terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A VOCAÇÃO DO JOVEM RICO

A VOCAÇÃO DO JOVEM RICO

Resultado de imagem para A VOCAÇÃO DO JOVEM RICO

A narrativa do jovem rico traz-nos a mensagem de que nada pode ser colocado acima do amor a Deus! Na última viagem de Jesus a Jerusalém, Mateus, no Evangelho, diz-nos que um jovem muito rico procura Jesus. Enquanto que Marcos e Lucas narram que se trata de uma pessoa rica, líder e de alta posição, uma pessoa importante na sociedade judaica procura Jesus.
Este fato impressionou os discípulos e muitas pessoas, pois não imaginavam que uma pessoa da alta sociedade pudesse mostrar interesse em falar com o Mestre. Com certeza, o jovem rico já conhecia, a vida, o ministério de Jesus, talvez tivesse até presenciado alguns de seus milagres, sinais e ensinamentos; tudo isso o levou a ter um fascínio por Jesus.
Diante da pergunta do jovem rico, Jesus respondeu que seria necessário cumprir os mandamentos da lei de Deus. Perante a resposta de Jesus, o jovem se mostrou puro, íntegro, enfim, um exemplo para a sociedade israelita.
Mas o jovem perguntou: “O que ainda me falta”? respondeu-lhe Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vende o que possuis, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me”.  Ao ouvir isso, o jovem foi embora triste, porque era muito rico (Mt 19,20-22).
É interessante observar que Jesus não impediu o jovem de ir embora. Jesus exigiu dele a mesma coisa que exige de qualquer um de nós, que queira ser seu discípulo: estar totalmente disponível, sem nenhum apego.
Jesus queria libertar aquele jovem, pois percebeu que seu apego à riqueza impedia de segui-lo.
No seguimento de Jesus há o convite ao jovem para se libertar do ídolo da riqueza material, partilhando o que tinha com os pobres, somente assim, estaria apto para segui-lo. No entanto, o amor do jovem à Jesus não fui suficiente para que o fizesse desapegar da riqueza.
A mensagem do evangelho, vale para nós: conviver com os bens que Deus nos deu não nos tornando dependentes deles. Que possamos sempre nos apegar a Jesus, nosso Salvador, aquele que veio para trazer-nos vida e vida em abundância.
Padre Rafael Dalben

Nenhum comentário:

Postar um comentário