domingo, 5 de março de 2017

NÃO SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM...

I DOMINGO DO QUARESMA

“VOCÊ ADORARÁ O SENHOR SEU DEUS, E SOMENTE A ELE SERVIRÁ”. (Mt 4,10).

Resultado de imagem para NÃO SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM...

Diácono Milton Restivo

A nossa liturgia nos introduz no Tempo da Quaresma.
Termina a primeira parte do Tempo Comum que teve início na festa do Batismo do Senhor e se encerrou na terça-feira anterior à Quarta-Feira de Cinzas.
O Tempo da Quaresma é um tempo destinado ao acolhimento do Reino de Deus pregado por Jesus; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, contados, exatamente, quarenta dias.
É um tempo em que somos convidados à oração, penitência, jejum e às obras de misericórdia.
Nas Sagradas Escrituras o número quarenta indica um tempo necessário para algo novo que vai chegar, ou um tempo que se finda uma geração, ou um tempo para conversão, de mudança de vida e de mentalidade como, por exemplo: - os quarenta dias que duraram as águas do dilúvio (Gn 7,4.12.17; 8,6); - quarenta dias e quarenta noites que Moisés passa entre as nuvens no cume do monte Sinai para receber as tábuas da Lei (Ex 24,18; 34,28; Dt 9,9.11.18.25; 10,10); - quarenta anos de caminhada do povo israelita pelo deserto (Nm 14,33; 32,13; Dt 2,7;0 8,2; 29,4; Js 5,6; Sl 94,10; At 7,36; 13,18); - quarenta anos de reinado de Davi em Israel (2Sm 5,4; 1Rs 2,11; 1Cr 29,27); - quarenta anos de reinado de Salomão em Israel (1Rs 11,42; 2Cr 9,30); - quarenta dias de caminhada de Elias pelo deserto até chegar no monte Horeb, a montanha de Deus ((1Rs 19,8); -quarenta dias e quarenta noites que Jesus passou no deserto jejuando em oração e tentado pelo demônio (Mt 4,2; Mc 1,13; Lc 4,2); - quarenta dias que Jesus passou entre os apóstolos depois de sua ressurreição e antes de sua ascensão aos céus (At 1,3).
Quando alguém cometia um erro, para corrigi-lo, a Lei de Moisés determinava que lhe dessem quarenta chicotadas (Dt 25,3) e Paulo afirma que recebeu cinco vezes as quarenta chicotadas menos uma por pregar o Cristo Ressuscitado (2Cor 11,24). 
     Muitas outras citações do número quarenta acontecem nas Sagradas Escrituras preconizando mudanças, sempre para melhor. Vemos ai que, nas Sagradas Escrituras o número quarenta está implicitamente ligado à mudança de vida ou na expectativa de algo novo que deveria acontecer.
O Tempo da Quaresma não foge a essa prescrição e tem essa finalidade: mudança de vida e de mentalidade e é a preparação de penitência, jejum e oração para a Páscoa.
Os períodos de quarenta dias ou quarenta anos relacionados nas Sagradas Escrituras vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo de destaque que vai acontecer: a concretização da conversão, a passagem da escravidão para a liberdade; a mudança de vida e de mentalidade, como dizia João Batista: “Convertam-se, porque o Reino de Deus está próximo”. (Mt 3,2), e também Jesus: “Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: ‘Convertam-se, porque o Reino de Deus está próximo.” (Mt 4,17).
A Igreja propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade.
A Quaresma é um tempo forte de penitência.
A atitude espiritual expressa por esta palavra, tantas vezes na boca dos profetas e de Jesus, é uma atitude complexa e muito rica, suscitada pela consciência do pecado.
O Tempo da Quaresma é um período propício para a conversão e penitência, jejum, esmola e oração. É um tempo de cinco semanas em que nos preparamos para a Páscoa.
No Tempo da Quaresma não se diz "Aleluia", nem se coloca flores na igreja, não devem ser usados muitos instrumentos no coro e não se canta o Hino de Louvor, o Glória.
O Tempo da Quaresma é um tempo de sacrifício e penitências, não de louvor. Neste tempo a Igreja chama o povo à penitência e à conversão e, nas leituras e nos seus ensinamentos, enfatiza a misericórdia de Deus. A cor dos paramentos dos ministros ordenados é a roxa.
Durante o período quaresmal a Igreja do Brasil promove a Campanha da Fraternidade.
Neste primeiro domingo da Quaresma, através da liturgia, a Igreja nos convida a estarmos no deserto com Jesus, durante os quarenta dias e quarenta noites que lá esteve.
Os grandes acontecimentos da história da humanidade e da história da salvação se desenrolaram e se consumaram no deserto. A longa caminhada de Abraão, desde a cidade de Ur, na Caldéia, até a terra de Canaã, transcorreu sobre as areias escaldantes do deserto, conforme vemos no livro do Gênesis, do capítulo 12 em diante.
A grande aventura de Moisés, desde a escravidão do Egito até a liberdade do povo israelita, foi uma marcha interminável pelo deserto do Egito até o deserto de Judá, conforme narra o livro do Êxodo. Os profetas, desde Elias até João Batista, buscaram refúgio e se fortaleceram nas coisas de Yahweh sobre as areias escaldantes e insólitas do deserto.
Com Jesus não foi diferente. No início de sua missão, “o Espírito conduziu Jesus ao deserto” (Mt 4,1). No deserto, onde todas as presenças desaparecem, somente a presença divina resplandece.
Quando tudo cala, só Deus fala. Quando as Sagradas Escrituras se referem ao deserto, não está falando de areias infindáveis, calor intenso, natureza morta, mas está falando de silêncio, solidão, oração, introspecção e espaço para ouvir o que o Senhor tem a nos falar. Estar ou ir para o deserto quer dizer, viver intensamente, em silêncio e solidão, num lugar afastado e apropriado, com uma relação pessoal com Deus mediante uma atividade orante, múltipla e variada.
No deserto impera o silêncio, e no silêncio do deserto a voz do mundo se cala e, no silêncio, destaca-se a voz de Deus no coração do retirante. O silencio leva em si a voz de Deus.
Após o seu batismo, “o Espírito conduziu Jesus ao deserto” (Mt 4,1). O evento do deserto ocorre depois que Jesus recebe a confirmação de seu ministério através do batismo.
A primeira tarefa de Jesus foi provar que sua força e dependência estão somente em Deus, e é por Deus, para Deus e através de Deus que seu ministério e sua vida teriam sentido. Nisso, alguma coisa se destaca: as tentações vêm logo após o batismo de Jesus, e Mateus complementa: “o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” (Mt 4,1).
O batismo foi a definição e o ponto de partida e significava o assumir público da missão por parte de Jesus. Logo após este compromisso, Jesus tem que enfrentar as tentações.
Aqui a experiência de Jesus é como a nossa própria: nós temos compromisso com o projeto de Deus, mas entre o nosso compromisso e a prática dele, existem muitas tentações. Com o cristão não é diferente do que como foi com Jesus. Pelo batismo o cristão adere aos ensinamentos de Jesus e se propõe a ser mais um tijolinho na grande construção da história da salvação preconizada pelo Criador desde quando criara o homem e a mulher, como narra a primeira leitura (Gn 2,7-9), passando pela encarnação do Verbo (Lc 1,26-38) e consumada no Calvário: “Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.” (Jo 19,30). As tentações são consequências dessa adesão: o mal não suporta ver o bem se disseminar na terra.
Jesus é o modelo para os cristãos que sofrem pressões e opressões.
O Espírito Santo não conduz Jesus à tentação, mas se coloca com ele, dando-lhe todos os meios para vencer a tentação, e é a força sustentadora dele durante os quarenta dias de suas tentações. Todos os batizados, a quem o Pai diz como disse a Jesus: “este é o meu Filho amado” (Mt 3,17b), e que assumem com responsabilidade o seu batismo, são tentados para abandonar o caminho da paz, do amor e da fraternidade.
Jesus sentiu fome: o demônio ataca, em primeira instância, no setor mais frágil do homem: o estômago. Quando se está com fome elege-se até políticos corruptos que oferecem cestas básicas e bolsas famílias para as satisfações mais primárias do ser humano: a necessidade imperativa do alimento. Jesus era um homem que estava faminto pelos quarenta dias e quarenta noites sem nada comer; pelo batismo, Jesus fora identificado como “Filho amado do Pai”, e o tentador não perdeu tempo: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem pães”. (Mt 4,3). É uma tentação das mais comuns nos nossos dias onde o consumismo impera pregando a satisfação imediata dos desejos. E Jesus responde evocando uma advertência do Antigo Testamento, conforme encontramos no livro do Deuteronômio: “... o homem não vive só de pão, mas o homem vive de tudo aquilo que sai da boca de Yahweh”. (Dt 8,3).
É claro que o homem não vive só de pão, mas vive também de pão, mas, pelo pão o homem não deve desprezar o amor que o Pai tem por todos os seus filhos.
Jesus quer deixar claro que, se o pão que alimenta não promover a justiça, a partilha, a doação, a solidariedade com os sofredores, não alcança o seu objetivo, não contribui para que o Reino de Deus venha para todos. Por isso é que, na oração do Pai Nosso Jesus nos ensina a pedir “o pão nosso de cada dia”, e não o pão meu nem seu, mas o pão nosso... Se o pão não for nosso, não existe fraternidade, porque, o pão, depois de saciar a minha fome e sobrar na minha mesa, deixou de ser meu e passou a ser do irmão necessitado, e tem que ser partilhado.
Se não houver partilha também não podemos chamar Deus de “Pai Nosso”.
O demônio, ao ver frustrada a sua primeira tentativa e não satisfeito, parte para o ataque pela segunda vez: “Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o na parte mais alta do Templo. E lhe disse: ‘Se tu és Filho de Deus, joga-te para baixo! Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra’.” (Mt 4,6).
Desta vez o tentador tenta naquilo que todo homem gostaria que acontecesse: que estivesse sempre em evidência, que fosse o alvo das atenções, enfim, a fama. Todos querem ser o alvo das atenções e que os holofotes da fama e do sucesso estivessem sempre virados para si, e que caíssem sempre, em suas cabeças, confetes e serpentinas, e os aplausos fossem abundantes. O tentador leva Jesus para um lugar de destaque na praça e onde gente de todas as partes do mundo se aglomerava: a parte mais alta do templo e bem no meio da praça, onde todos pudessem vê-lo sem esforço e lhe diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra’.” (Mt 4,6).
Interessante: o demônio também conhece as Escrituras e a usa para atiçar a soberba do gênero humano; ele buscou uma citação no livro dos Salmos para justificar a atitude que Jesus deveria tomar para ser admirado por todos: “Pois ele ordenou aos seus anjos que guardem você em seus caminhos. Eles o levarão nas mãos, para que seu pé não tropece numa pedra”. (Sl 91,11-12).
E Jesus responde ao demônio também com uma citação bíblica: “A Escritura também diz: ‘Não tente o Senhor seu Deus’” (Mt 4,7; Dt 6,16).
Já frustrado por não ter conseguido alcançar o seu objetivo, o tentador tenta pela terceira vez, levando Jesus a um alto monte e, mostrando-lhe todas as riquezas da terra e propõe, em troca disso, que Jesus o adore: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar” (Mt 4,9). Quantos estão de quatro diante do desejo de sempre ter mais, não importando a que custo e se esteja sacrificando ou jogando na miséria a tantos. Quantos estão de joelhos diante das riquezas, colocando dinheiro nas cuecas, nas meias e recebendo dinheiros ilícitos às portas fechadas, e a justiça do homem é inoperante e conivente a essas atitudes. Mais tarde Jesus diria: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24c).
Quantos estão em atitude de adoração a quem oferece mais, sacrificando, desta forma, o salário do trabalhador, a assistência médica dos menos afortunados, as moradias dos desamparados, a educação das crianças que deveriam ser o futuro da nação, o transporte do povo. Somos tentados a não acreditar na força dos pobres, de não seguir o caminho do carpinteiro de Nazaré.
Jesus também teve que enfrentar esta tentação; ele que veio para ser pobre com os pobres, para mostrar o Deus que se volta preferencialmente para os pobres, e recebe a proposta de confiar nas riquezas. Mas Jesus toma a atitude de quem é compromissado com os desígnios da salvação de todos os homens e volta novamente ao Antigo Testamento, repetindo o contido no livro do Deuteronômio: “É a Yahweh teu Deus que temerás. A ele servirás e pelo seu nome jurarás.” (Dt 6,13). Para o tentador e para o nosso mundo que idolatra o bem-estar material, as riquezas e o lucro, mesmo à custa da justiça social, Jesus afirma: “Vá embora, Satanás, porque a Escritura diz: ‘Você adorará o Senhor seu Deus, e somente a ele servirá’” (Mt 4,10).
O demônio sabe tudo de Deus, assim como tanta gente que quer induzir o povo a erro usa também passagens das Sagradas Escrituras para alcançar os seus intentos maléficos. Não é isso que vemos nas religiões milagreiras de televisão que usam o nome de Deus para se promoverem e conseguirem prosélitos, conseguirem seguidores? Não usam o nome de Deus para encher os seus cofres? Mas Jesus responde com outra citação do Antigo Testamento, conforme consta no livro do Deuteronômio: “Não tentem a Yahweh seu Deus”. (Dt 6,16).
Realmente, podemos nos encontrar nas tentações de Jesus. São as tentações do mundo moderno: o ter, o poder e o prazer. Todas as coisas são boas em si, quando bem utilizadas conforme a vontade de Deus, mas altamente destrutivas quando tomam o lugar de Deus em nossas vidas. Jesus teve que enfrentar o que todos enfrentam: o “diabo” que está dentro de cada um, de cada homem e mulher: o tentador que procura desviar a todos da sua vocação de discípulos.
E o trecho desta liturgia coloca a todos diante da orientação básica para quem quer vencer: “Você adorará o Senhor seu Deus, e somente a ele servirá”. (Mt 4,10).


Nenhum comentário:

Postar um comentário