sexta-feira, 18 de julho de 2014

MARIA NO PLANO DE SALVAÇÃO

MARIA NO PLANO DE SALVAÇÃO


“Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.” ((Mt 23, 12). Esta é a palavra do Senhor, e a palavra de Deus jamais pode falhar. Havia Deus determinado fazer-se homem para remir o homem decaído, e assim manifestar ao mundo a sua bondade infinita.                   Devendo Deus, para isso, escolher uma mãe nesta terra, andava buscando entre todas as mulheres qual fosse a mais santa e humilde.      Entre todas as mulheres, Deus observou uma, a Virgenzinha de Nazaré: Maria, que, quanto mais era perfeita nas virtudes, tanto mais simples e humilde era no conceito de Deus. Nas Sagradas Escrituras, no Livro dos Cânticos, Deus já havia dito: “Há um sem número de virgens a meu serviço - diz o Senhor -, mas uma só é a minha pomba, a minha eleita” (Cant 6, 7-8). Por isso, disse Deus: “Seja essa humilde virgenzinha de Nazaré  a escolhida para ser a minha mãe.”
Maria, a mais humilde das criaturas de Deus e a que Deus mais exaltou. Na encarnação do Verbo Maria não podia humilhar-se mais do que se humilhou, e Deus não podia  exaltá-la mais do que a exaltou.  E Deus manda o seu Anjo a uma Virgem chamada Maria. “E o anjo entra e saúda Maria, dizendo: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo...” (Lc 1, 28).
Deus te saúda, Maria, ò Virgem cheia de graça, pois foste sempre rica da graça, acima de todos os santos. O Senhor é contigo porque és tão humilde.
          Bendita és tu entre as mulheres, porque todas as outras mulheres nasceram com a mancha do pecado e incorrem na maldição da culpa, mas tu, porque havias de ser a mãe do Bendito, és e serás sempre bendita e isenta de toda a mácula, de todo pecado. A Santíssima Virgem Maria era bem instruída nas Sagradas Escrituras, e assim conhecia que já era chegado o tempo predito pelos profetas para a vinda do Messias...
Bem sabia Maria que uma virgem devia ser a mãe do Messias. Maria ouve o anjo dar-lhe aqueles louvores que pareciam servirem unicamente a uma Mãe de Deus. Mas, na sua humildade, Maria jamais poderia imaginar que seria ela a escolhida para ser a Mãe de Deus.        Na sua grande humildade, aqueles elogios serviram apenas e tão somente para fazê-la entrar num grande temor; e o anjo tenta animar a Virgem assustada, dizendo: “Não tenhas medo, Maria, porque achaste graça diante de Deus!”.
Ò Maria, Aos teus olhos, é verdade, és tão pequena  e insignificante, mas Deus exalta os humildes, e Deus te fez digna de achar a graça perdida pelos homens., por isso te fez Imaculada, te preservou da mácula comum a todos os filhos de Adão; por isso, desde a tua conceição o Senhor te ornou de uma graça maior que a de todos os santos; por isso, finalmente, agora o Senhor te exalta a ser a sua Mãe e, pela boca do anjo, o Senhor te diz: “Eis que conceberás em teu seio e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.” (Lc 1, 31). E dito isso pelo anjo, o Senhor fica esperando a resposta da Virgem.
A história do mundo para por uns instantes, instantes que parecem eternidade; será que os homens vão receber a salvação por meio daquela virgenzinha, ou tudo vai continuar da maneira que era antes? Tudo vai depender da resposta da Virgem.
E é São Bernardo quem nos diz, em uma oração cheia de súplica ardente: “Senhora, o Anjo espera a tua resposta; e todos nós, que já estamos condenados à morte, com muito mais ansiedade a esperamos. Deus te oferece, Senhora, o preço da nossa salvação que será o Verbo Divino que se fará homem no teu ventre. Se a Senhora o aceitar por filho, seremos imediatamente livres da morte. O mesmo Senhor nosso, pelo muito que está enamorado de tua beleza, muito deseja o teu consentimento, por cujo intermédio determinou salvar o mundo.        Responda, Senhora, depressa; não retardes mais ao mundo a salvação que agora só depende do teu consentimento.”
E eis que Maria responde ao Anjo, dizendo: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc, 1, 38). Esta foi a resposta mais bela, , mais humilde e mais prudente que nem toda a sabedoria dos homens e dos anjos juntamente teria podido inventar...
Ò resposta poderosa que alegraste o céu e trouxeste à terra um mar imenso de graças e de bens. Resposta, que apenas saída do humilde coração de Maria, atraíste do seio do Pai Eterno o Filho Unigênito para fazê-lo homem no seio puríssimo de Maria. Com efeito, mal foram pronunciadas as palavras: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”,  e já o Filho de Deus passou a ser também Filho de Maria. Com um “faça-se”, Deus criou a luz, o céu e a terra, mas, com esse “faça-se”  de Maria um Deus se tornou homem como nós. (do livro “Glórias de Maria Santíssima” de Santo Afonso Maria de Ligouri - pg de 241 a 244).

Nenhum comentário:

Postar um comentário