terça-feira, 14 de novembro de 2017

SÃO JOSÉ PIGNATELLI – 1737-1811.

SÃO JOSÉ PIGNATELLI – 1737-1811.

Resultado de imagem para SÃO JOSÉ PIGNATELLI – 1737-1811.

Nasceu em 1737 em Saragoça, Itália.
De família napolitana, pertencia a nobreza mais antiga. Quando estava com quatro anos de idade sua mãe faleceu e ele passou a morar com sua irmã, a condessa de Acerra.
Com 16 anos de idade decidiu entrar na Companhia de Jesus. Seu caráter, santidade, elegância e distinção, mesmo na humildade e na caridade e confiança plena em Deus, fez dele um dos santos mais representativos do século XVIII.
São José Pignatalli foi um dos que mais contribuiu para a restauração da Companhia de Jesus. Preso e expulso da Espanha juntamente com outros jesuítas em 1767, refugiou-se em Ferrara nos Estados Pontifícios, até que, em 1773, Clemente XIV extinguia a ordem. Anos difíceis, cheio de temores e perseguições.
Porém a ordem dos Jesuítas fora preservada na Rússia e Pignatelli esperou pacientemente pelo retorno da ordem dos jesuítas em Nápoles assim como em todo o Ocidente: em Nápoles viu esse ideal acontecer em 1808, mas morreu antes da restauração definitiva no mundo, realizada pelo Papa Pio VII em 1814.
Morreu em Nápoles no dia 14 de Novembro de 1811, com 74 anos.
São comemorados também neste dia: São Nicolau Tavelic, São Serapião, Santa Veneranda, São Filomeno, Santo Alberico de Utrecht (monge e bispo), São Clementino, Santos Teodoro e Filomeno (mártires de Heracleia, na Trácia) e São Dubrício de Madley (bispo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário