terça-feira, 11 de dezembro de 2018

ELES NÃO TÊM MAIS VINHO

ELES NÃO TÊM MAIS VINHO

Resultado de imagem para ELES NÃO TÊM MAIS VINHO

Em certas ocasiões dos Evangelhos não é tão importante o que está escrito, mas o que está contido nas entrelinhas. Imaginemos a situação no casamento de Caná, na Galiléia, onde Jesus e sua mãe Maria estavam presentes.
Com que confiança, amor e carinho Maria se aproxima de seu Filho para pedir, na certeza que seria atendida, e, com que olhar de amor, carinho e respeito Jesus dirigiu à sua mãe chamando-lhe à realidade que ainda não havia chegado a sua hora, mas, na certeza de que atenderia sua mãe, qualquer que fosse o pedido que ela lhe fizesse, seguro de que ela não pedia para si e sim para alguém em dificuldades, ele anteciparia a sua hora por um pedido de sua mãe.
O momento do Filho Único de Deus se manifestar com toda a sua glória, o momento de Jesus mostrar a que veio, de derramar a misericórdia e os poderes de Deus a todos os necessitados ainda não havia chegado, e assim, taxativamente, ele se expressa: “Minha hora ainda não chegou.” (Jo 2,4), e, essa hora,  não era outra, senão a hora da cruz.

Mas aquele era um momento especial; era a sua mãe que estava pedindo. Era aquela a quem ele, o Filho Único de Deus, havia escolhido por mãe desde a queda do homem, desde o primeiro pecado, “E o Senhor disse à serpente: “...Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua posteridade e a posteridade dela. Ela te pisará a cabeça, e tu armarás traições ao seu calcanhar.” (Gn 3,14-15), e Jesus, pelo grande amor que dedicava à sua mãe, não resistiu aquele pedido e antecipou a sua hora...
Jesus não precisou dizer nada para sua mãe; entre os dois não havia necessidade de palavras; bastava apenas um olhar, e Maria entendeu que ele atendera à sua súplica, e Jesus, a uma mediação de sua mãe antecipa a sua hora e “Sua mãe disse aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser.” (Jo 2,5). 
Maria, através dos tempos, continua dizendo a todos os cristãos, a todos os discípulos, apóstolos e seguidores de seu Divino Filho: “Fazei tudo o que ele vos disser.” (Jo 2,5).
Naquele casamento, “havia seis talhas de pedra para a purificação dos judeus, cada uma contendo de duas a três medidas. (correspondente a cerca de quarenta litros). Jesus lhes disse: Enchei as talhas de água.” Eles as encheram até a borda. Então lhes disse: “Tirai agora e levai ao mestre sala.” Eles levaram. Quando o mestre-sala provou a  água transformada em vinho - ele não sabia de onde vinha, mas o sabiam os serventes que haviam retirado a água - chamou o noivo e lhe disse: “Todo homem serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já estão embriagados, serve o inferior. Tu guardaste o vinho bom até agora.” (Jo 2,6-10).
O mestre-sala, o organizador da festa do casamento não sabia que o vinho havia acabado e desconhecia o milagre realizado por Jesus e, ao provar do vinho, ficou admirado, pois era costume nas festas servir primeiro o melhor vinho para, depois, “...quando os convidados já estão embriagados, serve o inferior” e, por isso, chama a atenção do noivo.
Essa foi a participação de Jesus num casamento. Não somente ele, mas sua mãe, Maria, que teve uma participação fundamental e salvadora para os noivos.
Jesus marcou presença, e deixou registrado ali, naquela festa, naquele cerimônia nupcial, o seu primeiro milagre, antecipado e realizado a pedido de sua mãe, Maria.
E Jesus, mais adiante, em seus ensinamentos, determina: “Não lestes que desde o princípio o Criador os fez homem e mulher? E que disse: “Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher e os dois serão uma só carne?” PORTANTO, O  QUE  DEUS  UNIU, O  HOMEM NÃO   DEVE   SEPARAR.” (Mt 19,4-6).
  E depois, Jesus “acrescentou: “Nem todos são capazes de compreender essa palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.” (Lc 18,18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário