sexta-feira, 24 de junho de 2016

SÃO JOÃO BATISTA

SÃO JOÃO BATISTA



Esta data comemora o nascimento de João Batista. 
Já, no dia 29 de agosto é lembrada, liturgicamente, a sua morte por decapitação ordenada pelo rei Herodes. 
João nasceu numa pequena aldeia chamada Aim Karim, a cerca de seis quilômetros lineares de distância a oeste de Jerusalém. 
Segundo interpretações do Evangelho de Lucas, João Barista era um nazireu de nascimento, insto é, consagrado a Yahweh que não podia tomar bebidas fermentadas e nem cortar o cabelo e nem tocar em mortos, conforme vemos no livro dos  Números, 6,1-21. 
Outros documentos defendem que pertencia à facção nazarita de Israel, integrando-a na puberdade, era considerado, por muitos, um homem consagrado. 
De acordo com a cronologia neste artigo, João teria nascido no ano 7 aC; os historiadores religiosos tendem a aproximar esta data do ano 1º, apontando-a para 2 aC. Como era prática ritual entre os judeus, o seu pai Zacarias teria procedido à cerimônia da circunsição, ao oitavo dia de vida do menino. 
A sua educação foi grandemente influenciada pelas ações religiosas e pela vida no templo, uma vez que o seu pai era um sacerdote e a sua mãe pertencia a uma sociedade chamada "as filhas de Araão", as quais cumpriam com determinados procedimentos importantes na sociedade religiosa da altura. 
Aos 6 anos de idade, de acordo com a educação sistemática judaica, todos os meninos deveriam iniciar a sua aprendizagem "escolar".
Em Judá não existia uma escola, pelo que terá sido o seu pai e a sua mãe a ensiná-lo a ler e a escrever, e a instruí-lo nas atividades regulares. Aos 14 anos há uma mudança no ensino. Os meninos, graduados nas escolas da sinagoga, iniciam um novo ciclo na sua educação. 
Como não existia uma escola em Judá, os seus pais terão decidido levar João a Engedi (atual Qunram) com o fito de este ser iniciado na educação nazarista. Engedi era a sede ao sul da irmandade nazarita, situava-se perto do Mar Morto e era liderada por um homem, reconhecido, de nome "Ebner".
João terá efetuado os votos de nazarita que incluíam abster-se de bebidas intoxicantes, o deixar o cabelo crescer, e o não tocar nos mortos. As ofertas que faziam parte do ritual foram entregues em frente ao templo de Jerusalém como caracterizava o ritual. 
Segundo o relato bíblico (Mt 3,4), João também trajava veste simples (de pelos de camelo, um cinto de couro em torno de seus lombos) e alimentava-se de "gafanhotos e mel silvestre", não obstante, devido ao termo "gafanhoto" se referir também à alfarrobeira (Ceratonia siliqua), uma árvore de fruto adocicado comestível, nativa da região mediterrânica, onde provavelmente vivia o personagem bíblico, seja provável que usasse alfarrobas com mel, conhecida ainda como Pão-de-João ou Pão-de-São-João , figueira-de-pitágoras e figueira-do-egipto
O pai de João, Zacarias, terá morrido no ano 12 dC. João teria  entre 18 e 19 anos de idade, e terá sido um esforço manter o seu voto de não tocar nos mortos.
Com a morte do seu pai, Isabel ficaria dependente de João para o seu sustento. Era normal ser o filho mais velho a sustentar a família com a morte do pai. João seria filho único. Para se poder manter próximo de Engedi e ajudar a sua mãe, eles terão se mudado, de Judá para Hebrom (o deserto da Judeia). 
Ali João terá iniciado uma vida de pastor, juntando-se às dezenas de grupos ascetas que deambulavam por aquela região, e que se juntavam amigavelmente e conviviam com os nazaritas de Engedi. Isabel terá morrido no ano 22 dC e foi sepultada em Hebrom.
João ofereceu todos os seus bens de família à irmandade nazarita e aliviou-se de todas as responsabilidades sociais, iniciando a sua preparação para aquele que se tornou um “objetivo de vida” - pregar aos gentios e admoestar os judeus, anunciando a proximidade de um “Messias” que estabeleceria o “Reino do Céu”. 
De acordo com um médico da Antioquia, que residia em Písia, de nome Lucas, João terá iniciado o seu trabalho de pregador no 15º ano do reinado de Tibério.
Lucas foi um discípulo de Paulo, e morreu no ano 90. A sua herança escrita, narrada no "Evangelho segundo Lucas" e "Atos dos Apóstolos" foram compiladas em acordo com os seus apontamentos dos conhecimentos de Paulo e de algumas testemunhas que ele considerou.
Este 15º ano do reinado de Tibério César terá marcado, então, o início da pregação pública de João e a sua angariação de discípulos por toda a Judeia em acordo com o Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário