sexta-feira, 30 de setembro de 2016

VENHAM A MIM TODOS VOCÊS QUE ESTÃO CANSADOS

VENHAM A MIM TODOS VOCÊS QUE ESTÃO CANSADOS

Resultado de imagem para VENHAM A MIM TODOS VOCÊS QUE ESTÃO CANSADOS

“Então levantou-se uma grande tormenta de vento, e as ondas lançavam-se sobre a barca, de sorte que ela se enchia. Jesus estava dormindo na popa, sobre um travesseiro; então eles acordaram-no e disseram-lhe: Mestre, não te dá que pereçamos? Ele levantando-se, ameaçou o vento e disse para o mar: Cala-te, emudece. O vento amainou e seguiu-se uma grande bonança” (Mc 4,37-39)
Assim é a nossa vida.  Nossa vida às vezes é calma como a brisa que sopra fresca pela manhã; é tranquila como as pequenas ondas refrescantes de um lago sereno que mansamente se desfazem na praia. 
Quando a nossa vida está assim tudo é normal, nem nos lembramos do Senhor Jesus, não o invocamos, não conversamos com ele e, por isso, o Senhor Jesus dorme tranquilo no fundo do nosso barco, descansa no vai-e-vem de nossa vida, embalado pela nossa frieza e pelo nosso  pouco caso às coisas do alto. 
Afinal das contas, se a nossa vida está tranquila como um mar sereno, porque haveríamos de precisar do Senhor Jesus? Mas, para nos lembrarmos dele, haveria necessidade de isso acontecer só quando temos problemas? É somente para isso que ele serve? O Senhor Jesus é amigo somente quando enfrentamos horas difíceis?

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

ARCANJOS SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL



ARCANJOS SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL

Resultado de imagem para ARCANJOS SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL

O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões - Miguel, Gabriel e Rafael - para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro. 
Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na terra. Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. 
Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. 
Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja. Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. 
Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. 
Na sua página, descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO - (+ SÉC. IV)

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO - (+ SÉC. IV)

Resultado de imagem para SÃO COSME E SÃO DAMIÃO - (+ SÉC. IV)

Cosme e Damião eram irmãos e cristãos. Na verdade, não se sabe exatamente se eles eram gêmeos. 
Mas nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. 
Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. 
Com isso, seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres. 
Deixavam pasmos os mais céticos dos pagãos, pois não cobravam absolutamente nada por isso. 
A riqueza que mais os atraía era fazer de sua arte médica também o seu apostolado para a conversão dos pagãos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais. Isso despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. 
Na Ásia Menor, o governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas. Mandou que fossem barbaramente torturados por negarem-se a aceitar os deuses pagãos. Em seguida, foram decapitados. 
O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. 
Os fatos ocorreram em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, Síria, onde foram sepultados.

domingo, 25 de setembro de 2016

PARÁBOLA DO RICO E DO POBRE LÁZARO

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

“COMBATE O BOM COMBATE DA FÉ...” (1Tm 6,11).

Resultado de imagem para PARÁBOLA DO RICO E DO POBRE LÁZARO

Diácono Milton Restivo

A segunda leitura da liturgia de hoje é tirada da segunda carta de Paulo a Timóteo.
São encontrados quarenta e dois registros em toda a Sagrada Escritura para o nome Timóteo, dos quais, vinte e quatro constam no Novo Testamento e referem-se a Timóteo, discípulo muito amado de Paulo, a quem Paulo escreveu duas cartas.
A primeira referência desse Timóteo foi quando Paulo o conheceu na cidade de Listra: Chegou a Derbe e depois a Listra. Havia ali um discípulo, chamado Timóteo, filho de uma judia cristã, mas de pai grego...”. (At 16,1).
Ao visitar a cidade de Listra durante sua segunda viagem missionária, Paulo ouviu o bom testemunho dos irmãos de fé sobre Timóteo e decidiu levá-lo consigo para o trabalho da pregação do evangelho (At 16,2-3).
Sendo que o pai de Timóteo não era cristão, Paulo logo se tornou como um "pai" não somente na fé para este discípulo muito jovem, mas, também, transmitiu-lhe conselhos paternais na preocupação de não se descuidar da fé e de bem cuidar-se, conforme vemos em toda a sequência das duas cartas.
O apóstolo mostra grande respeito, confiança, e amor por Timóteo, mencionando o discípulo com muita afeição em oito das treze cartas que escreveu. Timóteo foi um companheiro inseparável de Paulo, a quem chamava de irmão: “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo...” (2Cor 1,1; Cl 1,1; 1Ts 3,2), e um discípulo muito querido, de quem dificilmente se separava: “Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador...” (Rm 16,12). 

sábado, 24 de setembro de 2016

SANTA MISSA - CELEBRAÇÃO OU FALAÇÃO?

SANTA MISSA - CELEBRAÇÃO OU FALAÇÃO?

Resultado de imagem para SANTA MISSA - CELEBRAÇÃO OU FALAÇÃO?

Peço desculpas, mas preciso falar de um defeito que vem acontecendo em algumas missas: a falação. Aliás, tem dois tipos de “falação” que atrapalham a missa. Uma acontece na assembléia, quando alguém fica o tempo todo cochichando com o vizinho. A outra falação é dos animadores da missa.
Tem animadores de missas que falam o tempo todo. E junto a estes incluam-se também alguns padres. Falam demais. Falam para iniciar a missa, falam para motivar o ato penitencial, falam para pedir que a assembléia silencie, mas invadem o silêncio dos celebrantes e o silêncio litúrgico, como acontece com a recitação em voz alta das orações chamadas “secreta”. 
Alguns criaram a mania de explicar tudo, “tintim por tintim”. Explicam que vão fazer uma saudação; e depois saúdam. Explicam as partes da missa, como se missa fosse aula de significados ou sinônimos litúrgicos ou celebrativos. Explicam, pasmem, até mesmo o silêncio e assim invadem o silêncio de tanto falar. Haja falação! 

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

SÃO PIO DE PIETRELCINA - (1887-1968)

SÃO PIO DE PIETRELCINA - (1887-1968)

Resultado de imagem para SÃO PIO DE PIETRELCINA - (1887-1968)

Padre Pio nasceu no dia 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália. Era filho de Gracio Forgione e de Maria Josefa de Nunzio. 
No dia seguinte, foi batizado com o nome de Francisco, e mais tarde seria, de fato, um grande seguidor de são Francisco de Assis. Aos doze anos, recebeu os sacramentos da primeira comunhão e do crisma. 
E aos dezesseis anos, entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, da cidadezinha de Morcone, onde vestiu o hábito dos franciscanos e tomou o nome de frei Pio. 
Terminado o ano de noviciado, fez a profissão dos votos simples e, em 1907, a dos votos solenes. Depois da ordenação sacerdotal, em 1910, no Convento de Benevento, padre Pio, como era chamado, ficou doente, tendo de voltar a conviver com sua família para tratar sua enfermidade, e lá permaneceu até o ano de 1916. 
Quando voltou, nesse ano, foi mandado para o Convento de San Giovanni Rotondo, lugar onde viveu até a morte. Padre Pio passou toda a sua vida contribuindo para a redenção do ser humano, cumprindo a missão de guiar espiritualmente os fiéis e celebrando a eucaristia. Para ele, sua atividade mais importante era, sem dúvida, a celebração da santa missa. 
Os fiéis que dela participavam sentiam a importância desse momento, percebendo a plenitude da espiritualidade de padre Pio. 
No campo da caridade social, esforçou-se por aliviar sofrimentos e misérias de tantas famílias, fundando a "Casa Sollievo della Sofferenza", ou melhor, a "Casa Alívio do Sofrimento" em 1956. Para padre Pio, a fé era a essência da vida: tudo desejava e tudo fazia à luz da fé. Empenhou-se, assiduamente, na oração.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

UM GRANDE MILAGRE DA EUCARISTIA - LANCIANO

UM GRANDE MILAGRE DA EUCARISTIA - LANCIANO

Resultado de imagem para UM GRANDE MILAGRE DA EUCARISTIA - LANCIANO

Na Itália existe uma cidade de nome “Lanciano”, e, nessa cidade tem uma  igreja dedicada a São Longuinho, nome que se atribui ao soldado que traspassou o peito e o coração de Jesus Cristo com a lança na cruz. 
No século VIII um padre, um monge da ordem de São Basílio, durante a celebração da santa missa e depois de ter realizado a consagração do pão e do vinho, começou a duvidar da presença do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo na hóstia e no cálice. 
E a dúvida desse padre que era da ordem de São Basílio que, infelizmente não temos nem o nome, fez com que se realizasse um dos maiores, senão o maior dos milagres eucarísticos: ali no altar, devido a dúvida do celebrante  e diante dos olhos atônitos do padre incrédulo a hóstia consagrada se tornou um pedaço sangrento de carne viva e, no cálice, o vinho consagrado tornou-se verdadeiro sangue que, depois de algum tempo, que, depois de algum tempo, se coagulou em cinco pedrinhas irregulares de formas e tamanhos diferentes. 
Esses acontecimentos se deram a doze séculos, ou seja, a mais de mil e duzentos anos, e os pedaços de carne que eram a hóstia e o sangue que era o vinho conservam-se até hoje em exposição na igreja da cidade de Lanciano, na Itália. 
No correr dos séculos foram feitas várias pesquisas patrocinadas pela Igreja. Atualmente, nos nossos dias, para se certificar da autenticidade desse milagre, no dia 18 de novembro de 1.970, os Frades Menores Conventuais que cuidam atualmente dessa Igreja onde se realizou esse milagre, esses frades decidiram , com a autorização de Roma, confiar a um grupo de cientistas e peritos a análise científica daquelas relíquias datadas de doze séculos.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

SÃO MATEUS - APÓSTOLO E EVANGELISTA

SÃO MATEUS - APÓSTOLO E EVANGELISTA

Resultado de imagem para SÃO MATEUS - APÓSTOLO E EVANGELISTA

No tempo de Jesus Cristo, na época em que a Palestina era apenas uma província romana, os impostos cobrados eram onerosos e pesavam brutalmente sobre os ombros dos judeus. 
A cobrança desses impostos era feita por rendeiros públicos, considerados homens cruéis, sanguessugas, verdadeiros esfoladores do povo.
Um dos piores rendeiros da época era Levi, filho de Alfeu, que, mais tarde, trocaria seu nome para Mateus, o "dom de Deus". 
Um dia, depois de pregar, Jesus caminhava pelas ruas da cidade de Cafarnaum e encontrou com o cruel Levi. Olhou-o com firmeza nos olhos e disse: "Segue-me". Levi, imediatamente, levantou-se, abandonou seu rendoso negócio, mudou de vida, de nome e seguiu Jesus. 
Acredita-se, mesmo, que tal mudança não tenha realmente ocorrido dessa forma, mas sim pelo seu próprio e espontâneo entusiasmo no Messias. 
Na verdade, o que se imagina é que Levi havia algum tempo cultivava a vontade de seguir as palavras do profeta e que aquela atitude tenha sido definitiva para colocá-lo para sempre no caminho da fé cristã. Daquele dia em diante, com o nome já trocado para Mateus, tornou-se um dos maiores seguidores e apóstolos de Cristo, acompanhando-o em todas as suas caminhadas e pregações pela Palestina.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

SANTO ANDRÉ KIM TAEGON E COMPANHEIROS MÁRTIRES - OS 103 MÁRTIRES COREANOS - +1846

SANTO ANDRÉ KIM TAEGON E COMPANHEIROS MÁRTIRES - OS 103 MÁRTIRES COREANOS - +1846

Resultado de imagem para SANTO ANDRÉ KIM TAEGON E COMPANHEIROS MÁRTIRES - OS 103 MÁRTIRES COREANOS - +1846

A Igreja coreana tem, talvez, uma característica única no mundo católico. Foi fundada e estabelecida apenas por leigos. Surgiu no início de 1600, a partir dos contatos anuais das delegações coreanas que visitavam Pequim, na China, nação que sempre foi uma referência no Extremo Oriente para troca de cultura. 
Ali os coreanos tomaram conhecimento do cristianismo. Especialmente por meio do livro do grande padre Mateus Ricci, "A verdadeira doutrina de Deus". Foi o leigo Lee Byeok que se inspirou nele para, então, fundar a primeira comunidade católica atuante na Coréia. 
As visitas à China continuaram e os cristãos coreanos foram, então, informados, pelo bispo de Pequim, de que suas atividades precisavam seguir a hierarquia e organização ditada pelo Vaticano, a Santa Sé de Roma. Teria de ser gerida por um sacerdote consagrado, o qual foi enviado oficialmente para lá em 1785. 
Em pouco tempo, a comunidade cresceu, possuindo milhares de fiéis,
Porém começaram a sofrer perseguições por parte dos governantes e poderosos, inimigos da liberdade, justiça e fraternidade pregadas pelos missionários. Tentando acabar com o cristianismo, matavam seus seguidores. Não sabiam que o sangue dos mártires é semente de cristãos, como já dissera o imperador Tertuliano, no início dos tempos cristãos. 
Assim, patrocinaram uma verdadeira carnificina entre 1785 e 1882, quando o governo decretou a liberdade religiosa. Foram dez mil mártires. Desses, a Igreja canonizou muitos que foram agrupados para uma só festa, liderados por André Kim Taegon, o primeiro sacerdote mártir coreano.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

SÃO GENNARO OU JANUÁRIO - + 305

Resultado de imagem para SÃO GENNARO OU JANUÁRIO - + 305

A esse santo é atribuído o "milagre do sangue de são Januário", ou Gennaro, como é o seu nome na língua italiana. Durante a sua festa, no dia 19 de setembro, sua imagem é exposta à imensa população de fiéis. 
Por várias vezes, na ocasião a relíquia do seu sangue se liquefaz, adquirindo de novo a aparência de recém-derramado e a coloração vermelha. 
A primeira vez, devidamente registrada e desde então amplamente documentada, ocorreu na festa de 1389. 
A última vez foi em 1988. O mais incrível é que a ciência já tentou, mas ainda não conseguiu chegar a alguma conclusão de como o sangue, depositado num vidro em estado sólido, de repente se torna líquido, mudando a cor, consistência, e até mesmo duplicando seu peso. 
Assim, segue, através dos séculos, a liquefação do sangue de são Januário como um mistério que só mesmo a fé consegue entender e explicar. 
Por isso o povo de Nápoles e todos os católicos devotam enorme veneração por são Januário. 
Até a história dessa linda cidade italiana, cravada ao pé da montanha do Vesúvio, confunde-se com a devoção dedicada a ele, que os protege das pestes e das erupções do referido vulcão. 
Na verdade, ela se torna a própria história deste santo que, segundo os atos do Vaticano, era napolitano de origem e viveu no fim do século III.

sábado, 17 de setembro de 2016

SÃO ROBERTO BELARMINO - 1542-1621

SÃO ROBERTO BELARMINO - 1542-1621

Resultado de imagem para SÃO ROBERTO BELARMINO - 1542-1621

Roberto Francisco Rômulo Belarmino veio ao mundo no dia 4 de outubro de 1542, em Montepulciano, Itália. Era filho de pais humildes e católicos de muita fé. Tiveram doze filhos, dos quais seis abraçaram a vida religiosa, tal foi a influência do ambiente cristão que proporcionaram a eles com os seus exemplos. 
O menino Roberto nasceu franzino e doente. Talvez por ter tido tantos problemas de saúde nos primeiros anos de existência, dedicou atenção especial aos doentes durante toda a vida. 
Embora constantemente enfermo, Roberto demonstrou desde muito cedo uma inteligência surpreendente, que o levou ao magistério e a uma carreira eclesiástica vertiginosa. 
Em 1563, foi nomeado professor do Colégio de Florença e, um ano depois, passou a lecionar retórica no Piemonte. Em 1566, foi para o Colégio de Pádua, onde também estudou teologia e, em 1567, mudou para a escola de Louvain, sendo, então, já muito conhecido em todo o país como excelente pregador. 
Em 1571, tendo concluído todos os estudos, recebeu a ordenação sacerdotal e entrou para a Companhia de Jesus. Unindo a sabedoria das ciências terrenas, o conhecimento espiritual e a fé, escreveu os três volumes de uma das obras teológicas mais consultadas de todos os tempos: "As controvérsias cristãs sobre a fé", um tratado sobre todas as heresias. Mais tarde, em 1592, Belarmino foi nomeado diretor do Colégio Romano, que contava com duzentos e dois professores e dois mil estudantes, entre os quais duzentos jesuítas.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

SÃO CIPRIANO - SÉC. III





Resultado de imagem para SÃO CIPRIANO - SÉC. III


Cipriano era filho de uma nobre e rica família africana de Cartago, capital romana na no norte da África. Foi considerado um dos personagens mais empolgantes e importantes do século III. Primeiro pelo destaque alcançado como advogado, quando ainda era pagão. 
Depois por ser considerado um mestre da retórica e defensor irrestrito da unidade da Igreja. Mas o fator principal foi sua conversão ao cristianismo, já na maturidade, entre os trinta e cinco e quarenta anos de idade, causando um grande alvoroço e espanto na sociedade da época. Cipriano não deixou apenas sua vida de pagão, mas também distribuiu quase toda a sua fortuna entre os pobres, renunciando à ciência profana da qual se alimentara até então. Com muito pouco tempo, foi ordenado sacerdote e, por eleição direta do clero e do povo, imediatamente substituiu o bispo de Cartago logo após sua morte. 
Cipriano o fez contrariando seu próprio desejo, mas em obediência à Igreja. Nos anos de 249 a 258, durante o episcopado de Cipriano, a Igreja africana passou por sérios problemas. Os imperadores Valeriano e Décio empreenderam uma perseguição sem tréguas aos cristãos. Além disso, uma grande e terrível peste atacou o norte da África, causando muitas mortes e sofrimento. Como se não bastasse, a Igreja ainda se agitava com problemas doutrinários, internamente. Durante a perseguição do imperador Décio, em 249, grande número de fiéis e sacerdotes, até mesmo bispos, fraquejaram perante as torturas e renunciaram à fé cristã. Por esses atos ficaram conhecidos como "cristãos lapsos".

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

NOSSA SENHORA DAS DORES DO CALVÁRIO

NOSSA SENHORA DAS DORES DO CALVÁRIO

Resultado de imagem para NOSSA SENHORA DAS DORES DO CALVÁRIO

Nossa Senhora das Dores (também chamada Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto, e invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdolens, ou Mater Dolorosa) é um dos plúrices títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal.  O culto à Mater Dolorosa iniciou-se em 1221, no Mosteiro de Schonau, na Germânia.
 Em 1239, a sua veneração no dia 15 de setembro teve início em Florençam na Itália, pela Ordem dos Servis de Maria, Ordem dos Servos de Maria (Ordem Servita). 
A sensibilidade de piedosa compaixão do povo cristão está eloquentemente expressa no quadro da Pietá. Nossa Senhora das Dores recebe no colo o filho morto apenas tirado da cruz. 
É o momento que se reveste da incomensurável dor uma paixão humana e espiritual única: a conclusão do sacrifício de Cristo, cuja morte na cruz é o ponto culminante da Redenção. 
Em 1667 a Ordem dos Servitas, inteiramente dedicada à devoção de Nossa Senhora (os sete santos Fundadores no século XIII instituíram a "Companhia de Maria Dolorosa") obteve a aprovação da celebração litúrgica das sete Dores da Virgem, esta festa foi celebrada também com o título de Nossa Senhora da Piedade e A compaixão de Nossa Senhora, tendo sido promulgada por Bento XIII (1724-1730) a festa com o título de Nossa Senhora das Dores, e que durante o pontificado de Pio VII foi acolhida no calendário romano e lembrada no terceiro domingo de setembro. 

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Resultado de imagem para SANTA CRUZ DE CRISTO

Para seus oponentes, a crucificação de Cristo tinha como objetivo principal a humilhação e, consequentemente, o esquecimento por parte da população daquele que se dizia o Messias. 
Porém, as coisas não deram certo para os infiéis, pois a humilhante crucificação foi vista pelos fiéis como a prova de resignação e humildade do Cristo.
O suplício infame acabou tornando a cruz um dos símbolos máximos da religião cristã. Dessa forma, seus inimigos viram fortificar-se ainda mais a fé naquele que, ressuscitado, se tornaria o Rei dos reis. Por isso, se comemora e se exalta a santa cruz, como uma das grandes solenidades da Igreja. Essa festa foi celebrada pela primeira vez no ano 335. 
Em 615, os exércitos persas invadiram e saquearam a Palestina, levando com eles vários troféus, dentre os quais, a parte principal da cruz em que Jesus havia sido crucificado. Inconformado com o roubo da santa cruz, o imperador de Constantinopla, Heráclito, combateu os persas vencendo-os e recuperando a relíquia, que ele mesmo fez questão de reconduzir a Jerusalém, carregando-a nos ombros. Com esse ato, Heráclito tornou o dia 14 de setembro de 628 um dia de triunfo e alegria para os cristãos. 
Dessa forma a cruz, que a princípio tinha o objetivo de ser um símbolo de derrota e humilhação, hoje é usada e venerada por todos os que creem em Jesus. Nos momentos alegres e nos tristes, a cruz está e estará sempre presente, acompanhando por séculos a humanidade.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

O FILHO PRÓDIGO - O PAI DE MISERICÓRDIA

"ASSIM COMO O PAI ME AMOU, EU TAMBÉM AMEI VOCÊS” (Jo 15,9).

Resultado de imagem para o filho pródigo

Diácono Milton Restivo

Muitas vezes, nos nossos momentos de reflexão, passam em nossa memória, como num filme repisado, fatos, cenas e histórias ocorridas em nossa infância que, quando a rememoramos, nos invade uma nostálgica saudade. Muitas dessas histórias ainda nos servem como motivo de meditação. Quando leio e medito a parábola do filho pródigo (Lc 15,11-32), recordo quando a professora de religião, a devotada catequista, na minha infância, me preparava para assumir o meu lugar na Igreja de Jesus Cristo, e, no intuito de fazer com que eu e todos os meus coleguinhas de classe entendêssemos de uma só vez o grande amor que o Pai tem por seus filhos e ao mesmo tempo o supremo sacrifício de Jesus Cristo, que morreu, por amor, por todos nós, numa cruz, de maneira clara, precisa e comovente, contava para nós. E essa narrativa era mais ou menos assim: 

sábado, 10 de setembro de 2016

“SEM MIM VOCÊ NÃO PODE FAZER NADA.” (Jo 15,5).

“SEM MIM VOCÊ NÃO PODE FAZER NADA.”  (Jo 15,5).

        
Resultado de imagem para “SEM MIM VOCÊ NÃO PODE FAZER NADA.”  (Jo 15,5).

    Assim se dirige a você o nosso  Divino Mestre: No meu Evangelho eu disse para você: “Sem mim você não pode fazer nada.”  (Jo 15,5). Não tente fazer nada sem mim... Você está preocupado? 
Preocupações você sempre teve e sempre terá; elas são próprias da sua natureza humana, de suas limitações. Você é egoísta até no que se refere às suas preocupações; você não as quer dividir com ninguém, quer sofrer sozinho... 
Tudo seria mais fácil se você soubesse dividir melhor tudo o que  tem: suas alegrias, seus momentos felizes, suas tristezas, e até as suas preocupações com alguém. Dividir preocupações não significa que você vá transferi-las para alguém, mas a confiança que você demonstra a alguém que lhe respeita e lhe aceita como é, além de  aliviar a sua tensão, permite que esse alguém, estando com a mente mais descansada e tranquila, poderá lhe ajudar a achar uma solução fácil para aquilo que você julga tão difícil e aparentemente sem solução.      
Procura, filho,   expressar os seus sentimentos com palavras e o ideal é que você tenha uma pessoa que lhe respeite, que lhe ame e que lhe compreenda para que possa ser seu confidente; que possa lhe apoiar e com quem você possa partilhar suas tribulações; mas procure expressar com honestidade os seus reais sentimentos. 
Não se deixe inibir por um sentimento de falso orgulho, querendo mostrar falsamente a aparência de que você seja uma pessoa inabalável, inatingível diante da adversidade. Filho, compreenda isso: somente quando você se abrir para alguém compreensivo é que esse confidente  poderá começar a entender a sua ansiedade, a sua melancolia, a sua solidão, as suas preocupações.        
É preciso, filho, e é muito doce e confortante ter um amigo confidente que fala de modo direto e que lhe ajuda a situar as coisas nas suas devidas proporções e perspectivas. Isso vai lhe ajudar a focalizar apenas um problema de cada vez.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

FREDERICO OZANAM – FUNDADOR DA SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO

FREDERICO OZANAM – FUNDADOR DA SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO - 1813-1853

Resultado de imagem para FREDERICO OZANAM – FUNDADOR DA SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO

Fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo. Nascido na Itália, em 23 de abril de 1813, Antonio Frederico Ozanam viveu na França. Muito de sua vida de caridade e serviço aos pobres deve-se, particularmente, ao pai, João Antônio, um exemplo de caridade cristã, que era médico oficial do exército napoleônico e cuidava gratuitamente de pessoas humildes que não tinham como pagar pelos cuidados médicos. 
Frederico foi estudar direito e letras na Universidade de Sorbonne, em Paris, onde depois foi professor, mas a sua paixão era o estudo de religião comparada, nas horas vagas. 
Nessa época, havia se hospedado na casa de André-Marie Ampère, o famoso estudioso da eletrodinâmica. Contagiado pela fé do amigo e orientado pelo seu confessor, o abade Noirot, envolveu-se com jovens intelectuais cristãos numa época onde o clericalismo ortodoxo estava sendo duramente combatido em toda a Europa. 
Defensor da fé, empolgante orador, excelente escritor e precioso professor, Frederico não estava satisfeito em apenas praticar o cristianismo intelectual.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

ANIVERSÁRIO DE MARIA, A MÃE DE JESUS

ANIVERSÁRIO DE MARIA, A MÃE DE JESUS

Resultado de imagem para ANIVERSÁRIO DE MARIA, A MÃE DE JESUS

Hoje é dia 08 de setembro. Para todos nós que amamos Maria, e que dedicamos a ela uma devoção filial, hoje, 08 de setembro, é um dia muito especial, poderíamos até dizer que é um dia de festa, mas realmente é um dia de festa, de alegria. 
A nossa Santa Igreja comemora hoje a festa da Natividade de Nossa Senhora, ou, traduzindo isso em miúdos, é o dia do aniversário natalício de Maria. 
Assim como a nossa Igreja está em festas, o céu também está em festa, porque comemoramos uma data muito especial, muito importante, que somente é lembrada por aqueles que amam de verdade Maria Santíssima. 
É o dia do aniversário natalício de Maria, é o dia do aniversário da Mãe de Deus e nossa Mãe.      Hoje, 08 de setembro, é o dia em que comemoramos o nascimento daquela que o Senhor Nosso Deus reservou desde a queda do homem no paraíso terrestre para ser o canal da salvação,  a escada que ligaria a terra ao céu e pela qual nos viria a Salvação, e, desde o primeiro pecado do homem, Maria foi escolhida, reservada e preservada da mancha do pecado original e de qualquer mancha que pudesse ofuscar o brilho do Filho de Deus que se faria homem no ventre sacrossanto da nossa querida mãe que aniversaria hoje. 
O Senhor Nosso Deus faz as suas maravilhas no silêncio, longe dos olhos dos homens, mesmo porque, quando faz suas maravilhas o Senhor não precisa dar satisfação a quem quer que seja. O nascimento de Maria em nada foi diferente do nascimento de qualquer outra pessoa, de qualquer outra criatura, pelo menos aos olhos dos homens. 
Mas, não tenham dúvidas, nesse dia o céu inteiro esteve em festa e os infernos tremeram em suas bases, porque, nesse dia, o príncipe das trevas começou a pressentir o início da queda do seu reinado. Anos mais tarde Maria diria à sua prima Isabel: “Engrandece minha alma o Senhor, e rejubila meu espírito em Deus, meu Salvador, porque ele olhou a humildade de sua serva. Eis que de agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,   porque fez em mim grandes coisas o Poderoso, Santo é o seu Nome.”  (Lc 1, 49). 

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

SANTA REGINA - 238-251

SANTA REGINA - 238-251

Resultado de imagem para SANTA REGINA - 238-251

Regina ou Reine, seu nome no idioma natal, viveu no século III, em Alise, antiga Gália, França. 
Seu nascimento foi marcado por uma tragédia familiar, especialmente para ela, porque sua mãe morreu durante o parto. 
Por essa razão a criança precisou de uma ama de leite, no caso uma cristã. Foi ela que a inspirou nos caminhos da verdadeira fé e da virtude. Na adolescência, a própria Regina pediu para ser batizada no cristianismo, embora o ambiente em sua casa fosse pagão. 
A cada dia, tornava-se mais piedosa e tinha a convicção de que queria ser esposa de Cristo. Nunca aceitava o cortejo dos rapazes que queriam desposá-la, tanto por sua beleza física como por suas virtudes e atitudes, que sempre eram exemplares. 
Ela simplesmente se afastava de todos, preferindo passar a maior parte do seu tempo reclusa em seu quarto, em oração e penitência. Entretanto o real martírio de Regina começou muito cedo, e em sua própria casa. 
O seu pai, um servidor do Império Romano chamado Olíbrio, passou a insistir para que ela aprendesse a reverenciar os deuses. Até que um dia recebeu a denuncia de que Regina era uma cristã. No início não acreditou, mas decidiu que iria averiguar bem o assunto. 
Quando Olíbrio percebeu que era verdade, denunciou a própria filha ao imperador Décio, que seduziu-a com promessas vantajosas caso renegasse Cristo.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

SANTA TERESA DE CALCUTÁ

SANTA TERESA DE CALCUTÁ

Resultado de imagem para santa teresa de calcutá

Madre Teresa foi canonizada pelo Papa Francisco no dia 04 de setembro de 2016 em missa para 120 mil fiéis.

Cura de brasileiro considerada milagrosa fez Igreja decidir por canonização.
Madre Teresa é uma das figuras católicas mais conhecidas no mundo na atualidade.
O Papa Francisco declarou santa neste domingo (4 de setembro de 2016) a madre Teresa de Calcutá, em uma missa de canonização celebrada na praça de São Pedro, no Vaticano, frente a 100 mil fiéis. "Declaramos a beata Teresa de Calcutá santa e a inscrevemos entre os santos, decretando que seja venerada como tal por toda a Igreja", afirmou Francisco.
Conhecida em vida como ”a santa das sarjetas", Madre Teresa de Calcutá foi transformada em santa pela Igreja Católica 19 anos após sua morte. Vencedora do Prêmio Nobel da Paz, ela foi uma das mulheres mais influentes dos 2 mil anos de história da religião, aclamada por seu trabalho com os mais pobres nas favelas da cidade indiana de Calcutá.
A missa para a canonização começou às 10h18 deste domingo (horário local, 5h18 em Brasília) com o canto do hino do Jubileu da Misericórdia. Em seguida, Francisco entrou na praça de São Pedro na habitual procissão. Participam da cerimônia 70 cardeais, 400 bispos e 1,7 mil sacerdotes. O Papa conheceu Teresa pessoalmente, por ocasião de um sínodo de bispos em 1994, em Roma
Na homilia da cerimônia de canonização, Francisco elogiou seu trabalho "em defesa da vida humana", garantindo que ela fez "sentir sua voz aos poderosos da terra para que reconhecessem suas culpas diante dos crimes da pobreza criado por eles mesmos". 

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

MADRE TERESA DE CALCUTÁ, A MÃE DOS POBRES - 1910-1997

MADRE TERESA DE CALCUTÁ, A MÃE DOS POBRES - 1910-1997

Resultado de imagem para MADRE TERESA DE CALCUTÁ, A MÃE DOS POBRES - 1910-1997

Fundou a Congregação das Missionárias da Caridade. Agnes Gouxha Bojaxhiu, que é conhecida na vida religiosa com o nome de madre Teresa de Calcutá, nasceu, no dia 27 de agosto de 1910, em Skopje, Iugoslávia, de pais albaneses. Seus pais, Nicolau e Rosa, tiveram três filhos. Na época escolar, 
Agnes tornou-se membro de uma associação católica para crianças, a Congregação Mariana, onde cresceu em ambiente cristão. 
Aos doze anos, já estava convencida de sua vocação religiosa, atraída pela obra dos missionários. Agnes pediu para ingressar na Congregação das Irmãs de Loreto, que trabalhavam como missionárias em sua região. 
Logo foi encaminhada para a Abadia de Loreto, na Irlanda, onde aprenderia o inglês e depois seria enviada à Índia, a fim de iniciar seu noviciado. 
Feitos os votos, adotou o nome Teresa, em homenagem à carmelita francesa, Teresa de Lisieux, padroeira dos missionários. 
Primeiramente, irmã Teresa foi incumbida de ensinar história e geografia no colégio da Congregação, em Calcutá. Essa atividade exerceu por dezessete anos. Cercada de crianças, filhas das melhores famílias de Calcutá, impressionava-se com o que via quando saia à rua: pobreza generalizada, crianças e velhos moribundos e abandonados, pessoas doentes sem a quem recorrer. 
O dia 10 de setembro de 1946 ficou marcado na sua vida como o "dia da inspiração". Numa viagem de trem ao noviciado do Himalaia, percebeu que deveria dedicar toda a sua existência aos mais pobres e excluídos, deixando o conforto do colégio da Congregação. 
E assim fez. Irmã Teresa tomou algumas aulas de enfermagem, que julgava útil a seu plano, e misturou-se aos pobres, primeiro na cidade de Motijhil. A princípio, juntou cinco crianças de um bairro miserável e passou a dar-lhes escola.