quarta-feira, 27 de julho de 2016

MARIA, A BEM AVENTURADA

MARIA, A A BEM AVENTURADA


Maria foi escolhida por Deus para ser a Mãe do Filho de Deus desde o início dos tempos, desde a criação do mundo, desde a queda do homem motivada pelo pecado. 
Já, no primeiro livro das Sagradas Escrituras, no terceiro capítulo do Gênesis, quando acontece a expulsão do homem que pecara do paraíso, o Senhor Nosso Deus se dirige à serpente, dizendo - ``Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre  a tua posteridade e a posteridade dela. Ela te pisará a cabeça e tu armarás traições ao se calcanhar.`` (Gn 3, 15)
O homem comete o primeiro pecado e é expulso do paraíso, mas Deus, pelo seu grande amor, de imediato, prepara novas condições para que o homem se regenere e volte às boas com o seu Criador. 
E, desde o início da história do homem, aparece a figura de uma mulher  poderosa que vai esmagar pela cabeça o mal que aflige todos os homens. 
E a posteridade dessa mulher lutará por todo o sempre contra o mal, os filhos dessa mulher combaterá até as últimas conseqüências o mal que  passou  dominar todos os homens. 
E, a partir desse momento, Maria é escolhida por Deus como sendo aquela que pisará a cabeça da serpente do mal, vindo, através dela, a salvação para todos os homens. A figura de Maria, a partir de então, começa a participar da história da salvação desde o seu início. 
Estava decretado - a salvação viria por meio de uma mulher  - e essa mulher pisaria a cabeça da serpente e a serpente do mal procuraria sempre morder o seu calcanhar. 
Mas a serpente jamais atingiria sequer o calcanhar dessa mulher, porque o Senhor, desde o início dos tempos, a preservou de todos os pecados. Desde a sua conceição imaculada, Maria é isenta de qualquer mancha de pecado.
       E por isso que sempre repetimos - Ò MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS -, porque acreditamos que Maria, por ser escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus, jamais, em tempo algum poderia ter estado sujeita ao poder do pecado.
Maria foi concebida sem pecado original porque, desde o início dos tempos já estava sendo preparada para ser a Mãe do Salvador de todos os homens. 
Maria é Imaculada porque o Santo dos Santos viria a este mundo por meio dela, e não seria justo para o Deus que se faria homem habitar por nove meses o ventre de uma mulher que já estivesse sido contaminado pelo pecado, que, pelo menos por um segundo de sua vida, estivesse tido subjugada pelo pecado, estivesse sido submetida ao poder do espírito do mal, e bem por isso, Maria é a Imaculada Conceição. 
A figura de Maria aparece muitas vezes no Antigo Testamento das Sagradas Escrituras, e a sua presença se faz sentir em todos os tempos do povo judeu. 
O Profeta Isaías sempre foi um ardoroso propagador de Maria, e é ele um dos primeiros a afirmar que aquela mulher, da qual nasceria o Salvador, apesar de ser mãe, permaneceria sempre virgem, e isso ele profetiza em seu livro, em Isaías, capítulo 7, versículo 14, quando diz - ``... o Senhor vos dará este sinal - Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o seu nome será Emanuel``. 
E o Evangelista Mateus, ao narrar a anunciação do Anjo e a dúvida de José quanto a honestidade e fidelidade da Virgem Maria que havia concebido na sua virgindade, diz que o Anjo, em sonhos, disse a José - ``Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor por meio do profeta, que diz - ``Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porão o nome de Emanuel, que quer dizer - Deus Conosco -``. (Mt  1, 23). 
Maria é aquela mulher citada pelo Criador quando o homem é expulso do paraíso - Maria é aquela mulher que pisaria a cabeça da serpente - Maria é aquela virgem citada, principalmente pelo profeta Isaias e depois pelos Evangelistas Lucas e Mateus que, mesmo sendo virgem, conceberia, ficaria grávida, e dela nasceria a salvação, o Emanuel, Deus Conosco, Jesus Cristo. 
Quando rezamos o terço, no primeiro mistério gozoso nós dizemos - ``Contemplamos a anunciação do Anjo e a encarnação do Verbo``. Por trás dessa afirmativa está toda a nossa história da salvação, está a Imaculada Conceição de Maria, está Maria isenta de todo pecado, de toda mácula, está Maria que, mesmo sendo mãe, permaneceu virgem, está Maria, a escolhida por Deus e preservada de toda mancha pecaminosa para receber em seu santíssimo ventre Jesus Cristo,  ``O Verbo que se fez carne e veio habitar entre nós...``. (Jo 1, 14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário