domingo, 16 de abril de 2017

PÁSCOA E RESSURREIÇÃO

PÁSCOA E RESSURREIÇÃO

“ELE VIU E ACREDITOU”. (Jo 20,8).

Resultado de imagem para PÁSCOA E RESSURREIÇÃO

Diácono Milton Restivo

Assim o Senhor Nosso Deus anunciava a Páscoa, a libertação ao povo israelita que se encontrava em escravidão nas terras do Egito sob o poder do Faraó: "Este dia será para vós um memorial, e o celebrareis como uma festa para Iahweh; nas vossas gerações a festejareis; é um decreto perpétuo." (Ex 12, 14).
A primeira Páscoa foi marcada com o sangue do cordeiro: "Fala a toda a comunidade de Israel, dizendo: "Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro por família, um cordeiro para cada casa”. (Ex 12, 2); "Tomarão do seu sangue e polo-ão sobre os dois marcos e a travessa da porta, nas casas em que o comerem." (Ex 12, 7).                       
O símbolo da primeira Páscoa foi designado pelo Senhor para ser um cordeiro imolado e o seu sangue significou a libertação, a salvação do povo israelita da escravidão do Egito.                    
A segunda e definitiva Páscoa não poderia ser diferente: um cordeiro também foi imolado e o seu sangue serviu de libertação, remissão e salvação do gênero humano mergulhado no pecado e, João Batista, ao ver o Senhor Jesus aproximar-se dele, o apresenta aos seus discípulos como sendo esse cordeiro: “No dia seguinte, ele vê Jesus aproximar-se dele e diz: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Jo 1, 29).      
     O profeta Isaias se antecipou e disse a respeito de Jesus: "Verdadeiramente ele foi o que tomou sobre si as nossas fraquezas, ele mesmo carregou com as nossas dores; nós o reputamos como um leproso, como um homem ferido por Deus e humilhado. Mas foi ferido por causa das nossas iniquidades, foi despedaçado por causa dos nossos crimes; o castigo que nos devia trazer a paz caiu sobre ele, e nós fomos sarados com as suas pisaduras. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um extraviou por seu caminho; e o Senhor carregou sobre ele a iniquidade de todos nós. Foi oferecido em sacrifício porque ele mesmo quis, e não abriu a sua boca; como uma ovelha que é levada ao matadouro, como um cordeiro diante do que o tosquia, guardou silêncio e não abriu sequer a sua boca." (Is 53, 4-7). "... porque entregou a sua vida à morte, foi posto no número dos malfeitores, tomou sobre si os pecados de muitos e intercedeu pelos pecadores." (Is 53, 12).    O sangue do cordeiro da primeira Páscoa livrou o povo israelita das pragas que o Senhor mandou sobre o Egito - Êxodo, capítulos de 7 a 11 -; o sangue de Jesus Cristo derramado na cruz, o sangue do "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1, 29), nos liberta de toda a opressão do pecado e de todo o mal que nos possa afastar das coisas de Deus.     Bem por isso a Igreja de Jesus Cristo tem por missão precípua e fundamental viver e anunciar a Páscoa que se realiza no sacrifício da cruz e na ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo e fazer com que todos os cristãos participem dessa Páscoa. Páscoa, no Antigo Testamento, era a festa solene que os israelitas celebravam anualmente em comemoração de sua libertação da escravidão e saída do Egito; no Novo Testamento é a memória do sacrifício por nós na cruz e da ressurreição de Jesus Cristo.    Páscoa é libertação. 
Moisés, na primeira Páscoa dos judeus e guiado pelo Senhor, libertou-os da escravidão  que eles se encontravam nas terras do Egito: "O Senhor ia adiante deles para lhes mostrar o caminho, de dia numa coluna de nuvem, e de noite numa coluna de fogo, para lhes servir de guia num e noutro tempo. Nunca se retirou de diante do povo a coluna de nuvem, durante o dia, nem a coluna de fogo, durante a noite." (Ex 13, 21-22).
E, assim, o escritor sagrado que escreveu a carta aos Hebreus nos relembra esse fato maravilhoso: "Pela fé (Moisés), deixou o Egito, não  temendo a cólera do rei; permaneceu firme, como se visse aquele que é invisível. Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue a fim de que o Exterminador  dos primogênitos não tocasse os israelitas. Pela fé passaram o mar Vermelho, como por terra firme enquanto que os egípcios, tentando a mesma passagem, foram submersos." (Hb 11, 27-29).  Jesus, na Páscoa da Nova Aliança, na sua ressurreição, nos liberta da escravidão do pecado para a graça de Deus; nos liberta da morte para a vida; nos liberta da opressão para a total liberdade de filhos de Deus.
Páscoa é liberdade: "Em verdade, em verdade vos digo que todo o que comete o pecado, é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa, mas o filho fica nela para sempre. Por isso, se o Filho vos livrar, sereis verdadeiramente livres." (Jo 8, 34-36).        
Páscoa é ressurreição.  
Páscoa é sairmos do estado pecaminoso e compreendermos que a liberdade total só vem de Deus; é só nele acreditarmos e só a ele nos entregarmos porque "Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho." (Mc 1, 15).
A Páscoa da ressurreição a vivemos todos os dias.   
A ressurreição não se explica por palavras mas pelo testemunho de vida verdadeiramente cristã; demonstramos que acreditamos na ressurreição de Jesus Cristo através de nossa mudança de vida, da nossa mudança de mentalidade para que possamos, - conforme diz o Padre Zezinho na sua música – “viver como Jesus viveu, pensar como Jesus pensou, amar como Jesus amou, andar como Jesus andou”, porque: "Aquele que diz que permanece nele deve também andar como ele andou." (1Jo 2, 6), e seguir seus mandamentos: "Quem tem meus mandamentos e os observa é que me ama; e quem me ama será amado por meu Pai. Eu o amarei e me manifestarei a ele." (Jo 14, 21); "Se alguém me ama, guardará minha palavra e o meu Pai o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou." (Jo 14, 22-24).  Se quisermos que o mundo acredite na Páscoa da Ressurreição devemos ter a coragem  de gritar aos quatro ventos: "Cristo ressuscitou; eu creio e foi por isso que minha vida mudou": "Vós sois testemunhas disso." (Lc 24, 48).          
Os primeiros cristãos agiam dessa maneira: "Eles mostravam-se assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações. Apossava-se de todo o temor, pois numerosos eram os prodígios e sinais que se realizavam por meio dos apóstolos.” (At 2, 42-43).
Os primeiros cristãos demonstravam uma mudança radical de vida, pois que começaram a acreditar  na ressurreição de Jesus Cristo. Os primeiros cristãos, depois que começaram a crer no Ressuscitado abandonaram o egoísmo e a injustiça, condenaram a opressão e a ganância de "ter mais" para "ser mais", abraçaram uma vida nova na fé e no amor.             
E, agindo dessa maneira, o livro dos Atos dos Apóstolos nos revela que, entre os primeiros cristãos não havia necessitados: "Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum; vendiam suas propriedades e bens, e dividiam-no entre todos, segundo as necessidades de cada um. Dia após dia, unânimes, mostravam-se assíduos no Templo e partiam o pão pelas casas, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e gozavam de simpatia de todo o povo. E o Senhor acrescentava cada dia ao seu número os que seriam salvos." (At 2, 44-47).            Já passou da hora de fazermos o mesmo. Acreditar e ser testemunha de Jesus Ressuscitado e ressuscitar com ele implica em sofrimentos, dores, perseguições, incompreensões até dos que nos são mais íntimos e amados, assim como aconteceu também com os primeiros cristãos.
O que precisamos é tirar Jesus das nuvens, onde o colocamos e trazê-lo até nós, pés no chão, bem perto de nós.  Precisamos mudar de vida e de mentalidade, acreditar que Jesus Cristo ressuscitou.
Se acreditarmos, realmente, como dizemos que ele ressuscitou dos mortos, que venceu a morte e está mais do que nunca vivo, porque então não assumimos a nossa fé e a transmitimo-la ao mundo, para que este mesmo mundo se liberte de tantas injustiças e opressões?
Se acreditarmos na ressurreição temos que acreditar também que, a primeira prova da nossa fé na ressurreição é lutarmos para por fim às desigualdades entre os homens, matar a fome de tantos irmãos  que continuam a receber o salário da fome e não tem condições de atender, sequer, as necessidades primárias da sua família. O Evangelho é a revelação do amor, e o amor não tolera desigualdades.  Onde existe o amor não pode existir a fome, a injustiça, a opressão.
É com muita tristeza que vemos em nossas comunidades cristãs que, no mesmo culto participam, lado a lado, o opressor e o oprimido, o violento e o violentado, o injusto e o injustiçado, aquele que recebe o salário de milhões e o que recebe o salário mínimo.
E dizem que todos são irmãos! E nos acomodamos... E nada fazemos...
Sentamos no nosso cantinho e, covardemente, respondemos a Deus quando somos inquiridos, como Caim respondeu quando foi inquirido por Deus a respeito de seu irmão Abel: "Iahweh disse a Caim: "Onde está teu irmão Abel?" Ele respondeu: "Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?” (Gn 4, 9), ou com fez Pedro, negando ao Senhor Jesus no momento mais crucial de sua vida: "Não conheço esse homem de quem falais." (Mc 14, 71).  Da maneira, como Caim que mente ao Senhor sobre o destino de seu irmão e Pedro que nega ao Senhor nós também, covardemente, ignoramos as necessidades do irmão e negamos ao Senhor na presença de seus acusadores, virando as costas à afirmativa do Senhor Jesus quando subia aos céus: "... e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e a Samaria, e até os confins da terra." (At 1, 8).
Não conhecemos, verdadeiramente, ao Senhor Jesus, e bem por isso, não nos preocupamos com a necessidade do irmão, não protestamos contra as injustiças  que existem mesmo na participação de uma mesma eucaristia...
A Páscoa e ressurreição de Jesus Cristo só se tornarão uma realidade em nossas vidas se formos capazes de lutar contra a fome dos pobres, as lágrimas dos oprimidos e sofredores, "Pois tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era forasteiro e me recolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso e vieste ver-me." (Mt 25, 35-36).
A Páscoa da ressurreição é a razão de ser da nossa fé. A Páscoa da Ressurreição é o sustentáculo da Igreja de Jesus Cristo. De nada teria adiantado o Senhor Jesus vir a este mundo, sofrer o que sofreu, morrer como morreu, se não tivesse ressuscitado ao terceiro dia como havia prometido aos seus apóstolos e discípulos e como afirma Paulo ao constatar a incredulidade da ressurreição em alguns primeiros cristãos: "Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como pode alguém dentre vós dizer que não há ressurreição dos mortos? Se não há ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia também é a vossa fé." (1Cor 15, 12-14).
Todos os dias acontece uma ressurreição em nossa vida.
Quando acordamos pela manhã estamos ressuscitando para um novo dia.
Quando conhecemos alguém estamos ressuscitando para uma nova amizade.
Quando perdoamos estamos ressuscitando para a graça de Deus. 
Quando somos perdoados estamos ressuscitando para a misericórdia divina: "Não são os que tem saúde que precisam de médico, mas os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores." (Mc 2, 17).  Jesus Cristo ressuscitou e nos abriu as portas para a ressurreição nossa de cada dia.     
Assim como Jesus Cristo ressuscitou Lázaro (Jo 11, 43-44), ressuscitou a filha de Jairo (Mc 5, 41-42), ressuscitou o filho da viúva de Naim (Lc 7, 14-15), nós também ressuscitamos nossos irmãos.
Quando confortamos alguém mergulhado na tristeza, nós o ressuscitamos para a alegria; quando socorremos alguém em dificuldades de qualquer natureza, nós o ressuscitamos para uma vida mais confiante no hoje e no agora e mais digna.    
A ressurreição é um ato que acontece todos os momentos de nossa vida.   
A Páscoa é ressurreição, é libertação, é doação, é amor...
Todas as vezes que nos voltamos para Deus Pais animados pela mensagem de Jesus Cristo e aquecidos pelo fogo do Espírito Santo, estamos sendo ressuscitados para uma vida melhor.
Jesus Cristo ressuscitou da morte para a vida. Deu-nos esperanças de dias melhores.  Mostrou-nos que, nesta vida, nada tem valor se o que fizermos não for feito para a maior glória de Deus.
O cristão é aquele que acredita no Jesus Ressuscitado.
O cristão é aquele que assume a ressurreição de Jesus Cristo. 
O cristão é aquele que ressuscita todos os dias, todos os momentos, com Jesus Cristo, para os irmãos, com os irmãos, proclamando o Reino de Deus e atendendo a exortação do Senhor Jesus: "Todo aquele, portanto, que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante de meu Pai que está nos céus." (Mt 10, 32). E quando ignoramos e não vivemos a Páscoa da ressurreição, quando rejeitamos a libertação que o Senhor Nosso Deus nos oferece, viramos as costas para o sacrifício supremo de Jesus Cristo, renegamos ao Senhor Jesus, e Jesus nos alerta a respeito disso: "Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, também o renegarei diante de meu Pai que está nos céus”. (Mt 10, 33). Vivemos a ressurreição de Jesus Cristo ressuscitando com ele.  A Páscoa dos israelitas aconteceu depois de muito sofrimento vivido na escravidão do Egito.
A Páscoa e ressurreição de Jesus Cristo aconteceu depois dos maiores sofrimentos, do mais triste abandono, aconteceu depois de sua morte para nos libertar do pecado.           
A nossa ressurreição de todos os dias não pode ser diferente da de Jesus Cristo; somente ressuscitamos após havermos morrido para o pecado, para o mundo; ressuscitamos depois de haver, injustamente, sofrido a ingratidão e indiferença dos irmãos, depois de sermos maltratados, injuriados, traídos, caluniados, e abandonados até pelas pessoas que mais amamos e, por amor a Jesus Cristo e seguindo o seu exemplo, perdoarmos a quem nos tem ofendido: “Pão, perdoa-lhes, Eles não sabem o que estão fazendo”.(Lc 23,34).              
Se não for precedida de dor, abandono e renúncia, sofridos injustamente, a nossa ressurreição de cada dia não tem sentido, não tem valor.
Adoremos a Jesus ressuscitado e vivamos de tal maneira que possamos ser dignos de ressuscitar como ele ressuscitou, não somente no juízo final como ele nos prometeu, mas ressuscitar todos os dias numa renovação total e diária de nossas vidas, sempre voltados para a promoção da "maior glória de Deus."                   
Jesus Cristo ressuscitou como havia dito. O bem vence o mal. A vida vence a morte. A misericórdia vence a ofensa. O perdão vence o pecado.  A luz vence as trevas.
Jesus Cristo ressuscitou como disse: "... porque procurais Aquele que vive entre os mortos? Ele não está aqui; ressuscitou. Lembrai-vos de como vos falou, quando ainda estava na Galiléia? "É preciso que o Filho do Homem seja entregue às mãos dos pecadores, seja crucificado, e ressuscite ao terceiro dia." (Lucas, 24, 5-8).               
Jesus Cristo voltou da morte para a vida, para mostrar que Deus não é Deus dos  mortos, mas Deus dos vivos: "Ora, Ele não é Deus de mortos, mas sim de vivos; todos, com efeito, vivem para Ele." (Lc 20, 38).      
A nossa fé está baseada num túmulo vazio. Mas, infelizmente, dizemos que acreditamos na Páscoa da Ressurreição mas não vivemos a ressurreição.
Dizemos que amamos Jesus Ressuscitado, mas nem sempre convivemos com Jesus Ressuscitado.
Sabemos que um dia ressuscitaremos com ele, mas ignoramos que devemos ressuscitar todos os dias. De fato, falamos demais na ressurreição, mas somos por demais presos em nossos interesses particulares que nada dizem com os interesses do Pai.
Pouco importa para nós que o fraco continue oprimido, o doente continue esquecido, o menor continue abandonado, o faminto continue ignorado...
Falamos em ressurreição enquanto o egoísmo esmaga os mais pobres, a violência extermina a vida, o poder tiraniza o homem comum, a volúpia dos prazeres paralisa os corações.  Falamos muito em ressurreição, mas pouco ou nada fazemos para que possamos ressuscitar todos os dias.
Ressurreição não é somente o despertar de um cadáver, o reviver de um Lázaro ou a reconstituição de um corpo no último dia.  Ressurreição é também o fim de um sistema opressor e o início de um sistema de justiça. Ressurreição é a morte do egoísmo e florescimento do amor.
Ressurreição é o fim do sofrimento e da violência e a volta da fraternidade, da alegria, da esperança e do amor. Ressurreição é pão na mesa de todos, salários dignos e decentes aos trabalhadores, respeito pela vida, paz na terra, amor nos corações, mães sem lágrimas, amores verdadeiros correspondidos, filhos com lar, jovens não drogados, doentes amados e bem servidos, velhos respeitados e amparados. Essa deve ser a ressurreição nossa de cada dia; isso é Páscoa, e Páscoa é ressurreição, é libertação. Não podemos deixar de construí-la todos os dias se quisermos merecer e participar da ressurreição definitiva. Jesus Cristo ressuscitou para nos dar esperanças de dias melhores, e esses dias melhores começam conosco mesmo, dentro de cada um de nós...

"Assim diz Iahweh o rei de Israel, Iahweh dos exércitos, o seu redentor: “Eu sou o primeiro e o último, fora de mim não há Deus."
(Is 44, 6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário