sábado, 10 de setembro de 2016

“SEM MIM VOCÊ NÃO PODE FAZER NADA.” (Jo 15,5).

“SEM MIM VOCÊ NÃO PODE FAZER NADA.”  (Jo 15,5).

        
Resultado de imagem para “SEM MIM VOCÊ NÃO PODE FAZER NADA.”  (Jo 15,5).

    Assim se dirige a você o nosso  Divino Mestre: No meu Evangelho eu disse para você: “Sem mim você não pode fazer nada.”  (Jo 15,5). Não tente fazer nada sem mim... Você está preocupado? 
Preocupações você sempre teve e sempre terá; elas são próprias da sua natureza humana, de suas limitações. Você é egoísta até no que se refere às suas preocupações; você não as quer dividir com ninguém, quer sofrer sozinho... 
Tudo seria mais fácil se você soubesse dividir melhor tudo o que  tem: suas alegrias, seus momentos felizes, suas tristezas, e até as suas preocupações com alguém. Dividir preocupações não significa que você vá transferi-las para alguém, mas a confiança que você demonstra a alguém que lhe respeita e lhe aceita como é, além de  aliviar a sua tensão, permite que esse alguém, estando com a mente mais descansada e tranquila, poderá lhe ajudar a achar uma solução fácil para aquilo que você julga tão difícil e aparentemente sem solução.      
Procura, filho,   expressar os seus sentimentos com palavras e o ideal é que você tenha uma pessoa que lhe respeite, que lhe ame e que lhe compreenda para que possa ser seu confidente; que possa lhe apoiar e com quem você possa partilhar suas tribulações; mas procure expressar com honestidade os seus reais sentimentos. 
Não se deixe inibir por um sentimento de falso orgulho, querendo mostrar falsamente a aparência de que você seja uma pessoa inabalável, inatingível diante da adversidade. Filho, compreenda isso: somente quando você se abrir para alguém compreensivo é que esse confidente  poderá começar a entender a sua ansiedade, a sua melancolia, a sua solidão, as suas preocupações.        
É preciso, filho, e é muito doce e confortante ter um amigo confidente que fala de modo direto e que lhe ajuda a situar as coisas nas suas devidas proporções e perspectivas. Isso vai lhe ajudar a focalizar apenas um problema de cada vez.
Você tem que entender que o início do combate a qualquer mal, em primeiro lugar exige que você admita que você é falho, que comete erros, que grande parte dos seus problemas são causados  pelas suas próprias deficiências; e para que você tenha consciência disso, busque nas Sagradas Escrituras o que eu já disse para o mundo, mas para você, que me é muito querido, de uma maneira especial: “Peça, e lhe será dado; busca, e você achará; bata, e a porta será aberta. Porque todo o que pede, recebe; o que busca, encontra, e quem bate, terá a porta aberta.” (Mt 7,7-8).
Procure se conhecer a cada dia que passa mais e melhor, e procure valorizar o seu real valor. Você é muito importante para mim; você vale muito diante de Deus Pai.      Esteja sempre disposto a perdoar, a esquecer... Você poderá dizer: “esquecer não é tão fácil assim”. É verdade,  mas é melhor você procurar esquecer do que destruir o resto de sua vida relembrando passagens que já se foram e não tem mais jeito de consertá-las... 
Você também se esquece do que eu lhe disse no Meu Evangelho: “Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso.  Tomem sobre os vossos ombros o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11,28-30). Não se preocupe com o dia de amanhã; eu estou sempre com você, se você quiser; eu lhe ajudarei, se você quiser... 
Venha até mim; traga-me suas preocupações, suas tristezas, suas dúvidas, suas angústias, venha e me conte tudo o que lhe magoa, o que lhe oprime, e eu lhe aliviarei e colocarei também, na boca de seu confidente palavras que lhe ajudarão a superar o momento difícil por que você passa.    
Se o meu Pai que está nos céus olha até pelas aves que voam e pelas flores do campo não deixando que nada lhes falte, o que não faria por você, filho, que é tão querido por Deus e vale muito mais que as aves e as flores? Abre o seu coração para a minha voz, para o meu apelo. Junte as suas preocupações, as mais terríveis preocupações e coloque-as sobre o altar das oferendas. 
Eu não as tomarei todas para mim porque é através delas que você deve se aperfeiçoar, e se você não passar com dignidade por essas provações, você não será digno de mim, você não chegará até mim; você deve beber do cálice que eu bebi para se tornar merecedor da casa que eu lhe preparei no reino de meu Pai. Filho, tenha confiança, acredite, ajudarei você superar esse momento com dignidade e amor. 
O seu mal é julgar que suas preocupações são as maiores do mundo e que ninguém pode lhe ajudar; o seu grande mal é julgar que ninguém vai lhe entender, que ninguém pode lhe ajudar e você alimenta esse falso orgulho de querer guardá-las só para você; que não existe ninguém de confiança que você possa se desabafar. Para você ver  como existem pessoas com mais problemas que você, sugiro para você, filho, que, quando se sentir triste e deprimido, preocupado, acabrunhado, saia de dentro de você mesmo, visite um hospital onde existem irmãos sofrendo em seus leitos de dores e mortes; visite um asilo onde você vai encontrar velhos desamparados pela sociedade e até por seus familiares e que ali encontram amparo e leito para passarem os tristes últimos dias de suas vidas; visite uma creche, onde crianças desamparadas, que não pediram para nascer, tristemente desconhecem o amor de mãe e tem futuros incertos...         
Filho, saia de dentro de você mesmo, deixe de ser egoísta, deixe de ser orgulhoso, procure o seu próximo e você vai ver  que as suas preocupações são nada diante das injustiças do mundo que você vive...  assinado: JESUS CRISTO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário