sábado, 3 de setembro de 2016

AS SAGRADAS ESCRITURAS NA VIDA DE MARIA

AS SAGRADAS ESCRITURAS NA VIDA DE MARIA

Resultado de imagem para AS SAGRADAS ESCRITURAS NA VIDA DE MARIA

Maria tinha um profundo conhecimento da Bíblia. Isto Maria demonstrou quando recitou o “Magnifcat”, por ocasião de sua visita à sua prima Isabel, e esse cântico do Magnificat é repleto de frases e citações do Antigo Testamento das Sagradas Escrituras.       
Maria meditava a palavra de Deus com muita assiduidade. Ela devia falar de Abraão, de Moisés, de Davi, e dos profetas com muita familiaridade.      
Devia também conhecer claramente o Plano de Deus e, consequentemente, rezava muito pela vinda breve do Salvador prometido desde o início dos tempos. 
Maria não só ouvia e meditava a Palavra de Deus mas, sobretudo, procurava vivê-la e a vivia com a maior autenticidade possível. Ouvir, meditar e viver a palavra de Deus: a vida de Maria se resumia nisso. 
Tudo isso ressalta aos olhos de quem faz uma análise mais profunda do cântico do Magnificat. Cada frase desse maravilhoso cântico é um compêndio de reminiscências bíblicas. “Rezando o Magnificat estamos meditando quase toda a Sagrada Escritura.” (Padre Martins Terra, SJ). “É nesta atenção constante à palavra de Deus, na Bíblia e na vida, que está a causa da grandeza de Maria.” (Padre Carlos Mester).
       Certa vez, quando o Senhor Jesus estava falando ao povo, uma mulher ouvinte não se conteve, e, em voz alta, elogiou a mãe de Jesus, dizendo: “Bem aventurado o ventre que te trouxe os peitos que amamentaste.” (Lc 11, 27). Mas Jesus achou pouco demais esse elogio para a sua mãe e não concordou com aquela mulher maravilhada com a sua mensagem, e fez outro elogio à sua mãe, respondendo àquela mulher: “Antes, bem aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.” (Lc 11, 28).
O motivo da grandeza de Maria não estava no fato  de ela ser a mãe de Jesus Cristo, e de tê-lo carregado em seu seio virginal, e de tê-lo amamentado em seus seios. Isso foi apenas consequência. A causa da grandeza de Maria estava no fato de ela ter ouvido a palavra de Deus  e tê-la colocado em prática. Por causa dessa obediência à palavra de Deus, Maria disse ao Anjo: “Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc, 1, 38), e foi por Maria se colocar à disposição da palavra de Deus que ela se tornou Mãe do Filho de Deus. 
E é bem oportuno lembrar que Jesus jamais disse: “Felizes os que lêem a Bíblia e a põem em prática”, mas disse: Felizes os que ouvem a palavra de Deus e a põe em prática.” (Lc 11, 28). 
Escutar a palavra de Deus é necessário e colocá-la em prática é fundamental. Em verdade, saber ouvir ou escutar não é coisa tão fácil. Na maioria das vezes ouvimos para aumentar o nosso conhecimento, outras vezes por curiosidade ou com espírito de crítica  ou de comparação, ou ainda, para aprendermos alguma coisa nova e podermos transmitir aos outros. 
E muito difícil saber escutar. Para escutar com proveito é preciso sermos pobres em espírito, humildes para aceitar o que a Palavra de Deus quer nos dizer de importante para a vida. 
A nós, que nos dizemos cristãos e seguidores de Jesus Cristo, compete ouvir e aceitar a Palavra de Deus com simplicidade e sem rodeios. 
Devemos, para isso, fazer de Maria o nosso modelo de vida cristã. Assim como fez Maria, devemos procurar conhecer, meditar e viver a palavra de Deus contida na Bíblia nos acontecimentos de nossa vida. 
O ideal seria, sob a proteção de Maria, lermos diariamente as Sagradas Escrituras em nosso lar juntamente  com os nossos familiares, ler e meditar a palavra de Deus nas reuniões comunitárias  e com os nossos vizinhos, participar mais ativamente das celebrações Eucarísticas, aproveitando todos os momentos capazes de nos tornar mais ricos da presença de Deus. E assim, de uma maneira muito simples e prática, a Palavra de Deus irá penetrando suavemente em nossos corações transformando-os inteiramente, fazendo de nós criaturas novas, dispostas a fazer em tudo a vontade de Deus. 
(Monsenhor Virgílio - Mensageiro do S. Coração de Jesus - Jun. 82 - pg 40/41).

Nenhum comentário:

Postar um comentário