quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

“...VIMOS SUA ESTRELA NO ORIENTE...” (Mt 2,2)

“...VIMOS SUA ESTRELA NO ORIENTE...”  (Mt 2,2)

Resultado de imagem para “...VIMOS SUA ESTRELA NO ORIENTE...”  (Mt 2,2)

Os magos, homens sábios, vindos do Oriente e que haviam visto a sua “estrela”, saíram de suas terras e vieram até onde estava o menino Jesus para adorá-lo: ”Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? porque nós vimos a sua estrela  no Oriente e viemos adorá-lo.” (Mt 2,2). 
Mais de dois anos antes do nascimento de Jesus o Profeta Balaão já profetiza sobre essa estrela vista pelos magos: “Eu o verei, mas não agora; eu o contemplarei, mas não de perto; nascerá uma estrela de Jacó, levantar-se-á uma vara de Israel...” (Nm 24,17).
O Profeta Isaías, mais ou menos seiscentos anos antes desses acontecimentos, com grande esplendor, também se manifesta e profetiza essa grande maravilha, a estrela de Belém, anunciando o nascimento do Messias , “recebe a luz, Jerusalém, porque chegou a tua luz, e a glória do Senhor nasceu sobre ti.  Porque eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti nascerá o Senhor, a sua glória se verá em ti. As nações caminharão na tua luz, e os reis, ao resplendor de tua aurora.” (Is 60 1-3). 
E Isaías continua: “Então tu verás, estarás na abundância, o teu coração se espalhará e se dilatará fora de si mesmo, quando se voltarem para ti as riquezas do mar, e a fortaleza das nações vier ter contigo. Ver-te-ás inundada duma multidão de camelos, de dromedários de Madiã e de Efa; todos virão de Sabá, trazendo-te ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor.” (Isaías, 60, 5-6). Isaías não se cala: “Estarão sempre abertas as tuas portas; elas não se fecharão nem de dia nem de noite, a fim que te seja trazida a riqueza das nações e te sejam conduzidos os seus reis.” (Is 60,11).
     E para que se cumprisse essas profecias, os magos, em terras longínquas, lá do Oriente, vêem uma estrela diferente no céu que anunciava um grande acontecimento e não tiveram dúvidas, se colocaram a caminho para adorarem o Rei dos Judeus que havia nascido.
As Sagradas Escrituras se omitem quanto ao número de magos: poderiam ser  dois ou mais; a tradição optou pelo número três, possivelmente pelos presentes que foram dados ao “Rei dos Judeus recém-nascido”, ouro, incenso e mirra.  
Nos escritos sagrados também não  é citada a nobreza que é atribuída a esses magos. O Evangelista Mateus apenas se atém a chamá-los de “magos”, sem se preocupar com o número e o grau de importância que eles teriam na sociedade. 
Nos sagrados escritos também é omitido o nome desses personagens, deixando-os no anonimato, mas, a partir do século VIII começaram a ser mencionados seus nomes, como sendo Melchior, Baltazar e Gaspar, sendo este último, negro, mas isso apenas nos é transmitido pela tradição. Assim o Evangelista Mateus nos narra a significativa visita dos magos a Jesus, após o seu nascimento: “Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos chegaram do Oriente a Jerusalém, dizendo: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Porque nos vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.” (Mt 2,1-2). 
O Messias nasceu na penúria em Belém,. cidade e casa do rei Davi; nasceu para a salvação de Israel e glória de Judá. Mas nem Israel e nem Judá deram importância a  esse acontecimento maravilhoso que fora predito, cantado e esperado por todos os profetas do Antigo Testamento.  
Somente os pobres e humildes pastores vieram até ele, convidados que foram pelos  Anjos (Lc 2,8-13).  Somente os pobres, humildes e oprimidos pastores chegaram  até Jesus para adorá-lo  no seu berço improvisado. Ninguém mais... Israel, Judá, ou a cidade de Jerusalém não se importaram e nem se alegraram com o nascimento do Salvador. A salvação que ele veio trazer a todos os homens é oferecida a todos, mas somente é bem recebida aos que a procuram com o coração puro e sincero. Quanto tempo depois de seu nascimento é que surgiram os magos? Não sabemos. 
Ninguém sabe, porque os Evangelhos não o citam.  Pelos fatos que se seguiram, e pelas atitudes de Herodes,  possivelmente, o menino Jesus estive com aproximadamente dois anos. Não vamos nos ater a isso. O importante é que, uma estrela diferente de todas as conhecidas até então, brilha no firmamento; uma estrela que já fora preconizada e antevista pelos profetas antes de Cristo.  
Todo o povo de Israel e todos aqueles que se diziam conhecedores das Sagradas Escrituras conheciam essas profecias e sabiam que, quando nascesse o Messias, o Salvador aguardado, alguma coisa de diferente aconteceria  nos céus, pois os profetas Balaão e Isaías já haviam alertado sobre esse fenômeno, mas ninguém se importou com isso. 
Alguns estrangeiros, os magos, a viram lá de longe, de muito longe de suas terras e sabiam que essa estrela tinha um significado todo especial e se propuseram a segui-la, fosse para onde fosse, não se importando com a distância e nem com os contratempos que isso fosse acarretar. E essa estrela conduziu os magos até a cidade de Belém. 
Quando eles saíram de suas terras, qual o percurso que fizeram e quanto tempo caminharam?        Não sabemos. O que sabemos é que os magos concluíram, através de seus estudos e meditações, que aquela estrela era o prenúncio de um grande acontecimento e que os céus abriram suas portas e a salvação havia chegado, e que o menino recém-nascido era o “Rei dos Judeus”, que nem os próprios judeus tinham conhecimento que havia nascido: o maior de todos os reis da terra e de todos os tempos, o Rei dos reis e, talvez por isso, passaram primeiro no palácio do rei Herodes porque, imaginavam, um grande rei só poderia ter nascido num palácio real, e esta foi a primeira grande contradição que Jesus trouxe aos homens: ele, o Rei dos reis não nasceu em palácio mas em um humilde abrigo de animais à beira da estrada. 
Ao chegarem em  Jerusalém, perguntaram: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Porque nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos adorá-lo.” (Mt 2,2).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário