terça-feira, 31 de janeiro de 2017

SÃO PEDRO NOLASCO - 1189-1258

SÃO PEDRO NOLASCO - 1189-1258

Resultado de imagem para SÃO PEDRO NOLASCO - 1189-1258

Fundou a Ordem de Nossa Senhora das Mercês e Redenção dos cativos "Padres Mercedários". 
Além da humildade, caridade, amor ao próximo e fé irrestrita em Cristo e Maria, virtudes inerentes à alguém que é declarado Santo, Pedro Nolasco se notabilizou também pela luta em favor da libertação de cristãos tornados escravos sempre movido pelos ensinamentos do Cristianismo, num período conturbado para a humanidade, nos idos dos séculos XII e XIII. 
Procedente de uma cristã e nobre família francesa, Pedro Nolasco nasceu num castelo no sul da França, próximo de Carcassone, próximo ao ano 1182. 
Desde pequeno demonstrou grande solidariedade com os pobres e desamparados. Todos os dias fazia os pais lhe darem dinheiro para as esmolas e até a merenda que levava quando estudante era dividida com eles. 
Assim cresceu, vivendo em intima comunhão com Jesus Cristo e a Virgem Maria, de quem era um devoto extremado. Aos quinze anos de idade, quando seu pai morreu, foi com a família para Barcelona, Espanha, onde se estabeleceram. 
E ali ingressou na vida religiosa. Na juventude, quando acompanhou a tragédia dos cristãos que caíam nas mãos dos muçulmanos, devido à invasão dos árabes sarracenos, empregou toda sua fortuna para comprar os escravos e, então, libertá-los. 
E também, quando seu dinheiro acabou, arregaçou as mangas e trabalhou para conseguir fundos para esta finalidade, pedindo-os às famílias nobres e ricas que conhecia. 
Antes que entrasse em desespero, pois nunca teria dinheiro suficiente para garantir a liberdade dos cristãos, recebeu a graça de uma visita da Virgem Maria. Ocorreu no dia 1º de agosto de 1223.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

SANTA JACINTA DE MARESCOTTI - 1585 – 1640

SANTA JACINTA DE MARESCOTTI - 1585 – 1640

Resultado de imagem para SANTA JACINTA DE MARESCOTTI - 1585 – 1640

Jacinta era uma das filhas da nobre família do príncipe Marco Antonio Marescotti e estava ligada, por parentesco, com os príncipes Orsini. 
Esses nobres, da alta aristocracia romana, possuíam fortes vínculos com a Igreja Católica e a educação cristã era a mais preciosa herança a ser deixada aos filhos. 
E, com certeza, foi para Jacinta e seus irmão. Jacinta foi batizada com o nome de Clarice, nasceu em Viterbo, perto de Roma, em 1585. 
Recebeu uma educação refinada, digna da nobreza, como todos os irmãos. Ainda menina, foi entregue pelos pais a religiosas franciscanas, onde sua irmã mais velha, Inocência, seguia a vida religiosa com o fervor de uma santa. 
Os pais desejavam que Jacinta tivesse esse mesmo futuro. Mas, ela não demonstrava o mesmo desejo. 
Muito bonita, culta e independente, Jacinta levava uma vida fútil, cheia de luxo e vaidades. Sonhava com um matrimonio e não com a vida religiosa. Sua primeira decepção foi quando sua irmã mais nova se casou com um marquês, que ela pretendia conquistar. 
Logo depois, outro casamento não se realizou. Depois disso, Jacinta assumiu uma atitude mais altiva, insuportável e fútil, freqüentando todas as diversões que a alta sociedade oferecia.

domingo, 29 de janeiro de 2017

O SERMÃO DA MONTANHA

IV DOMINGO DO TEMPO COMUM

“FELIZES VOCÊS, SE FOREM INSULTADOS E PERSEGUIDOS, E SE DISSEREM TODO TIPO DE CALÚNIA CONTRA VOCÊS, POR CAUSA DE MIM” Mt 5,11-12).

Resultado de imagem para o sermão da montanha

Diácono Milton Restivo

Jesus fala dos profetas perseguidos nos tempos anteriores para dar conforto e confiança aos seus discípulos que assumiriam com responsabilidade a sua mensagem.
Falamos sempre sobre profetas e os profetas estão sempre em evidência nas nossas leituras e meditações que são tiradas dos livros sagrados, manifestando a vontade de Deus em relação ao seu povo. Mas, o que é um profeta?
Existem muitas definições e explicações a respeito desse termo, mas o sentido exato é desconhecido porque, como consta do Dicionário Enciclopédico da Bíblia, não há uma visão em comum em torno da etimologia dessa palavra.
Nas culturas pagãs, não judaicas, profeta era alguém que falava em nome de uma ou várias divindades. Esse termo veio para o judaísmo como alguém, homem ou mulher, que falava em nome de Yahweh.
Via de regra, as primeiras leituras das celebrações eucarísticas são tiradas do livro de um profeta do Antigo Testamento.
Hoje, no Evangelho, Jesus prega as bem-aventuranças. Bem-aventuranças é missão dos profetas propagarem. Os profetas têm a missão de viver as bem-aventuranças. 

sábado, 28 de janeiro de 2017

DEZ ENSINAMENTOS DO PADRE PIO PARA “SACUDIR” SUA VIDA

DEZ ENSINAMENTOS DO PADRE PIO PARA “SACUDIR” SUA VIDA

Resultado de imagem para 10 ENSINAMENTOS DO PADRE PIO PARA “SACUDIR” SUA VIDA

"Se o demônio não dorme para nos perder, Nossa Senhora não nos abandona nem um instante sequer."

Herdeiro espiritual de São Francisco de Assis, o Padre Pio de Pietrelcina foi o primeiro sacerdote a ter impresso sobre o seu corpo os estigmas da crucificação. Ele é conhecido em todo mundo como o “Frei” estigmatizado.
O Padre Pio, a quem Deus deu dons particulares e carismas, se empenhou com todas as suas forças pela salvação das almas. Os muito testemunhos sobre a grande santidade do Frei, chegam até os nossos dias, acompanhados de sentimentos de gratidão. Suas intercessões providencias junto a Deus foram para muitos homens causa de cura do corpo e motivo de renovação do espírito.

Alguns ensinamentos de Padre Pio que irão “sacudir” sua vida:
1. Não se preocupe com o amanhã. Faça o bem hoje.
2. Se Jesus nos faz assim felizes na Terra, como será no Céu?
3. Se o temor o deixa angustiado, exclame como São Pedro: “Senhor, salve-me!” Ele lhe estenderá a mão: aperte-a com força e caminhe alegremente”.
4. Procure fazer sempre melhor: hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje.
5. Se o demônio não dorme para nos perder, Nossa Senhora não nos abandona nem um instante sequer.
6. Quando desperdiça o tempo, você despreza o dom de Deus, o presente que Ele, infinitamente bom, abandona ao seu amor e à sua generosidade.
7. Sejam como pequenas abelhas espirituais, que levam para sua colmeia apenas mel e cera. Que, por meio de sua conversa, sua casa seja repleta de docilidade, paz, concórdia, humildade e piedade.
8. Faça sempre o bem, assim dirão: “Este é um cristão”. Suporte tribulações, enfermidades e dores por amor a Deus e pela conversão dos pobres pecadores.
9. Um convertido exprimiu o receio de tornar a cair. Padre Pio disse-lhe: “Eu estarei com você. Você poderia pensar, meu filho, que eu deixaria recair uma alma que levantei? Vá em paz e tenha confiança!”
10. Quem tem tempo não espera pelo tempo. Não deixemos para amanhã o que podemos fazer hoje. As sepulturas transbordam de boas ações deixadas para depois… E, além disso, quem nos diz que viveremos até amanhã? Escutemos a voz de nossa consciência, a voz do real profeta: “Se ouvirdes a voz do Senhor hoje, não queirais fechar vossos ouvidos”. Devemos renascer e acumular somente as riquezas que nos pertencem, lembrando de que somente o instante que escapa está sob nosso domínio. Não podemos intercalar tempo entre um instante e outro, pois esse não nos pertence.
(Professor Felipe Aquino).

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O PAPA FRANCISCO ADVERTE SACERDOTES E CONSAGRADOS SOBRE O PECADO DO QUAL DEUS TEM NOJO

O PAPA FRANCISCO ADVERTE SACERDOTES E CONSAGRADOS SOBRE O PECADO DO QUAL DEUS TEM NOJO

Resultado de imagem para O PAPA FRANCISCO ADVERTE SACERDOTES E CONSAGRADOS SOBRE O PECADO DO QUAL DEUS TEM NOJO

Em Nairobi, na África,  no dia 26 de novembro de 2016,o Papa Francisco improvisou hoje um discurso em espanhol durante seu encontro com o clero, religiosos, religiosas e seminaristas para falar-lhes “do fundo do coração a cada um de vocês”.
Na mensagem, o Santo Padre lhes advertiu sobre um pecado do qual Deus tem nojo”.
O Santo Padre recordou que “São Paulo dizia aos seus discípulos ‘lembre-te de Jesus Cristo, lembre-te de Jesus Cristo crucificado’”, e assinalou que “quando um consagrado, uma consagrada, um sacerdote se esquece de Cristo crucificado, pobrezinho, caiu em um pecado muito feio, um pecado que dá nojo a Deus, que O faz vomitar, o pecado da tibieza”.
“Queridos sacerdotes, irmãs, irmãos, cuidem para não cair no pecado da tibieza”, exortou o Papa.
Francisco pediu aos sacerdotes e consagrados que “nunca se afastem de Jesus, ou seja, nunca deixem de orar. ‘Padre, mas às vezes é tão chato rezar, alguém se cansa, dorme’. Dormir diante do Senhor é uma maneira de rezar, mas fique aí diante do Senhor, rezem, não deixe a oração”.
O Papa advertiu: “Se um consagrado deixa a oração de lado, a alma seca e fica com uma aparência feia. A alma de um sacerdote que não reza é feia. Desculpa, mas é assim”.
O Santo Padre questionou: “Eu deixo de dormir, de escutar rádio, de assistir televisão ou ler revistas para rezar? Ou prefiro dedicar o meu tempo diante daquele que começou a obra e que a está terminando em cada um?”.
“Jesus começou sua obra no dia em que nos olhou no batismo, no dia em que nos olhou depois, quando nos disse ‘se tiverem vontade, sigam-me, e deste modo, nós começamos o caminho’, mas o caminho o começou Ele, não nós”. 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

SANTA PAULA ROMANA - 347-404

SANTA PAULA ROMANA - 347-404

Resultado de imagem para SANTA PAULA ROMANA - 347-404

Paula nasceu no ano de 347 em Roma, descendia de tradicional família da nobreza desta corte. Aos quinze anos casou-se com Taxozio, que embora pagão, tolerava os cristãos. Ela era riquíssima e vivia no esplendor da opulência da aristocracia romana. 
Porém esta condição social não afetou seu caráter, não era uma pessoa orgulhosa o que a fazia ser amada e respeitada por todos, ricos ou pobres. Teve cinco filhos todos educados dentro da religião cristã. 
Sua vocação religiosa sempre foi muito forte, sentindo-se atraída pelo ideal ascético de outras damas da corte que, em Aventino, viviam em comunidade na casa de Marcela, hoje Santa. 
Ela transformara sua moradia quase num convento, onde se dedicavam às orações, caridade, penitência e a aprenderem a Palavra de Deus. Em 379, Paula ficou viúva .
Ao lado da filha Eutóquio, cujo nome escreve-se assim mesmo, decidiu ingressar na comunidade de Marcela, que então já era orientada por Jerônimo, Bispo de Hipona, que depois se tornou um Santo e Doutor da Igreja e cujo pensamento continua a influenciar o rumo da Igreja de Roma. 
Não demorou muito tempo, Paula e a filha transformaram sua casa num mosteiro. Nela hospedou Epifanio, Bispo de Constança, que junto com Jerônimo e Paulino, Bispo da Antioquia chegaram em Roma para o sínodo de 382. Com ele, Paula pode conhecer melhor a vida monástica dos eremitas egípcios. 
Depois, os dois bispos partiram e Jerônimo ficou em Roma como secretário do Papa Dâmaso.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

SANTO ANANIAS DE DAMASCO QUE BATIZOU SÃO PAULO

SANTO ANANIAS DE DAMASCO QUE BATIZOU SÃO PAULO

Resultado de imagem para SANTO ANANIAS DE DAMASCO QUE BATIZOU SÃO PAULO

Nada melhor do que buscar nas próprias Sagradas Escrituras a intervenção de Ananias no apoio dado quando da conversão de Paulo Apóstolo. 
Assim  nos narra o livro dos Atos dos Apóstolos, no seu capítulo 9, do versículo 10 em diante: “E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus. E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes? Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo. E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar.” Atos 9:10-23. 
São Comemorados, também, neste dia: Conversão de Paulo, Apóstolo, Santo Apolo de Heliópolis (abade), Santo Artemas de Pozzuoli (mártir), São Joel de Pulsano (abade), São Públio de Zeugma (abade).

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

SÃO FRANCISCO DE SALES - 1567-1622

SÃO FRANCISCO DE SALES - 1567-1622

Resultado de imagem para SÃO FRANCISCO DE SALES - 1567-1622

Fundou a Ordem da Visitação. Francisco de Sales, primogênito dos treze filhos dos Barões de Boisy, nasceu no castelo de Sales, na Sabóia, em 21 de agosto de 1567. 
A família devota de São Francisco de Assis, escolheu esse para ele, que posteriormente o assumiu como exemplo de vida. 
A mãe se ocupava pessoalmente da educação de seus filhos. Para cada um escolheu um preceptor. O de Francisco era o padre Deage, que o acompanhou até sua morte, inclusive em Paris, onde o jovem barão fez os estudos universitários no Colégio dos jesuítas. 
Francisco estudou retórica, filosofia e teologia que lhe permitiu ser depois o grande teólogo, pregador, polemista e diretor espiritual que caracterizaram seu trabalho apostólico. 
Por ser o herdeiro direto do nome e da tradição de sua família, recebeu também lições de esgrima, dança e equitação, para complementar sua já apurada formação. 
Mas se sentia chamado para servir inteiramente a Deus, por isso fez voto de castidade e se colocou sob a proteção da Virgem Maria.
Aos 24 anos, Francisco, doutor em leis, voltou para junto da família, que já lhe havia escolhido uma jovem nobre e rica herdeira para noiva e conseguido um cargo de membro do Senado saboiano. Ao vê-lo recusar tudo, seu pai soube do seu desejo de ser sacerdote, através do tio, cônego da catedral de Genebra, com quem Francisco havia conversado antes.
Nessa mesma ocasião faleceu o capelão da catedral de Chamberi, e, o cônego seu tio, imediatamente obteve do Papa a nomeação de seu sobrinho para esse posto. Só então seu pai, o Barão de Boisy, consentiu que seu primogênito se dedicasse inteiramente ao serviço de Deus.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

SÃO JOÃO ESMOLER - 556 – 619

SÃO JOÃO ESMOLER - 556 – 619

Resultado de imagem para SÃO JOÃO ESMOLER - 556 – 619

Este santo dava tanta importância à esmola, que não só dela vivia como com ela provia uma grande quantidade de famílias, e até cidades inteiras. 
Assim foi o apostolado do bispo João, chamado de "Esmoler". 
O século sete é tido, para a Humanidade, como uma época de opulência para os poderosos e de miséria para o povo, mas o bispo João nunca deixou de atender a quem quer que o tenha procurado. 
Os registros e a tradição mostram que a Providência Divina sempre vinha à sua ajuda e, de uma forma ou de outra, os mantimentos de que precisava acabavam chegando às suas mãos. 
Certamente Deus queria fazer dele um exemplo. João pertencia a uma família cristã e nasceu no ano 556, na Ilha de Chipre, numa cidade chamada Amatunte, onde seu pai além de muito rico era o governador. João sentia-se chamado para a vida religiosa desde pequeno, alimentando esse desejo até a idade adulta. 
Como os pais o impediram de se tornar um sacerdote, com a humildade que lhe era peculiar, João obedeceu às suas ordens e se casou. Mas seu caminho já estava traçado por Deus. Pouco tempo depois do casamento a esposa faleceu. 
Embora, o sofrimento fosse muito grande com a perda, ele decidiu seguir seu chamado e se tornou um sacerdote. Seu trabalho junto aos pobres deu tantos frutos que foi eleito bispo de Alexandria e, nesta posição de destaque, pôde fazer mais ainda pelos necessitados. Prontamente mandou cadastrar todos os pobres da cidade, onde se catalogaram mais de sete mil e quinhentos.

domingo, 22 de janeiro de 2017

“CONVERTAM-SE, PORQUE O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO”. (Mt 4,17).

III DOMINGO DO TEMPO COMUM

“CONVERTAM-SE, PORQUE O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO”. (Mt 4,17).

Resultado de imagem para “CONVERTAM-SE, PORQUE O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO”. (Mt 4,17).

Diácono Milton Restivo

O profeta Isaías, novamente, aparece na primeira leitura da liturgia e, como já foi dito em meditações anteriores, Isaias é conhecido como o mais messiânico profeta do Antigo Testamento, isto é, o que mais profetizou sobre a vinda do Messias: a origem do Messias, seu nascimento, quem seria sua mãe, quem seria o seu precursor, o seu reinado, a sua paixão e morte.
Desta feita, Isaias profetiza onde o Messias iniciaria a sua missão, não em Judá, mas numa terra esnobada pelos judeus e tida como “um povo que andava nas trevas... um país tenebroso” por parte dos judeus: “o povo que andava nas trevas viu uma grande luz, e uma luz brilhou para os que habitavam um país tenebroso”, e essa terra não era outra senão a região da Galiléia, tendo Jesus, por isso mesmo, chamado de Nazareno, de Nazaré, cidade da Galiléia e também de Galileu...
Isaías escreveu que “o povo que andava nas trevas viu uma grande luz, e uma luz brilhou para os que habitavam um país tenebroso” (Is 9,1; Jo 8,12), isto é, que o Messias viria da Galiléia, considerando que os judeus, pela sua prepotência, arrogância e discriminação em relação aos outros povos, consideravam a região ao norte de Judá, a Galiléia, como “um país tenebroso de um povo que vivia nas trevas”, e às vezes, até chamada de “Galiléia dos pagãos” por causa da forte mistura da população de origem da terra com elementos pagãos dos povos estrangeiros, principalmente assírios e esse povo “vai alegar-se diante de ti, como na alegria da colheita, como no prazer de quem reparte despojos de guerra. Porque, como no dia de Madiã, quebraste a canga de suas cargas, a vara que batia em suas costas e o bastão do capataz de trabalhos forçados”. (Is 9,2b-3). 

sábado, 21 de janeiro de 2017

SANTA INÊS

SANTA INÊS

Resultado de imagem para santa inês

Virgem e mártir do século III, segundo a tradição vinha de uma família nobre e rica e a medida que crescia se tornava uma linda donzela de sedutora beleza. Seus cabelos vermelhos e longos ascendia os desejos dos jovens romanos. 
Mas ela, havia prometido castidade perpétua e sofreu várias tentativas de violações, sempre orando a Jesus para protege-la. 
Assim, o primeiro homem que a quis violar foi cegado por um raio de luz. Santa Inês o perdoou e ele pode ver de novo. 
Foi então denunciada como sendo cristã. Prenderam-na e a torturam para que ela oferecesse sacrifícios aos desuses romanos e como ela recusasse, levaram-na para um Bordel, mas o homem que tentou violenta-la foi morto por um raio de luz.(este Bordel ainda existe com uma inscrição do Papa Damasus I, assim é provável que esta historia seja verdadeira). 
O Bordel era debaixo do Arco do Estádio de Dominitian onde é hoje a Praça Novona. O Arco forma a Cripta da Igreja de Santa Agnes em Agone. 
Diz a tradição que foi acesso uma fogueira para ela ser queimada e quando colocada na pira ela orou e o fogo milagrosamente se extinguiu. Colocada para ser desmembrada por cavalos, os seus punhos eram muito pequeninos e não havia grilhões de ferros para ela. 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

SÃO SEBASTIÃO

SÃO SEBASTIÃO

Resultado de imagem para SÃO SEBASTIÃO

A reprodução do martírio de São Sebastião, amarrado a uma árvore e atravessado por flechas é uma imagem milhares de vezes retratada em quadros, pinturas e esculturas, por artistas de todos os tempos. 
Entretanto, nem todos sabem que o destemido Santo não morreu daquela maneira. O suplício das flechas não lhe tirou a vida, resguardada pela fé em Cristo. 
Vejamos como tudo aconteceu. Sebastião nasceu em Narbônia, na Gália, atual França, mas foi criado por sua mãe em Milão, na Itália, de acordo com os registros de Santo Ambrósio. 
Pertencente a uma família cristã, foi batizado ainda pequenino. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do imperador Diocleciano. 
Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e protetor ativo dos cristãos. Ele fazia tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. 
Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho Tibúrcio foram convertidos por ele. Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. 
Teve então, que comparecer ante ao imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. O imperador da época era ninguém menos que o sanguinário Diocleciano, que lhe dispensara admiração e confiara nele, esperando vê-lo em destacada posição no seu exército, numa brilhante carreira e por isso considerou-se traído.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

SÃO MÁRIO

SÃO MÁRIO

Resultado de imagem para SÃO MÁRIO

Na metade do século terceiro, em 251, houve um novo reflorescer de toda a Igreja, do Oriente e do Ocidente, inclusive o papa Cornélio pôde presidir um sínodo de sessenta bispos. 
Entre 268 e 270, o imperador era Cláudio II, que não decretou oficialmente nenhuma perseguição ao cristianismo. 
Entretanto, na maioria dos antigos calendários litúrgicos foram fixados, ao longo desses dois anos, os martírios de Mário, Marta, Audifax, Ábaco e do sacerdote Valentim. 
Este último, morto porque continuava unindo os casais em matrimonio, contrariando o decreto do imperador. 
Os cinco testemunhos foram narrados cerca de um século depois dos fatos, de maneira que se confundiram entre si e a presença do padre Valentim serviu para reforçar ainda mais esta antiga tradição. Ela conta que Mário, Marta, Audifax e Ábaco vieram em peregrinação da Pérsia até Roma, para venerar os túmulos dos apóstolos, Pedro e Paulo. 
Nos arredores da cidade acabaram ajudando um sacerdote, Valentim, a enterrar os corpos de duzentos e sessenta mártires, que jaziam decapitados e abandonados ao lado de uma estrada. Eles foram flagrados no cemitério, em Salária e presos. 
A partir deste ponto a tradição passou a citar, Mário e Marta como um possível casal, qualificando Aldifax e Ábaco como seus filhos ou irmãos de Mário. A dúvida sobre se eram ou não um casal, vem do forte carisma do sacerdote Valentim, já existente neste século, cuja veneração se fortaleceu tanto alcançando o terceiro milênio e atingindo todos os recantos do mundo.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

SANTO ODILO - 962-1049

SANTO ODILO - 962-1049

Resultado de imagem para SANTO ODILO - 962-1049

Odilo nasceu em 962, na cidade francesa de Auvergne. Seu pai era Beraldo, da nobre família Mercoeur e sua mãe Gerberga. Narra a tradição, que a sua vida espiritual começou na infância, aos quatro anos de idade. 
Era portador de uma deficiência nas pernas que o impedia de andar. Certa vez, sua governanta o deixou sentado na porta da igreja, enquanto foi falar com o padre. 
Odilo aproveitou para rezar e se arrastou até o altar, onde pediu à Virgem Maria que lhe concedesse a graça de poder caminhar. Neste instante, sentiu uma força invadir as pernas, ficou de pé e andou até onde estava a empregada, que, junto com o vigário, constatou o prodígio. 
Assim que terminou os estudos ingressou no Mosteiro beneditino de Cluny, em 991. Tão exemplar e humilde foi seu trabalho que, quando o abade e santo Maiolo sentiu que sua hora era chegada, elegeu-o seu sucessor, em 994. 
Este cargo, Odilo ocupou até a morte. Ele era um homem de estatura pequena e aparência comum, mas possuía uma força de caráter imensa. Soube unir suas qualidades inatas de liderança e diplomacia, com a austeridade da vida monástica e o desejo de fazer reinar Cristo sobre a terra.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

SANTO ANTÃO DO EGITO OU ANTONIO DO DESERTO - 251-356

SANTO ANTÃO DO EGITO OU ANTONIO DO DESERTO - 251-356

Resultado de imagem para SANTO ANTÃO DO EGITO OU ANTONIO DO DESERTO - 251-356

Antonio do Deserto nasceu na cidade de Conam, no coração do antigo Egito, em 251, e batizado com o nome de Antão. 
Era o primogênito de uma família cristã de camponeses abastados e tinha apenas uma irmã. 
Aos vinte anos, com a morte dos pais, herdou todos os bens e a irmã para cuidar. 
Mas, numa missa, foi tocado pela mensagem do Evangelho em que Cristo ensina a quem quer ser perfeito: "Vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e me segue". Foi exatamente o que ele fez. 
Distribuiu tudo o que tinha aos pobres, consagrou sua irmã ao estado de virgem cristã e se retirou para um deserto não muito longe de sua casa. Passou a viver na oração e na penitência, dedicado exclusivamente à Deus. 
Como, entretanto, não deixava de atender quem lhe pedia orientação e ajuda, começou a ser muito procurado. Por isto, decidiu se retirar ainda para mais longe, vivendo numa gruta abandonada, por dezoito anos. Assim surgiu Antonio do Deserto o único discípulo do santo mais singular da Igreja: São Paulo, o ermitão. 
Mas seus seguidores não o abandonavam. Aos cinquenta e cinco anos, atendeu o pedido de seus discípulos, abandonando o isolamento do deserto.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

SÃO MARCELO I – PAPA - 308-309

SÃO MARCELO I – PAPA - 308-309

Resultado de imagem para SÃO MARCELO I – PAPA - 308-309

No início do ano 304 com a morte do Papa Marcelino, a Igreja viveu um longo e confuso período de sua história, recheado de incertezas e de perseguições, que a desorganizou, inclusive internamente. 
Neste quadro, apareceu a singela figura de Marcelo I, confundido por muitos anos com o próprio Marcelino pois, alguns biógrafos acreditaram que eram a mesma pessoa e outros historiadores afirmaram, que ele havia sido apenas um padre. 
Vejamos como tudo se esclareceu e a relevância deste Papa e Santo, para a Igreja. Os anos trezentos, também para o Império Romano não foram nada agradáveis, pois já se delineava a sua queda histórica. 
O imperador Diocleciano que se mostrava um tirano insensato e insano, também já não governava por si mesmo, era comandado pelo "vice" Gelásio. Foi a mando dele, que Diocleciano decretou a mais feroz, cruel e sangrenta perseguição aos cristãos, estendida para todos dos domínios do Império. E continuou, após a sua morte, sob o patrocínio do novo imperador Maxêncio. 
A Cátedra de São Pedro vivia num período de "vicatio", como é chamado o tempo de ausência entre a eleição legítima e a entrada de um novo pontífice. Foi uma época obscura e de solavancos para toda a Igreja, que agonizava com a confusão generalizada provocada pelas heresias e pelos "lapsis", esta figura sombria que surgira em conseqüência das perseguições. 
Em 27 de maio de 308, foi eleito o Papa Marcelo I, um presbítero de origem romana, humilde, generoso, de caráter firme e fé inabalável.

domingo, 15 de janeiro de 2017

BATISMO DO SENHOR

BATISMO DO SENHOR

“ESTE É O MEU FILHO AMADO QUE MUITO ME AGRADA”. (Mt 3,17).

Resultado de imagem para BATISMO DO SENHOR

Diácono Milton Restivo

O primeiro domingo do Tempo Comum, no Brasil, é substituído pela festa do Batismo de Jesus. A festa do Batismo de Jesus fecha o ciclo litúrgico do Tempo do Natal.
Entramos agora no período da primeira parte do Tempo Comum que vai até a Quarta-feira de cinzas e início da Quaresma.
Este domingo seria o primeiro do Tempo Comum, no qual se comemora o Batismo de Jesus.
O verbete "batizar" veio do grego “baptízo”, que significa mergulhar, imergir.
No Antigo Testamento existem muitas configurações do batismo. Noé e sua família foram salvos da destruição total pelas águas, mas, as mesmas águas que salvaram Noé e sua família, foram as águas de destruição para todos os seres vivos: “Eu vou mandar o dilúvio sobre a terra para exterminar todo ser vivo que respira debaixo do céu: tudo o que há na terra vai perecer. Mas com você eu vou estabelecer a minha aliança, e você entrará na arca com sua mulher, seus filhos e as mulheres de seus filhos”. (Gn 6,17-18).
O Apóstolo Pedro assim interpreta essa situação: “Enquanto isso, Noé construía a arca, na qual somente oito pessoas foram salvas por meio da água. Aquela água representava o batismo que agora salva vocês; não se trata de limpeza da sujeira corporal, mas do compromisso solene de uma boa consciência diante de Deus, mediante a ressurreição de Jesus Cristo”. (1Pd 3,20-21).
Fica claro, nessa passagem de Noé, que Deus utiliza a mesma água tanto para a punição dos ímpios como para a salvação dos justos. 

sábado, 14 de janeiro de 2017

PAPA: ANUNCIAR O EVANGELHO COM TERNURA E FIRMEZA, SEM ARROGÂNCIA OU IMPOSIÇÃO

PAPA: ANUNCIAR O EVANGELHO COM TERNURA E FIRMEZA, SEM ARROGÂNCIA OU IMPOSIÇÃO

Resultado de imagem para PAPA: ANUNCIAR O EVANGELHO COM TERNURA E FIRMEZA, SEM ARROGÂNCIA OU IMPOSIÇÃO

Ao encontrar milhares de fieis na Praça São Pedro, a uma temperatura de 1°C, para a oração do Angelus, Francisco falou sobre “o estilo missionário dos discípulos de Jesus: anunciar o Evangelho com brandura e firmeza, sem arrogância ou imposição”.
O evangelho de Matheus, da Liturgia do dia, narra o Batismo de Jesus, que marca o início de sua vida pública. João quis impedir Jesus de ser batizado, dizendo ser ele a ter necessidade de receber o Batismo do Mestre. “Batista, de fato – explicou o Papa – tem consciência da grande distância que existe entre ele e Jesus. Mas Jesus veio para preencher a distância entre o homem e Deus: se Ele é totalmente da parte de Deus”, também o é da parte do homem, “reunindo assim o que estava dividido”.
Com o Batismo de Jesus por João, cumpre-se o desígnio do Pai que “passa pelo caminho da obediência e da solidariedade com o homem frágil e pecador, o caminho da humildade e da plena proximidade de Deus aos seus filhos. Porque Deus é tão próximo a nós, tão!”.
“Este é meu Filho muito amado, em quem coloco todo o meu favor”, diz o Pai, quando Jesus é batizado e sai do Jordão e sobre ele desce o Espírito Santo em forma de pomba, “dando início à sua missão de salvação”. “Missão caracterizada pelo estilo do servo humilde e brando, munido somente com a força da verdade, como havia profetizado Isaías. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

SANTO HILÁRIO DE POITIERS - 315-367

SANTO HILÁRIO DE POITIERS - 315-367

Resultado de imagem para SANTO HILÁRIO DE POITIERS - 315-367

Hilário era francês, acredita-se que tenha nascido no ano 315, de família rica e pagã, recebendo educação e instrução privilegiada. Durante anos buscou na filosofia as respostas para seus questionamentos em busca da Verdade. 
Mas só as encontrou no Evangelho e então se converteu ao cristianismo. Hilário foi batizado aos trinta anos de idade, junto com a esposa e a filha, Abrè, a quem amava ternamente. 
A partir daí passou a levar uma vida familiar guiada pelos preceitos cristãos. Este era um período de paz externa para a Igreja, que precisava se fortalecer no seu próprio seio. 
Mas que, no entanto, se apresentava cheia de pequenas rupturas internas, provocadas principalmente pela chamada "heresia ariana", uma doutrina que negava a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
Foi justamente pela vida exemplar que levava, assim como pelos conhecimentos intelectuais e espirituais que, povo e clero, o elegeram bispo, convidando-o para o cargo. Era uma decisão difícil, pois um bispo alçado da sua condição tinha que, obrigatoriamente abandonar a família para abraçar o clero. Mas não vacilou e aceitou a incumbência e desafios que ela lhe trazia. Foi consagrado bispo de Poitiers e lutou vigorosamente contra o arianismo. 
Debate após debate, polêmica após polêmica com os hereges, sua defesa da Fé foi se tornando conhecida e o respeito por sua atuação cada vez maior. Foi por isso chamado "o Atanásio do Ocidente".

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

SÃO BENTO BISCOP - 628-690

SÃO BENTO DE NÓRCIA - 628-690

Resultado de imagem para SÃO BENTO DE BISCOP- 628-690

"Bento pela graça e pelo nome" era este o jogo de palavras que são Gregório Magno usava para definir o amigo e irmão na fé, são Bento de Nórcia. 
E pela grande força do sentido que expressam, não puderam deixar de ser usadas, também, para louvar são Bento Biscop, no livro escrito por são Beda, 
Doutor da Igreja , sobre seu mestre e tutor. Ele que foi discípulo de Biscop, desde os sete anos, idade em que foi entregue pelos pais. Biscop nasceu em 628, na Nortúmbria, Irlanda. 
Era um nobre e se tornou um soldado de alta patente do exército do rei Osviu, porém o chamado de Deus falou mais alto. 
Aos vinte e cinco anos decidiu renunciar aos favores da corte e abandonar a família, para se colocar a serviço do verdadeiro Rei, Jesus Cristo e do Evangelho, para alcançar a vida eterna.
No ano de 653, após ter feito esta escolha, fez a primeira das seis viagens a Roma. Era um devoto incondicional dos santos apóstolos Pedro e Paulo e dos papas. Suas viagens tinham a finalidade da peregrinação e também o aprendizado de exemplos e instituições monásticas. 
A Santa Sé o designou para ir à Inglaterra, acompanhando o novo bispo de Cantuária, Teodósio. Assim, Biscop acabou sendo o responsável, em grande parte, pela evangelização da Inglaterra. 
De suas viagens a Roma, trazia consigo diversos livros sobre artes, ciências, e muitos outros de assuntos variados. 
Em Lerins, no percurso da segunda viagem a Roma, em 665, permaneceu cerca de dois anos. Era um perfeccionista, não procurava só encontrar modelos de vida como também numerosos livros, documentos iconográficos, relíquias dos santos, parâmetros e outros objetos que favorecessem um culto em perfeita sintonia com a Igreja de Roma.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

SÃO HIGINO – PAPA

SÃO HIGINO – PAPA

Resultado de imagem para SÃO HIGINO – PAPA

Higino era grego e filho de um filósofo ateniense. Governou a Igreja por quatro anos entre 136 a 140. 
No segundo século, santo Irineu voltando de uma viagem à Roma para a Ásia Menor elaborou um calendário litúrgico do Oriente para homenagear todos os sucessores de são Pedro em Roma. 
Neste elenco Higino ocupou o nono lugar. Por esta razão ficou fora do calendário litúrgico de Roma. 
A sua "memória" só introduzida no século doze, quando a Igreja uniu os dois calendários litúrgicos dos santos e mártires. 
Não há dúvida alguma quanto a sua existência. Higino foi o único usar este nome e morreu pelo testemunho da fé. 
O Livro dos Pontífices e o Martirológio Romano afirmam que Higino sofreu o martírio no dia 11 de janeiro durante a perseguição de Antonino Pio e foi sepultado junto de São Pedro no Vaticano. 
Alguns estudiosos discordam que ele tenha sido mártir, mas que foi santo por outros méritos. Seu governo foi não só perturbado pelas perseguições aos cristãos, mas também pelos focos de heresia que começavam a nascer na Igreja dos primeiros tempos.
Contando com a ajuda de São Justino, filósofo, condenou as heresias e os heresiarcas, e conseguiu triunfar diante desses perigos. Valentim e Cerdon, os heresiarcas que ousaram enfrentar Roma, foram excomungados pelo papa Higino.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

SANTO ALDO – EREMITA - SÉC. VIII

SANTO ALDO – EREMITA - SÉC. VIII

Resultado de imagem para SANTO ALDO – EREMITA - SÉC. VIII

Muito interessante a trajetória deste singelo e tradicional santo de nome Aldo. Dele não se encontrou nada escrito no Calendário universal da Igreja, e em nenhum Martirológio local. 
Apenas os jesuítas belgas, que catalogaram a vida dos santos da Europa do Norte na obra publicada em 1.600, citaram neste dia o nome de santo Aldo, sozinho e solitário. 
Sozinho, porque é o único santo com este nome, e solitário, como foi e continua sendo difundido, porque era um devoto ermitão. 
Ele se tornou monge, do mosteiro fundado pelo irlandês são Columbano, na cidade de Bobbio, vizinha de Pavia, cidade que guarda as suas relíquias. 
Aldo foi sepultado primeiro na capela de são Columbano e depois transferido para a basílica de são Miguel, daquela cidade, na Itália. 
Não sabemos a data e o lugar do seu nascimento. Parece que viveu no século VIII, mas foi num destes que a História definiu como "obscuros". Conceito que, no caso de Aldo, se tornou verdadeiro, pois não deixou transparecer nada sobre a sua vida e sua pessoa, deixou apenas uma atmosfera de santidade. 
A tradição nos apresenta Aldo como um simples carvoeiro de Carbonária e um ermitão. Um monge de mãos calejadas e rosto enegrecido pela fuligem das carvoarias.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

PAPA FRANCISCO PEDE QUE PADRES VIVAM POBREZA CRISTÃ

PAPA FRANCISCO PEDE QUE PADRES VIVAM POBREZA CRISTÃ

Resultado de imagem para PAPA FRANCISCO PEDE QUE PADRES VIVAM POBREZA CRISTÃ

Papa Francisco explicou que o coração apegado ao dinheiro é um coração idolatra. 

As pessoas não perdoam um sacerdote apegado ao dinheiro, que o Senhor nos dê a graça da pobreza cristã: foi o que disse o Papa durante a Missa na Casa Santa Marta nesta sexta-feira, 18. Concelebraram com Francisco os secretários dos núncios apostólicos, presentes no Vaticano para o seu Jubileu.
No Evangelho do dia, Jesus expulsa os mercantes do Templo que transformaram a casa de Deus, um lugar de oração, num “covil de ladrões”. O Senhor, explicou o Papa, nos faz entender onde está a semente do anticristo, a semente do inimigo, a semente que estraga o seu Reino: o apego ao dinheiro.
“O coração apegado ao dinheiro é um coração idolatra”. Jesus diz que não se pode servir dois senhores, dois patrões, Deus e o dinheiro. O dinheiro, afirmou o Papa, é “o anti-Senhor”. Mas nós podemos escolher.
“O Senhor Deus, a casa do Senhor Deus, que é casa de oração, de encontro com o Senhor, com o Deus do amor. E o senhor-dinheiro, que entra na casa de Deus, sempre tenta entrar. E essas pessoas que trocavam moedas ou vendiam coisas, mas, alugavam aqueles lugares, eh? aos sacerdotes … alugavam para os sacerdotes, depois entrava o dinheiro. Este é o senhor que pode arruinar a nossa vida e pode nos conduzir a acabar com a nossa vida, sem felicidade, sem a alegria de servir o verdadeiro Senhor, que é o único capaz de nos dar a verdadeira alegria”.