sexta-feira, 8 de julho de 2022

 

MARIA, MÃE DE MISERICÓRDIA

 

“Maria é Rainha. Tendo sido a Santíssima Virgem elevada à dignidade de Mãe de Deus, com justa razão  a Santa Igreja a honra e quer que de todos seja honrada com o título glorioso de Rainha. Se o filho de Maria é Rei, justamente a Mãe deve considerar-se e chamar-se Rainha.

Desde o momento em que Maria  aceitou ser a Mãe do Verbo Encarnado, do Verbo Eterno, mereceu tornar-se Rainha do mundo e de todas as criaturas. Se a carne de Maria não foi diferente da carne de Jesus, como então pode a monarquia do Filho ser separada da Monarquia da Mãe? Por isso deve julgar-se que a glória do Reino não só é comum  entre a Mãe e o Filho, mas também que é a mesma entre ambos. Se Jesus é o Rei do Universo, Maria também é a Rainha do Universo, de modo que, conforme diz São Bernardino de Sena, quantas são as criaturas que servem a Deus, tantas também devem servir a Maria.     

Por conseguinte, estão sujeitos ao domínio de Maria os Anjos, os homens e todas as coisas do céu e da terra, porque tudo está também sujeito ao império de Deus.

E é por isso que o Abade Guerrico dirige estas palavras a Maria: “Continuai, pois, a dominar com toda a confiança; disponde a vosso arbítrio dos bens do vosso Filho, pois, sendo Mãe e Esposa do Rei dos Reis, pertence-vos, como Rainha, o reino e o domínio de todas as criaturas.” Maria é a Rainha de Misericórdia. Mas, para consolo nosso, Maria é uma Rainha cheia de doçura e clemência sempre inclinada e disposta a favorecer e fazer bem a nós, pobres pecadores.

E é por isso que a Igreja quer que saudemos Maria em oração com o título de “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia.” ... Maria é uma Rainha, mas não uma Rainha de justiça, zelosa de aplicar o castigo aos malfeitores. Maria é Rainha de Misericórdia, inclinada só à piedade e ao perdão dos pecadores. Por isso quer a Igreja que expressamente chamemos Maria de “Rainha de Misericórdia”.

... E isso, por todos nós, miseráveis filhos de Adão, é motivo de nos alegrarmos , considerando que temos no céu esta Rainha toda cheia  de amor e misericórdia e piedade para com todos nós. ... O Coração de Maria, como Rainha, é tão bom e compassivo , que não deixa voltar de mãos vazias quem quer que a invoque, qualquer um de seus devotos... ...

E São Bernardo diz  à Maria, em oração: “Mas como podereis vós, `Maria, deixar de socorrer os infelizes, se vós sois  a Rainha de Misericórdia? E quem são os súditos da misericórdia senão os miseráveis? Sois a Rainha de Misericórdia, e eu, entre os pecadores, sou o mais miserável, logo, se eu, por ser o mais miserável, sou o maior dos vossos súditos, vós deveis ter mais cuidado de mim do que de todos os outros.” E São Gregório de Nicomédia diz também em oração: “Tende piedade de nós, ò Rainha de Misericórdia, e cuidai em salvar-nos. Não digais, ò Virgem Santíssima que não vos é possível socorrer-nos por ser grande a multidão dos nossos pecados. Pois não há numero de culpa que possa exceder  ao vosso poder e amor. Tão grandes são eles. Nada resiste ao vosso poder, pois nosso comum Criador, honrando-vos como Mãe, estima como sua a vossa glória.”

Quanta, pois, não deve ser  a nossa confiança nessa Rainha, sabendo nós o quanto é ela poderosa diante de Deus e cheia de misericórdia para com todos os homens.” (do livro - Glórias de Maria Santíssima - de Santo Afonso Maria de Ligouri - pg de 23 a 28).e 23 a 28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário