segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

PAPA FRANCISCO PEDE QUE PADRES VIVAM POBREZA CRISTÃ

PAPA FRANCISCO PEDE QUE PADRES VIVAM POBREZA CRISTÃ

Resultado de imagem para PAPA FRANCISCO PEDE QUE PADRES VIVAM POBREZA CRISTÃ

Papa Francisco explicou que o coração apegado ao dinheiro é um coração idolatra. 

As pessoas não perdoam um sacerdote apegado ao dinheiro, que o Senhor nos dê a graça da pobreza cristã: foi o que disse o Papa durante a Missa na Casa Santa Marta nesta sexta-feira, 18. Concelebraram com Francisco os secretários dos núncios apostólicos, presentes no Vaticano para o seu Jubileu.
No Evangelho do dia, Jesus expulsa os mercantes do Templo que transformaram a casa de Deus, um lugar de oração, num “covil de ladrões”. O Senhor, explicou o Papa, nos faz entender onde está a semente do anticristo, a semente do inimigo, a semente que estraga o seu Reino: o apego ao dinheiro.
“O coração apegado ao dinheiro é um coração idolatra”. Jesus diz que não se pode servir dois senhores, dois patrões, Deus e o dinheiro. O dinheiro, afirmou o Papa, é “o anti-Senhor”. Mas nós podemos escolher.
“O Senhor Deus, a casa do Senhor Deus, que é casa de oração, de encontro com o Senhor, com o Deus do amor. E o senhor-dinheiro, que entra na casa de Deus, sempre tenta entrar. E essas pessoas que trocavam moedas ou vendiam coisas, mas, alugavam aqueles lugares, eh? aos sacerdotes … alugavam para os sacerdotes, depois entrava o dinheiro. Este é o senhor que pode arruinar a nossa vida e pode nos conduzir a acabar com a nossa vida, sem felicidade, sem a alegria de servir o verdadeiro Senhor, que é o único capaz de nos dar a verdadeira alegria”. 
     O Papa disse que é uma escolha pessoal, e perguntou: “Como é a atitude de vocês em relação ao dinheiro? São apegados ao dinheiro”?
Percepção do povo de Deus
Francisco explicou que o povo de Deus perdoa as fraquezas e pecados dos sacerdotes, porém dois, não pode perdoar: o apego ao dinheiro e o maltrato aos fiéis.
“Outras coisas, outras fraquezas, outros pecados não lhe estão bem, mas pobre homem é solitário… enfim, busca justificá-lo. Mas, a condenação não é tão forte e definitiva: o Povo de Deus é capaz de entender tudo isso. O estado de poder que o dinheiro tem pode levar um sacerdote a ser dono de uma empresa ou ser um príncipe e assim por diante.”
O Papa recordou os ídolos que Raquel, mulher de Jacó, mantinha escondidos.
“É triste ver um sacerdote que chega ao fim da sua vida, quando está em agonia ou em coma, e seus familiares estão ao seu lado como abutres, aguardando para ver o que lhes sobra. Procurem fazer um favor ao Senhor, como um verdadeiro exame de consciência: ‘Senhor, vós sois o meu Senhor’! Como Raquel, eliminemos os nossos deuses ocultos no coração, o ídolo do dinheiro”.
Assim, o Papa convidou todos a serem corajosos, a fazer escolhas justas. “Que tenham o dinheiro suficiente, que faz um trabalhador honesto; fazer as devidas economias como um trabalhador honesto. Mas, é inadmissível a idolatria, os interesses pessoais. Que o Senhor dê a todos nós a graça da pobreza cristã”.
Ao concluir o Papa pediu que o Senhor dê a todos a graça da verdadeira pobreza de um trabalhador, que labuta e ganha o necessário e nada mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário