sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

“PRECISA-SE DE PROFETAS”

“PRECISA-SE DE PROFETAS”


Movido pela experiência de Deus, o profeta ou a profetiza acabam mudando o seu modo de ver e de pensar, de sentir e de julgar, de portar-se e de falar, e procuram transmitir isso a todos, quer seja bem recebido ou não, correndo o risco de não ser bem interpretado entre os seus mais próximos, como aconteceu com Jesus, o que motivou a suas queixa: “Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”. (4,24).
 João, no seu Evangelho ratifica isso: “O próprio Jesus havia testemunhado que um profeta não é honrado em sua própria pátria”. (Jo 4,44).
O profeta não fala em nome próprio, mas anuncia a palavra que Deus lhe põe no coração e na boca, uma palavra por vezes nada fácil de ser anunciada e, por isso, encontra dificuldades de ser aceita. Movido pelo Espírito, o profeta age como mensageiro de Deus.
O profeta está afinado com Deus. 
O profeta vê a realidade com os olhos de Deus.
Por isso o profeta anuncia o amor de Deus, sua ternura e misericórdia, e sua paixão pela vida humana. O profeta também denuncia a injustiça, a exploração, o domínio dos fortes sobre os fracos e tudo que ofende o povo a quem Deus quer bem.
         O profeta sacode as consciências e aponta, no meio dos conflitos, a força libertadora de Deus, pois são os profetas e profetisas, homens e mulheres, cheios de inspiração e vigor pela causa de Deus e do povo, que falam ao povo em nome de Deus.
Falar de vocação profética na Bíblia é falar da experiência de Deus que homens e mulheres realizaram em suas vidas.
Os profetas e profetisas, ao vivenciarem sua vocação, procuraram responder ao chamado de Deus. Primeiro, eles tiveram que mergulhar neste mistério profundo, Deus, o inexplicável, o absoluto. Como o mundo precisa de verdadeiros profetas e profetisas no tempo em que vivemos...
Achei entre os meus guardados um artigo denominado “Precisa-se de Profetas”, dos padres Salvatorianos que define bem o que deve ser entendido por profeta nos nossos dias, e transcrevo parte dele:
“O profeta é um homem que acredita fielmente nos seus ideais e sonhos. Ele é capaz de enfrentar  qualquer dificuldade para levar avante o seu projeto de vida. Geralmente este projeto não está separado de uma visão humana e libertadora. O profeta traz em seu íntimo a certeza de que a vida sempre superará a morte porque quem o impulsiona a agir nessa direção é o Deus criador, o Deus que gera e sustenta essa mesma vida. [...] Para o profeta o direito a uma vida digna é indispensável na implantação do projeto de Deus. A vida deve estar acima de qualquer pretensão humana em todas as suas dimensões e níveis: social, político, econômico e religioso. O profeta é animador, entusiasta é aquele que encoraja o seu povo para uma atuação que corresponda aos anseios de uma vida de melhor qualidade possível. Porém, é também aquele que sofre e sente os dramas de uma nação, de um povo sofredor. Diante das situações de calamidade o profeta luta e grita do mais profundo de suas entranhas: Deus não está de acordo com a manutenção da dominação que tem como consequência a exploração e destruição da dignidade humana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário