quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

“LAVOU-LHE OS PÉS COM LÁGRIMAS.” (Lc 7, 36)

LAVOU-LHE OS PÉS COM LÁGRIMAS.” (Lc 7, 36)

Resultado de imagem para “LAVOU-LHE OS PÉS COM LÁGRIMAS.” (Lc 7, 36)

Jesus Cristo não fazia distinção de pessoas; Jesus Cristo jamais fez distinção de pessoas.
Jesus Cristo veio para todos os homens, ele veio para salvar a todos, a “todos os homens (e mulheres) de boa vontade.”        A pregação inicial de Jesus Cristo foi para que todos “mudassem de vida e de mentalidade e acreditassem no Evangelho, porque o Reino dos Céus estava próximo.”   Todos os que atenderam  ao chamamento de Jesus Cristo, todos os que seguiram o seu conselho, começaram a fazer parte  do Reino que ele viera trazer para todos os homens.       
Não interessava se era homem ou mulher, rico ou pobre, santo ou pecador, da própria pátria de Jesus ou estrangeiro; o importante é que mudassem de vida e de mentalidade e acreditassem no Evangelho. A todos os que se dirigiam a Jesus, ele os recebia com amor e carinho, curando as doenças de seus corpos e de suas almas, perdoando pecados e chamando-os  para uma vida mais santa e possível de ser vivida por que Jesus dizia estar com cada um que se propusesse a mudar de vida e de mentalidade e de seguir o seu Evangelho. 

São Paulo, Apóstolo, entendeu tão bem esse chamamento de Jesus Cristo e o seguiu com tanto amor, dedicação e fé que chegou a declarar em uma de suas cartas, dizendo: “Estou crucificado com Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim. A minha vida atual eu a vivo pela fé no Filho de Deus que me amou e se entregou por mim.” (Gl 2,19-21).
Todos os que tinham boa vontade de mudar de vida e mentalidade se achegavam até Jesus, não importando que tipo de vida levavam antes desse encontro; importava, isso sim, o tipo de vida que se comprometessem a viver  depois desse encontro com Jesus.
E todos os que se achegavam a Jesus arrependidos de seus pecados com boa vontade de mudar de vida e de mentalidade, a todos Jesus abria os seus braços e os acolhia no seu reino de amor. Quantos exemplos disso temos nos Santos Evangelhos. Pecadores públicos, prostitutas, ladrões, exploradores do povo, todos os que se achegavam arrependidos aos pés de Jesus ele os acolhia com muito amor, os perdoava de seus pecados e os ajudava a se levantar na vida para começarem a viver uma vida mais voltada para Deus e para o próximo.
Certa vez, Jesus tomava uma refeição na casa de um rico fariseu.  
Nessa oportunidade achegou-se até ele uma mulher conhecida como pecadora na cidade, uma prostituta. Essa mulher havia trazido um vidro de um caro perfume. E enquanto Jesus estava assentado na mesa, com os demais, tomando a refeição, essa mulher se ajoelhou aos seus pés e começou a chorar e, com as lágrimas lavou os pés de Jesus e com os seus longos cabelos os enxugava enquanto cobria-os de beijos e derramava aquele rico perfume nos seus pés.
Todos os presentes naquela refeição ficaram escandalizados porque conheciam aquela mulher, todos conheciam a sua vida e os seus atos e todos sabiam que aquela mulher era uma prostituta. É assim que são os homens; fazem com que pessoas tomem caminhos errados na vida, e depois as marginalizam, as condenam, as criticam e jamais estendem a mão para lhes dar um apoio.
Mas, para quem se arrepende, para quem tem boa vontade e quer mudar de vida e de mentalidade, Jesus não se importa com a sua vida passada.   Jesus esquece tudo o que já passou; Jesus olha somente o coração, o interior da pessoa e a sua proposta de mudar de vida e de mentalidade. Não interessa para Jesus o mal que praticamos em nossa vida passada, os nossos pecados, o nosso desamor; interessa para Jesus, isso sim, o nosso arrependimento, a nossa boa vontade de mudar de vida e de mentalidade e seguir os seus preceitos.
Os homens continuarão a nos criticar, a nos marginalizar, a afastarem-se de nós como se fôssemos leprosos por termos cometidos algum ato que contraria os seus conceitos hipócritas de moral e bons costumes, mas Jesus nos acolhe, nos levanta, nos abraça com os seus braços divinos, nos apoia e nos  encaminha na vida.
Aquela mulher foi criticada e os homens que se diziam honestos sentiram-se mal com a sua presença dentro daquela sala onde todos tomavam refeição juntamente com Jesus.
Mas Jesus acolheu aquela mulher  e, com muito amor e carinho a levantou de seus pés, porque ela ainda estava ajoelhada, e lhe disse carinhosamente: “Mulher, os seus pecados estão perdoados... sua fé a salvou, vá em paz.” (Lc 7,36s).
Jesus Cristo não mede os nossos pecados. Jesus Cristo mede, isso sim, o nosso amor e, pelo tamanho do nosso amor será o perdão que ele nos dará porque: “quem muito ama, muito será perdoado...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário