IV DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO “C”
Cor: verde – Leituras: Jr 1,4-5.17-19; Sl 70 (71);
1Cor 12,31 - 13,13; Lc 4,21-30.
“NENHUM PROFETA É BEM RECEBIDO EM SUA PÁTRIA ” Lc 4,24
Diácono
Milton Restivo
A liturgia da Palavra
de hoje versa sobre a vocação do profeta. Muitas vezes entende-se profeta como
a pessoa que é capaz
de predizer acontecimentos futuros. Profeta, na Bíblia é uma pessoa que fala
por inspiração divina ou em nome de Deus. Os profetas ou profetisas
foram homens e mulheres escolhidos por Yahweh para serem canais da manifestação
de sua vontade, no Antigo Testamento, ao povo israelita. Deve-se entender que,
no termo “profeta”, não há nada que implique previsão de acontecimentos. Pode
um profeta predizer ou não o futuro segundo a mensagem que Deus lhe determinar.
Muitas vezes, pelo passado mal vivido do povo e pelo presente que é vivido de
modo a não cumprir as orientações de Deus, o profeta, como qualquer pessoa
responsável, pode prever um futuro desastroso, nem sempre por uma pré-visão
mística, mas pela sequência lógica e natural dos acontecimentos. Profeta, antes
de tudo, é alguém que tem uma profunda experiência de Deus em sua vida. Movido
por essa experiência de Deus, o profeta a profetiza e acaba mudando o seu modo
de ver e de pensar, de sentir e de julgar, de portar-se e de falar, e procura
transmitir isso a todos, quer seja bem recebido ou não, correndo o risco de não
ser bem interpretado entre os seus mais próximos, como aconteceu com Jesus, o
que motivou a suas queixa: “Nenhum
profeta é bem recebido em sua pátria”. (4,24), e João, no seu Evangelho
ratifica isso: “O próprio Jesus havia
testemunhado que um profeta não é honrado em sua própria pátria”. (Jo
4,44).
O profeta não
fala em nome próprio, mas anuncia a palavra que Deus lhe põe no coração e na
boca uma palavra por vezes nada fácil de ser anunciada e, por isso, encontra
dificuldades de ser aceita. Movido pelo Espírito, o profeta age como mensageiro
de Deus. O profeta está afinado com Deus. O profeta vê a realidade com os olhos
de Deus. Por isso o profeta anuncia
o amor de Deus, sua ternura e misericórdia, e sua paixão pela vida humana. O
profeta também denuncia a
injustiça, a exploração, o domínio dos fortes sobre os fracos e tudo que ofende
o povo a quem Deus quer bem.
O profeta
sacode as consciências e aponta, no meio dos conflitos, a força libertadora de
Deus, pois são os profetas e profetisas, homens e mulheres, cheios de
inspiração e vigor pela causa de Deus e do povo, que falam ao povo em nome de
Deus. Falar de vocação profética na Bíblia é falar da experiência de Deus que
homens e mulheres realizaram em suas vidas. Os profetas e profetisas, ao
vivenciarem sua vocação, procuraram responder ao chamado de Deus. Primeiro,
eles tiveram que mergulhar neste mistério profundo, Deus, o inexplicável, o
absoluto.
O profeta
Jeremias é o primeiro destaque da liturgia de hoje.
Os escritos do Frei
Jacir de Freitas Faria, ofm, no artigo nomeado “ A vocação profética na Bíblia”
traz subsídios para melhor revelar o profeta Jeremias e a sua vocação profética:
“Jeremias viveu na roça. Não se casou.
Conhecedor do sofrimento de seu povo, Jeremias sabia que algo deveria ser
feito, mas ele tinha medo. No ano 627 antes da Era Comum, no décimo terceiro
ano do governo de Josias, Jeremias sente o chamado de Deus. O livro que leva o
seu nome descreve os elementos essenciais desta vocação nos seguintes pontos:
Primeiro - Deus quando chama alguém é porque este já é íntimo seu. “Antes mesmo
de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te
consagrei” (Jr 1,1-5). Com estas palavras, Jeremias narra a sua experiência de
Deus. Segundo - A missão profética e sua realização confirmam o chamado.
Jeremias tem consciência que ele é um consagrado para a missão profética: “Eu
te consagrei” (Jr 1,5b). Por isso, ele não sabe fazer outra coisa senão ser
profeta. Terceiro - O medo e outras limitações humanas são inerentes à vocação.
Isto não é diferente com Jeremias, que, de tanto medo, apela para o não saber
falar. “Eu sou criança” (Jr 1,6). Quarto - O profeta é porta-voz de Deus (Jr
1,7). Jeremias terá que falar em nome de Deus e em sintonia com o povo ao qual
ele foi enviado por Deus. E Deus estará com ele sempre. Quinto - O profeta é
abençoado por Deus. As palavras de Deus são colocadas em sua boca, de modo que
ele fale em seu nome (Jr 1,10). Sexto - O profeta é seduzido por Deus. “Tu me
seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir” (Jr 20,7). Estas palavras proferidas
por Jeremias demonstram como ele compreendeu o mistério da vocação em sua vida.
Deus mudou a vida de Jeremias. [...] Jeremias
é um profeta medroso. Se o seu nascimento foi marcado pela alegria na casa
paterna (Jr 20,15), ele, no entanto, quando já crescido, amaldiçoa o dia do seu
nascimento: “Maldito o dia em que nasci” (Jr 20,14). Jeremias demonstra
claramente que não queria ter nascido. A sua mãe levou a culpa: “Minha mãe
teria sido minha sepultura” (Jr 20,17). “Mãe, minha desgraça é a vida que a
senhora me deu” (Jr 15,10). O medo e a incerteza fazem parte da vocação de
muitos profetas. Muitos apelam para o não saber falar, não saber comunicar,
fator essencial na vida profética. Deus não aceita este argumento. O
profeta, ao longo de sua caminhada, percebe que Deus o havia predestinado para
esta missão (Is 44,2.24; Jr 1,4).
Deus deixa
clara a sua preocupação de afirmar que conhece a cada um desde antes de habitar
o ventre materno, e antes de lá sair, ele escolheu e consagrou para o seu
serviço: “Antes mesmo de te formar no
ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei” (Jr
1,1-5). Muitos lutam para não aceitar esse chamamento e consagração do Senhor,
como fez o próprio profeta Jeremias que tentou se justificar, dizendo: “Ah, Senhor Yahweh, eu não sei falar, porque
sou jovem”. (Jr 1,6), como fazem muitos ainda hoje, que dizem não ter
estudos, não ter tempo, não ter paciência e, para esses, Deus responde, como
respondeu a Jeremias: “Não diga ‘sou
jovem’, porque você irá para aqueles a quem eu mandar, e anunciará aquilo que
eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo. [...]
Não tenha medo; senão eu é que farei você
ter medo deles.” (Jr 1,7-8.17).
Mas, mesmo
assim muitos não aceitam ignoram o chamamento de Deus, viram-lhe as costas e se
acomodam na fragilidade de uma religiosidade apenas de aparência, sem
compromisso.
Com Jeremias
não foi assim: apesar de suas lamúrias e tentativas de se esquivar, Jeremias
levou a sério a sua vocação profética até às últimas consequências. Yahweh
seduziu Jeremias e ele entregou-se aos encantos da verdade e da justiça de
Yahweh: “Tu me seduziste, Senhor, e eu me
deixei seduzir” (Jr 20,7). Quiçá todos fizessem a mesma coisa.
O Salmo 71
(70), que é o Salmo responsorial desta liturgia, mostra o profeta buscando abrigo
em Yahweh e retrata qual seria a vocação do profeta: “Yahweh, eu me abrigo em ti... [...] Sejas tu a minha rocha de refúgio, a fortaleza onde eu me salve, pois o
meu rochedo e fortaleza és tu! [...] Já
no ventre materno eu me apoiava em ti, e no seio materno tu me sustentavas. Eu
sempre confiei em ti.
Muitos olhavam para mim como para um prodígio, porque eras tu
o meu abrigo seguro. Minha boca está cheia do teu louvor e do teu esplendor o
dia todo. [...] Minha boca vai contar
a tua justiça, e o dia todo a tua salvação. Contarei as tuas proezas, Senhor
Yahweh, vou narrar a tua vitória, toda tua! [...] Meus lábios te aclamarão, e também minha alma, que resgataste. Minha
língua o dia todo repetirá a tua justiça, pois ficaram envergonhados e
confundidos aqueles que buscavam o mal contra ti.” (Sl 71 (70),1.3.6-8.15-16.23-24).
No capítulo 13 da primeira carta aos coríntios,
Paulo fala com grande beleza sobre o amor que, em muitas traduções bíblicas, aparece com
o vocábulo “caridade’. Pode-se entender esse texto como o grande poema do amor,
que também deve ser vivido e ensinado pelo apóstolo, discípulo e profeta. Paulo
fala sobre o mais excelente dos caminhos que leva até Deus, o amor, e descreve
as qualidades que lhe são próprias.
Paulo começa o
seu poema sobre o amor ensinando que mesmo que se façam acontecer muitas coisas
e sejam muito ativos na vida espiritual, e rezassem todos os tipos de orações,
e fizessem todos os tipos de caridade, “se
não tiver amor, seria como um bronze que soa, um címbalo que retine”, seria
muito barulhento, chamaria muita atenção para si, participaria de todos os
movimentos da comunidade, mas seria infrutífero, não causaria impacto na vida
das pessoas.
A seguir Paulo
ensina que mesmo que se tenham vasto conhecimento da religião e que tenham uma
grande fé, e que saibam tudo sobre as coisas de Deus, e que tenham uma grande e
convincente oratória, “se não tiver amor”,
isso para nada serviria se continuassem a viver, sem amor, a fragilidade de uma
religiosidade vazia e inoperante.
Paulo insiste
que, mesmo que sacrifiquem suas posses, seu tempo, sua energia, e até mesmo sua
vida, e dessem todos os seus bens aos pobres e necessitados e ainda que se
morressem por aquilo que julgam acreditar, nada disso valeria “se não tivesse amor”.
A seguir Paulo
diz o que é o amor: “é paciente, é benigno”,
e o que o amor não é: “não é
invejoso, não se ensoberbece, não faz nada de inconveniente, não é
interesseiro, não se encoleriza, não guarda rancor, não se alegra com a
iniquidade”, e do que o amor é capaz: “se
regozija com a verdade, suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo”. (1Cor
13,4-7).
Paulo é
taxativo quando afirma: “O amor não
acabará nunca” (1Cor 13,8), conhecedor que era do novo mandamento deixado
por Jesus aos seus discípulos: “Eu dou a
vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Se vocês tiverem amor uns
para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos.” (Jo
13,34-35), e “O meu mandamento é este:
amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. Não existe amor maior do que
dar a vida pelos amigos.” (Jo 15,12-13). Paulo especifica o amor ensinado e
vivido por Jesus que chega às raias do sacrifício supremo, de dar a própria vida
pela pessoa amada, da maneira que não deixa dúvida de como deve ser entendido e
vivido. Paulo termina esta primeira
carta aos corintios com um pedido: Façam
tudo com amor”. (1Cor 16,14), dando a entender e deixando claro que o
amor é o caminho mais curto e seguro para se estar com Deus; é o tapete
vermelho que nos leva à presença do Pai.
Isso também o
Apóstolo João ratificaria mais tarde em uma de suas cartas quando diria: “Filhinhos, amemo-nos uns aos outros, pois o
amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem
não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. [...] Deus é amor: quem permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece
nele.” (1Jo 4,7-8.16).
Quando João
diz: “Deus é amor”, fica-se na dúvida
se ele quis dizer que “Deus é amor”,
ou se “o amor é Deus”, e isso vem de
encontro com a afirmativa de Paulo: “o
amor não acabará nunca” (1Cor 13,8), pois, se Deus é amor, o amor, assim
como Deus, não acabará nunca.
Santo
Agostinho encontrou esse amor depois de muitas buscas infrutíferas na sua
juventude e viveu essa experiência de encontrar Deus no amor e o amor em Deus,
deixando-se consumir no Deus de amor e no amor que emana de Deus, atestando
isso nos seus escritos: “Tarde
vos amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde vos amei! Eis que habitáveis
dentro de mim, e eu, lá fora, a procurar-vos! Disforme, lançava-me sobre estas
formosuras que criastes. Estáveis comigo e eu não estava convosco! Retinha-me
longe de vós aquilo que não existiria, se não existisse em vós. Porém ,
chamastes-me, com uma voz tão forte, que rompestes a minha surdez! Brilhastes,
cintilastes, e logo afugentastes a minha cegueira! Exalastes perfume:
respirei-o, a plenos pulmões, suspirando por vós. Saboreei-vos, e, agora, tenho
fome e sede de vós. Tocastes-me e ardi, no desejo da vossa paz”.
Mahatma Gandhi disse que “um covarde é incapaz de exibir amor; amor é a prerrogativa do bravo.”
João Paulo II afirmou que “o amor deve ser considerado uma virtude, a
maior virtude, pois resume todas as demais”, e Teresa de Calcutá, depois de
uma vida plena de amor e de dedicação ao próximo, afirmou: “Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de
amor”.
Agora vamos fazer um teste de memória. Com qual
frase Jesus encerra o Evangelho do domingo passado? Você se lembra, sem
consultar? Claro que não. Mas não tem importância.
Agora pergunto: com qual frase Jesus começa o texto
do Evangelho da liturgia de hoje?
Vamos à frase que Jesus terminou o texto do
domingo passado, que é a mesma afirmativa com que ele começa o texto deste
domingo: “Hoje se cumpriu esta passagem
da Escritura que acabastes de ouvir”. (Lc 4,21).
Então chegamos à conclusão que o texto deste
domingo é a continuação imediata do domingo passado: Jesus na sinagoga de
Nazaré, sua cidade da sua infância, adolescência e maturidade, a cidade de sua
famíla e dos seus colegas de escola e amigos mais íntimos.
No texto do domingo passado (Lc 4,14-21), Jesus,
quando fazia uma visita à sua cidade de criação, “no sábado entrou na sinagoga e levantou-se para fazer a leitura”
(Lc 4,16). Jesus pegou o livro que lhe deram, o do profeta Isaias e, à sua
escolha, leu: “O Espírito do
Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou para anunciar a Boa Notícia aos
pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a
recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano da
graça do Senhor”. (Lc 4,18-19). “Todos
os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele” (Lc 4,20) e ficaram
atônitos quando, ao término da leitura, Jesus disse: “Hoje, cumpriu-se esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”
(Lc 4,21).
Jesus mostrou
para que veio: para redimir e estender suas mãos para salvar, principalmente
aqueles que estavam à margem da vida: os pobres, os oprimidos, os sem
esperança.
Então vemos
que o Evangelho desta liturgia continua a cena que se desenvolve na sinagoga de
Nazaré. Jesus diz que nele se cumprem as palavras de Isaias, isto é, que ele,
Jesus, é o ungido (Messias) para anunciar a Boa Notícia aos pobres e oprimidos
e o ano da graça do Senhor.
Neste contexto
vemos a reação do povo: “Todos davam
testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de sabedoria que
saiam de sua boca. E diziam: ‘Não é este o Filho de José?” (Lc 4,22).
A princípio,
os seus conterrâneos e contemporâneos aprovam Jesus e se admiram dele, porém
não conseguem ver em Jesus a graça de Deus que saía de seus lábios, nem o
profeta que fora anunciado por Isaias e sim, simplesmente, o Jesus filho de
José, o carpinteiro, que todos conheciam.
Jesus percebe
que seus concidadãos não estão interessados em suas palavras, mas nos seus
atos, sobretudo os espetaculares como os milagres de cura dos enfermos do povo,
e só isso.
E Jesus lhes
dá a resposta de imediato: “Sem dúvida,
vocês vão repetir para mim o provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo. Faze
também aqui em tua terra tudo o que ouvimos dizer que fizestes em Cafarnaum’.
Eu garanto a vocês: nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”. (Lc 4,23-24). E Jesus continuou
citando acontecimentos do Antigo Testamento pela falta de fé dos israelitas,
que irritaram os ouvintes.
Jesus não se
importou com isso, porque o verdadeiro profeta não se deixa influenciar e nem ser
pressionado para satisfazer a um auditório interessado somente no espetáculo ou
em interesses individuais, ainda que sejam os da família ou do próprio povo.
O profeta é
livre e deve dar satisfação de sua palavra somente a Deus.
Jesus, muitas
vezes, nos evangelhos, designa-se a si próprio como um profeta com uma sorte
idêntica à dos outros profetas: “Entretanto,
preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta
morra fora de Jerusalém.” (Lc 13,33).
Jesus declara
que nenhum profeta é honrado na sua terra. Jesus, portanto, dá-se a si mesmo o
título de profeta. As multidões também o aclamam como profeta: “A multidão dizia: ‘Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia”. (Mt 21,11).
Como vemos, os
evangelhos, em muitas passagens, não vêem dificuldade em chamar profeta a
Jesus, apesar de saberem antecipadamente que ele é o Messias. Depois da
multiplicação dos pães, o povo diz que Jesus é realmente o profeta anunciado: “Aquela gente, ao ver o milagre que Jesus
fizera dizia: ‘Este é realmente o profeta que devia vir ao mundo’.” (Jo
6,14).
É curioso
notar como os Evangelistas acentuam que as pessoas diziam que Jesus era “o
profeta”, e não “um profeta”.
Depois de
Jesus dizer: “nenhum profeta é bem
recebido em sua pátria”, autodenominando-se, comparando-se ou dizendo ser
“o Profeta”, vem a indignação do povo e a tentativa de matar Jesus: “Quando ouviram essas palavras de Jesus,
todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e expulsaram Jesus da cidade.
E o levaram até o alto do monte, sobre a qual a cidade estava construída, com
intenção de lançá-lo no precipício”. (Lc 4,29). Mas, apesar de tudo isso, “Jesus, passando no meio deles, continuou o
seu caminho”. (Lc 4,30).
Jesus é a
síntese da vocação profética do Antigo Testamento no seu serviço ao Reino: remir
os presos, recuperar a vista dos cegos, restituir a liberdade aos oprimidos e
proclamar um ano de graça do Senhor.
A reação dos habitantes
de Nazaré encontra eco, muitas vezes, nas comunidades de hoje. É o pobre que
não acredita no pobre. Jesus é rejeitado por ser considerado o filho de José,
um simples carpinteiro de Nazaré. Quantas vezes hoje acontece que, em lugar de
incentivar as lideranças comunitárias, os próprios companheiros de comunidade as
rejeitam por não serem "doutores", por não saberem "falar
bonito" como sabem muito bem aqueles que exploram o povo. Jesus dá o
exemplo de como enfrentar estes problemas. Ele “continuou o seu caminho” (Lc 4,30) sem se deixar abater pelo desânimo
e pela decepção. Rejeitado por seus concidadãos que pensavam conhecê-lo muito
bem, Jesus estava certo de que poderia ser útil a muitas outras pessoas, de que
seria acolhido por elas, e que, em outros lugares, sua palavra encontraria eco
nos corações abertos e receptivos. Está sendo assim no seu coração?
Nenhum comentário:
Postar um comentário