quinta-feira, 6 de setembro de 2018

MINHA ALMA ENGRANDECE AO SENHOR

MINHA ALMA ENGRANDECE AO SENHOR

Resultado de imagem para MINHA ALMA ENGRANDECE AO SENHOR

Maria era uma pessoa da amizade de Deus. Era uma pessoa íntima do Senhor e isso nós vemos pela maneira com que o Anjo a cumprimentou com muita intimidade, quando disse: “Ave Martia, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28).
E nós, todas as vezes que repetimos a oração da Ave Maria, cumprimentamos Maria com uma saudação toda especial vinda do céu, da parte do Senhor Nosso Deus.
Todas as vezes que repetimos: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo”, dizemos: “eu te saúdo, Maria, porque és a criatura preferida de Deus que te encheu de presentes, graça e santidade, e, por isso, mereceste ser escolhida a mãe do Salvador, a mãe do Filho de Deus, a mãe de Deus, e Deus está por todo o sempre contigo.”
Assim como Jesus Cristo, o Filho de Deus, Deus portanto, é filho de Maria, nós também  deveríamos  nos esforçar para sermos também filhos de Maria, irmãos de Jesus Cristo.

Assim como Jesus, como filho, amou Maria como mãe, nós também, a exemplo de Jesus deveríamos amar Maria;  será que Jesus, como filho legítimo de Maria que é, não ficaria contente e feliz por ver sua mãe amada por todos aqueles que dizem que o amam também???
Mas o amor, a devoção que consagramos à Maria é fraca, escassa, mesquinha, deturpada pela nossa ignorância religiosa que muitas vezes chega às raias da heresia.
Como gostaria de mostrar a todos os cristãos, adoradores de Jesus Cristo Deus, como Maria realmente foi: sem tronos e sem coroas, sem mantos, apenas uma mulher simples, uma simples dona de casa, de avental, cabelos em desalinho pelo trabalho doméstico e quotidiano e olhos lacrimejantes pela fumaça ardida da lenha que arde no fogão.
Gostaria de mostrar uma Maria tão pequena e humilde que todos os que chegássemos a ela, sentíssemo-nos à vontade junto dela. Infelizmente a nossa ignorância tira de Maria todo o esplendor de sua humildade.
E é por essa razão que Jesus Cristo não é tão amado como deveria ser: é por não amarmos Maria como deveríamos amá-la que os homens não se convertem; por não conhecer Maria como ela foi na realidade de sua pobreza na pobre casa de Nazaré, e de sua humildade suprema, fazendo-se  “...escrava do Senhor” (Lc 1,38).
Enfeitamos demais a figura de Maria quando, na realidade, ela quer ser somente o caminho mais curto que nos leva até Jesus, seu Filho.
O Senhor Nosso Deus a escolheu pobre e humilde e, dentro de sua pobreza e humildade ela não se engrandeceu por ter sido escolhida a mãe do Filho de Deus, muito pelo contrário, se auto-proclamou  “...escrava do Senhor”. (Lc 1,38).
E, consciente da sua responsabilidade perante o universo, Maria eleva ao Senhor um dos mais belos cânticos já feito, em forma de oração e agradecimento ao Senhor, quando diz: Minha alma glorifica o senhor, e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador. Porque lançou os olhos para a humildade de sua serva; portanto, eis que de hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo Poderoso fez em mim grandes coisas, o seu nome é santo. E sua glória perdura de geração em geração, para aqueles que o temem. Agiu com a força de seu braço, dispersou os homens de coração orgulhoso, depôs poderosos de seus tronos, e a humildes exaltou, cumulou de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias, socorreu Israel, seu servo, lembrando de sua misericórdia, - conforme prometera a nossos pais -  em favor de Abrahão e de sua descendência para sempre”. (Lc 1,46-55).

Nenhum comentário:

Postar um comentário