domingo, 12 de novembro de 2017

PARÁBOLA DAS DEZ VIGENS

XXXII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ano – A; Cor – Verde; Leituras: Sb 6,12-16; Sl 62; 1Ts 4,13-18; Mt 25,1-13.

“FIQUEM VIGIANDO, POIS VOCÊS NÃO SABEM QUAL SERÁ O DIA, NEM A HORA” (Mt 25,13).

Resultado de imagem para PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS

Diácono Milton Restivo

A primeira leitura desta liturgia é tirada do livro da Sabedoria.
Sabedoria é um dos livros deuterocanônicos da Bíblia, isto é, não é considerado inspirado pelos protestantes e nem consta de sua Bíblia. Possui 19 capítulos. É normalmente atribuído a Salomão, porém estudos indicam que foi escrito por um judeu de Alexandria entre os anos 50 e 150 aC, sendo que, pela ordem cronologia, é o último livro escrito do Antigo Testamento.
Era muito comum, quando um autor desconhecido escrevia alguma obra, dava-lhe crédito a um personagem de destaque de seu povo para que houvesse mais aceitação entre o próprio povo.
O livro da Sabedoria fala da sabedoria divina e da relação homem-sabedoria, da exaltação da sabedoria e da forma de recebê-la através de Deus.
A cidade de Alexandria era uma das mais importantes cidades da antiguidade, vivendo nela cerca de 200 mil judeus; era, naquela época, um importante centro da cultura helenista e exercia um enorme fascínio nos judeus cultos. A adesão à língua e cultura gregas levou muitos judeus a perderem a fé e a identidade cultural hebraica. O autor pretende confrontar a sabedoria hebraica com a sabedoria grega, mostrando a superioridade espiritual da primeira.
A sabedoria divina é superior à sabedoria humana, mas esta é dada a conhecer pelo próprio Deus que se debruça sobre a humanidade, iluminando-a. Como dom de Deus, a sabedoria está acessível a todos, mas para adquiri-la é preciso humildade e fé. Deus, fonte de todo o conhecimento, faz desabrochar o bom senso interior do homem: "A sabedoria é resplandecente, não murcha, mostra-se facilmente àqueles que a amam. Ela deixa-se encontrar por aqueles que a buscam. Ela antecipa-se, revelando-se espontaneamente aos que a desejam" (Sb 6,12). 
      Para alcançar a sabedoria, basta abrir-se a ela, deixar que a luz de Deus penetre na nossa mente e no nosso coração. “A aprendizagem é produto do desejo autêntico de instrução, e a preocupação pela instrução é o amor. O amor é a observância das leis da Sabedoria. Por sua vez, a observância das leis é garantia da imortalidade. E a imortalidade faz com que a pessoa fique perto de Deus” (Sb 6,17-18).
O Salmo 62, cantado ou recitado nesta liturgia, é uma oração de extrema confiança do salmista ao seu Deus: “Só em Deus minha alma repousa, porque dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação, a minha fortaleza, jamais serei abalado” (Sl 62,2-3).
O salmista está convencido da capacidade de Deus para satisfazer a necessidade de sua alma. E continua encorajado por sua própria e absoluta confiança que tem em Deus: “Só em Deus, ó minha alma, repouse, porque dele vem a minha esperança. Só ele é minha rocha e minha salvação, a minha fortaleza, jamais serei abalado” (Sl 62,6-7).
A fim de compreender plenamente o conceito de descanso e confiança que o salmista encontra em Deus, mais tarde Jesus diria: “Tomem meu jugo sobre vocês e aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11,29-30).
Na segunda leitura Paulo escreve a sua primeira carta para os cristãos de Tessalônica e fala do fim dos tempos, tranquilizando-os em relação à segunda vinda do Senhor: “E então estaremos para sempre com o Senhor. Consolem-se, pois, uns aos outros, com essas palavras” (1Ts 4,18).
Os primeiros cristãos acreditavam que o fim do mundo, como consequência da segunda vinda de Cristo, ocorreria ainda enquanto estivesse vivos. À base dos conselhos que Paulo deu aos cristãos em Tessalônica, percebe-se que alguns argumentavam que a volta de Jesus era iminente e que tais especuladores pregavam ativamente essa sua teoria da vinda eminente do Senhor.
Parece que alguns até mesmo usavam isso como desculpa para não trabalhar para o seu próprio sustento, no que foram, também, chamados à atenção por Paulo na segunda carta que ele escreveu para esses cristãos: “Fiquem longe de qualquer irmão que vive sem fazer nada e não segue a tradição que recebeu de nós. [...] Quem não quer trabalhar, também não coma. Ouvimos dizer que entre vocês existem alguns que vivem à toa, sem fazer nada e em contínua agitação. A essas pessoas mandamos e pedimos, no Senhor Jesus Cristo, que comam o próprio pão, trabalhando em paz” (2Ts 3,6.10b-12). Paulo alertou então: “Agora, irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e ao nosso encontro com ele, pedimos a vocês o seguinte: não se deixem perturbar tão facilmente! Nem se assustem, como se o Dia do Senhor estivesse para chegar logo, mesmo que isso esteja sendo veiculado por alguma suposta inspiração, palavra, ou carta atribuída a nós." (2Ts 2,1-2).
A respeito disso, na sua segunda carta, Pedro alerta: "Amados, esta é, agora, a segunda epístola que lhes escrevo; nas duas procurei despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, para que vocês se recordem das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos seus apóstolos, tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Não deu em nada a promessa de sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação." (2Pd 3,1-4).
No Evangelho Jesus continua com o seu discurso, preparando os seus discípulos para o fim dos tempos, a sua segunda vinda e, desta feita, narra a parábola das dez virgens.
A parábola das dez virgens, também conhecida como parábola das virgens néscias, é uma das mais conhecidas parábolas de Jesus. Esta parábola é narrada somente no Evangelho de Mateus. É uma parábola que está no contexto da escatologia.
Escatologia - escaton "último", mais o sufixo logia - é uma parte da teologia e filosofia que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano, comumente denominado como fim dos tempos, fim do mundo.
Dentro da escatologia, de forma resumida, estuda-se a respeito da segunda vinda de Jesus Cristo, da ressurreição final - que é a volta à vida de todos os mortos -, do juízo final - julgamento de Deus - e também a respeito do destino final de todos os homens.
Jesus, conforme registrado nos Evangelhos de Mateus, capítulos 24 e 25, Marcos, capítulo 13 e Lucas, capítulo 21, teceu considerações extensas sobre aquilo que ensinou ser a sua próxima vinda ou advento bem como o fim do mundo.
De acordo com Mateus 25,1-13, parábola narrada na liturgia de hoje, as cinco virgens que estão preparadas para a chegada do noivo são recompensadas ​​enquanto que as cinco que não estão são excluídas de seu banquete de casamento. A parábola tem um tema claramente escatológico: estar preparado para o fim dos tempos, para o Juízo Final.
Existem muitas interpretações para essa parábola e, infelizmente, as interpretações, muitas vezes, ofuscam o verdadeiro objetivo da mensagem que deve ser colhida e atendida do ensinamento. Dentro dessas interpretações cada qual quer impor o seu ponto de vista, a sua verdade, ou como entendeu o texto, muitas vezes distanciando-se daquilo que o próprio Jesus procurou transmitir.
Ainda estamos dentro do contexto do discurso que Jesus vem transmitindo aos seus discípulos desde o capítulo 23,37-39, todo o capítulo 24 e todo o capítulo 25 do Evangelho de Mateus.
A parábola das virgens não pode ser interpretada isoladamente e não tem sentido fora desse contexto.
Nesse ensinamento Jesus declara solenemente a incerteza do momento de sua volta e a necessidade de estarmos preparados para esse acontecimento.
A parábola é uma sequência de respostas para uma pergunta que os discípulos fizeram em particular a Jesus no Evangelho de Mateus: “Jesus estava sentado no monte das Oliveiras. Seus discípulos se aproximaram dele em particular, e disseram: ‘Dize-nos quando vai acontecer isso, e qual será o sinal de tua vinda e do fim do mundo” (Mt 24,3). Outras parábolas, nesta sequência, incluem a parábola da figueira (Mt 24,32-35) e a parábola do servo fiel (Mt 24,42-51).
A parábola das dez virgens reforça o convite à prontidão perante o nosso desconhecimento da segunda vinda de Cristo. Ela já foi descrita como uma “parábola de vigília”. A parábola a seguir é a dos talentos (Mt 25,14-30). Todas essas parábolas fazem parte da escatologia.
Todas essas parábolas falam sobre um Senhor ausente, mas em cada caso ele volta para agir corretamente para com aqueles a quem foram confiadas certas responsabilidades durante a sua ausência. Esta parábola é uma advertência dirigida especificamente àqueles dentro da igreja que julgam que, aconteça o que acontecer, o que já tivera feito em prol da igreja já é o suficiente para sua salvação e que o seu futuro eterno está garantido incondicionalmente, esquecendo-se do que Jesus alertara: “Assim também vocês: quando tiverem comprido tudo o que lhes mandarem fazer, digam: ‘Somos empregados inúteis;  fizemos o que devíamos fazer” (Lc 17,10).
No casamento judaico havia um rito alegre e interessante para o cortejo que conduzia a noiva. Sob a luz de lâmpadas de azeite, cânticos e sons de instrumentos musicais, aguardava-se o noivo.
As dez virgens desta parábola eram amigas da noiva que esperavam com ela a chegada do esposo, que por morar distante, demorou a chegar para a o início das bodas. “O Reino do Céu será como dez virgens que pegaram suas lâmpadas de óleo, e, saíram ao encontro do esposo. Cinco delas não tinham juízo, e as outras cinco eram prudentes. Aquelas sem juízo pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As prudentes, porém, levaram vasilhas com óleo, junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormiram” (M 25,1-5). A parábola não critica as virgens por terem dormido, uma vez que ambos os grupos fazem isso, mas, por algumas, não terem se preparado devidamente. Não está claro se as virgens imprudentes não levaram óleo suficiente ou se gastaram o óleo que levavam em momentos em que não deveriam tê-lo feito. O que está claro é que, quando precisaram do óleo, não o tiveram.
As prudentes, porém, levaram vasilhas com óleo, junto com as lâmpadas” (Mt 25,4).
As virgens prudentes tinham em estoque o azeite que fazia delas luz na escuridão: “Vocês são a luz do mundo. [...] Que a luz de vocês brilhe diante dos homens para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem ao Pai que está no céu” (Mt 5,14.16).
As lâmpadas de azeite das virgens prudentes são propriedade particular de cada uma e era a certeza de caminhar por veredas escuras sem tropeçar ou errar o caminho, erradicando a negritude da noite do pecado, da violência, do desamor. E, para isso, elas não poderiam deixar faltar o óleo que alimentaria as chamas dessas lamparinas.
A sabedoria dessas virgens foi fazer o provimento do óleo para alimentar a luz de suas lâmpadas. Possuíam estoque de obras em amor, em sinceridade, em dedicação, de boas obras, de espiritualidade, que aquecia, alimentava e mantinha acesa a chama espiritual do amor que ardia em seus corações. E não andavam em escuridão, mas eram elas próprias a luz do mundo. Estavam atentas. Estavam vigiando. Não seriam pegas de surpresa.
A parábola das dez virgens passa uma mensagem que realça a necessidade de uma vida de constante vigilância: “O céu e a terra desaparecerão, mas minhas palavras não desaparecerão. Quanto a esse dia e essa hora, ninguém sabe nada, nem os anjos do céu, nem o Filho. Somente o Pai é que sabe. [...] Fiquem vigiando, pois vocês não sabem qual será o dia, nem a hora. [...] Vigiem e rezem, para não caírem na tentação, porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 24,35-36; 25,13; 26,41). Como vemos, Jesus não descuidou em alertar os seus discípulos para essa terrível realidade. E, as virgens prudentes, não deixando faltar o óleo para as suas lâmpadas, vigiavam para não serem pegas desprevenidas quando a escuridão viesse.
Vigiar, pois, é não deixar de fazer o bem, ainda que não seja reconhecido. Vigiar é não deixar de amar o próximo e continuar a levar esta mensagem de perdão e reconciliação entre Deus e os homens, através do seu filho Jesus. Vigiar é não deixar de ser “a luz do mundo” (Mt 5,14). Vigiar é não deixar de ser o “sal da terra” (Mt 5,13). E as virgens prudentes estavam fazendo isso.
Colocaram em depósito o amor, a graça e a misericórdia, para que estas virtudes espirituais, como um azeite precioso que estava na reserva, não deixasse apagar a luz do Espírito de Deus, que alimentando a chama, queimava e brilhava suavemente em seus corações.
As imprudentes também eram virgens, possivelmente confiantes de que, o que faziam, isto é, o óleo que reservaram para as suas lamparinas, seria suficiente para a sua caminhada na noite da vida e irem ao encontro do noivo que viria, mas que não sabiam quando chegaria. Julgavam que o seu estilo de vida descuidado fosse suficiente para conduzi-las pelo caminho que as levaria ao noivo.
Historicamente, as sociedades religiosas acreditavam que a virgindade concedia às mulheres capacidades mágicas ou sagradas. Atrelava-se à virgindade a pureza do corpo e da alma, assim essas virgens tinham uma autopercepção de santidade pelo simples fato de serem virgens, e ignoravam o fato de que precisavam de alguma coisa mais, além disso. Por isso não guardaram o azeite precioso do amor ao próximo em reserva. Não possuíam estoque de obras em amor, em sinceridade, em dedicação, de boas obras, de espiritualidade, que aquecia, alimentava e mantinha acesa a chama espiritual do amor que deveria arder em seus corações. Por isso, andariam na escuridão porque deixaram de ser a luz do mundo. Não estavam atentas. Não estavam vigiando...
As virgens néscias haviam decidido usar o seu óleo em prol de uma prática religiosa vazia, omissa, sem compromisso, visando apenas merecer por si mesmas a entrada nas bodas do Cordeiro.
Porém isto não foi suficiente para manter acesa a chama da luz divina em seus corações. Por final, elas terminam na escuridão fria da religião: “Aquelas sem juízo pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo” (Mt 25,3). A falta de óleo é o símbolo de uma vida vazia, carente de boas obras, distante do aconchego do amor do Pai e indiferente ao amor ao próximo.
A pseudo-santidade, orgulho, a auto-suficiência das virgens néscias as impediu de reconhecer que elas precisavam guardar em depósito o amor ao próximo, a compaixão e a prática da piedade.
A distância entre as virgens prudentes e as néscias é imensa.
No meio da noite, ou à meia noite, “ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Saiam ao seu encontro’” (Mt 25,6). À meia noite chega o noivo, ou seja, no pior momento da madrugada, quando as trevas estão com toda a sua força. Jesus prediz que próximo ao fim, a humanidade estará envolvida em densas trevas de pecados. E a chama do amor se esfriará em muitos: “A maldade se espalhará tanto, que o amor de muitos se resfriará” (Mt 24,12).
Mas quanto mais escuro for o ambiente, mais a luz se torna percebida porque “ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa” (Mt 5,14).
Quando o noivo chegou as dez virgens prudentes acenderam suas lâmpadas mostrando que, a qualquer hora que isso acontecesse, elas estavam preparadas para receber o noivo. Mas, “Aquelas que eram sem juízo, disseram às prudentes: ‘Dêem um pouco de óleo para nós, porque nossas lâmpadas estão se apagando” (Mt 25,8). O amor, as boas obras, a confiança total e a entrega nas mãos de Deus, não se dão e nem se empresta; são particularidades de cada um. O despreparo teve a mesma medida da insensatez. Se as virgens sensatas tivessem dividido o seu óleo com as insensatas, o óleo não daria para todas e todas ficariam nas trevas. Na caminhada da espera da vida pela vinda do noivo, não se pode deixar faltar o amor. Tem que se guardar o amor em depósito, no estoque dos corações, para que este brilhe iluminando o caminho que conduz à salvação.
Na esfera da graça nenhum cristão verdadeiro pode dividir a sua salvação com outro. As prudentes responderam: “De modo algum, porque o óleo pode faltar para nós e para vocês. É melhor vocês irem aos vendedores e comprar” (Mt 25,9). Seria óbvio dizer que nessas altas horas da noite não teria como encontrar vendedores que pudessem fornecer o óleo para as lâmpadas. E foi o que aconteceu. As insensatas não encontraram óleo e, enquanto estavam preocupadas em adquirir o óleo, o noivo chegou, e as que haviam se preparado para isso “entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou.” (Mt 25,10). A seguir, as virgens imprudentes chegaram, e a narrativa não deixa claro se elas conseguiram ou não óleo para suas lâmpadas. Apenas diz que: “Por fim, chegaram também as outras virgens, e disseram: ‘Senhor, Senhor, abre a porta para nós.’ Ele, porém, respondeu: ‘Eu garanto a vocês que não as conheço” (Mt 25,11-12).
Jesus já havia alertado a respeito disso, quando disse: “Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrara aquele que põe em prática a vontade do meu Pai que está no céu. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: nunca conheci vocês. Apartem-se de mim, vocês que praticam a iniquidade!” (Mt 7,21-23).
E Jesus termina a parábola das dez virgens, alertando: “Portanto, fiquem vigiando, pois vocês não sabem qual será o dia, nem a hora” (Mt 25,13). Pode ser hoje, amanhã, daqui a um ano, cem anos... Fica a pergunta: como está o óleo de nossas lâmpadas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário