domingo, 15 de setembro de 2019

O FILHO PRÓDIGO

XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – C; Cor – Verde; Leituras: Ex 32,7-11.13-14; Sl 50; 1Tm 1,12-17; Lc 15,1-32.

"ASSIM COMO O PAI ME AMOU, EU TAMBÉM AMEI VOCÊS” (Jo 15,9).

Diácono Milton Restivo

Imagem relacionada

Muitas vezes, nos nossos momentos de reflexão, passam em nossa memória, como num filme repisado, fatos, cenas e histórias ocorridas em nossa infância que, quando a rememoramos, nos invade uma nostálgica saudade. Muitas dessas histórias ainda nos servem como motivo de meditação. Quando leio e medito a parábola do filho pródigo (Lc 15,11-32), recordo quando a professora de religião, a devotada catequista, na minha infância, me preparava para assumir o meu lugar na Igreja de Jesus Cristo, e, no intuito de fazer com que eu e todos os meus coleguinhas de classe entendêssemos de uma só vez o grande amor que o Pai tem por seus filhos e ao mesmo tempo o supremo sacrifício de Jesus Cristo, que morreu, por amor, por todos nós, numa cruz, de maneira clara, precisa e comovente, contava para nós. E essa narrativa era mais ou menos assim:

"Numa fazenda distante, há muito tempo atrás, onde havia abastância de tudo, vivia um pai, que era o proprietário da fazenda, e seus dois filhos. Nada lhes faltava; a vida era um paraíso. Certo dia, o filho mais moço, que até então só conhecia o que havia de bom e de melhor e que convivia em plena harmonia com o pai e com o irmão mais velho, talvez enfastiado de tanta prodigalidade e querendo conhecer novas pessoas, novas terras e novos costumes e viver novas aventuras, chega-se ao pai e lhe diz que quer a sua parte na herança porque entendeu que já chegou o momento de viver a sua própria vida. O pai, temeroso das consequências desse ato impulsivo do filho e preocupado com as sequelas irreparáveis em sua vida no futuro, tenta demovê-lo dessa idéia, explicando-lhe que ali, em sua casa, era tudo seu, tinha de tudo e nada lhe faltava e que a vida lá fora poderia não ser tão boa como ele estivesse imaginando que fosse; mas tudo o que o pai tentou fazer foi em vão, e o filho insistiu: “Pai, dá-me parte dos bens que me toca. E o pai repartiu entre eles os bens. Passados poucos dias, juntando tudo o que era seu, o filho mais novo partiu para uma terra distante...” (Lc 15,12-13).  Na fazenda ficaram o pai e o seu irmão mais velho. O tempo passou, e foi passando, e, todos os dias, o pai ia até a entrada da fazenda e aguardava ansioso o retorno do filho aventureiro e, dia após dia, frustrado com a não volta de seu filho o pai, de tão acabrunhado que ficou, adoeceu, causando grandes preocupações ao filho mais velho. O filho mais velho, vendo o sofrimento do pai, vai até seu leito e lhe diz: “Meu pai, estou preocupado com o seu estado de saúde. Sei que isso é consequência da partida de seu filho e meu irmão mais novo. Tranquilize-se, então, pai, vou à busca de meu irmão mais novo; vou partir por este mundo a fora e não voltarei enquanto não encontrá-lo, ainda que isso me custe a vida”. O velho pai abençoou o filho mais velho e este partiu, deixando naquele coração paterno, velho, cansado e sofrido, uma tênue réstia de esperança. O irmão mais velho, preocupado com o destino do irmão mais moço e com a saúde de seu velho pai, partiu e começou a percorrer o mundo à busca de seu irmão e filho ingrato que havia desprezado todo o conforto de sua casa além do amor do pai e do irmão mais velho e ir à busca de vida nova e novas aventuras. Andou muito e por muito tempo, sem descanso. Após muito andar e já extenuado, para buscar descanso, entrou em uma pequena cidade a fim de refazer suas forças e dar continuidade às suas buscas. Ao se aproximar do centro da cidade observou uma movimentação inusitada, uma aglomeração de pessoas, muito vozerio e agitação nervosa; a multidão estava revoltada. O filho mais velho, então, procurou certificar-se sobre o que estava acontecendo; infiltrou-se no meio da multidão agitada e nervosa e, após consultar várias pessoas, verificou tratar-se  de uma execução  em praça pública: ali, naquele local público, aquele povo ia presenciar a execução de um criminoso, um homicida. Bem lá na frente, no meio da praça, estava armado o cadafalso, a forca, onde deveria ser executado o criminoso. Voltando seu olhar para um lado da praça observa que surge um séquito de soldados armados escoltando o criminoso que ia ser julgado e, indubitavelmente, condenado à morte e executado ali mesmo.  Acompanhando o séquito estava o juiz que ia julgar e daria a sentença final e  o carrasco que executaria a pena de morte. Subiram no tablado do cadafalso, que ficava acima do povo, o criminoso entre dois soldados, o juiz e o carrasco. O irmão mais velho ficou perplexo, petrificado com a cena que estava presenciando; ficou estarrecido e, com espanto e extrema tristeza constatou que o criminoso que iria ser julgado e possivelmente condenado à morte não era outro senão seu irmão mais  novo. O criminoso foi julgado e... condenado à morte... Era costume daquele povo que depois do julgamento e antes da execução da sentença de morte, o juiz fizesse três perguntas ao condenado e a todos aqueles que presenciavam tão terrificante cena. E o juiz fez a primeira pergunta ao condenado à morte: Você reconhece que é culpado do crime pelo qual está sendo condenado à morte?”Respondeu o condenado: “Sim”. O juiz faz a segunda pergunta, dirigindo-se ao condenado: “Você está arrependido do que fez?” Respondeu o condenado: “Sim”. Era praxe o juiz dirigir a terceira pergunta ao povo que presenciava a execução e, dirigindo-se à multidão, pergunta: “Alguém, dentre vocês, quer morrer no lugar do condenado?” Fez-se silêncio mortal na praça; era possível ouvir o zumbido do esvoaçar de qualquer mosca que por ali passasse. Quem seria tão insano de sacrificar a sua própria vida em favor de um condenado que não havia respeitado a vida de outro? O juiz repete a pergunta aos presentes: “Alguém, dentre vocês, quer morrer no lugar do condenado”? O irmão mais velho assistia perplexo aquela cena constrangedora e terrível e, naquele momento, em frações de segundo, passa por sua cabeça o sofrimento do pai moribundo que já havia perdido seu filho mais novo para o mundo e agora só teria notícia de sua morte infame: não o veria mais, e isso poderia acarretar a morte também de seu pai. O amor pelo pai e pelo irmão mais novo falou mais alto no coração do irmão mais velho e era o momento de ele manifestar a maior prova de amor que ele mesmo herdara do pai: “Assim como meu Pai me amou eu também amei vocês: permaneçam no meu amor”. (Jo 15,9). Era o momento do sacrifício supremo e mostrar a maior prova de amor: “Não existe amor maior do que dar a vida pelo seu irmão”. (Jo 15,13). Então, para espanto geral de todos aqueles que presenciavam aquela cena lúgubre, uma voz se levantou no meio da multidão emudecida: “Eu quero morrer no lugar dele!”Era o irmão mais velho. Ao dizer isso, o irmão mais velho abriu caminho entre a multidão estupefata e se dirigiu com decisão ao cadafalso. O irmão mais novo, já condenado à morte, ao vê-lo, abraçou-o e chorou amargamente. Ao presenciar aquela cena pungente o juiz permitiu que os dois trocassem algumas palavras a sós e o irmão mais velho inquiriu ao mais novo como tudo aquilo havia acontecido, considerando que ele havia saído da casa de seu pai com uma fortuna considerável na bolsa. O irmão mais novo conta que: “Depois de haver consumido tudo (toda a sua riqueza), houve naquele país uma grande fome e ele começou a sentir necessidade. Foi, pois, e pôs-se ao serviço de um dos cidadãos daquela terra. Este o mandou para os seus campos guardar porcos. Desejava encher o seu estômago da lavagem que os porcos comiam e ninguém lhas dava. Mas, tendo entrado em si, disse: quantos empregados há na casa de meu pai, que tem pão em abundância e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e lhe direi: "Pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um de teus empregados.” (Lc 15,14-19). E continua na sua narrativa o filho mais moço: "E, a partir dai, comecei a minha caminhada para a casa do pai, mas, no caminho, a miséria era tanta e a fome terrível que, na ânsia de sobreviver, me vi obrigado a roubar para ter o que comer e fui surpreendido e, para me defender acabei por matar um homem, e, por isso, estou nessas condições...”  Depois de narrar todo esse acontecimento o filho mais jovem tentou demover o irmão mais velho dessa sua atitude extrema, de se entregar à morte por ele porque o criminoso havia sido ele e não o irmão que se propusera a morrer em seu lugar. O irmão mais velho o tranquilizou, dizendo: “O nosso pai está velho e alquebrado por todos esses acontecimentos, abatido e doente e, a cada dia que se passou de sua partida ele mais se abateu e mais doente ficou; então eu lhe prometi que você voltaria para a nossa casa, ainda que isso custasse a minha própria vida.” E o irmão mais velho, segundo o costume daquele povo, tomou o lugar do irmão mais moço no cadafalso, e este voltou para a casa do pai que “... viu-o, ficou movido de compaixão, e, correndo, lançou-lhe os braços ao pescoço e beijou-o." (Lc 15,20), às custas da vida do irmão mais velho...
Hoje eu entendo o que essa minha catequista queria nos transmitir: o nosso irmão mais velho, diferentemente da parábola, é JESUS CRISTO que dá a vida por todos e por cada um de nós que viramos as costas para o Pai, para que tenhamos condições de voltar para a casa do Pai... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário