sábado, 2 de julho de 2016

MARIA, EXEMPLO DAS EDUCADORAS CRISTÃS

MARIA, EXEMPLO DAS EDUCADORAS CRISTÃS


Maria é o exemplo das educadoras cristãs. 
E José, juntamente com Maria, é o casal de deve servir de exemplo a todos os casais, a todos os pais na educação de seus filhos. 
Um exemplo de dedicação e amor aos filhos nos deram José e Maria quando Jesus, aos doze anos de idade, fica perdido em Jerusalém e é encontrado pelo santo casal três dias depois de intensa e angustiante procura, depois da festa da páscoa. Maria e José é o casal que deve ser tomado como exemplo a todos os pais cristãos na educação de seus filhos. 
A educação dos filhos é sempre um tema atual. A preocupação primeira dos pais é educar bem seus filhos, mas, geralmente, os pais não foram educados convenientemente, não por culpa deles, e, por isso, não sabem educar seus filhos com critérios civis, sociais e cristãos. 
Os pais de hoje, geralmente, não sabem por onde devem começar a educação de seus filhos. 
A educação de um filho começa, exatamente, nove meses antes dele nascer, isto é, a educação do filho começa a partir da sua concepção no ventre de sua mãe, e, educar, acima de tudo quer dizer “amar”, aceitar e fazer do filho parte de seu ser. 
O filho, a partir do momento em que nasce, é como se Deus colocasse nas mãos dos pais uma pedra bruta, julgando que os pais tem as ferramentas necessárias para dessa pedra fazer uma obra de arte. De acordo com as ferramentas que os pais tem, isto é, a sua educação e seus princípios cristãos, sociais e civis, os pais podem modelar dessa pedra bruta recebida de Deus, um anjo ou um demônio, uma beleza ou uma monstruosidade, conforme educar esse filho.
       Os filhos, depois que crescem, são aquilo que os pais fizeram deles. Se o filho nasceu num ambiente sadio, de amor, segurança e tranquilidade, eles serão pessoas equilibradas, responsáveis, honestas, retratos fieis da educação que receberam e sempre terão em seus pais a coluna mestra para se orientar na vida.
Se, pelo contrário, o filho nasceu num ambiente inseguro, de briga, de desamor, de falta de segurança, de vícios, de palavras impensadas, de chantagens e mentiras, esse filho será uma pessoa insegura, intranquila, descontente com a vida e o mundo, e tem tudo para ser um marginal da sociedade. 
Na maioria das vezes condenamos o marginal que rouba, que mata, que provoca insegurança na sociedade e que desestrutura as famílias por espalhar o medo e a insegurança. Mas nunca chegamos à conclusão que ninguém é marginal porque quer ou porque gosta, e a culpa de uma pessoa se transformar em marginal não é culpa somente dela; o fato de uma pessoa ser marginal vem da sua educação, do seu berço, da sua família que não a soube educar. 
Foi a sua família que o fez marginal, e a própria sociedade contribuiu para isso. 
Em uma família onde a criança presencia constantemente os pais brigando, o pai chegando embriagado  violento, agredindo tudo mundo dentro de casa, a mãe dando maus exemplos e falando mal do pai, mãe e pai que não gostam de trabalhar e desonestos, família onde não se conversa, não se dialoga mas somente se xingam, se maldizem, não pode a criança sair dali como uma pessoa de bem. 
Se a família dessa criança não presta e ela viveu nesse ambiente toda a sua infância e adolescência, , quando ela ficar adulta vai julgar que família nenhuma presta como a família em que nasceu, viveu e foi educado, e, inconscientemente, vai querer destruir todas as famílias. 
Os pais, através da educação que dão aos filhos é que o fazem ser anjos ou demônios. 
A pobreza não é justificativa para se dizer que não tem condições para educar bem o filho. Existem centenas e milhares de famílias pobres mas decentes, honestas e trabalhadores, que desde que o filho nasce, talvez a família não tenha condições de lhe dar um berço e um enxoval bonito, mas muito mais que isso vale o amor que a família dá a sua criança, ao seu filho. 
Ser rico também não quer dizer que sabe educar seus filhos, e não é somente nos filhos das famílias pobres que existem marginalidade; nos filhos dos ricos temos também grande porcentagem de marginalidade, com uma diferença, os pobres marginais estão todos presos, e os ricos marginais estão na rua porque o dinheiro compra até a justiça dos homens; o dinheiro compra tudo e esconde tudo.  
O filho do pobre apronta, pronto, já é um marginal, e é logo preso e denunciado nos rádios jornais e televisões. O filho do rico apronta, também é, portanto, um marginal, mas como tem dinheiro, consegue advogados corruptos que confunde a justiça dos homens, e com o seu dinheiro compra a imprensa, cala a imprensa escrita e falada. 
Para saber educar um filho não é necessário ser rico: é preciso acima de tudo ter amor no coração, ser um casal bem educado e que se aceitam com amor; os pais precisam ser bem educados para educarem seus filhos, porque, não tem educação, quem não recebeu educação não a pode transmitir, porque ninguém dá o que não tem. 
A educação dos filhos, acima de tudo, é um ato de amor, desse amor que perdura a vida inteira, até a vida eterna, e jamais terá fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário