segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MARIA, MÃE DA SAGRADA FAMÍLIA.

25 DE NOVEMBRO
MARIA, MÃE DA SAGRADA FAMÍLIA.

http://mesadepalavras.files.wordpress.com/2009/12/holy-family2.jpg

            Maria, a Virgem de Nazaré, quando foi consultada por Deus, através do Anjo Gabriel para ser a mãe do Salvador, foi convidada, também, por extensão, para ser a Mãe da Sagrada Família, a família cristã por excelência, a família que seria o modelo de todas as famílias cristãs de todos os tempos.
E por isso, de uma maneira especial, nos voltamos para a mãe da Sagrada Família, louvando-a e pedindo: “Maria de Jesus e de José, Mãe da Sagrada Família, sê também  a Mãe da Igreja doméstica, que são as nossas famílias cristãs. Graças ao teu auxílio materno, mãe, cada família possa tornar-se uma pequena igreja, na qual se manifesta e revive o mistério da Igreja de Jesus Cristo. Com o teu exemplo de escrava do Senhor a serviço da redenção dos homens,  ensina aos nossos familiares, ensina a todos os pais e mães a acolherem humilde e generosamente a vontade de Deus! Como hospedaste em teu seio virginal  o filho dado pelo Pai para a salvação do mundo, ajuda a todos os esposos a acolherem  com amor, respeito e gratidão cada nova vida. Que eles entendam o matrimônio como vocação à fecundidade e à vida e saibam dizer sim , colocando-se responsavelmente a serviço da vida. Lembra-te, mãe, das dificuldades por que passaste quando esperavas o teu filho; lembra-te também da doce espera e das alegrias inauditas de tua maternidade em Belém.
Socorre as mães gestantes, dá-lhes consciência do tesouro que carregam  em si mesmas, que elas não prejudiquem em nada o fruto de seus ventres, mas estejam contigo, ò Mãe,, prontas alegremente para o grande dia do nascimento e do batismo de seus bebês. Aos pais, coloque em seus corações a alegria da paternidade responsável. Lembra-te, ò Mãe, de que teu lar em Nazaré foi escola de oração, de trabalho de aprendizagem da vida entregue por amor. Conheceste, mãe, com José, teu fiel esposo, momentos bem difíceis que muitas famílias vivem até hoje. Dá-nos compadecer com todos os que sofrem penúria em consequência das condições desumanas em que são forçados a viver, e com os que padecem o vazio espiritual e moral ocasionado pelo afastamento de Deus e pelos tempos em que vivemos  de massificação e de consumismo. Mãe de bondade, mantém  aberta a porta de nossos lares. Mãe da hospitalidade, faz de nós famílias abertas para as demais famílias da grande família humana. Mãe visitadora da casa de Zacarias e Isabel e hóspede dos noivos de Canaã e da família de Lázaro, dá-nos a capacidade de partilhar o que temos com quem precisa. Sê presença junto aos nossos parentes enfermos, como estiveste junto ao pé da cruz de Jesus. Dá-nos compreender que a aceitação da cruz faz parte da plenificação da vida. Torna-te, mãe, presente, na preparação de nossos jovens que se encaminham para o amor. Preside maternalmente o crescimento de nossas crianças na sua subida  para a vida plena; ajuda os cônjuges a permanecerem sempre no mútuo amor, pois o amor vem de Deus, aquele mesmo amor que viveste com José na pobre casa de Nazaré. Em teu Imaculado Coração colocamos as nossas famílias para a glória da Santíssima Trindade e a salvação do mundo.”  
(Irmão Aleixo Autran - Marista).
São comemorados, também, neste dia: Santa Catarina de Alexandria, Santos Adalberto e Guido de Casauria (monges), Santo Alano de Lavaur (abade), Santo Erasmo de Alexandria (mártir), Santa Imina de Karlburg (duquesa e abadessa), Santa Jocunda e São Mecúrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário