sábado, 24 de setembro de 2016

SANTA MISSA - CELEBRAÇÃO OU FALAÇÃO?

SANTA MISSA - CELEBRAÇÃO OU FALAÇÃO?

Resultado de imagem para SANTA MISSA - CELEBRAÇÃO OU FALAÇÃO?

Peço desculpas, mas preciso falar de um defeito que vem acontecendo em algumas missas: a falação. Aliás, tem dois tipos de “falação” que atrapalham a missa. Uma acontece na assembléia, quando alguém fica o tempo todo cochichando com o vizinho. A outra falação é dos animadores da missa.
Tem animadores de missas que falam o tempo todo. E junto a estes incluam-se também alguns padres. Falam demais. Falam para iniciar a missa, falam para motivar o ato penitencial, falam para pedir que a assembléia silencie, mas invadem o silêncio dos celebrantes e o silêncio litúrgico, como acontece com a recitação em voz alta das orações chamadas “secreta”. 
Alguns criaram a mania de explicar tudo, “tintim por tintim”. Explicam que vão fazer uma saudação; e depois saúdam. Explicam as partes da missa, como se missa fosse aula de significados ou sinônimos litúrgicos ou celebrativos. Explicam, pasmem, até mesmo o silêncio e assim invadem o silêncio de tanto falar. Haja falação! 
        A falação, em alguns casos é tanta, que é viável perguntar: afinal, estamos celebrando uma missa ou estamos escutando uma falação interminável. Exagero à parte, comentaristas há que, na ânsia de comentar e preparar a assembléia para ouvir as leituras, fazem autênticos sermões ou pregações antes das leituras. Pior que é isso é o padre que faz uma homilia antes de cada leitura e uma depois da mesma leitura para confirmar o que dissera antes, deixando a leitura esmagada entre suas explicações. Sobre isso, uma senhora comentou (com entusiasmo) que a missa na sua comunidade deveria ser paga, porque o padre dava uma verdadeira aula de Bíblia. Cá prá nós: Missa não é aula, nem que seja de Bíblia.
Um autêntico exagero são as missas explicadas para o povo, como se o momento celebrativo da Eucaristia fosse hora de ensinar ou de aula litúrgica. Você me pergunta: não é interessante que a missa seja explicada? Claro que sim, mas isso deve ser feito antes, em momentos convenientes. O estudo e o conhecimento da Missa precedem a celebração.
A compreensão da Missa não está em priorizar explicações, mas em valorizar a dinamicidade da celebração, feita pela música, procissões, momentos para falar, silêncio, hora de sentar para ouvir, de estar de pé para rezar, de ajoelhar para adorar ou pedir perdão... Fazer bem cada um desses momentos é um modo de rezar e de entender, nem sempre racionalmente, o que estamos celebrando. A Missa é uma “obra aberta” e, enquanto tal, cada Missa comunica uma mensagem diferente, não só pelas leituras e pelo Tempo Litúrgico na qual é celebrada, mas também pelo espírito com que o celebrante entra na celebração.

Serginho Valle

Um comentário:


  1. INTENÇÕES DE MISSAS PELOS PECADORES; OFERECENDO AO ETERNO PAI: O PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE VOSSO DIVINO JESUS, EM UNIÃO COM TODAS AS MISSAS QUE HOJE SÃO CELEBRADAS EM TODO O MUNDO; POR TODAS AS SANTAS ALMAS DO PURGATÓRIO, PELOS PECADORES DE TODOS OS LUGARES, PELOS PECADORES DE TODA A IGREJA, PELOS DE MINHA CASA E DE MEUS VIZINHOS E PELO PAPA; E EM ESPECIAL PELAS ALMAS DE: PEDRO LIBÓRIO; PEDRO JOSÉ LIBÓRIO; JOSÉ ROBERTO LIBÓRIO (ZÉ) LEONILDA SOTTA LIBÓRIO (NITA); JOSÉ SOTTA; ANTONIO SOTTA (PRÉGO); LAERCIO SOTTA (FÓLE); ANTENOR APARECIDO SOTTA (NOR); MARIA PILAR ROCCA SOTTA; LUCILA DA GLÓRIA SOTTA (LU); ABEL CAETANO ALVES; VITÓRIA TIENI; VILMA TIENI; IVONE TIENI; LEONILDO PASTRELI; LEONIDAS GANDINI PEREIRA (LÉO); VICTORIO D’AGOSTINO; SANTO HÉLIO DE CASTRO; ANTONIO PEREIRA; WAGNER ESTEVES; ANTONIO AUGUSTO COELHO (PORTUGUÊS); WILSON LUIS BERTACHINI (MOIO); AURELIANO BIAGIONI; LUIZ ROSA JUNIOR (LUIZÃO); MARCOS BERTACHINI (MOINHO); JOSÉ AUGUSTO GOMES PIRES; ANTÔNIO CARLOS CIOFFI (BIGORNA); MARCELO LÁZARO PEREIRA; APARECIDA OTRENTE CALDEIRA; VANDERLEI GOMES PIRES; LEÔNIDAS GANDINI PEREIRA (LÉO); LUIZA ENGE NEHREBECKI; RICARDO NEREBECKI E THEREZINHA AQUINO PECORARI (ZINA); BEM COMO PELA SAÚDE DE LUIZ AUGUSTO LIBÓRIO (SEQUELAS DO A.V.C.), E PELA CONVERSÃO E SALVAÇÃO DE: WANDERLEI LIBÓRIO (WANDE). SUELI APARECIDA LIBÓRIO; MARCOS FERNANDO LIBÓRIO; DIOGO HENRIQUE ALVES ALVES LIBÓRIO; E DE; ARIANE ALVES LIBÓRIO. AMÉM.

    ResponderExcluir