segunda-feira, 27 de outubro de 2014

MARIA E O FIM DOS TEMPOS

MARIA E O FIM DOS TEMPOS


Existe uma pergunta que, geralmente, jamais gostamos de ouvir, mas, quer queiramos ou não, essa situação fatalmente acontecerá: “você está preparado para morrer? Você está preparado para o fim do mundo?  Em uma das profecias que o Senhor Jesus fez a respeito do fim do mundo, ele foi muito feliz quando comparou a segunda vinda do Filho de Deus, o fim do mundo, com os tempos de Noé.          
No tempo de Noé os homens tinham perdido a noção da decência, da moral, da honestidade, do respeito recíproco, do amor ao próximo e tinham perdido plenamente a sua ligação com o seu Criador, e nessa sua profecia, assim disse Jesus: no tempo de Noé, “todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E os homens não perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim também acontecerá na vinda do Filho do Homem.” (Mt 24, 37).
Todos os dias temos exemplos contundentes de pessoas que trabalham exaustivamente para, cada vez mais, ter mais bens, aumentar a sua fortuna, fortalecer a sua riqueza, gozar a sua vida, aumentar suas posses e, pessoas que tem uma saúde ferro, como dizem, de repente, sem que ninguém espere, sofre um ataque cardíaco, ou um derrame cerebral, ou um acidente fatal, e caem fulminadas como que por um raio. 
          Não tem tempo sequer para dizer: “Meu Deus”. E pessoas que, quando acontece isso, dizemos: “Puxa vida, ele ou ela era tão forte, tão sadio, cheio de saúde e vitalidade, quem diria...”   E essas pessoas fortes e sadias quando são pegas por uma fatalidade dessas, geralmente estão na sua vida normal, trabalhando, andando, cantando, conversando, dormindo e sabe-se lá fazendo o que, de repente, são fulminadas por um problema qualquer e, sem esperar, se veem frente a frente com o Juiz Eterno e Todo Poderoso.   
Geralmente ninguém está preparado para isso. Você está? Todos nós nos preparamos para viver uma longa vida, para desfrutarmos dos nossos bens cumulados durante toda a vida, para vivermos calmamente a nossa velhice. Mas, quantos de nós não chegará à velhice, e, que sabe, não vamos ver o sol nascer de manhã ou não o veremos se por à tarde, ou até amanhã, ou até o nosso próximo aniversário. Exemplo disso nós temos muitos. E não nos preocupamos, continuamos a não nos preparar para esses momentos, caso isso aconteça conosco. Mas sempre pensamos que isso somente vai acontecer com os outros, conosco de jeito nenhum. Isso só acontece com os outros, conosco não.
Os outros é quem morrem dessa maneira, não nós. Mas, de repente, estamos de frente a frente com uma nova realidade, com o Pai que julgará a nova vida.    
E, se não estamos preparados para esse momento, a culpa não é do Senhor Jesus, porque em muitas oportunidades, no seu Evangelho, ele chamou a atenção dos apóstolos, do povo todo e de todos aqueles que o ouviam falar sobre a doutrina do amor. Jesus falava para o povo do seu tempo e continua a nos falar hoje, quando diz: “Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor; compreendam bem isso: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso, também estejam preparados, porque, na hora em que menos esperarem, o Filho do Homem virá.” (Mt, 24, 37). E muitos santos nos deram exemplos maravilhosos de estarem sempre preparados para a vinda do Senhor. Na vida de São Luiz Gonzaga, conta-se um fato de que ele estava com vários colegas brincando e conversando no pátio do seminário onde estudava.
De repente um de seus colegas disse aos outros: “e se hoje fosse o fim do mundo, o que vocês fariam?”  Prontamente um respondeu: “eu correria depressa para me colocar diante do sacrário e rezar.” Outro respondeu: “eu correria procurar um padre para me confessar.”
Então perguntaram a Luiz Gonzaga: “E você, o que faria?” E Luiz Gonzaga, com toda a calma e segurança do mundo, respondeu: “Eu continuaria brincando, porque a qualquer momento que acontecer o fim do mundo eu estou preparado e nada tenho a temer.”       
Quantos de nós poderíamos dizer como Luiz Gonzaga? Se fosse hoje o fim do mundo, estaríamos preparados? Se fôssemos morrer hoje, agora, nesse momento, estaríamos preparados? Pensemos nisso seriamente meu irmão.     
E se ainda não estivermos preparados, o Senhor Jesus ainda vai nos dar algum tempo para isso.  Não podemos perder essa oportunidade  de nos prepararmos bem para o momento final de nossa vida.  Se morrermos sem estarmos preparados, a culpa não é do Senhor Jesus, é exclusivamente nossa, e isso será mais uma responsabilidade para darmos conta diante do trono do Juiz Eterno e Todo Poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário