segunda-feira, 9 de outubro de 2017

REZAR O TERÇO TODOS OS DIAS

REZAR O TERÇO TODOS OS DIAS
           
Resultado de imagem para REZAR O TERÇO TODOS OS DIAS

Uma das mais belas orações, senão a mais bela das orações que podemos e devemos recitar para a nossa querida Mãe do Deus, é a reza do terço, a oração do rosário. É a oração que mais agrada a Virgem Mãe de Deus e nossa.
A reza do terço deveria acontecer todos os dias  em todas as casas dos que dizem devotos e filhos de Maria. Quando gostamos de alguém, procuramos fazer as coisas  que esse alguém gosta; se gostamos realmente de Maria, se amamos Maria, deveríamos fazer a coisa que ela mais gosta, que é a reza do terço.          
Através da reza do terço meditamos as principais passagens evangélicas que falam da nossa redenção, da nossa salvação, do grande amor que Deus Pai tem por nós, seus filhos. Nós meditamos a presença do Espírito Santo que encarna no seio puríssimo da Virgem Maria o Deus Filho que se fez homem e que veio a este  mundo para reerguer o homem caído  no lodo do pecado e transformá-lo em filho de Deus.
Todos os cristãos que dizem amar Maria ou que se socorre a ela em seus momentos de dificuldades, para agradá-la, deveriam rezar o terço todos os dias. Cada conta do terço que passamos entre os dedos e rezamos uma Ave Maria, é um passo a mais que damos em direção à Maria.
A reza do terço tem que ser uma necessidade para o cristão, principalmente para aquele cristão que diz amar Maria e que sempre corre até ela quando está em dificuldades. Maria, identificada como Nossa Senhora de Fátima, recomendava aos pastorzinhos que rezassem o terço todos os dias, e não somente fez essa recomendação como ensinou os pastorzinhos a rezar o terço, e mais do que isso, rezou o terço com eles. 
      Maria, identificada como Nossa Senhora de Lourdes, rezou o terço com a sua vidente, Bernadete. Não podemos entender uma pessoa cristã que diz que ama Maria e que não faz aquilo que Maria mais gosta e mais pede que é a reza do terço.
O terço, na nossa vida, na nossa alma, deve ser tão importante e necessário como o alimento é importante e necessário para o nosso corpo, para a nossa saúde, como o ar é necessário para a nossa sobrevivência. São Bernardo dizia que “jamais se ouviu dizer que alguém tivesse recorrido  à proteção da Santíssima Virgem Maria com confiança e perseverança e tivesse sido por ela desamparado.”, e a melhor maneira de demonstrarmos o nosso amor e a nossa confiança em Maria é através da reza do terço.
Cada conta do terço que passa entre os nossos dedos indicando que se deve rezar mais uma Ave Maria, é mais um passo largo que damos em direção à Maria para nos jogarmos no seu colo. E como é gostoso a gente correr para os braços da mãe; e porque é que nós não corremos, então ao encontro da nossa boa Mãe do Céu rezando todos os dias o terço, que é a devoção que mais agrada a Maria.?
Se amamos de verdade Maria não podemos deixar de rezar o terço, não somente no mês de maio ou de outubro, mas todos os dias de nossa vida. Não é necessário se ter um horário especial para se rezar o terço; qualquer hora é hora.
Quando estamos caminhando na rua, quando estamos dirigindo o carro, a moto, quando estamos no nosso trabalho, quando a dona de casa está passando roupa, escolhendo arroz, fazendo café, arrumando a cama, não importa o que se está fazendo, pode rezar o terço e transformar o seu serviço em oração juntamente com o terço, e não se perde tempo. Nós gostamos de dizer, e dizemos que Maria é a Virgem do Silêncio.
Onde quer que estejamos, não importa onde, às vezes na mais barulhenta das ruas,  basta que façamos silêncio no nosso coração e já está preparado o ambiente para se rezar o terço. Ao invés de ligarmos o rádio para ouvirmos uma música, o que é muito bom e às vezes até necessário, deixemos o rádio ou a televisão desligados por alguns instantes e rezemos o terço.
Não são mais do que quinze ou vinte minutos, e o tempo é a gente quem escolhe. Algumas pessoas dizem que não rezam o terço porque é muito cansativo, porque o terço é uma oração muito repetitiva e se fica repetindo um monte de Ave Marias sem cessar, mas eu pergunto: qual é a mãe que não gosta de ouvir dos lábios do seu filho cinco, dez, vinte, cincoenta centenas de vezes seguidas: “mamãe, eu te amo”?
Qual é a esposa, ou  noiva, ou namorada  que não gosta de ouvir do seu amado, mil vezes, esta frase, “meu bem, eu te amo?”. Então, a reza do terço é exatamente isso: cada Ave Maria que rezamos é como se disséssemos para Maria: “Minha mãe, eu te amo, e como te amo...” Se não gostássemos de coisas repetitivas, então não almoçaríamos ou jantaríamos, porque, quantos garfos de alimentos nós colocamos na boca na hora da refeição?          
E isso não é uma atitude repetitiva? Repetitiva, sim, mas muito necessário para a saúde do nosso corpo, assim como a reza do terço é necessária para a nossa vida espiritual, para a saúde da nossa alma. Cada Ave Maria do terço que rezamos é mais uma pérola que colocamos no colar, que é o terço, e, no final, colocamos esse colar de pérolas preciosas no pescoço de Maria, como um presente que a mãe recebe de seu filho muito amado.
Rezar o terço é a melhor maneira de declararmos o nosso amor pela Virgem Santíssima que disse ser escrava de Deus para se tornar a Rainha de todos os homens.
Outros dizem que preferem ler os Santos Evangelhos do que rezar o terço; isso é ótimo, sem dúvidas, precisamos realmente ler os Santos Evangelhos todos os dias, mas, o que é o terço senão a meditação pura e simples dos Santos Evangelhos? Então, vamos ler o Evangelho, sim, mas sem deixar de rezar o terço.
Cada mistério do terço é uma passagem do Evangelho; cada oração que se reza no terço é extraída do Evangelho. O terço é o Evangelho vivido e meditado. Não tem desculpas; uma das melhores maneiras de meditarmos os Evangelhos e ao mesmo tempo agradarmos a Mãe de Deus e nossa é rezando e meditando o terço.
Maria Santíssima, em uma de suas aparições a São Domingos de Gusmão, disse: “Os que rezarem o meu rosário acharão, durante a vida e a morte, conforto e luz.” Em Fátima, Nossa Senhora, a nossa Maria, disse aos três pastorzinhos: “Rezem o terço todos os dias em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz no mundo e o fim da guerra, porque  só ela  poderá valer  e todos obterão as graças desejadas  se rezarem diariamente o terço.”
São Francisco de Sales dizia que “O rosário é a melhor maneira de rezar.” Então, o que estamos esperando para começarmos a rezar o terço todos os dias, se ainda não o fazemos???

Nenhum comentário:

Postar um comentário