terça-feira, 31 de março de 2015

VIGIE PORQUE VOCÊ NÃO SABE EM QUE DIA VEM O SENHOR.

VIGIE PORQUE VOCÊ NÃO SABE EM QUE DIA VEM O SENHOR.


            O Divino Mestre adverte seus discípulos para vigiarem e não serem surpreendidos: “Como nos dias de Noé, será a vinda do Filho do Homem. Com efeito, como naqueles dias que precederam o dilúvio, estavam eles comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não perceberam nada, até que veio o dilúvio  e os levou a todos. Assim acontecerá na Vinda do Filho do Homem. E estarão dois homens no campo: um será tomado e o outro deixado. Estarão duas mulheres moendo no moinho: uma será tomada e a outra deixada.” (Mt 24,37-42).
            Apesar das ameaças bíblicas, dessas chamadas de atenção, os homens continuam arrogantes, malfeitores e nada vigilantes para a vinda do Filho do Homem, que pode acontecer a qualquer momento e pegar a todos desprevenidos, despreparados e preocupados com as coisas materiais e explorando uns aos outros.
            Mas, para todos esses anúncios do final dos tempos e essas palavras de ameaças, o Senhor Nosso Deus adverte os seus eleitos e reserva para eles palavras de conforto, de fé, esperança, de segurança, e os conclama à penitência:
“Agora, portanto - oráculo de Yahweh- retornai a mim de todo o vosso coração, com jejum, com lágrimas e com lamentação.” Rasgai os vossos corações, e não as vossas roupas, retornai a Yahweh, vosso Deus, porque ele é bondoso e misericordioso, lento na ira e cheio de amor, e se compadece da desgraça. Quem sabe? Talvez ele volte atrás, se arrependa e deixe atrás de si uma bênção, oblação e libação para Yahweh, vosso Deus.” (Jl 2,12-14). “Se fizeres isso, a tua luz romperá como aurora, a cura de tuas feridas se operará rapidamente, a tua justiça irá à tua frente e a glória de Yahweh irá à tua retaguarda. Então clamarás e Yahweh responderá, clamarás por socorro e ele dirá: “Eis-me aqui!!!” (Is 59,8-9). “Procurai o bem e não o mal para que possais viver, e, deste modo, Yahweh, Deus dos Exércitos estará convosco, como vós o dizeis! Odiai o mal e amai o bem, estabelecei o direito à porta; talvez Yahweh, Deus dos Exércitos, tenha compaixão...” (Am 5,14-15).
            Para os que ouvem e praticam as exortações de penitência transmitida pelos profetas, o Senhor Nosso Deus conforta, dizendo: “Mas para vós que temeis o meu nome, brilhará o sol da justiça, que tem a cura em seus raios.” (Ml 3,20).
            E o Senhor Jesus, preocupado com o seu rebanho, orienta: “Vigiai, portanto, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse em que vigília viria o ladrão, vigiaria e não permitiria que sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós, ficai preparados, porque o Filho do Homem virá numa hora que não pensais.” (Mt 24,42-44).
            Nos momentos que antecederam o seu sacrifício supremo, Jesus chama a atenção dos apóstolos: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, pois o espírito está pronto mas a carne é fraca.” (Mt 26,41).    
Finalizando, o Senhor Jesus nos deixa essas palavras de conforto: “Nenhum só cabelo de vossa cabeça se perderá. É pela perseverança que mantereis vossas vidas.” (Lc 21,18-19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário