segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

ADEUS ANO VELHO... FELIZ ANO NOVO...

ADEUS ANO VELHO... FELIZ ANO NOVO...

Resultado de imagem para ADEUS ANO VELHO... FELIZ ANO NOVO...

Chegamos ao final de mais um ano; mais um ano vivido em nossa existência; estamos no alvorecer do ano novo. 
Quantas coisas aconteceram no ano  que se findou; quantas crianças nasceram, quantos entes queridos se foram para a casa do Pai, quantas coisas boas aconteceram, quantas situações desagradáveis nos foram impostas. Para uns, o ano que passou foi um ano de realizações, de alegria e felicidade; para outros apenas um ano de luta onde a rotina imperou; para outros, ainda, desilusões, tristezas, amargura, sofrimento, enfim, para todos, o ano velho chega ao final. Neste ano que se findou quanto amamos, quantos bens fizemos, quantas injustiças cometemos, quantas negações aos nossos ideais. Neste momento, o que tenha acontecido no ano que passou de bom deve ser renovado, e o que aconteceu de não tão bom deve ser aproveitado como lição de vida para que não se repita. 
O ano novo já é uma realidade, mas a vida continua dentro de sua normalidade. Quando se inicia um ano novo, temos a esperança de que muitas coisas mudarão, muitas dificuldades serão sanadas, muitos problemas vão ser resolvidos, muitas coisas boas acontecerão; mas, para que  a nossa vida possa melhorar no ano que se inicia depende de nós, somente de nós. A nossa vida melhorará na medida em que formos melhores no ano que se finda.
       Para termos uma vida melhor, com a consciência mais tranquila, para que a paz reine em nosso lar, no nosso trabalho, no nosso círculo de amizade, grande parte depende de nós, somente de nós. Não adianta querermos a paz, se só promovemos a discórdia.
O ano novo será bom na medida em que cada um de nós for bom; o ano que se inicia será melhor que o ano que termina dependendo da maneira em que formos melhores do que fomos no ano que passou. Todos temos boa vontade de progredir; todos deveríamos ser um instrumento de paz. 
Cada criatura humana pode ser, na realidade, um instrumento de paz, daquela paz verdadeira, da paz que somente Deus pode dar. 
O maior obstáculo à paz consiste na maneira egoísta que cada um quer somente para si o que pertence a todos. Neste ano novo que se inicia deveríamos  tomar como tema e lema e como um objetivo a ser alcançado, a maravilhosa oração do pobrezinho de Assis, Francisco de Assis: “Senhor, faze de mim um instrumento de tua paz...” 
Instrumento da paz de Deus em todos os ambientes onde possa imperar o ódio, a inveja, a ofensa, a discórdia, a dúvida, o desespero, a tristeza, a mentira... 
Quem se propor a viver assim, com o esforço de cada dia, constante e sincero,  há de ser um instrumento de paz nas mãos de Deus, e conseguirá levar amor, compreensão, perdão, fé, união, verdade, esperança, alegria e consolação a toda parte e a toda gente. 
Neste ano novo deveríamos ter como programa de vida esta linda oração do Pobrezinho de Assis; mas este programa de vida requer uma grande dose de boa vontade; e não foi exatamente aos homens de boa vontade que Deus prometeu a paz??? “Glória de Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens de boa vontade.” (Lc 2,14). 
É levando a paz aos outros que cada um de nós terá esse tesouro no próprio coração. Se não tivermos paz não podemos transmitir a paz, porque ninguém pode dar o que não tem, mas, é dando que se recebe... Dando a paz é que recebemos a paz. 
Cada um de nós possui a paz no coração, mas, muitas vezes o nosso egoísmo impede os outros de a terem. No ano novo que se inicia sejamos instrumentos da paz que vem de Deus. Comecemos o ano pedindo a Deus com Francisco de Assis:
Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário