terça-feira, 30 de junho de 2015

MARIA, ESTRELA DA MANHÃ


MARIA, ESTRELA DA MANHÃ


Na Ladainha que rezamos a Nossa Senhora, a Igreja lhe dá o belo título de Estrela da manhã.  Maria é aquela estrela que brilha muito, muito, e permanece a noite toda brilhando, e pela manhã o seu brilho ainda é mais intenso, e só desaparece quando nasce o sol.           
João, o Evangelista, o filho que Maria gerou nas dores da cruz, no seu livro do Apocalipse, nos diz que Jesus é a Estrela brilhante da manhã, e, realmente, da maneira que Jesus é o sol, a estrela que brilha todas as manhãs e que ilumina o nosso dia, Maria é a estrela matutina, aquela estrela que aparece assim que o sol se põe no horizonte, e passa a noite toda refletindo para o mundo a luz do sol.     
Jesus, como Deus, tem luz própria; Maria reflete a luz de Jesus e não nos deixa na escuridão da noite, servindo-se como estrela guia. Jesus é o nosso sol de fulgurante beleza; Maria é a nossa estrela que nos reflete a luz do solo. Deviam dizer de Jesus, como dizemos ainda em nossos dias: - “ele é o retrato da mãe”.  Assim como Jesus, fisicamente, parecia com sua mãe, também Maria se parecia e se parece com Jesus no plano espiritual. 
         E como Maria quer que nós, seus filhos, nos pareçamos também com o seu filho Jesus.    O profeta Daniel diz que luziremos “como estrelas com um perpétuo resplendor”, e isso seremos, com certeza, se nos esforçarmos para sermos discípulos do filho de Maria, porque, se assim formos seremos “introduzidos nos caminhos da justiça.” (Dan 12, 3). 
Mas, os caminhos que nos propusermos seguir, seguindo as pegadas de Jesus, o filho de Maria, serão caminhos difíceis, como foram os caminhos de Jesus e Maria.       
Então, quando o dia escurece, a noite é escura, e o mar  se encrespa, São Bernardo nos orienta para olhar a Estrela e invocar Maria.  São Bernardo nos diz que devemos chamar por Maria quando os ventos das tentações se levantam, quando as tribulações, as ondas do orgulho, da ambição e da inveja, da cólera, das seduções da carne ameaçam de naufrágio a barquinha de nossa existência.     
São Bernardo nos aconselha para invocarmos Maria na tristeza e no desespero.  Sim, Maria é a Estrela do Mar; é a estrela pela qual se guiam os navegantes e que indica o nosso norte, que só pode ser Jesus.       Que brilho intenso e que fogo maravilhoso o Espírito Santo pôs em Maria por ser ela a Mãe do Filho de Deus.        No entanto, o caminho de Maria nem sempre foi luz; houve escuridão, como também acontece conosco, mas, acima de tudo, o caminho de Maria foi um caminho de fé. Houve o canto dos Anjos quando do nascimento de Jesus na gruta de Belém, mas isso passou como um relâmpago.
Houve a estrela dos magos que também passou como um meteoro.         
Mas, Maria nada perdeu, “e guardava tudo isso  e meditava-o em seu coração.” (Lc 2, 16).          No caminho de Maria houve momento de sombra, de sombra, sim, mas  nunca de dúvidas.
Ficaram também no coração de Maria os lampejos de divindade que, de vez em quando, deviam transparecer nos olhos e nas palavras de Jesus.        
Jesus era a Estrela de Maria. Jesus foi a Estrela de Maria, e Maria é a nossa estrela, e devemos seguir os conselhos de São Bernardo que nos incentiva a termos os olhos voltados para esse estrela, e sempre invocarmos Maria nas nossas necessidades.        
Maria é a estrela que ilumina, com a luz de Jesus Cristo, os  obscuros caminhos da nossa existência. Quando o mundo estava mergulhado nas trevas, o Criador nos deu a luz para o mundo.      Quando os magos procuravam encontrar o Menino Jesus que acabara de nascer, o Senhor coloca nos céus uma estrela  para os guiar até onde estava Jesus Menino no colo de sua mãe. Assim aconteceu com os magos, assim aconteceu com os pastores. 
Maria  é a estrela que nos conduz a todos até onde está Jesus.                

Como sois bela, Maria. Como vos amamos. Como agradecemos aos Senhor Nosso Deus por nos ter dado uma mãe tão pura, tão bela, tão santa. E, neste momento de Maria, todos nós que estamos aqui, falando e ouvindo das maravilhas que o Senhor Nosso Deus fez em vós, queremos renovar o nosso amor por vós, que sois a nossa estrela guia, a estrela que nos leva até Jesus, a estrela, que mais do que nos levar até onde está Jesus, nos deu Jesus, a luz do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário