quarta-feira, 6 de junho de 2018

A CADA DIA BASTA O SEU CUIDADO

A CADA DIA BASTA O SEU CUIDADO

Resultado de imagem para A CADA DIA BASTA O SEU CUIDADO

Como todos vemos diferentemente as verdades que Jesus Cristo nos transmitiu. 
Quando o Senhor Deus criou o homem viu que tudo o que havia feito era bom: “E Deus viu todas as coisas que havia feito, eram muito boas.” (Gn 1,31). E entregou tudo nas mãos dos homens. Mas o pecado entrou no coração do homem  e tudo o que o Senhor Deus havia feito de bom foi pervertido; o que deveria ser de todos ficou sob o domínio de poucos. E o pecado tentou modificar a imagem de Deus.
De Pai, que é e sempre foi, o pecado tentou e tenta mostrá-lo aos homens como sendo um Deus tirano, castigador, fiscalizador e punitivo. O Senhor Jesus vem para restabelecer a imagem de Deus Pai, para reimplantar entre os homens o reino fundado por Deus e bagunçado pelos homens. E, para a reimplantação desse reino, o Senhor Jesus mostra aos homens um Deus que não é somente Pai, mas um Deus que é pai e mãe ao mesmo tempo porque somente uma mãe pode amar seus filhos como Deus ama os homens, e o coração das mães é a imagem fiel do verdadeiro Deus, do verdadeiro amor, porque as mães, assim como Deus, dão a vida por seus filhos.

Mas, a bem da verdade, o amor que o Senhor Nosso Deus tem por nós supera infinitamente o imenso amor que uma mãe tem por seu filho, pois é ele mesmo que declara isso pela boca do profeta Isaias: “Por  acaso uma mulher se esquecerá de sua criancinha de peito?  Não se compadecerá ela do filho do seu ventre? Ainda que as mulheres se esquecessem, eu não me esqueceria de ti.” (Is 49,15). E o Pai não para por ai, e continua: “Veja, eu tatuei você na palma da minha mão” (Is 49,16). Pode haver um lugar de maior visão para tatuar o nome da pessoa amada senão na palma da mão? Pode haver uma declaração de amor mais linda e mais profunda que essa? Por isso, Jesus diz: “Não se preocupem, pois, com o dia de amanhã; o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias.  A cada dia basta o seu cuidado.” (Mt 6,34).
O que o Senhor Jesus nos transmite sobre o grande amor que Deus tem por cada um de nós é claro demais e dispensa qualquer comentário. Basta que tenhamos um coração puro e estejamos abertos para a mensagem evangelizadora de Jesus Cristo para entendermos as suas palavras de verdade e para vermos a preocupação paterna e materna que o Senhor Nosso Deus tem por todos nós e por cada um de nós em particular.         
Porque nos preocupamos com roupas, dinheiro, posição social,  e tudo mais que o mundo dá mais valor que ao próprio Deus? A primeira preocupação do cristão deve ser o reino de Deus.
O resto virá por acréscimo. Devemos nos preocupar em primeiro lugar com o reino de Deus e a sua justiça. A partir do momento em que o reino de Deus entrar no coração dos homens haverá justiça, abrigo, amor, paz e pão para todos...
O livro do Eclesiástico, no Antigo Testamento, chama-nos a atenção para essa realidade: “Ouve, meu filho, e aprende a regular bem o teu espírito e  está atento em teu coração às minhas palavras; eu te darei instruções muito acertadas, e te manifestarei os arcanos da sabedoria. Está atento em teu coração às minhas palavras, e te direi com retidão de espírito as maravilhas que desde o princípio Deus fez brilhar nas suas obras, e te mostrarei  com verdade a sua ciência. Deus formou com sabedoria  desde o princípio as suas obras, e desde a sua mesma criação as distinguiu em partes, e colocou as principais delas segundo a sua natureza. Adornou para sempre as suas operações: elas não sentiram fome, nem fadiga, e nunca interromperam o seu trabalho. Nunca nenhuma delas embaraçará a outra. Não sejas desobediente à sua palavra. Depois disso, olhou Deus para a terra, e a encheu de seus bens. Mostrou à sua superfície animais de todas as espécies, e é a ela que eles voltam” (Eclesiástico, 16,24-31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário