terça-feira, 12 de junho de 2018

“EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.”

“EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.”

Resultado de imagem para “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.”
Adicionar legenda
Jesus Cristo é perfeito, perfeitíssimo como Deus e por ser Deus; Jesus Cristo é perfeito, perfeitíssimo como homem e por ser homem, e, como homem, se fez o único mediador entre Deus e os homens, segundo os ensinamentos de Paulo, Apóstolo: “Pois há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, um homem, Cristo Jesus, que se deu em resgate por todos.” (1Tm 2,5-6).
E Jesus Cristo, perfeito como homem e perfeitíssimo como Deus, diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” (Jo 14, 6). Jesus Cristo, como homem, é o CAMINHO que Deus Pai nos indica para trilharmos à busca da perfeição. Jesus Cristo, como homem e Deus é a VIDA que Deus Pai nos dá como modelo para, como Cristo, nos tornarmos filhos de Deus, não somente por criação mas, principalmente e, acima de tudo, pela graça. Jesus Cristo, como Deus, é a VERDADE que deve ser trilhada, vivida e anunciada para e por todos os homens que buscam a perfeição.
Todos os homens de boa vontade estão à busca do caminho que leva à felicidade que lhes dá a vida plena alicerçada na verdade.
Todos procuram a verdade, mas, na sua maioria, cada um quer fazer e viver a sua própria verdade. Os homens, de uma maneira geral, querem viver a vida à sua maneira, desordenadamente. Estamos cheios de problemas e não sabemos como solucioná-los.

Estamos procurando caminhos escusos, errados e perigosos para resolvermos os nossos problemas. Muitos procuram em outras religiões as respostas às suas dúvidas e buscam aquelas religiões que toleram mais os pecados dos quais não querem se converter.
Outros, ainda, fazem do dinheiro a sua religião. Todos procuramos “o caminho, a verdade e a vida” nos locais onde eles não estão. Nos afastamos de Jesus Cristo procurando o caminho da felicidade e ignoramos que Jesus Cristo é “o caminho” que leva à felicidade.
Afastamos-nos de Jesus Cristo buscando a vida, desconhecendo que Jesus Cristo é “a vida” e não ouvimos as suas palavras, que são palavras de vida eterna: “Senhor, a quem iremos? Tens palavras de vida eterna e nós cremos e reconhecemos que tu és o Santo de Deus.” (Jo 6,68-69).
Afastamos-nos de Jesus Cristo desesperados atrás da verdade, e a procuramos nos locais mais escusos, nos esquecendo que Jesus Cristo é “a verdade”, e a verdade nos libertará: “Se vocês permanecerem  na minha palavra, vocês serão verdadeiramente meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês” (Jo 8,31-32).            Disse-nos Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim. Se me conhecerem, também conhecerão a meu Pai. Desde agora o conhecem  e o viram.” (Jo 14,6-7).
O caminho que nos leva ao Pai é um só: Jesus Cristo: “Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.” (Jo 14,6), e o Apóstolo Paulo testemunha e ratifica isso: “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, um homem, Cristo Jesus, que se deu em resgate por todos. Esse é o testemunho dado  nos tempos estabelecidos e para o qual eu fui designado pregador e apóstolo - digo a verdade e não minto - doutor das nações na fé e na verdade.” (1Tm 2,5-7).
Jesus Cristo é a vida: “Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância.” (Jo 10,10); “Sim, esta é a vontade de meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.” ( Jo 6,40); “Senhor, a quem iremos? Tens palavras de vida eterna...” (Jo 6,68); “Esses, porém, foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenham a vida em seu nome.” (Jo 20,31). Que vida é essa que falam de Jesus e que Jesus fala de si?
Não é outra senão a vida eterna, essa que já estamos vivendo aqui, hoje, porque, assim nos garante Jesus: “Eu sou a ressurreição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim jamais morrerá.” (Jo 11,25-26).
João, o Evangelista, no seu Evangelho fala de “vida” trinta e seis vezes e na metade dessas vezes ele acrescenta “eterna”. Essa vida eterna não é para depois: nós já a estamos  vivendo agora: “... quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna...” (Jo 5,24).
Jesus Cristo é o caminho que nos leva à verdade e é a verdade que transforma tudo em vida. Jesus Cristo é a vida que anima os que estão na graça e convoca os que estão inertes no pecado. Jesus Cristo é o caminho: “Venham a mim todos os que estão cansados sob o peso de vosso fardo e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrarão descanso para as suas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11,28-30).
Jesus Cristo é a verdade: “Aquele que crê e for batizado será salvo; o que não crer será condenado.” (Mc 16,16). Jesus Cristo é a vida: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,54); “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim, nunca mais terá fome, e o que crê em mim nunca mais terá sede.” (Jo 6,34).
Como “caminho,, verdade e vida” Jesus Cristo nos dá a receita e o modelo da perfeição.  
A receita: “Portanto, deveis ser perfeitos como o Pai Celeste de vocês é perfeito.” (Mt 5,48).
O modelo: “... aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração...” (Mt 11,29). Poderíamos cair na tentação de dizer: “Jamais conseguiremos alcançar essa perfeição.”  
Mas, pelo menos, estamos tentando? Se estivermos tentando já estamos no caminho da perfeição. E foi para isso, para lutarmos pela perfeição e a vivermos em plenitude que, muitas vezes, em seu Evangelho, o Senhor Jesus promete enviar o Espírito Santo: “Se vocês me amarem, observarão os meus mandamentos, e rogarei ao Pai e ele lhes dará outro Paráclito, para que com vocês permaneça para sempre, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque não o vê nem o conhece.” (Jo 14,15-17); e ainda mais: “Essas coisas tenho dito estando entre vocês. Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará tudo e lhes recordará tudo o que eu lhes disse.” (Jo 14,25-26).
E o Espírito Santo veio ao completar o dia de Pentecostes, e estando todos os Apóstolos reunidos, eis que, “De repente, veio do céu um ruído  como o agitar-se de um vendaval impetuoso,, que encheu toda a casa onde se encontravam. Apareceram-lhes, então, línguas como de fogo, que se repartiam e que pousaram sobre cada um deles. E todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia se exprimissem.” (At 2,2-4). O Espírito Santo veio e confirmou todos os que se predispuseram a seguir “o caminho”, a conhecer e aceitar “ a verdade” e a viver “a vida” em abundância que Jesus Cristo nos veio trazer.
 O Espírito Santo confirmou a todos na fé e fez com que todos entendessem  o motivo pelo qual Jesus Cristo veio até nós, o objetivo de sua mensagem e sacrifício. Somente os que recebem o Espírito Santo podem entender tudo o que o Senhor Jesus viveu e ensinou. Somente quem recebe o Espírito Santo reconhece Jesus Cristo como Senhor, porque: “Ele tinha a condição divina,  e não se considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E, achado em figura de homem,  humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o sobreexaltou grandemente e o agraciou com o Nome que é sobre todo o nome, para que, ao nome de JESUS, se dobre todo joelho dos seres celestes, dos terrestres, e dos que vivem sob a terra,  e para a glória de Deus, o Pai, toda língua confesse: ‘JESUS É O SENHOR.” (Fl, 2,6-11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário