sábado, 2 de junho de 2018

“OLHAI AS AVES DO CÉU...”

“OLHAI  AS   AVES  DO  CÉU...”

          
Resultado de imagem para “OLHAI AS AVES DO CÉU...”

  Não pode existir coisa mais bela, mais calma, mais tranquila e reconfortante do que um passeio pelos campos, pelos vales, pelas margens de rios e represas onde tudo nos fala de Deus e faz com que sintamos a sua presença.            
Ouvir o canto dos pássaros, o ruído dos grilos, o coaxar dos sapos e rãs nas lagoas,  o ciciar das folhas ao mais leve toque do vento; ver o esvoaçar dos insetos e o vôo tranqüilo dos pássaros e contemplar a variedade das flores, árvores  e plantas.
Não pode existir coisa mais reconfortante do que contemplar as águas do riacho correrem límpidas e frias entre pedras e juncos à busca do seu verdadeiro destino. Passaríamos horas e horas observando pássaros de todos os tipos, tamanhos  e cores da mais deslumbrante beleza esvoaçando de árvore em árvore, de galho em galho, buscando seus alimentos, cuidando de seus filhotes.
As formigas, ordeiras e disciplinadas, indo e voltando em fila indiana por entre matos, gravetos secos e gramas, num trabalho interminável, sem cansaço e sem descanso. E nenhuma dessas criaturas silvestres se preocupa com o que vai comer ou com o que vai se vestir; não se preocupa com o daqui-à-pouco,  e com o dia de amanhã. “Olhai as aves do céu, que não semeiam , nem ceifam, nem fazem provisões nos celeiros, e contudo vosso Pai Celeste as sustenta.” (Mt 6,26). 
Nenhum desses animais, aves ou insetos, se preocupa com o seu alimento ou seu vestuário.            Onde quer que eles andem, voem ou estejam, encontram o seu alimento e as suas vestimentas, diga-se, as mais belas que lhes são dadas pelo Senhor Deus Criador de todas as coisas. Os animais, as aves, os insetos, não se preocupam com nada e nada lhes falta; têm o espaço para voarem, o chão para caminharem, as árvores para pousarem, as flores, frutos e folhas para se alimentarem, os galhos e folhas para se agasalharem, a água pura e limpa do riacho para lhes saciar a sede, enfim, o mundo é deles, o infinito lhes pertence.
E eles não se preocupam com o que vão se vestir ou comer  e nem fazem previsões ou ajuntam alimentos para o dia de amanhã, no entanto, o Pai Celeste jamais se esquece de um pássaro sequer, ou de uma formiga, ou de um pequenino inseto. “Portanto digo para vocês: não se preocupem, nem com a vida de vocês, acerca do que haverão de comer, nem com o corpo, acerca do que haverão de vestir.  Porventura não vale mais a vida do que o alimento, e o corpo mais do que o vestido?” [...] “Porque vocês se inqueitam com o vestido? Considerem como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam. Digo a vocês, todavia, que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se pois Deus veste assim uma erva do campo que hoje existe, e amanhã é lançada  no forno, quanto mais a vocês, homens de pouca fé.  Não se aflijem pois, dizendo: “Que comeremos? que beberemos? Com que nos vestiremos?” Os gentios é que procuram todas essas coisas. O Pai de vocês  sabe se covês têm necessidade  de todas elas.” (Mt 6,25.28-32).
É o próprio Senhor Jesus quem nos chama a atenção para essas comparações da natureza e a despreocupação que devemos ter como as aves do céu sobre o que havemos de comer ou nos vestir, porque, para o Pai Celeste nós valemos muito mais do que qualquer animal ou ave ou inseto e, se o Pai os sustenta, será que nos abandonaria à nossa própria sorte? Se o Pai Celeste faz tudo isso para o menor dos menores e para o humilde dos mais humildes insetos, que não fará por nós que fomos criados por ele à sua própria imagem e semelhança?
E o Senhor Jesus continua a nos chamar a atenção sobre o grande amor que Deus Pai tem por todos e por cada um de nós em particular e nos dá a chave de como podemos abrir e sensibilizar o coração de Deus Pai e conseguirmos dele tudo o que necessitamos para uma vida feliz, nos dizendo: “Busquem, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.” (Mt 6,33).
Se entendêssemos verdadeiramente isso todos seríamos mais felizes; os homens seriam mais felizes que as aves do céu e se vestiriam mais majestosamente que os lírios do campo que “...nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.” (Mt 6,29). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário