sábado, 25 de junho de 2016

“QUEM PÕE A MÃO NO ARADO E OLHA PARA TRÁS NÃO É DIGNO DE MIM” (Lc 9,62)

“QUEM PÕE A MÃO NO ARADO E OLHA PARA TRÁS NÃO É DIGNO DE MIM”
(Lc 9,62)


Diácono Milton Restivo

“Jesus andava à beira do mar da Galiléia, quando viu dois irmãos: Simão, também chamado Pedro, e seu irmão André.  Estavam jogando a rede no mar, pois eram pescadores. Jesus disse para eles: ‘Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens’. Eles deixaram imediatamente as redes, e seguiram a Jesus. Indo mais adiante, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. E Jesus os chamou. Eles deixaram imediatamente a barca e o pai e seguiram a Jesus”. (Mt 4,18-22; Mc 1,16-20).
Mas, para o discípulo que vacila ao chamamento, Jesus sugere que ele permaneça morto com os mortos, considerando ter renunciado seguir Jesus, que é a vida: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. (Jo 14,6), embora faça mais uma tentativa: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas você vai anunciar o reino de Deus”. (Lc 9,60) e faz uma advertência: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me.” (Lc 9,23; 14,27; Mt 10,38; 16,24). O gesto de Eliseu em queimar o arado e sacrificar os seus bois deveria ser a atitude de todos os discípulos de Jesus que aderem ao seu chamado: queimar as suas vaidades, o seu conforto, a sua suposta e ilusória estabilidade, o seu orgulho, a sua avareza e se livrar de tudo o que possa impedir esse companheirismo deleitante com Jesus.
É o rompimento com o passado e com tudo aquilo que possa desviá-lo da responsabilidade assumida em seguir o Mestre.
     Por isso Jesus disse: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus.” (Lc 9,62). E mais: “Quem ama seu pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem procura conservar a própria vida, vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la”. (Mt 10,37-39). Jesus não está pedindo o impossível, ainda que pareça que ele seja desumano ao fazer essas declarações. Jesus estava apenas relembrando e chamando a atenção sobre o primeiro e o mais importante de todos os mandamentos: “Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força.” (Dt 6,4; Mc 12,30).
Quem coloca em prática esse mandamento, ama os seus entes queridos com mais disponibilidade, mais responsabilidade e dedicação, porque foi Deus que nos deu nossos entes queridos. Os nossos entes queridos são os presentes que recebemos das mãos de Deus e, portanto, não se pode amar mais o presente do que aquele que no-los presenteou.
Quem dá o presente é porque nos ama, e não podemos nos esquecer que Deus nos amou por primeiro: “Não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou... [...] Deus é Amor: aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele. [...] Quanto a nós, amemo-nos, porque Deus nos amou primeiro”. (1Jo 4,10.16b.19). Essa deve ser a atitude do seguidor de Jesus e de quem ele chama para propagar o reino de Deus.
Como Eliseu, os primeiros discípulos e quem mais for convocado para seguir Jesus por ele mesmo, deve entender que tem que haver disponibilidade para tanto.
O Evangelho desta liturgia começa dizendo que Jesus sentia que o tempo de terminar sua missão na terra estava se findando e, por isso, ele inicia a sua última viagem rumo à cidade de Jerusalém (cf Lc 9,51).
Começa a longa caminhada, das periferias para a metrópole, onde está o centro de poder; da Galiléia para Jerusalém.
O sentido da viagem é marcado pela idéia do fim da vida histórica de Jesus: “Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu” (Lc 9,51), o que compreende sua morte, ressurreição e ascensão ao Pai. É a viagem da libertação.
De onde Jesus estava, para chegar à Jerusalém, tinha que passar por territórios dos samaritanos, que eram inimigos dos judeus. Os samaritanos negaram hospedagem a Jesus e à sua comitiva em um dos seus povoados.
Os discípulos Tiago e João, os esquentados filhos de Zebedeu, se revoltam com essa atitude e queriam uma penalidade imediata contra os samaritanos: “Senhor, queres que mandemos descer fogo de céu para destruí-los?” (Lc 9,54), como se eles tivessem poder para isso, e isso dá a Jesus um motivo para ensinar sobre a paciência, e partiram para outro povoado (cf Lc 9,52-56).
Para seguir a Jesus há a necessidade de saber que vai ter contratempos e estar preparado para enfrentar as contrariedades da caminhada. Nessa caminhada Jesus vai encontrando todas as espécies de pessoas que se propõe em seguí-lo, e alguém lhe diz: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. (Lc 9,57). E Jesus lhe responde: “As raposas tem tocas, e os pássaros tem ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. (Lc 9,58).
Além da paciência que o discípulo de Jesus tem que ter, também, consciência que não terá uma vida cômoda, porque, se “O Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”, muito menos o terá quem o quiser seguir de verdade e, por isso, deverá se contentar com a hospitalidade que lhe for oferecida, como acontecia com o próprio Jesus que não se negava a tomar uma refeição ainda que fosse em companhia de pecadores (cf Mt 9,10-13), ou de pretensos “santos” (cf Lc 11,37).
Seguir a Jesus é muito arriscado. Não é garantido aos seus discípulos conforto e bem estar e, às vezes há a exigência do despojamento material. Outro vem, e diz: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro ir enterrar o meu pai”. (Lc 9,59).
O seguimento de Cristo não pode ser adiado depois de termos ouvido o seu chamado.
Quando Jesus convoca, não se pode colocar pretextos, ainda que sejam legítimos, para não seguí-lo, porque não somos insubstituíveis, porque: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus”. (Lc 9,62). 

Um comentário:

  1. No meu entedemento ,a vida não se define só em coisas boas se o cristão se acostuma está sempre por Sima ,ele não suportara quando estiver por nacho significa que ele naõ está apto mais jesus nunca desampara ninguém ele que nos revela a verdade e nos dá entendimento amém glórias e misericórdia ao Senhor de Esrael

    ResponderExcluir