31).

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – Verde; Leituras: Ez 18,25-28; Sl 24; Fl 2,1-11; Mt 21,28-32.

“OS COBRADORES DE IMPOSTOS E AS PROSTITUTAS VÃO ENTRAR ANTES DE VOCÊS NO REINO DOS CÉUS”. (Mt 21,31).


Diácono Milton Restivo

A primeira leitura da liturgia de hoje traz o profeta Ezequiel.
Ezequiel era de família sacerdotal, filho de Buzi, o sacerdote. Ezequiel mesmo foi sacerdote.
Os sacerdotes iniciavam seu serviço no templo aos trinta anos. Mas, no ano em que Ezequiel fez trinta anos se encontrava no cativeiro babilônico (Ez 1,1), a cerca de 1100 quilômetros distante do templo de Jerusalém.
O profeta viveu entre os exilados. Sua profecia foi formulada em meio às pessoas deportadas para as terras estranhas da Babilônia.
Pouco se sabe de sua vida antes do chamado para o ministério profético. Seu nome significa “Deus fortalece”, o que lembra sua obra de conforto e incentivo aos exilados.
Ezequiel era casado, mas sua esposa morreu durante o cativeiro (Ez 24,15-18).
Como Ezequiel contém mais datas que qualquer outro livro profético do Antigo Testamento, suas profecias podem ser datadas com considerável precisão.
Seu período de atividade coincide com o momento tenebroso de Jerusalém e antecede em sete anos a sua destruição, em 586 aC, continuando por mais quinze anos após essa data.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO - (+ SÉC. IV)

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO - (+ SÉC. IV)


Cosme e Damião eram irmãos e cristãos. Na verdade, não se sabe exatamente se eles eram gêmeos. Mas nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina.
Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres. Deixavam pasmos os mais céticos dos pagãos, pois não cobravam absolutamente nada por isso.
A riqueza que mais os atraía era fazer de sua arte médica também o seu apostolado para a conversão dos pagãos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais. Isso despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão.
Na Ásia Menor, o governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas. Mandou que fossem barbaramente torturados por negarem-se a aceitar os deuses pagãos. Em seguida, foram decapitados.
O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. Os fatos ocorreram em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, Síria, onde foram sepultados.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

“RETIROU-SE PARA UM LUGAR DESERTO E ALI ORAVA." (Mc 10, 35)

“RETIROU-SE PARA UM LUGAR DESERTO E ALI ORAVA." (Mc 10, 35)
             

“Por essa razão eu dobro os joelhos diante do Pai - de quem toma o nome toda a família no céu e na terra -, para pedir-lhe que ele conceda, segundo a riqueza da sua glória, que vós sejais fortalecidos em poder pelo seu Espírito no homem interior, que Cristo habite pela fé em vossos corações e que sejais arraigados e fundados no amor. Assim tereis condições para conhecer com todos os santos qual é a largura e o cumprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede a todo conhecimento, para que sejais plenificados com toda a plenitude de Deus. Àquele, cujo poder agindo em nós, é capaz de fazer muito além infinitamente além de tudo o que nós podemos pedir ou conceber, a ele seja a glória na Igreja  e em Cristo Jesus, por todas as gerações do séculos, dos séculos, AMÉM. (Ef 3,14-21).
“Com orações e súplicas de toda a sorte, orai em todo o tempo, no Espírito, e para isso vigiai com toda perseverança e súplica por todos os santos.”  (Ef 6,18).
A nossa vida deveria ser uma constante oração; oração vinte e quatro horas por dia. Tudo o que fizermos em nossa vida deveria ser feito em nome do Senhor. É a maneira de santificarmos a nossa existência. Seria uma forma de só fazermos o bem porque, em  nome do Senhor, jamais praticaríamos o mal.  Tudo o que fazemos deveria ser em nome do Senhor; é a maneira mais simples de transformarmos a nossa vida em uma constante oração. 

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

NOSSA SENHORA DAS MERCÊS


Nobre senhora, és poderosa do filho sobre o coração; por ti quem ora, confiante dele consegue a salvação”. “... Na Prisão e te fomos visitar” (cf Mt 25,39).
Os Apóstolos ouviram a explanação de Jesus, sobre o Juízo Final, e por certo nunca mais esqueceram. A começar pelo mestre, em seguida os apóstolos, discípulos e tantos outros que experimentaram a privação da liberdade por causa do evangelho.
Todos os sofrimentos físicos e morais do cativeiro, deixavam sequelas graves naqueles que tinham, a desgraça de cair nas mãos dos inimigos. Sempre, e em todos os momentos da história da humanidade, encontramos a úlcera dolorosa dos cativeiros de cunho religioso, político, e até mesmo de ideais.
O homem pode encarcerar o corpo físico, porém nunca os pensamentos, os ideais, as convicções políticas e religiosas, estes permanecem livres de todo e qualquer tipo de algemas.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

SANTO PIO DE PIETRELCINA - (1887-1968)

SANTO PIO DE PIETRELCINA - (1887-1968)


Padre Pio nasceu no dia 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália. Era filho de Gracio Forgione e de Maria Josefa de Nunzio. No dia seguinte, foi batizado com o nome de Francisco, e mais tarde seria, de fato, um grande seguidor de são Francisco de Assis.
Aos doze anos, recebeu os sacramentos da primeira comunhão e do crisma. E aos dezesseis anos, entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, da cidadezinha de Morcone, onde vestiu o hábito dos franciscanos e tomou o nome de frei Pio.
Terminado o ano de noviciado, fez a profissão dos votos simples e, em 1907, a dos votos solenes.
Depois da ordenação sacerdotal, em 1910, no Convento de Benevento, padre Pio, como era chamado, ficou doente, tendo de voltar a conviver com sua família para tratar sua enfermidade, e lá permaneceu até o ano de 1916.
Quando voltou, nesse ano, foi mandado para o Convento de San Giovanni Rotondo, lugar onde viveu até a morte. Padre Pio passou toda a sua vida contribuindo para a redenção do ser humano, cumprindo a missão de guiar espiritualmente os fiéis e celebrando a Eucaristia.
Para ele, sua atividade mais importante era, sem dúvida, a celebração da santa missa. Os fiéis que dela participavam sentiam a importância desse momento, percebendo a plenitude da espiritualidade de padre Pio.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

NOSSA SENHORA DA PAZ

NOSSA SENHORA DA PAZ


Segundo a tradição, no ano de 1682, alguns mercadores encontraram na vila do Mar do Sul salvadorenho uma caixa abandonada; tão bem fechada que não conseguiram abri-la com ferramentas.
Certos de que continha algum objeto valioso, levaram-na para a cidade de São Miguel, onde encontrariam recursos para abri-la. Puseram a caixa no lombo de um burro e iniciaram uma longa e perigosa viagem até chegarem à cidade no dia 21 de novembro.
Visando garantir a posse do provável tesouro, dirigiram-se primeiramente às autoridades do lugar para lhes comunicar o achado; ao passarem diante da igreja paroquial, hoje Catedral, o burro deitou-se por terra decidida a não mais se levantar. Sem nenhum esforço conseguiram abrir a caixa que continha uma formosa imagem de Nossa Senhora com o Menino nos braços.
A origem da imagem permanece misteriosa e envolta em lenda. Nunca se pôde descobrir qual seria o destino daquela caixa, nem como chegou ao território salvadorenho.
Conta-se que no momento em que retiravam a imagem ocorria uma violenta luta entre os habitantes da região.

domingo, 21 de setembro de 2014

SÃO MATEUS - APÓSTOLO E EVANGELISTA

SÃO MATEUS - APÓSTOLO E EVANGELISTA


No tempo de Jesus Cristo, na época em que a Palestina era apenas uma província romana, os impostos cobrados eram onerosos e pesavam brutalmente sobre os ombros dos judeus. A cobrança desses impostos era feita por rendeiros públicos, considerados homens cruéis, sanguessugas, verdadeiros esfoladores do povo. Um dos piores rendeiros da época era Levi, filho de Alfeu, que, mais tarde, trocaria seu nome para Mateus, o "dom de Deus".
Um dia, depois de pregar, Jesus caminhava pelas ruas da cidade de Cafarnaum e encontrou com o cruel Levi. Olhou-o com firmeza nos olhos e disse: "Segue-me". Levi, imediatamente, levantou-se, abandonou seu rendoso negócio, mudou de vida, de nome e seguiu Jesus.
Acredita-se, mesmo, que tal mudança não tenha realmente ocorrido dessa forma, mas sim pelo seu próprio e espontâneo entusiasmo no Messias. Na verdade, o que se imagina é que Levi havia algum tempo cultivava a vontade de seguir as palavras do profeta e que aquela atitude tenha sido definitiva para colocá-lo para sempre no caminho da fé cristã.
Daquele dia em diante, com o nome já trocado para Mateus, tornou-se um dos maiores seguidores e apóstolos de Cristo, acompanhando-o em todas as suas caminhadas e pregações pela Palestina.
Mateus foi o segundo apóstolo (considerando que o primeiro foi Marcos) a escrever um livro contando a vida e a morte de Jesus Cristo, ao qual ele deu o nome de Evangelho e que foi amplamente usado pelos primeiros cristãos da Palestina.

sábado, 20 de setembro de 2014

“OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS E OS PRIMEIROS OS ÚLTIMOS”. (Mt 20,16).

XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – Verde; Leituras: Is 55,6-9; Sl 144 (145); Fl 1,20-24.27; Mt 20,1-16.

“OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS E OS PRIMEIROS OS ÚLTIMOS”. (Mt 20,16).


Diácono Milton Restivo

Já dissemos em outras oportunidades que o profeta Isaias é o mais messiânico de todos os profetas. O capítulo 55 do seu livro transpira a misericórdia e o desejo de Yahweh em fazer uma aliança definitiva com o seu povo (cf Is 55,3b), convocando a todos a se agasalharem sob suas asas amorosas e acolhedoras (cf Is 55,1-2), dizendo que, os que a ele se achegarem e o escutar, viverão (cf Is 55,3a).
Isaias é o proclamador da palavra de Yahweh, que diz: “Atenção, todos os que estão com sede, venham buscar água. Venham também os que não tem dinheiro: comprem e comam sem dinheiro e bebam vinho e leite sem pagar.” (Is 55,1).
Mais tarde Jesus diria com sua própria boca: “Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso de seu fardo, e eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso em suas vidas. Porque a minha carga é suave, e o meu fardo é leve.” (Mt 11,28-30).
No Antigo Testamento Yahweh se preocupara com as necessidades do seu povo e, para aqueles que lhe eram fieis, oferecia vida digna e alimento saudável.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

NOSSA SENHORA DA SALETTE

NOSSA SENHORA DA SALETTE


Nossa Senhora de La Salette (em francês Notre-Dame de La Salette) é o nome dado à Santíssima Virgem Maria nas suas aparições na montanha de La Salete, Isére, nos Alpes franceses.
Nossa Senhora terá alegadamente aparecido a 19 de Setembro de 1846 a duas crianças, Maximin Giraud de 11 anos e Mélanie Calvat de 15 anos. O culto a Nossa Senhora de La Salette floresceu no século XX e, assim como Nossa Senhora de Lourdes (1858) e Nossa Senhora de Fátima (1917), continua a ser uma das mais famosas aparições marianas da idade moderna.
Tem fortes ligações com essas duas aparições através da linha do tempo do segredo de La Salette e da confirmação em Fátima das recomendações de Lourdes.
Os dois pastorzinhos - Maximin Giraud e Mélanie Calvat - tiveram uma visão da Virgem Maria numa montanha perto de La Salette, França a 19 de setembro de 1846, por volta das três horas da tarde.
Fazia muito sol. Maximin Giraud e Mélanie Calvat haviam recebido apenas uma muito limitada educação. A aparição consistia em três fases diferentes.
As crianças viram, numa luz resplandecente, uma bela dama em um estranho costume, falando alternadamente em francês e num dialeto regional do occitano. Ela estava sentada sobre uma pedra, e as crianças relataram que a "Belle Dame" estava triste e chorando, com seu rosto descansando em suas mãos.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

SE DEUS ESTÁ CONOSCO, QUEM ESTARÁ CONTRA NÓS?

SE DEUS ESTÁ CONOSCO, QUEM ESTARÁ CONTRA NÓS?


O amor do Pai é infinito, porque ele mesmo é o amor e o amor é ele: “... porque Deus é Amor.” (1Jo 4,8). Devemos nos transformar em crianças nos braços do Pai, pois que nossa vida é originada por um ato de amor de Deus; o nosso princípio veio de Deus, o nosso momento é Deus, o nosso fim a Deus pertence: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim...” (Apo 21,6).
Jesus conforta-nos dizendo que, se nos entregarmos totalmente nas mãos do Pai, nem mesmo um fio de cabelo cairá de nossa cabeça, se essa não for a vontade do Pai: “Até mesmo os cabelos de vossas cabeças estão todos contados” (Lc 12,7), “Mas nenhum só cabelo de vossa cabeça se perderá.” (Lc 21,18). Jesus, com a autoridade do Filho Único de Deus, com a autoridade do próprio Deus, nos garante: “... sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15,5).
Os homens, numa ignorância total ao grande amor que Deus Pai tem por nós, na sua falta de respeito à vontade e aos desígnios do Pai, na total falta de confiança à Divina Providência, procuram, através das cartas, búzios, tarô, por meio dos adivinhos e recorrendo a bruxos, no início de cada ano querem, por meio de magias e adivinhações, antecipar os acontecimentos. Recorrem a horóscopos e videntes se esquecendo ou ignorando a advertência que o Senhor Jesus faz em seu Evangelho, nos chamando a atenção:

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE FALA DE MARIA

SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE FALA DE MARIA


Se quisermos conhecer bem Maria, a Mãe de Deus e Nossa Mãe, precisamos conhecer bem os santos Evangelhos, precisamos entender o que os Santos e Profetas do Antigo Testamento falaram da Virgem  que já estava predestinada, desde a criação do mundo, mesmo sendo Virgem, para ser a Mãe do Verbo de Deus que se faria homem e habitaria entre nós.
Se quisermos conhecer bem Maria, precisamos procurar leituras dos grandes santos que muito amaram Maria e que divulgaram a sua devoção.
E quantos santos honramos nos nossos altares que se santificaram pela devoção que tiveram à Santa Mãe de Deus e nossa Mãe.
Quantos livros temos que nos fazem conhecer mais e melhor Maria, a Mãe de Jesus.     
E, bem a propósito li um artigo sobre Maria, a Imaculada, escrito por um de seus grandes devotos, São Maximiliano Maria Kolbe, e, nesse artigo, São Maximiliano escreveu o seguinte:

terça-feira, 16 de setembro de 2014

PAPA FRANCISCO: "É triste descobrir que os cristãos já não são o sal da terra"

PAPA FRANCISCO: "É triste descobrir que os cristãos já não são o sal da terra"


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
No itinerário dominical com o Evangelho de Mateus, hoje chegamos ao ponto crucial em que Jesus, depois de ter verificado que Pedro e os outros onze tinham acreditado nele como Messias e Filho de Deus, “começou a explicar-lhes que tinha que ir à Jerusalém e sofrer muito..., ser morto e ressuscitar ao terceiro dia" (Mt 16, 21).
É um momento crítico no qual emerge o contraste entre o modo de pensar de Jesus e aquele dos discípulos. Pedro até mesmo se sente no dever de reprovar o Mestre, porque não pode atribuir ao Messias um fim tão vergonhoso. Então Jesus, por sua vez, repreende severamente Pedro, coloca-o de volta “na linha”, porque não pensa “como Deus, mas como os homens” (versículo 23) e sem perceber faz a tarefa de Satanás, o tentador.
Sobre este ponto insiste, na liturgia deste domingo, também o apóstolo Paulo, que, escrevendo aos cristãos de Roma, lhes diz: "Não vos conformeis com este mundo - não entreis nos padrões deste mundo -, mas deixai-vos transformar renovando o vosso modo de pensar, para poder discernir a vontade de Deus” (Romanos 12, 2).

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

NOSSA SENHORA DAS DORES – MARIA, A MULHER DA CRUZ

NOSSA SENHORA DAS DORES – MARIA, A MULHER DA CRUZ


Comemoramos ontem, 14 de setembro a festa da Exaltação da Santa Cruz, onde vimos como Jesus nasceu para morrer, e morrer na cruz, porque desta forma Ele traria salvação e vida  em plenitude ao homem. Compete-nos, agora, falar de uma mulher que nasceu para o sofrimento, por isso o título de Maria como Nossa Senhora das Dores, festa que a Igreja comemora hoje.
Se Jesus é o homem compassivo, Maria também é compassiva. Ela passou por todos os sofrimentos que uma mulher pode passar. Ela completou nos seus sofrimentos aquilo que faltou nos sofrimentos de Cristo. Deus também enviou o Anjo Gabriel para anunciar que ela seria a mãe do Salvador, por isso ela foi chamada a completar os sofrimentos de Jesus.
O Pai precisava de uma mulher para sofrer. Não quer dizer que faltou algum sofrimento a Jesus, esta é só uma maneira de dizer. Por isso Jesus disse aos discípulos que eles nada poderiam fazer sem Ele e sem Maria. Mas isso só poderá  ‘dar frutos’ se nós seguirmos a Jesus.
Por isso eu quero dizer a vocês que Jesus convidou Maria para fazer parte deste sofrimento, não porque faltava mas para que se tivesse uma idéia maior dos sofrimentos da mulher.
Maria a mulher da palavra, mas ela também é a mulher da cruz. Vocês podem acreditar ou não, mas se estudamos as Escrituras podemos ver que Ela é a Mulher da Palavra, por isso Isabel disse a Maria: ‘Bendita és por ter acreditado na Palavra’.

domingo, 14 de setembro de 2014

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ


Para seus oponentes, a crucificação de Cristo tinha como objetivo principal a humilhação e, conseqüentemente, o esquecimento por parte da população daquele que se dizia o Messias.
Porém, as coisas não deram certo para os infiéis, pois a humilhante crucificação foi vista pelos fiéis como a prova de resignação e humildade do Cristo. O suplício infame acabou tornando a cruz um dos símbolos máximos da religião cristã. Dessa forma, seus inimigos viram fortificar-se ainda mais a fé naquele que, ressuscitado, se tornaria o Rei dos reis.
Por isso, se comemora e se exalta a santa cruz, como uma das grandes solenidades da Igreja. Essa festa foi celebrada pela primeira vez no ano 335. Em 615, os exércitos persas invadiram e saquearam a Palestina, levando com eles vários troféus, dentre os quais, a parte principal da cruz em que Jesus havia sido crucificado. Inconformado com o roubo da santa cruz, o imperador de Constantinopla, Heráclito, combateu os persas vencendo-os e recuperando a relíquia, que ele mesmo fez questão de reconduzir a Jerusalém, carregando-a nos ombros.
Com esse ato, Heráclito tornou o dia 14 de setembro de 628 um dia de triunfo e alegria para os cristãos. Dessa forma a cruz, que a princípio tinha o objetivo de ser um símbolo de derrota e humilhação, hoje é usada e venerada por todos os que crêem em Jesus. Nosmomentos alegres e nos tristes, a cruz está e estará sempre presente, acompanhando por séculos a humanidade. 

sábado, 13 de setembro de 2014

“NÃO LHE DIGO QUE ATÉ SETE VEZES, NAS ATÉ SETENTA VEZES SETE”. (Mt 18,22)

XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – verde; Leituras: Eclo 27,33 – 28,3; Sl 102 (103); Rm 14,7-9; Mt 18,21-35.

“NÃO LHE DIGO QUE ATÉ SETE VEZES, NAS ATÉ SETENTA VEZES SETE”.
(Mt 18,22)


“Gotejai, ó céu, lá do alto, derramem as nuvens a justiça, abra-se a terra e produza a salvação, ao mesmo tempo faça a terra brotar a justiça! Eu, Yahweh, criei isto.” (Isaias, 45, 8).

Havia, entre os judeus do tempo de Jesus, um conceito de que o ofendido deveria perdoar o ofensor no máximo até sete vezes, talvez apoiados numa passagem do Antigo Testamento que diz: “É que Caim é vingado sete vezes, mas Lamec, setenta e sete vezes.” (Gn 4,24).
Talvez, apoiado nesse conceito, Pedro aproxima-se de Jesus e pergunta-lhe: “Senhor, quantas vezes devo perdoar ao irmão que pecar contra mim? Até sete vezes? (Mt 18,21).
Jesus, na sua sabedoria infinita, talvez tenha achado graça da inocência e singeleza de Pedro no que diz respeito cumprir a lei escrita e, como sempre fez, não perde a oportunidade de evangelizar e demonstrar que a misericórdia de Deus é infinita vez maior que qualquer conceito humano no que diz respeito ao perdão, e responde: “Não te digo até sete vezes mas até setenta vezes sete.” (Mt 18, 22).
Se conhecermos bem o modo de proceder dos judeus contemporâneos de Jesus, vemos que era comum entre eles a limitação das coisas. Eles imaginavam que, fazendo a coisa por um determinado tempo ou algumas vezes e, se alcançassem resultado satisfatório ou não, poderiam desistir, sem remorsos e sem incorrerem no risco de, por isso, cometerem algum erro ou pecado. Até então, para o perdão havia uma limitação; até sete vezes alguém poderia ser perdoado. Cada um, assim julgavam eles, poderia perdoar, no máximo, até sete vezes quando alguém o ofendia.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

SANTÍSSIMO NOME DE MARIA

SANTÍSSIMO NOME DE MARIA


“O Nome  de Maria é nome de salvação para os regenerados, sinal de todas as virtudes, honra da castidade; é o sacrifício agradável a Deus; é a virtude da hospitalidade; é a escola de santidade; é, enfim, um nome completamente maternal”. (São Pedro Crisólogo)
O nome de Maria é como um bálsamo que corre agradavelmente sobre os membros dos enfermos e os penetra com eficácia. Ele é semelhante a este óleo que, por suas unções, reanima e suaviza, dá força, flexibilidade e saúde. Mais do que o nome de todos os Santos. O nome de Maria nos repousa de nossas fadigas, cura todos os nossos males, ilumina nossa cegueira, comove nosso endurecimento e nos encoraja em nossos desânimos.
Maria é a vida e a respiração de seus servidores, a saúde dos enfermos, o remédio dos pecadores. Ricardo de São Vítor, interpretando estas palavras do Eclesiastes (7,2): "É melhor o bom nome do que os bálsamos preciosos" e as aplica assim à Bem-aventurada Virgem: "O nome de Maria cura os males do pecador com maior eficácia do que a dos unguentos mais procurados; não há doença, por desastrosa que seja, que não ceda imediatamente à voz desse bendito nome".

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

“DEUS É AMOR...” (1Jo 4,8).

DEUS É AMOR...” (1Jo 4,8).


“Ó abismo da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são insondáveis seus juízos e impenetráveis seus caminhos! Quem, com efeito, conheceu  o pensamento do Senhor? Ou quem se tornou seu conselheiro? Ou quem primeiro lhe fez o dom para receber em troca? Porque tudo é dele, por ele e para ele. A ele a glória pelos séculos!  amém!!!” (Rm 11,33-36). 
É confortante lançarmos mão das Sagradas Escrituras e dela bebermos da sabedoria divina. Reconforta-nos muito ver os escritores sagrados nos transmitirem as verdades eternas com pureza e honestidade. Como eles nos ensinam a orar e a nos entregar sem reservas nos braços misericordiosos de Deus Pai: “O Senhor é meu pastor, nada me falta.” (Sl 23 (22),1); “Eu te amo, Iahweh, minha força, meu Salvador, tu me salvaste da violência. Iahweh é minha rocha e minha fortaleza, quem me liberta é o meu Deus. Nele me abrigo, meu rochedo, meu escudo e minha força salvadora, minha torre e meu refúgio. Seja louvado! Eu invoquei a Iahweh e fui salvo de meus inimigos” (Sl 18 (17),1-4).
É o Senhor Nosso Deus e Pai  que está nos Céus, que “...faz nascer o seu sol igualmente sobre bons e maus e cair a chuva sobre justos e injustos.” (Mt 5,45);  “que alimenta os pássaros do céu “... “que não semeiam e nem ajuntam em celeiros.” (Mt 6,26) e que nenhum pássaro cai no chão sem o seu consentimento “E, no entanto, nenhum deles cai em terra sem o consentimento do vosso Pai.” (Mateus, 10, 29); e que nos diz: “Aprendei dos lírios do campo, como crescem, e não trabalham e nem fiam. E, no entanto, eu vos asseguro que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.” (Mt 6,8-29).

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

“ASSIM NOS DIZ O SENHOR...”

 “ASSIM NOS DIZ O SENHOR...”


            Assim se dirige a você o nosso  Divino Mestre: No meu Evangelho eu disse para você: “Sem mim você não pode fazer nada.”  (Jo15,5). Não tente fazer nada sem mim...
            Você está preocupado? Preocupações você sempre teve e sempre terá; elas são próprias da sua natureza humana, de suas limitações. Você é egoísta até no que se refere às suas preocupações; você não as quer dividir com ninguém, quer sofrer sozinho...
            Tudo seria mais fácil se você soubesse dividir melhor tudo o que  tem: suas alegrias, seus momentos felizes, suas tristezas, e até as suas preocupações com alguém.
            Dividir preocupações não significa que você vá transferi-las para alguém, mas a confiança que você demonstra a alguém que lhe respeita e lhe aceita como é, além de  aliviar a sua tensão, permite que esse alguém, estando com a mente mais descansada e tranqüila, poderá lhe ajudar a achar uma solução fácil para aquilo que você julga tão difícil e aparentemente sem solução. Procura, filho,   expressar os seus sentimentos com palavras e o ideal é que você tenha uma pessoa que lhe respeite, que lhe ame e que lhe compreenda para que possa ser seu confidente; que possa lhe apoiar e com quem você possa partilhar suas tribulações; mas procure expressar com honestidade os seus reais sentimentos.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

BEM-AVENTURADO FREDERICO OZANAM - 1813-1853

BEM-AVENTURADO FREDERICO OZANAM - 1813-1853


Fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo.
Nascido na Itália, em 23 de abril de 1813, Antonio Frederico Ozanam viveu na França. Muito de sua vida de caridade e serviço aos pobres deve-se, particularmente, ao pai, João Antônio, um exemplo de caridade cristã, que era médico oficial do exército napoleônico e cuidava gratuitamente de pessoas humildes que não tinham como pagar pelos cuidados médicos.
Frederico foi estudar direito e letras na Universidade de Sorbonne, em Paris, onde depois foi professor, mas a sua paixão era o estudo de religião comparada, nas horas vagas. Nessa época, havia se hospedado na casa de André-Marie Ampère, o famoso estudioso da eletrodinâmica.
Contagiado pela fé do amigo e orientado pelo seu confessor, o abade Noirot, envolveu-se com jovens intelectuais cristãos numa época onde o clericalismo ortodoxo estava sendo duramente combatido em toda a Europa. Defensor da fé, empolgante orador, excelente escritor e precioso professor, Frederico não estava satisfeito em apenas praticar o cristianismo intelectual.
Entendia que era necessário fundamentar essa fé no exercício de uma obra de caridade, pois assim ela se justificaria. Então, voltou-se para os pobres e norteou a sua vida no sentido de servi-los, a exemplo de seu pai e dos ensinamentos de Jesus Cristo.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ANIVERSÁRIO DE MARIA, A MÃE DE JESUS

ANIVERSÁRIO DE MARIA, A MÃE DE JESUS


Hoje é dia 08 de setembro. Para todos nós que amamos Maria, e que dedicamos a ela uma devoção filial, hoje, 08 de setembro, é um dia muito especial, poderíamos até dizer que é um dia de festa, mas realmente é um dia de festa, de alegria.
A nossa Santa Igreja comemora hoje a festa da Natividade de Nossa Senhora, ou, traduzindo isso em miúdos, é o dia do aniversário natalício de Maria. Assim como a nossa Igreja está em festas, o céu também está em festa, porque comemoramos uma data muito especial, muito importante, que somente é lembrada por aqueles que amam de verdade Maria Santíssima.
É o dia do aniversário natalício de Maria, é o dia do aniversário da Mãe de Deus e nossa Mãe. Hoje, 08 de setembro, é o dia em que comemoramos o nascimento daquela que o Senhor Nosso Deus reservou desde a queda do homem no paraíso terrestre para ser o canal da salvação,  a escada que ligaria a terra ao céu e pela qual nos viria a Salvação, e, desde o primeiro pecado do homem, Maria foi escolhida, reservada e preservada da mancha do pecado original e de qualquer mancha que pudesse ofuscar o brilho do Filho de Deus que se faria homem no ventre sacrossanto da nossa querida mãe que aniversaria hoje.
O Senhor Nosso Deus faz as suas maravilhas no silêncio, longe dos olhos dos homens, mesmo porque, quando faz suas maravilhas o Senhor não precisa dar satisfação a quem quer que seja. 

domingo, 7 de setembro de 2014

MINHA ALMA ENGRANDECE AO SENHOR

MINHA ALMA ENGRANDECE AO SENHOR


Maria era uma pessoa da amizade de Deus. Era uma pessoa íntima do Senhor e isso nós vemos pela maneira com que o Anjo a cumprimentou com muita intimidade, quando disse: “Ave Martia, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28).
E nós, todas as vezes que repetimos a oração da Ave Maria, cumprimentamos Maria com uma saudação toda especial vinda do céu, da parte do Senhor Nosso Deus.
Todas as vezes que repetimos: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo”, dizemos: “eu te saúdo, Maria, porque és a criatura preferida de Deus que te encheu de presentes, graça e santidade, e, por isso, mereceste ser escolhida a mãe do Salvador, a mãe do Filho de Deus, a mãe de Deus, e Deus está por todo o sempre contigo.”
Assim como Jesus Cristo, o Filho de Deus, Deus portanto, é filho de Maria, nós também  deveríamos  nos esforçar para sermos também filhos de Maria, irmãos de Jesus Cristo.
Assim como Jesus, como filho, amou Maria como mãe, nós também, a exemplo de Jesus deveríamos amar Maria;  será que Jesus, como filho legítimo de Maria que é, não ficaria contente e feliz por ver sua mãe amada por todos aqueles que dizem que o amam também???  
Mas o amor, a devoção que consagramos à Maria é fraca, escassa, mesquinha, deturpada pela nossa ignorância religiosa que muitas vezes chega às raias da heresia.

sábado, 6 de setembro de 2014

“ONDE DOIS OU TRÊS ESTIVEREM REUNIDOS EM MEU NOME, EU ESTAREI NO MEIO DELES”.

XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – verde; Leituras: Ez 33,7-9; Sl 94 (95); Rm 13,8-10; Mt 18,15-20.

“ONDE DOIS OU TRÊS ESTIVEREM REUNIDOS EM MEU NOME, EU ESTAREI NO MEIO DELES”. (Mt 18,20).


Diácono Milton Restivo

As leituras deste domingo nos chamam a atenção para a correção fraterna e sobre a responsabilidade que todos temos que ter uns pelos outros para não permitir que ninguém se afaste do bom caminho.
Não somos perfeitos, cometemos faltas e nem sempre somos dignos de nos aproximar da mesa da Palavra ou da mesa da Eucaristia, alimentos que o Pai, generosamente, nos oferece.
A maneira que Deus nos indica para corrigir os que erram é através dos próprios cristãos, uns corrigindo aos outros. Isso já é visto na primeira leitura com o profeta Ezequiel transmitindo a palavra de Yahweh, orientando para que o profeta seja fiel como vigia dos mandamentos do Senhor na casa de Israel. E o que foi dito para Ezequiel, não foi só para ele que tenha sido dito, mas para todos aqueles a quem o Senhor escolheu para seguir o caminho que leva até ele.
Yahweh determina a Ezequiel que chame a atenção daquele que está no caminho errado e diz que vai pedir contas a Ezequiel se ele for omisso a esse respeito: “Se eu disser ao ímpio que ele vai morrer, e você não lhe falar, advertindo-o a respeito de sua conduta, o ímpio vai morrer por sua própria culpa, mas eu pedirei a você contas da sua morte”. (Ez 33,8).

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

BEM-AVENTURADA MADRE TERESA DE CALCUTÁ, A MÃE DOS POBRES - 1910-1997

BEM-AVENTURADA MADRE TERESA DE CALCUTÁ, A MÃE DOS POBRES - 1910-1997


Fundou a Congregação das Missionárias da Caridade.
Agnes Gouxha Bojaxhiu, que é conhecida na vida religiosa com o nome de madre Teresa de Calcutá, nasceu, no dia 27 de agosto de 1910, em Skopje, Iugoslávia, de pais albaneses. Seus pais, Nicolau e Rosa, tiveram três filhos. Na época escolar, Agnes tornou-se membro de uma associação católica para crianças, a Congregação Mariana, onde cresceu em ambiente cristão.
Aos doze anos, já estava convencida de sua vocação religiosa, atraída pela obra dos missionários. Agnes pediu para ingressar na Congregação das Irmãs de Loreto, que trabalhavam como missionárias em sua região. Logo foi encaminhada para a Abadia de Loreto, na Irlanda, onde aprenderia o inglês e depois seria enviada à Índia, a fim de iniciar seu noviciado. Feitos os votos, adotou o nome Teresa, em homenagem à carmelita francesa, Teresa de Lisieux, padroeira dos missionários. Primeiramente, irmã Teresa foi incumbida de ensinar história e geografia no colégio da Congregação, em Calcutá. Essa atividade exerceu por dezessete anos. Cercada de crianças, filhas das melhores famílias de Calcutá, impressionava-se com o que via quando saia à rua: pobreza generalizada, crianças e velhos moribundos e abandonados, pessoas doentes sem a quem recorrer.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A FORÇA DO CRISTÃO ESTÁ NA CARIDADE, NA HUMILDADE.

A FORÇA DO CRISTÃO ESTÁ NA CARIDADE, NA HUMILDADE.


É no trabalho e no serviço aos irmãos que o cristão encontra sentido para a vida. Quantas pessoas caminham pela vida desiludidas, descrentes e sem motivações alguma para continuar a sua jornada; pessoas que se preocupam somente consigo mesmas; pessoas que têm dó de si mesmas e vivem reclamando por não terem uma vida que julgam seria melhor, a vida que elas gostariam de ter. Pessoas egoístas que se trancam dentro de si próprias e não têm tempo para olhar à sua volta para socorrer as necessidades do irmão mais carente que elas, e só se preocupam em cuidar das coisas que apenas lhe trazem conforto e vantagens.
Pessoas orgulhosas como o pavão que, quando exibe sua plumagem enche-se de orgulho e vaidade, como se isso fosse a coisa mais bonita e importante do mundo mas que nada produzem de útil, esquecendo-se que quando levanta as penas deixa aparecer ridiculamente as horríveis pernas e pés; pessoas que só querem aparecer às custas e com o sacrifício das pessoas que as rodeiam.
O Reino de Deus não foi feito para essas pessoas. O Reino de Deus não foi feito para os que querem ser os primeiros nas coisas do mundo, para os que querem se sobressair, ainda que, para isso, tenham que massacrar o irmão, levantar falsos testemunhos, fazer a sua própria verdade.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

“...QUEM SE HUMILHA SERÁ EXALTADO...” (Lc 14,11).

“...QUEM SE HUMILHA SERÁ EXALTADO...” (Lc 14,11).


“Quando alguém te convidar para uma festa de casamento, não te coloques no primeiro lugar; não aconteça que alguém mais digno do que tu tenha sido convidado por ele, e quem convidou a ti e a ele venha a te dizer: “Cede-lhe o lugar.” Deverás, então, todo envergonhado, ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, ocupa o último lugar de modo que, ao chegar quem te convidou, te diga: “Amigo, vem mais para cima”. E isso será para ti uma glória em presença de todos os convivas. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.” (Lc 14, 8-11).
Hoje em dia vivemos em um mundo de competição.  Cada qual quer se destacar mais que o outro.  Em qualquer lugar onde existe mais de uma pessoa, uma quer se destacar mais que a outra, quer ser melhor, mais importante e ocupar o melhor lugar, ainda que isso implica em pisar na outra pessoa. Isso acontece na família, na sociedade, no trabalho, no comércio, nas entidades desportivas ou de classe. 

terça-feira, 2 de setembro de 2014

MARIA E A BÍBLIA

MARIA E A  BÍBLIA


Maria tinha um profundo conhecimento da Bíblia. Isto Maria demonstrou quando recitou o “Magnifcat”, por ocasião de sua visita à sua prima Isabel, e esse cântico do Magnificat é repleto de frases e citações do Antigo Testamento das Sagradas Escrituras. Maria meditava a palavra de Deus com muita assiduidade. Ela devia falar de Abrahão, de Moisés, de Davi, e dos profetas com muita familiaridade. Devia também conhecer claramente o Plano de Deus e, consequentemente, rezava muito pela vinda breve do Salvador prometido desde o início dos tempos.
Maria não só ouvia e meditava a Palavra de Deus mas, sobretudo, procurava vivê-la e a vivia com a maior autenticidade possível. Ouvir, meditar e viver a palavra de Deus: a vida de Maria se resumia nisso. Tudo isso ressalta aos olhos de quem faz uma análise mais profunda do cântico do Magnificat. Cada frase desse maravilhoso cântico é um compêndio de reminiscências bíblicas.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

“VINDE, BENDITOS DE MEU PAI...” (Mt 25,34).

“VINDE, BENDITOS DE MEU PAI...” (Mt 25,34).


            Ao  se aproximar o momento de sua entrega total, antes do Senhor Jesus, voluntariamente, se entregar à morte para a salvação do gênero humano mergulhado no pecado, ele abre seu divino coração e revela a todos os seus amigos os segredos nele contidos; e esses segredos são como um testamento, uma aliança que Jesus Cristo deixa a todos aqueles que se propuserem seguir suas pegadas: “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos uns aos outros. Nisso reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros.” (Jo 13,34-35). Os primeiros cristãos levaram tão a sério esse preceito de Jesus que assim viviam nos primeiros tempos do cristianismo: “Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum: vendiam suas propriedades e bens, e dividiam-nos entre todos, segundo as necessidades de cada um... Louvavam a Deus e gozavam da simpatia do povo.” (At 2,44-45. 47).