sexta-feira, 11 de agosto de 2017

DEUS MISERICORDIOSO.

DEUS MISERICORDIOSO.

Resultado de imagem para DEUS MISERICORDIOSO.

O Senhor, antes de mais nada e acima de tudo, é um Deus de misericórdia, o Deus do perdão.
Deus é um Deus justo, justíssimo e a sua justiça comanda todo o universo e coloca todas as coisas nos seus devidos lugares. Mas, acima da justiça de Deus, está a sua misericórdia. 
Que seria de nós se o Senhor aplicasse em todos nós a sua justiça? 
Onde estaríamos, se o Senhor usasse conosco somente de sua justiça, esquecendo-se de sua misericórdia? Se não fosse a misericórdia do Senhor, estaríamos todos perdidos, irremediavelmente perdidos. 
As Sagradas Escrituras nos mostram, a todos os momentos, a misericórdia do Senhor, a começar pela criação do homem e sua expulsão do paraíso; o Senhor não havia promulgado a pena de morte se o homem o desobedecesse, comendo do fruto do bem e do mal? "Mas da  árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque o dia em que dela comeres terás que morrer." (Gn 2,17). 
E, induzido pelo demônio na figura da serpente e convidado pela mulher, o homem comeu do fruto dessa árvore (Gn 3,1-13), e o que aconteceu ao homem?
     Por justiça, deveria morrer, por misericórdia, apenas ficou privado da vida de regalias do paraíso que para ele o Senhor havia criado: "E Yahweh Deus o expulsou do jardim do Éden para cultivar o solo de onde fora tirado." (Gn 3,23).
Onde o Senhor poderia usar de sua justiça para com os homens, castigando-os a todos, com justiça, por seus pecados, por suas faltas e falhas, pelo desinteresse dos homens com relação às coisas de Deus, o Senhor, pura e simplesmente, usa de sua misericórdia. 
O Senhor perdoa e dá novas oportunidades aos homens ingratos. Em quantas passagens, nas Sagradas Escrituras, o Senhor demonstra a sua misericórdia, o seu amor por todos os homens. 
No episódio do dilúvio, por exemplo: "Yahweh viu que a maldade do homem era grande sobre a terra, e que era continuadamente mau todo desígnio de seu coração. Yahweh arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e afligiu-se o seu coração. E disse Yahweh: "Farei desaparecer da superfície do solo os homens que criei - e com os homens os animais, os répteis e as aves do céu - porque me arrependo de os ter feito." (Gn 6,5-7), e, para sorte dos homens, "... Noé encontrou graça aos olhos de Yahweh." (Gn 6,8), e, a misericórdia do Senhor, novamente, falou mais alto que a sua justiça. 
O Senhor poderia, simplesmente, ter exterminado todos os homens, como lhe passou pelo coração, mas, ao encontrar um homem justo e temente a Deus, ele escolhe esse homem, Noé, e sua família e os poupa para que o homem tivesse mais uma oportunidade de viver com dignidade. 
O povo israelita fica escravo dos egípcios por quatrocentos anos (Ex 1,8-14), mas o Senhor manda Moisés libertar esse povo, e a misericórdia de Deus torna esse povo livre, dono do seu próprio destino: "Yahweh disse: "Eu vi, eu vi a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor por causa dos seus opressores; pois eu conheço as suas angústias. Por isso desci a fim de libertá-lo da mão dos egípcios... (E Yahweh diz à Moisés): "Vai, pois, e eu te enviarei a Faraó, para fazer sair do Egito o meu povo, os filhos de Israel." (Ex 3,7-8.10). 
No deserto, quando os israelitas deveriam estar extremamente agradecidos ao Senhor por havê-los libertado da escravidão do Egito, aproveitam a oportunidade gerada pela ausência de Moisés, que subira ao monte Sinai para receber das mãos do Senhor as tábuas da lei, o povo ignora a misericórdia que o Senhor havia para ele dispensado, viram as costas para o Senhor, e constróem, para que fosse adorado no lugar de Yahweh, um bezerro de ouro: "Quando o povo viu que Moisés tardava em descer da montanha, congregou-se em torno de Aarão e lhe disse: "Vamos, faze-nos um deus que vá à nossa frente, porque a esse Moisés, a esse homem que nos fez subir da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu." Aarão respondeu-lhes: "Tirai os brincos de ouro das orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e filhas, e trazei-mos." Então todo o povo tirou das orelhas os brincos e os trouxeram a Aarão. Este recebeu o ouro de suas mãos, o fez fundir em um molde e fabricou com ele uma estátua de bezerro. Então exclamaram: "Este é o teu Deus, ó Israel, o que te fez subir da terra do Egito." ...Iahweh disse a Moisés: "Tenho visto a este povo: é um povo de serviz dura. Agora, pois, deixa-me, para que se acenda contra eles a minha ira e eu os consuma..." (Ex 32,1-4.9-10). 
Moisés sabia que seria justa essa atitude do Senhor, mas implora pela sorte do povo, e "Iahweh, então, desistiu do castigo com o qual havia ameaçado o povo." (Ex 32,14). 
O Senhor ouve a oração de súplica de Moisés (Ex 32,11-13), e desiste de aplicar, novamente, a sua justiça e, mais uma vez, usa de sua misericórdia. Não há como enumerar as atitudes de misericórdia do Senhor Nosso Deus nas Sagradas Escrituras, pois que, as próprias Sagradas Escrituras é um ato de amor e misericórdia por parte de Iahweh nosso Deus. 
Quantas vezes o Senhor tem aplicado a sua misericórdia para cada um de nós, em particular? Que seria de nós se, antes de ser misericordioso, o Senhor fosse apenas justo? 
Quantas vezes temos abandonado as leis do Senhor, e, como o povo israelita, temos erigido para nós bezerros de ouro, e substituímos ao Senhor pelo dinheiro, pelos bens materiais, pelas riquezas que a traça e o caruncho corroem e que os ladrões arrombam e roubam? 
Quantas vezes colocamos o Senhor em segundo plano em nossa vida, nos esquecendo que tudo o que temos e somos recebemos das mãos do Senhor e só teremos o que temos até quando o Senhor quiser? Não somos diferentes dos judeus que deixaram de adorar ao Deus verdadeiro para adorar um bezerro de ouro; e o nosso bezerro de ouro é o dinheiro, a casa, a chácara, a televisão, a fazenda, o carro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário