domingo, 12 de março de 2017

A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS

II DOMINGO DA QUARESMA

"ESTE É O MEU FILHO AMADO QUE MUITO ME AGRADA. ESCUTEM O QUE ELE DIZ." – (Mt 17,5).

Resultado de imagem para A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS

Diácono Milton Restivo

A transfiguração de Jesus é uma passagem que se encontra em todos os Evangelhos sinóticos: Lucas 9,28-36, Mateus 17,1-9 e Marcos 9,2-10. O interessante é que cada um desses evangelistas trabalhou a seu modo a narrativa dentro dos objetivos específicos que lhes era peculiar.
A transfiguração de Jesus é o ponto culminante da sua vida pública, assim como o seu batismo é o seu ponto de partida, e sua ascensão aos céus é o seu termo.
Pedro, na sua segunda carta, refere-se a esse glorioso evento da seguinte maneira: “De fato, não tiramos de fábulas complicadas o que lhes ensinamos sobre o poder e a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo contrário, falamos porque somos testemunhas oculares da majestade dele. Pois ele recebeu de Deus Pai a honra e a glória, quando uma voz vinda de sua Glória, lhe disse: ‘Este é o meu Filho amado: nele encontro o meu agrado’.” (2Pd 1,16-18).
João também, no seu Evangelho, não deixa passar despercebida a contemplação da glória de Jesus que foi testemunhada por ele: “E nós contemplamos a sua glória; glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade.” (Jo 1,4b). Então, podemos dizer que duas das testemunhas oculares privilegiadas desse acontecimento fazem alusão à transfiguração de Jesus.  
      Quando falamos de Transfiguração de Jesus logo a associamos ao monte Tabor, mas, por incrível que possa parecer, nenhum dos evangelistas que narra esse episódio, cita o fato como acontecido nesse monte e nem cita o nome desse monte. Os evangelistas são unânimes em afirmar que Jesus subiu numa “alta montanha” (Mc 9,2; Mt 17,1), ou apenas “à montanha” (Lc 9,28) sem citar o nome da montanha. Pela narrativa dos Evangelhos não sabemos que montanha foi essa.
A tradição deu o nome a essa montanha, como sendo o monte Tabor, a partir do século IV que fora dito pela primeira vez por Cirilo de Jerusalém e por Jerônimo em suas obras literárias. O monte Tabor não é citado nenhuma vez no Novo Testamento, mas são encontrados treze registros do monte Tabor no Antigo Testamento, a saber: Josias 19,12; 19,17; 19,22; 19,34; Juízes 4,6; 4,12; 4,14; 8,18; 1 Samuel 10,3; 1 Crônicas 6,62; Salmo 89 (88),13; Jeremias 46,18 e Oséias 5,1.
Possivelmente, depois de um dia cansativo de jornada e contato com o povo, Jesus sentiu necessidade de um recolhimento para descansar, e pelo que vemos nas Sagradas Escrituras, o seu melhor descanso era a oração.
O texto da transfiguração, em primeira instância, destaca o aspecto de oração constante de Jesus que é muito caro a Lucas: o fato de que Jesus era um homem de oração. Neste momento ele “subiu à montanha para rezar” (Lc 9,28).
Jesus retirava-se com frequência a sós e passava horas em oração; por vezes, noites inteiras em oração. Nos momentos mais significativos da sua vida, Jesus orava. No evangelho de Lucas, Jesus é, sobretudo, o grande mestre de oração e da exultação no Espírito Santo.
No mundo do Antigo Testamento Yahweh revelava-se frequentemente sobre as montanhas: “Abraão, tome seu filho, o seu único filho Isaac, a quem você ama, vá à terra de Moriá, e o ofereça aí em holocausto, sobre uma montanha que eu vou lhe mostrar” (Gn 22,1-14); “Moisés levou as ovelhas além do deserto e chegou ao Horeb, a montanha de Deus. O anjo de Yahweh  apareceu a Moisés numa chama de fogo, do meio de uma sarça.  Moisés prestou atenção: a sarça ardia no fogo, mas não se consumia”. (Ex 3,1-6); “Yahweh disse a Moisés: ‘Suba até junto de mim na montanha, pois eu estarei ai para lhe dar as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para os instruir’. Moisés se levantou com seu ajudante Josué. E subiram à montanha de Deus”. (Ex 24,12-13); “Elias se levantou, comeu e bebeu e sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Horeb, a montanha de Deus. Elias entrou na gruta da montanha, e ai passou a noite. Então Yahweh lhe dirigiu a palavra...” (1Rs 19,8-13).
Moisés e Elias, que vão ser mencionados na passagem da transfiguração, receberam as suas revelações num monte, e o monte ou montanha, no Antigo Testamento, era o local onde o profeta ou um temente a Deus subia para fazer suas orações e comunicar-se com o seu Deus.
No seu Evangelho Lucas apresenta Jesus como um homem de constante oração e começa por dizer que, após o seu batismo, Jesus entrou em oração. Como resposta à sua oração, os céus abriram-se e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma de pomba. No mesmo instante ouviu-se a voz de Deus Pai vinda do céu dizendo: “Tu és o meu Filho muito amado no qual ponho o meu enlevo” (Lc 3,21-22; Mt 3,17; Mc 1,11).
Nos outros Evangelhos encontramos Jesus como um homem assíduo na oração e com muita frequência, isso acontecia sobre uma montanha ou no deserto: "De madrugada, estando ainda escuro, ele se levantou e retirou-se para um lugar deserto e ali orava" (Mc 1,35). Jesus é-nos apresentado pelos evangelhos como um homem que orava nos momentos críticos.
Os grandes acontecimentos da vida de Jesus também aconteceram num monte ou montanha; as bem-aventuranças e o sermão da montanha nos capítulos de 5 a 7 de Mateus e os recolhimentos de Jesus em montes e montanhas para rezar ou para tomar decisões importantes e radicais para o seu ensinamento.
No momento de escolher os doze Apóstolos Jesus retirou-se para uma montanha e passou a noite em oração: “Naqueles dias, ele foi à montanha para orar e passou a noite inteira em oração a Deus. Depois que amanheceu, chamou os discípulos e dentre eles escolheu doze, aos quais deu o nome de apóstolos...” (Lc 6,12-13); “Jesus subiu ao monte e chamou os que desejava escolher. E foram até ele. Então Jesus constituiu o grupo dos Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios.” (Mc 3,13-15); Ao raiar do dia, saiu e foi para um lugar deserto" (Lc 4,42a); "Ele, porém, permanecia retirado em lugares desertos e orava". (Lc 5,16); "Estando num certo lugar, orando, ao terminar, um de seus discípulos pediu-lhe: Senhor, ensina-nos a orar..." (Lc 11,1); "Tendo-as despedido, subiu ao monte, a fim de orar a sós. Ao chegar a tarde, estava ali, sozinho" (Mt 14, 23).
No Jardim das Oliveiras, passou o tempo em oração e pediu aos discípulos para orarem a fim de não entrarem em tentação (Lc 22, 39-42). Na cruz, orou pelos seus inimigos (Lc 23,34).
O texto da transfiguração, em primeira instância, destaca o aspecto de oração constante de Jesus que é muito caro a Lucas: o fato de que Jesus era um homem de oração. Neste momento ele “subiu à montanha para rezar” (Lc 9,28). Jesus retirava-se com frequência a sós e passava horas em oração; por vezes, noites inteiras em oração. Nos momentos mais significativos da sua vida, Jesus orava. No evangelho de Lucas, Jesus é, sobretudo, o grande mestre de oração e da exultação no Espírito Santo.
Desta feita Jesus não vai sozinho. Escolhe três dos quatro primeiros escolhidos como seus discípulos: Pedro, Tiago e João, e sobe a uma alta montanha.
Esta cena nos reporta ao Êxodo 24,1-3 onde Moisés é convidado por Yahweh a subir à montanha de Deus em companhia de Aarão, Nadab, Abiu, três auxiliares mais próximos de Moisés e mais setenta anciãos. Somente Moisés se aproximou de Deus.
Também não foi por acaso que Jesus levou consigo três dos seus discípulos, porque, no Antigo Testamento, para se provar a veracidade de um fato ou delito havia a necessidade do depoimento de duas ou três testemunhas: “Uma testemunha não é suficiente contra alguém, seja qual for o caso do crime ou pecado. Em todo pecado que alguém tiver cometido, o processo será aberto pelo depoimento pessoal de duas ou três testemunhas”. (Dt 19,15).
Além desta cena da transfiguração na montanha, em outras ocasiões de suma importância de sua vida e sua mensagem, Jesus também leva consigo esses mesmos três discípulos, como, por exemplo, na ressurreição da filha de Jairo em Marcos 5,35 e no Getsêmani antes de sua prisão, em Marcos 14,33, Mateus 26,37 e Lucas 22,40. Em conversas particulares Jesus também procurava a companhia desses três discípulos, como quando explicava sobre a destruição do Templo, só que, desta feita, estava também André: “Jesus estava sentado no Monte das Oliveiras, de frente ao Templo. Então Pedro, Tiago, João e André lhe disseram em particular: ‘Dize-nos quando vai acontecer isso, e qual será o sinal que de todas essas coisas estarão para acabar?”. (Mc 13,3-4).
Então, para provar a veracidade de seu relacionamento com o Pai, Jesus quer que três dos seus discípulos mais próximos sejam testemunhas oculares e auditivas. E Jesus, em companhia desses três discípulos, sobe a um monte alto e ali acontece a transfiguração.
No Evangelho de Lucas a narrativa da transfiguração de Jesus vem na sequência do diálogo de Jesus com Pedro e com os discípulos sobre, para a multidão e para eles, quem era Jesus: “Quem dizem as multidões que eu sou? [...] ‘E vocês, quem dizem que eu sou?” (Lc 9,18.20), e como deveria ser o seu seguimento: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga”. (Lc 9,23). Lucas começa a passagem da transfiguração com as palavras: “Mais ou menos oito dias depois dessas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, ele subiu à montanha para orar. Enquanto orava, o aspecto de seu rosto se alterou, suas vestes tornaram-se de fulgurante brancura.” (Lc 9,28-29). Lucas quer ligar estreitamente este texto com a mensagem anterior que vislumbra, à distância, a cruz.
E na montanha, em companhia de Pedro, Tiago e João, o rosto e as vestes de Jesus tornam-se fulgurantes de luz. Moisés e Elias aparecem, e é importante notar que o evangelista destaca sobre o que eles falavam: “de sua partida que iria se consumar em Jerusalém” (Lc 9,31). Uma nuvem os cobre e uma voz do céu diz: “Este é o meu Filho, o Eleito; ouvi-o” (Mt 17,5; Lc 9,35).
A nuvem e a luz são dois símbolos inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. Desde as manifestações de Deus (teofanias) do Antigo Testamento, a nuvem, ora escura, ora luminosa, revela o Deus vivo e salvador, escondendo a transcendência de sua Glória: durante a caminhada no deserto (Ex 14,19-20); com Moisés sobre a montanha do Sinai (Ex 19,16; 24,16-17), na Tenda de Reunião (Ex 40,34-35) e com Salomão, por ocasião da dedicação do Templo (1Rs 6,13).
Na Transfiguração a Trindade se manifesta: o Pai, na voz; o Filho, no homem; o Espírito Santo, na nuvem clara. E Jesus mostra sua glória divina, confirmando, assim, a confissão de Pedro. Mostra também que, para “entrar em sua glória” (Lc 24,26), deve passar pela cruz em Jerusalém.
Durante a oração aparecem Moisés e Elias, símbolos da Lei e dos Profetas. Assim Mateus e Lucas mostram que Jesus está em continuidade com as Escrituras, isso é, o caminho que Jesus segue está de acordo com a vontade de Deus.
Os dois personagens, tanto Moisés como Elias, foram profetas rejeitados e perseguidos no seu tempo. Jesus não foi diferente deles, mas o Pai permanece com ele: “Este é o meu Filho amado que muito me agrada. Escutem o que ele diz.” (Mt 17,5; Lc 9,35). Moisés e Elias haviam visto a glória de Deus sobre a montanha; a Lei e os profetas tinham anunciado os sofrimentos do Messias.
Fica claro que a Paixão de Jesus é, sem dúvida, a vontade do Pai: o Filho age como servo de Deus. Moisés foi o legislador do povo israelita e Elias o príncipe dos profetas, e ali, na montanha, eles representavam a Lei e os Profetas, tudo o que os judeus tinham de mais precioso na sua crença. No seu Evangelho Marcos afirma que “as roupas de Jesus ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar”. (Mc 9,3).
Essa transformação aponta para a realidade da ressurreição de Jesus. Ninguém, nem mesmo a morte, poderá deter o projeto do Reino, pois o Mestre vai ressuscitar depois de três dias.
Moisés e Elias, presentes e conversando com Jesus, estão representando, respectivamente, a Lei e os Profetas, confirmando, assim, a realização de tudo o que fora profetizado sobre o Messias em todo o Antigo Testamento.
Moisés é o líder da libertação do Egito. O comparecimento dele vem dar testemunho de Jesus. Jesus é o libertador definitivo, prometido e prefigurado nos líderes do passado.
Elias é o restaurador da mensagem de Yahweh no Reino do Norte no tempo do rei Acab e o profeta que libertou o povo da idolatria que gera opressão.
O Antigo Testamento testemunha que Jesus veio para libertar mediante a entrega total de sua vida. Nuvem, esplendor, personagens e, sobretudo, a voz que sai da nuvem são modos de indicar a presença de Deus no acontecimento. O próprio Pai garante que Jesus é seu Filho amado, ao qual é preciso dar adesão.
Nesse versículo temos um dos pontos altos do Evangelho de Marcos. Desde o início do seu Evangelho, Marcos afirma que Jesus é Filho de Deus: “Começo da Boa Notícia de Jesus, o Messias, o Filho de Deus”. (Mc 1,1) e, ao ser batizado, o Pai diz: “Tu és o meu Filho amado; em ti encontro o meu agrado” (Mc 1,11).
O termo “filho” recorda o Salmo 2,7, onde o rei é declarado filho de Deus. Jesus é esse Rei, mas seu messianismo passa pela entrega da vida.
Pedro, ao despertar do sono, faz uma sugestão descabida: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias”. (Mt 17,4; Lc 9,33).
Claro, era bom ficar ali, num momento místico, longe do dia-a-dia, da caminhada, das dúvidas, dos desentendimentos, da luta. Quem não iria querer? Mas não era uma sugestão que Jesus pudesse aceitar. Terminado o momento de revelação, “Jesus estava sozinho”, e, ao amanhecer o dia, “desceram da montanha” (Lc 9,37).
Por tão gostoso que seja ficar no alto da montanha, é preciso descer para enfrentar o caminho até o Monte Calvário. A experiência da transfiguração está intimamente ligada com a experiência da cruz. Quem sabe, talvez a experiência da transfiguração na montanha desse a Jesus a coragem necessária para aguentar a experiência bem dolorida do Calvário.
A subida à montanha com Jesus é uma caminhada que todos devemos e temos que fazer, para orar, para refletir, para ouvir, para escutar. Este escutar com o sentido de obedecer é um compromisso de seguir Jesus em todas as circunstâncias. Por isso não podemos querer, como os discípulos, ficar e fazer tendas no cimo do monte.
Fazer tendas é sinal da acomodação, que se apodera de nós facilmente, é o ficar ali, é o ficar longe dos acontecimentos, é o ficar longe das dificuldades da vida, é o ficar a ver à distância, longe dos irmãos e da comunidade. Mas a mensagem de Jesus é clara: depois da oração, depois de ouvida a mensagem, é preciso descer da montanha, descer à terra, entrar no mundo real passar à ação e pormo-nos à caminho.
É preciso que, com Marcos, confessemos que Jesus é o Filho de Deus e o sigamos. E assim como os discípulos viram Moisés e Elias falando com Jesus também nós veremos Jesus cheio de esplendor, majestade e glória. Ele é a única autoridade credenciada pelo Pai.
Ele está conosco para sempre “até o fim do mundo” (Mt 28,20c).

Um comentário:

  1. Maravilhoso texto! Muito obrigado! O senhor está cheio do Espírito Santo! Fernando S dos Reis

    ResponderExcluir