sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

“UMA VIRGEM CONCEBERÁ...” (Is 7,14)

“UMA VIRGEM CONCEBERÁ...” (Is 7,14)

Resultado de imagem para “UMA VIRGEM CONCEBERÁ...” (Is 7,14)

Antes de sua vida pública, conforme nos narram os Evangelistas, o Senhor Jesus se manifestou , de uma maneira especial e maravilhosa, por três vezes e em situações diferentes. A sua primeira manifestação foi na noite do seu nascimento, quando aconteceram coisas maravilhosas e que, anteriormente, já haviam sido anunciadas  pelos Profetas do Antigo Testamento.
O Profeta Isaias, setecentos anos antes do nascimento de Jesus Cristo, já profetizava: “Levanta-te, recebe a luz, Jerusalém, porque chegou a tua luz e a glória do Senhor nasceu sobre ti. Porque eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti nascerá o Senhor, e a sua glória se verá em ti. As nações caminharão à tua luz, e os reis, ao resplendor da tua aurora.” (Is 60,1-3). Não somente isso; o Profeta Isaias ainda adianta o nome e o que seria o Salvador no nosso meio: “Emanuel”, nome simbólico dado ao Senhor Jesus e que significa “Deus Conosco”, e quem foi Jesus no nosso meio senão “Deus Conosco”???

Assim se expressa Isaías: “Pois por isso o mesmo Senhor vos dará este sinal: Uma virgem conceberá e dará à luz um filho e seu nome será Emanuel.” (Is 7,14).
Lucas, o mais detalhista dentre os quatro Evangelistas a respeito do nascimento de Jesus, narra com pormenores esse acontecimento a começar pela Anunciação desse maravilhoso fato à jovem e virgem Maria citada por Isaias: “...uma virgem conceberá...” (Is 7,14), e o Mensageiro do Senhor para essa Boa Nova não foi outro senão o Anjo Gabriel.
Assim Lucas narra como aconteceu: “No sexto mês o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi, o nome da Virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: “Deus te salve, cheia de graça; o Senhor é contigo.”  Ela ao ouvir essas palavras perturbou-se e descorria pensativa que saudação seria esta.  O Anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus; eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.  Este será grande, será chamado Filho do Altíssimo e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; reinará sobre a casa de Jacó eternamente, e o seu reino não terá fim.”  Maria disse ao Anjo: “Como se fará isso, pois eu não conheço varão?” Respondendo o Anjo, disse-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso mesmo o Santo que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus.” (Lc 1,26-35).
O Profeta Isaías, referindo-se à divindade e majestade do filho que nasceria da virgem, assim diz: “Porquanto um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado e foi posto o principado sobre o seu ombro; e será chamado Admirável, Conselheiro, Deus forte, Pai do século futuro, Príncipe da paz. O seu império se estenderá cada vez mais e a paz não terá fim; sentar-se-á sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o firmar e fortalecer pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre; fará isso o zelo do Senhor dos exércitos” (Is 9,6-7).                 
Mas, em que lugar nasceria essa maravilha? E é o Profeta Miquéias quem nos responde: “E tu, Belém, Éfrata, tu és pequenina entre os milhares de Judá; mas de ti é que me há de sair aquele que há de reinar em Israel, e cuja geração é desde o princípio, desde os dias da eternidade.” (Mq 5,1-2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário