quinta-feira, 8 de setembro de 2016

ANIVERSÁRIO DE MARIA, A MÃE DE JESUS

ANIVERSÁRIO DE MARIA, A MÃE DE JESUS

Resultado de imagem para ANIVERSÁRIO DE MARIA, A MÃE DE JESUS

Hoje é dia 08 de setembro. Para todos nós que amamos Maria, e que dedicamos a ela uma devoção filial, hoje, 08 de setembro, é um dia muito especial, poderíamos até dizer que é um dia de festa, mas realmente é um dia de festa, de alegria. 
A nossa Santa Igreja comemora hoje a festa da Natividade de Nossa Senhora, ou, traduzindo isso em miúdos, é o dia do aniversário natalício de Maria. 
Assim como a nossa Igreja está em festas, o céu também está em festa, porque comemoramos uma data muito especial, muito importante, que somente é lembrada por aqueles que amam de verdade Maria Santíssima. 
É o dia do aniversário natalício de Maria, é o dia do aniversário da Mãe de Deus e nossa Mãe.      Hoje, 08 de setembro, é o dia em que comemoramos o nascimento daquela que o Senhor Nosso Deus reservou desde a queda do homem no paraíso terrestre para ser o canal da salvação,  a escada que ligaria a terra ao céu e pela qual nos viria a Salvação, e, desde o primeiro pecado do homem, Maria foi escolhida, reservada e preservada da mancha do pecado original e de qualquer mancha que pudesse ofuscar o brilho do Filho de Deus que se faria homem no ventre sacrossanto da nossa querida mãe que aniversaria hoje. 
O Senhor Nosso Deus faz as suas maravilhas no silêncio, longe dos olhos dos homens, mesmo porque, quando faz suas maravilhas o Senhor não precisa dar satisfação a quem quer que seja. O nascimento de Maria em nada foi diferente do nascimento de qualquer outra pessoa, de qualquer outra criatura, pelo menos aos olhos dos homens. 
Mas, não tenham dúvidas, nesse dia o céu inteiro esteve em festa e os infernos tremeram em suas bases, porque, nesse dia, o príncipe das trevas começou a pressentir o início da queda do seu reinado. Anos mais tarde Maria diria à sua prima Isabel: “Engrandece minha alma o Senhor, e rejubila meu espírito em Deus, meu Salvador, porque ele olhou a humildade de sua serva. Eis que de agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,   porque fez em mim grandes coisas o Poderoso, Santo é o seu Nome.”  (Lc 1, 49). 
     E que maravilhas fez o Senhor nosso Deus nessa criança que acabara de nascer, privilegiada, isenta do pecado original e de qualquer mancha que pudesse macular aquela que seria o sacrossanto tabernáculo do filho de Deus que se faria homem para que todos os homens se tornassem filhos de Deus. 
O Senhor realiza suas maravilhas no silêncio e através dos pobres, humildes e pequeninos, e por isso Maria, em sua oração de agradecimento ao Senhor, disse = ``Ostentou o poder de seu braço, e dispersou  os que se orgulham com os pensamentos de seu coração.  Derrubou os poderosos de seus tronos, e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos,  e os ricos despediu-os de mãos vazias``.  (Lc, 1, 51-53). 
Os céus estão em festa, os corações dos filhos de Maria também devem estar em festa, porque hoje comemoramos o aniversário natalício de Maria, aquela que foi reservada desde todos os séculos para ser a mãe do filho de Deus,  a nossa mãe e a mãe da nossa igreja, da igreja  fundada por seu divino filho. Para comemorar o aniversário da mãe, a nossa igreja nos convida para, em oração e no silêncio que nos conduz a Deus, nos alegrarmos com os anjos e santos do céu e da terra nessa data tão importante para todos nós. 
Esta é a melhor maneira de comemorarmos o aniversário daquela em que, no silêncio, o Senhor fez maravilhas, e que também no silêncio, aceitou humildemente todos os planos  de Deus que se realizaria através dela para a salvação de todos os homens, quando disse = ``Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra.`` (Lc 1, 38). 
Não podemos perder a oportunidade de conhecermos melhor e mais  essa nossa mãe que nasceu predestinada  pelo Senhor, não para ter uma vida de regalias e mordomias nesta terra, mas para ser o Sacrário vivo do filho de Deus, mas que  para ser desprezada pelos homens, como foi, quando procurou abrigo para dar à luz a um Deus que se fazia homem, e não encontrou aconchego em lugar algum e teve de se recolher em um curral de animais para dar à luz.
Para ser perseguida, como o foi, quando teve que fugir com seu esposo José para defender a vida de seu filho, levando seu filho divino nos braços rumo às distantes terras do Egito para fugir da fúria sanguinária do rei Herodes que queria matar o seu divino filho, a quem ele julgava que seria um rival para o seu trono.
Que teve de sofrer a dor da perda, quando, aos doze anos, seu filho desaparece por três dias e é encontrado no templo, discutindo as coisas de Deus com os doutores da lei. 
Que, aos trinta anos de Jesus, teve de suportar a dor da separação, porque o seu filho partia para a sua vida pública, para dar cumprimento  à sua missão de salvar todos os homens. 
Que teve de sentir nas costas as chibatadas que deram em seu filho e, juntamente com seu filho sentiu os espinhos da coroa a lhe rasgarem a cabeça e a fronte. 
Que subiu ao Calvário ajudando o seu filho a levar sobre os ombros todos os pecados do mundo, e que foi crucificada com seu filho, e também com seu filho pedindo perdão a Deus pela ingratidão de todos os homens, repetindo as mesmas palavras que seu filho pronunciava no alto do madeiro – “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.”, e que, apesar de tudo isso ainda aceitou a proposta de seu filho pendurado no madeiro para ser a nossa Mãe, a mãe de todos os homens, a mãe dos algozes de seu filho divino, a Mãe daqueles que prenderam, açoitaram, coroaram de espinhos, crucificaram e mataram seu divino filho. 
Nesta terra, e no seu silêncio, Maria acompanhou todo o desenrolar da redenção do gênero humano, não somente acompanhou, mas viveu intensamente  todas as situações pelas quais passou seu divino filho. E é Maria que hoje comemora seu aniversário, e por isso repitamos como Maria, “O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome”. 
É no silêncio que o Senhor faz maravilhas, e foi no silêncio que Maria guardava todas as coisas em seu coração, e deve ser no silêncio de nosso coração que devemos procurar mais e melhor conhecer a mãe de Deus e nossa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário