sábado, 6 de fevereiro de 2016

DEUS É PAI, E PAI NOSSO...

DEUS É PAI, E PAI NOSSO...


Jesus era um homem de oração. 
Estava sempre em contato permanente com o Pai. 
Não perdia a oportunidade de louvar e agradecer ao Senhor nosso Deus, quase sempre em voz alta e no meio do povo, para que toda a multidão que sempre o assediava, pudesse ouvir e aprender com ele como era fácil se comunicar com o Pai, e sempre que podia, Jesus se afastava da multidão e se recolhia em algum lugar solitário para orar, como nos narram os Evangelistas: "De madrugada, estando ainda escuro, Ele se levantou e retirou-se para um lugar deserto e ali orava" (Mc 1,35). "Tendo despedido as multidões, subiu ao monte a fim de orar a sós.  Ao chegar a tarde estava  ali sozinho." (Mt 14,23). 
E, quando falava, ensinando ao povo como devia rezar, Jesus o orientava para que não fosse como os hipócritas e fariseus que gostavam de fazer orações de maneiras teatrais e em locais públicos para que o povo, que os vissem orar daquela maneira, os elogiassem: "E quando orardes, não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de fazer oração pondo-se em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, já receberam a sua recompensa." (Mt 6,5).
     Jesus ensina como deve ser feita a oração:  "Tu, porém, quando orardes, entra em teu quarto e, fechando a porta, orai ao teu Pai que está lá, no segredo,  e o teu Pai que vê no segredo, te recompensará." (Mt 6,6).
No Antigo Testamento, no livro do Deuteronômio, Moisés também incentivava o povo israelita a buscar ao Senhor Nosso Deus através da oração:- "De lá, então, irás procurar Yahweh teu Deus, e o encontrarás se o procurares com todo o teu coração e com toda a tua alma." (Dt 4,29).
 Jesus ensina com insistência e deixa claro o poder, a eficácia e a força da oração: "Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto ; pois todo o que pede, recebe,  o que busca acha e ao que bate lhe se abrirá" (Mt 7, 7; Lc 11,9-10).  "Por isso vos digo; tudo quanto suplicardes e pedirdes, crede que recebestes, e assim será para vós. E quando estiverdes orando, se tiverdes alguma coisa contra alguém, Perdoai-lhe, para que também vosso Pai que está nos céus vos perdoe as vossas ofensas." (Mc 11,24-26). 
Jesus também insiste muito na oração comunitária, na oração no grupo de irmãos, na oração onde se reúnem várias pessoas para louvar, para agradecer, para pedir: "Em verdade ainda vos digo: Se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que queiram pedir, isto lhes será concedido por meu Pai que está nos céus.  Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles." (Mt 19,20). 
E, no Evangelho de João, Jesus nos diz: "Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vós o tereis." (Jo 15,7). 
O livro dos Atos dos Apóstolos diz  que os primeiros cristãos se ajudavam mutuamente em suas necessidades e rezavam sempre juntos; "Eles mostravam-se assíduos aos ensinamentos dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações." (At 2,42). 
Nossas orações devem ser sinceras, e o que a boca diz, o coração deve estar sentindo, senão seremos como os hipócritas e fariseus do tempo de Jesus e, bem por isso, Jesus, no Evangelho de Mateus, 15,7-9, nos lembra  o que o Profeta Isaías disse a respeito disso: "O Senhor disse: "Visto que este povo se chega junto a mim com palavras e me glorifica com os lábios, mas o seu coração está longe de mim e a sua reverência para comigo não passa de mandamento humano, de coisa aprendida por rotina, , o que me resta é continuar a assustar esse povo com coisas espantosas e assombrosas." (Is 29,13-14) e, exatamente, por agirem dessa forma é que Jesus condena os fariseus, chamando-os de hipócritas, por citarem palavras bonitas em suas orações e não haver sinceridade em suas atitudes, conforme Mateus, 15,1-9. 
Os apóstolos e discípulos de Jesus deveriam admirá-lo muito pelo seu espírito de oração e tentavam imitá-lo, mas não sabiam como e, por isso, numa ocasião, estando Jesus orando em certo lugar, um dos discípulos vem e lhe pede que os ensinem também a orar.: "Estando num certo lugar, orando, ao terminar, um de seus discípulos pediu-lhe: "Senhor, ensine-nos a orar como João ensinou seus discípulos".   Respondeu-lhes: "Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome..." (Lc 11,1-2), e Jesus ensina aos seus apóstolos, discípulos e a todos os cristãos de todos os tempos e lugares e de todos os seguimentos religiosos cristãos, a rezarem a oração do Pai Nosso: "Portanto, orai desta maneira: Pai Nosso que estás nos céus, Santificado seja o teu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas como também nós perdoamos aos nossos devedores e não nos exponha \á tentação mas livra-nos do maligno. Pois, se perdoardes aos homens os seus delitos, também o vosso Pai celeste vos perdoará; mas se não perdoardes aos homens, o vosso Pai também não perdoará os vossos delitos." (Mt 9-15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário