sábado, 3 de fevereiro de 2018

RESTAURAR A FIGURA DE MARIA

RESTAURAR A FIGURA DE MARIA

Resultado de imagem para RESTAURAR A FIGURA DE MARIA

Maria está com o povo simples, humilde e pobre. O povo humilde e pobres está com Maria.       O povo pobre e humilde é como o apóstolo João, o único que não fugiu quando Jesus Cristo foi preso e crucificado, e que ficou com Maria aos pés da cruz, no Calvário, naquela triste e sombria sexta-feira. O povo pobre e humilde, como João, fica junto de Maria, não foge, não tem medo de sofrer.      
O povo pobre e humilde já sofre tanto. Mas não fica aos pés da cruz sozinho: Maria está com ele. Ainda hoje o povo pobre e humilde fica junto de Maria aos pés de tantos irmãos que estão morrendo de fome ainda hoje, de inanição, de desprezo dos ricos e dos poderosos; o Cristo continua morrendo hoje nos pobres e desvalidos, como morreu na cruz do Calvário, sob o s olhos tristes e amargurados de sua Santíssima Mãe, Maria.
Chegando ao Calvário, o povo pobre não fala; só fica olhando, como João ficou olhando, marcando presença. Jesus também não fala.          Só fica rezando do alto da cruz.      
 
E ai, no silêncio daquela dor, os olhos de Jesus repetem  as mesmas palavras que foram ditas e ouvidas pela primeira vez no Calvário da Palestina, conforme nos narra em seu Evangelho João: “Quando Jesus viu a sua mãe e perto dela o discípulo (o povo) a quem amava tanto, disse à sua mãe: “eis ai o teu filho”; e em seguida disse a ele (o povo);  “e esse discípulo, esse povo, levou a mãe de Jesus para morar na sua casa daí em diante.” (Jo 19, 26-27).
Desde quando Jesus, do alto da cruz, pouco antes de morrer, pronunciou aquelas palavras, o povo humilde nunca mais se separou de Maria, o povo pobre levou Maria para sua casa, e o povo simples carrega Maria dentro do seu coração para onde quer que for. Foi Jesus quem  mandou. Foi a última vontade de Jesus.
Senhor Nosso Deus cumulou Maria de riquezas. Riquezas espirituais. Jesus deu à Maria todos os homens para serem seus filhos. Maria tem a todos nós por filhos, e todos nós temos Maria por mãe; a mãe de Deus é também a nossa mãe, e, através de Maria somos filhos do mesmo Pai e irmãos de Jesus Cristo.
Mas, que quando Jesus nos deu Maria por mãe até os nossos dias, o tempo andou estragando a imagem que o povo simples e humilde tem de Maria.
Ladrões vieram e roubaram a sua beleza, a sua pureza, as suas jóias espirituais. Já não é tão fácil reconhecer  em Maria toda a beleza, toda humildade que Deus, o artista supremo, colocou em Maria, quando disse: “Eis ai a sua mãe”. (Jo, 19, 27).
Se fosse possível restaurar e renovar a imagem  de Maria sem destrui-la, se deformá-la.   Restaurar a imagem de Maria de tal maneira que nela transparecesse melhor a imagem de Deus, a mensagem de Deus ao povo, e que aparecesse bem claramente aos olhos de todos o testemunho que Maria nos deu da sua fé em Deus e da sua dedicação à vida. Renovar a imagem de Maria de tal maneira, para que essa imagem voltasse a ser um espelho limpo e não embaçado para que o povo pobre e simples pudesse contemplar a sua cara de gente, o seu rosto de criatura obra prima do Senhor, a sua cara de filha de Deus, pobre, humilde e simples, como o seu povo pobre, simples e humilde, e pudesse, através disso tudo descobrir a missão de Maria no mundo de hoje. Se fosse possível limpar esse espelho.           
Um dia esse sonho vai se tornar realidade.   Mesmo que por ora não sejamos capazes de enxergar toda a beleza da qual o Senhor Nosso Deus cumulou Maria, a gente sabe e imagina que, dentro dessa beleza um segredo muito importante para a vida. Por isso o povo pobre e humilde carrega consigo, por onde for, a devoção e o amor a Maria. E esse dia, quando chegar, transformará a sexta-feira santa no domingo de Páscoa e a procissão do Senhor morto  numa procissão festiva de ressurreição e vida.
E, para que isso aconteça, Maria, vós que sois a Mãe de Deus, a Mãe da Igreja e a nossa Mãe, nós que somos o povo humilde e pobre que se coloca sob vossa proteção e que confia em vós, vos pedimos que nos mostrais o vosso verdadeiro rosto de “escrava do Senhor”, e deixe transparecer toda a beleza espiritual com que o Senhor vos cumulou. Atendei aos nossos apelos e apresentai-nos ao vosso filho, Jesus, para que ele nos receba como seus discípulos e para fazermos tudo aquilo que ele nos ordenar fazer para a maior glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário